sábado, 11 de agosto de 2007

Eu acho é pouco

Izabelle e Joana não se conhecem. Mas com certeza já se esbarraram em meio à multidão carnavalesca do bloco olindense Eu Acho é Pouco. Devem também ter brincado juntas quando crianças no Eu Acho é Pouquinho, subindo e descendo as ladeiras de Olinda.

Duas pernambucanas que construíram um imaginário de brincadeiras com a ajuda do carnaval de rua. Este ano, elas se encontram em livro para contar a história Eu acho é pouco!, lançada pela editora Escala Nacional, dentro da coleção Vamos cirandar pela cultura popular.

Izabelle Arruda assina o texto e Joana Lira ilustra o "drama" da menina Céci, que precisa convencer sua prima paulista July - que quer passar o carnaval na praia - de que a folia é boa demais, imperdível.A obra é um presente para o público mirim e instrumento educativo para escolas interessadas na valorização das tradições do folclore brasileiro e da sabedoria popular.

A coleção, aliás, dispõe de um suplemento dedicado ao professor, com ficha de leitura e exercícios para serem aplicados em sala de aula.

Outros três exemplares chegam às livrarias na mesma leva: Tem saci no Tietê, de Shirley Souza, ilustrado por Ionit Zilberman; Quem tem medo do Boitatá, escrito por Manuel Filho e ilustrado por Fábio Sgroi; e A festa do boi, de Carmem Lúcia Campos e Andréa Ebert, que assina os desenhos. Todos os livros são escritos sobre a ótica de uma criança, que conta suas vivências com a cultura popular.

No caso de Eu acho é pouco!¸ o conto esbarra o tempo inteiro na música e na dança do frevo, com definições de passos, das tradições de seguir as troças atrás das multidões. "É o meu primeiro livro e o encaro como um presente, por ser apaixonada pelo frevo e poder falar do tema em pleno centenário do ritmo", diz Izabelle, que por meio da personagem July, uma menina paulistana que não está nem aí para o carnaval, mostra o espírito contagiante do frevo. "Ainda consegui homenagear o bloco que mais gosto no título e exaltar o nome de umas das personalidades mais fortes da manifestação, que é o mestre Nascimento do Passo."

Já Joana Lira tem uma longa estrada no mundo das ilustrações, apesar de ter passado quase cinco anos longe de publicações. Ela mantém no trabalho as linhas pretas com preenchimentos e contrastes de cor. Além de Eu acho é pouco!, Joana decola este ano em outras ilustrações para mais três livros infantis, que estão sendo lançados este mês. Seus desenhos estão em Crônicas na sala de aula, um projeto do Itaú Cultural; em Contos e lendas afro-brasileiras da criação do mundo, da Companhia das Letras e ainda O palhaço e a bailarina, com textos de Antônio Carlos Viana (editora Edelbra).

Serviço
Coleção Vamos cirandar pela cultura popular
Onde: Editora Escala Educacional
Quanto: R$ 17 (preço médio)

http://www.pernambuco.com/diario/2007/08/11/viver3_0.asp

Nenhum comentário: