quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Insegurança na Funeso

Medo de assalto é a maior preocupação dos alunos da Fundação de Ensino Superior de Olinda (Funeso), no bairro de Jardim Fragoso. Quando a aula termina, o medo aumenta. Os assaltos são freqüentes no local: falta polícia e sobram vítimas da ação dos bandidos.
Quem não tem carro prefere sair em grupo para driblar os assaltantes, mas nem sempre a estratégia funciona e a falta de segurança na área próxima à faculdade particular é um problema antigo. Há oito anos, o NETV 1ª Edição mostrou que os estudantes já protestavam contra a violência no local.

Os alunos afirmam que, com o passar do tempo, a situação piorou. “Na segunda houve assalto, na terça uma tentativa, na quarta-feira, quatro alunos foram assaltados e, na quinta pela manhã, outro assalto”, contabiliza o estudante José Augusto Ribeiro Neto.

Para diminuir a quantidade de assaltos, a direção colocou dois ônibus à disposição dos alunos. O problema é que só há lugar para 140 pessoas e a faculdade tem mais de quatro mil estudantes. Segundo os alunos, a avenida Jardim Fragoso, deserta e pouco iluminada, não conta com policiamento regular. A parada de ônibus fica em frente a um terreno baldio. “É um dia com e uma semana sem policiamento”, afirma Josilda Matias.

A faculdade tentou ainda outras estratégias para conter os ladrões. Há cinco anos, um prédio que fica do outro lado da avenida, em frente à parada de ônibus, foi cedido ao Estado para a construção de um Núcleo de Segurança Pública. O imóvel chegou a ser reformado, mas no lugar funciona hoje um Centro de Atenção Psicossocial.

O diretor disse que queria contratar seguranças armados para tranqüilizar os alunos, mas foi impedido. “Nós pensamos em fazer isso, mas não pudemos porque é um lugar público e só a PM pode fazer o policiamento”, diz o diretor da instituição, Mário Marques. Por causa da violência, as aulas estão ameaçadas. “Se nada for feito, nós vamos parar não só as aulas como a comunidade. Vamos fechar as ruas”, diz o estudante Tiago Ferreira.

REUNIÃORepresentantes da prefeitura de Olinda, da Polícia Militar, da Funeso e alunos se reuniram nesta quarta-feira, na faculdade, para discutir o problema. De acordo com o diretor, ficou acertado que a instituição de ensino irá reformar um dos carros da polícia, que vai ficar em frente à parada de ônibus. Um novo posto policial deve ser construído em novembro e um fórum permanente para discutir o assunto deverá ser criado.

O comandante do Policiamento Metropolitano da PM, coronel Hamilton Magalhães, disse que a polícia precisa da ajuda da comunidade para conter a violência. “Os moradores podem nos ajudar através do Disque-Denúncia e através do fórum permanente”, disse. O comandante falou que mais policiais estão sendo disponibilizados para a segurança do local e lembrou que outros problemas que favorecem a violência, como a falta de iluminação e a vegetação não podada, não dependem da polícia.

da Redação do pe360graus.com

http://pe360graus.globo.com/

Nenhum comentário: