sábado, 15 de setembro de 2007

Olinda ganha unidade da Microsoft

DIGITAL // Centro de inovação tecnológica vai integrar pólo de informática, com implantação de telecentros em 62 municípios carentes

Olinda é a mais nova cidade brasileira a contar com um centro de inovação tecnológica da Microsoft. A unidade, que integra o pólo municipal de tecnologia da informação - Olinda Digital, irá funcionar como um disseminador de soluções na área de informática, além de servir como base para a promoção de cursos de capacitação profissional nos mais diversos níveis. O centro será responsável pela implantação de telecentros em 62 comunidades carentes, ampliando a inclusão digital no município.

O modelo é o mesmo adotado pela pela Microsoft em Petropólis, no Rio de Janeiro, em parceria com a Allen Informática.De acordo com o presidente da Microsoft do Brasil, Michel Levy, além de fomentar a economia da cidade, através da atração de novas empresas de alta tecnologia, o centro permitirá que os estudantes da rede pública possam manter um relacionamento mais estreito com a informática.

Através das capacitações e do aproveitamento do capital humano, o centro de inovação tecnológica irá responder também pelo desenvolvimento de produtos para atender às necessidades do mercado. Resultado de uma parceria firmada entre a Microsoft, a Allen Informática e a Prefeitura de Olinda, o novo centro oferecerá além de bolsas de estudo, certificados Microsoft de formação profissional.

O diploma é um dos mais reconhecidos pelo mercado de trabalho na área de informática, abrindo espaço para o ingresso em empresas nacionais e miltinacionais. Para a presidente da Associação das Empresas de Base Tecnológica de Pernambuco (AEBT-PE), Izabel Grizzi, o centro também proporcionará uma integração maior entre a Microsoft e as universidades pernambucanas, abrindo novas possibilidades de empreendedorismo no estado.

Em visita ao diretor de Tecnologia do Diario de Pernambuco, Airton Ciulada, o presidente da Allen Informática, André Escandura, destacou que a implantação do centro tecnológico em Olinda abre novas oportunidades para a economia do município, que passa a contar com um pool de empresas de alta tecnologia. Além disso, a iniciativa deve atrair novos investimento para a cidade que conta hoje com 87 empresas do setor, sendo 70% virtuais.

"É importante estimular as empresas a manterem espaços físicos no município", disse. Escandura afirmou que as ações na área de educação desenvolvidas no centro de inovação tecnológica deverão levar a informática para dentro das comunidades mais pobres do município. Com isso, espera-se criar um ambiente favorável à preparação da população para lidar com as novas tecnologias. Os cursos, com duração de três meses, terão como principal foco a capacitação dos jovens para o mercado de trabalho.

http://www.pernambuco.com/diario/2007/09/15/economia4_0.asp

Comentário do "OLINDA URGENTE":

A Prefeitura de Olinda contraria o princípio democrático da tecnologia colaborativa do software livre. O sistema Linux (e existem outros) é grátis. Os 12 empregos e cursos gratuitos oferecidos pela Microsoft servem apenas para deixar a Prefeitura de Olinda dependente (para não dizer escrava) do sistema pago da Microsoft. Boa parte dos governos estaduais e municipais brasileiros já migraram para o sistema colaborativo, livre e gratuito Linux.

Linux é um sistema operacional que foi desenvolvido por Linus Torvalds a partir do código fonte do sistema Minix, que por sua vez é uma simplificação do Unix, e que por fim proveio do sistema Multics, isto é, o primeiro sistema operacional de tempo compartilhado(CTSS - Compatible Timesharing System). O Linux é um dos mais proeminentes exemplos de desenvolvimento com código aberto e de software livre. O seu código fonte está disponível sob licença GPL para qualquer pessoa utilizar, estudar, modificar e distribuir livremente.A Prefeitura de Olinda faz exatamente o caminho inverso do progresso tecnológico.

Nenhum comentário: