segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Viva os 100 anos de Lenhadores de Olinda!


por ARLINDO SIQUEIRA (*)

Hoje é dia de festa para todos os olindenses.

O Clube Carnavalesco Misto Lenhadores Olindenses comemora 100 anos de vida.

Fundado em 17 de setembro de 1907, Lenhadores é uma das mais antigas agremiações da cidade.

Sua origem está ligada à troça “Viúvas Destroçadas” que reunia pescadores e peixeiros do bairro do Amaro Branco, na qual só desfilavam homens com fantasias femininas.

Na época, as poucas casas que existiam na cidade não tinham fogão à gás e, dessa forma, um grupo de pescadores do local costumava colher lenha e achou que deveria batizar o bloco de Lenhadores.

A figura-símbolo do clube carnavalesco é São Pedro, santo católico protetor dos pescadores.

“Que São Pedro continue a nos proteger e a brindar com muitos carnavais pelos próximos 100 anos”, completa emocionado o presidente da troça, José Idalino de Oliveira.

A rivalidade com o clube Vassourinhas motivou "duelos musicais" históricos, como era costume no início do século, entre os compositores Americano (do Lenhadores) e Lídio Macacão (Vassourinhas).

Zé de Lúcia foi o primeiro presidente do clube.

Sua sede social, construída por Zé de Kitute, um pedreiro que presidiu o clube, fica na Rua de São Miguel 47.

E para recordar fica aqui a marchinha, de autoria de Clídio Nigro, cantada desde o começo do século:

“Eu sou leão de toda aldeia,
no mundo inteiro não há igual.
Tenho dinheiro para gastar
Eu sou rico,
eu sou rico,
eu sou rico
e não posso me conformar...”

(*) ARLINDO SIQUEIRA é Administrador de empresas, ex-vereador e vice-prefeito de Olinda.

Nenhum comentário: