segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Carnavalescos de Olinda (2)

Nazaré do Maracatu Leão Formoso









NAZARÉ, Luís Barbosa da Silva, Nazaré da Mata, 15/4/1949.

“Nasci no Engenho Prado, meu pai era bodegueiro. Eu via o maracatu A Cambinha, de Manoel Tapira, desfilar na frente da bodega de meu pai e ficava maravilhado."
"Em 1962, vim morar em Paulista. Saí de Paulista e vim morar no bairro de Jatobá, Olinda, em 1969. Lá eu botava ciranda, tinha um parque de diversão e uma barraca de bebida e tira-gosto."

"No dia 3 de agosto de 1973, resolvi fundar o Maracatu Leão Formoso, maracatu de baque solto. Deixei a mulher em 1988 e vim morar na Cidade Tabajara."

"O Maracatu Leão Formoso sai com mais de 200 figurantes. Na frente a Catirina, Mateus e a Burra que vai divulgando o maracatu. Em seguida, mais de 80 Caboclos de Lança, mais de 10 Caboclos de Pena, mais de 80 baianas e, por fim, o estandarte, acompanhado do Mestre e Contra-Mestre, ao som do Terno (bombo, tarol, cuíca, mineiro, gonguê, trombone e pistom)."

"O Leão Formoso sai toda segunda-feira de Carnaval em Olinda, terça-feira é no Recife. No domingo de carnaval nós fazemos uma apresentação especial no Morro da Conceição, em Recife, para agradecer a padroeira do Maracatu: Nossa Senhora da Conceição."

"Amo mais o maracatu do que a mulher que vivo com ela hoje. A alegria que tenho é quando formo o meu maracatu, visto um caboclo, que coisa linda!”

Fotos: Fábio Lira

Nenhum comentário: