sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Feira de ciências em Olinda

Feira de ciências em Olinda apresenta trabalhos de 160 escolas do Nordeste e do Sudeste

Marcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil

Recife - Estudantes e professores de 160 escolas públicas e particulares de estados do Nordeste e do Sudeste participam em Olinda (PE) da 13ª edição da feira Ciência Jovem. O evento ocorre até sexta-feira (26) e pretende incentivar a pesquisa no ensino infantil, fundamental e médio, com idéias que estimulam a criatividade dos alunos.

Em alguns casos, as experiências escolares resultam em iniciativas que podem trazer benefícios para a população. Alunos da escola Padre Luiz Gonzaga, em Araripina, no sertão de Pernambuco, apresentaram um pó à base de juá, planta resistente à seca, para ser usado na higiene bucal. A intenção é fabricar um gel dental sem produtos químicos para ser distribuído gratuitamente nas comunidades carentes da cidade.

“Já adicionamos cravo, canela, menta e fécula de mandioca, que faz a liga entre os componentes”, ressalta o estudante Eduardo Bem, que participa da pesquisa. “O que falta agora é descobrir um produto que dê maior durabilidade à pasta”, acrescenta. Segundo ele, além de clarear os dentes, o pó é cicatrizante.

Diretor do Espaço Ciência, local do evento, Antônio Pavão explica que a idéia da mostra é incentivar a inovação científica e desenvolver a curiosidade dos estudantes. “A feira de ciência é uma revolução pedagógica. A intenção é trabalhar com a questão metodológica e motivar os estudantes a perguntar cada vez mais e buscar sempre novas respostas”, afirma. Neste ano, os trabalhos estão voltados principalmente para as áreas de física, química e matemática, mas também incluem educação ambiental e informática.

Os professores e alunos que apresentarem os melhores trabalhos serão contemplados com kits pedagógicos. Eles também ganharão passagens e diárias para participar de feiras científicas em outros estados e do encontro anual da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorrerá em Campinas (SP) em julho de 2008.

http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2007/10/24/materia.2007-10-24.9886452798/view

Nenhum comentário: