quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Homicídios: Olinda, Jaboatão e Cabo lideram

Considerado um diagnóstico da violência no Brasil, tendo apontado crescimento no número de homicídios causados por armas de fogo em 11 dos 27 estados da Nação, o objetivo do estudo, segundo destacou o Governo Federal, é alertar as localidades quanto à necessidade de projetos de redução da criminalidade. De acordo com a administração nacional, os outros locais, nos quais havia sido registrada queda nas taxas de mortes violentas, possuíam projetos para a área de segurança. Tendo em vista que hoje Pernambuco possui uma política voltada para o combate à violência, conforme avaliação do Ministério de Saúde, a expectativa é a de que o Estado reduza ainda mais os registros. Até então, três cidades pernambucanas - Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho - estão entre as 15 brasileiras com maior número de homicídios.

Segundo argumentou à Folha de Pernambuco a coordenadora da pesquisa “Redução do Homicídio no Brasil”, Maria de Fátima Marinho, o interesse com a publicação das estatísticas é monitorar as ocorrências. De acordo com ela, é preciso manter controle sobre os dados, principalmente, para ver a tendência exata de cada localidade. “Queremos prevenir os casos de mortes violentas venham a se repetir com freqüência e, com base na fiscalização poderemos, inclusive, ter melhor domínio quanto ao capital a ser investido nos projetos de combate à criminalidade”, salientou a responsável pelo estudo, para em seguida ressaltar ser de extrema importância para a redução investir em política de monitoramento do comércio de armas de fogo. “Posso dizer que ao longo desses anos, com a regulamentação do Estatuto do Desarmamento, já conseguimos baixar os números de homicídio”.

Quanto aos dados relativos à Pernambuco, o chefe de comunicação da Secretaria de Defesa Social (SDS), Joaquim Netto, disse que de fato os registros computados pelo Governo Federal dizem respeito à realidade estadual. Mas salientou que as ocorrências foram contabilizadas ano passado. “Ou seja, desde o início de 2007 temos observado redução contínua nas estatísticas de homicídios e isso se deve ao Pacto pela Vida (projeto implementado pela atual gestão para combate à violência)”, argumentou. Segundo as últimas estatísticas da SDS, as mortes violentas, no Estado, até agora, totalizam 3.470, e, no mesmo período do ano passado, foram anotados 4.638 assassinatos. A média diária de homicídios, atualmente, está sendo calculada em 10,8%.

http://www.folhape.com.br/

Nenhum comentário: