sábado, 13 de outubro de 2007

João e Amaro: Os Novos Carnavalescos do Céu

por ERNESTO NEVES

Para os pessimistas Agosto é o mês do azar, setembro é Negro e outubro qual o adjetivo que devo usar? Vou chamá-lo de o mês da Saudade, pelo menos este de 2007. Em menos de uma semana a morte levou para eternidade e estão lá no céu dois grandes Pernambucanos, ou melhor, Dois grandes carnavalescos, e ainda, coincidentemente dois bacharéis em Direito. Vocês já descobriram quem foram eles? Não! Refiro-me com lágrimas nos olhos, a João de Lima Neto, nascido em Nazaré Da Mata, e o mais Olindense dos olindenses que conheci, e a Amaro Nelson de Miranda Gantois, que embora tivesse Gantois no nome, a mim parece ser Pernambucano, do Recife.

Mas, as coincidências não terminam ai, ambos eram bem humorados,amigos de todas as horas, eram apaixonados por política, mas, a política com P maiúsculo. Os conhecia há mais de trinta anos e desconheço que haja alguém que use um único adjetivo desabonador da conduta e do caráter de ambos. Eles sempre se mostravam de bem com a vida, mas, ela, sempre ela, a morte, logo agora quando as flores começam a nascer com a chegada da primavera, os levou. A alegria dos dois transbordava no carnaval. João alem de grande folião acabara de ser premiado no concurso de frevos da Prefeitura da cidade do Recife, com a composição “esse ano é ariano”, apresentada pelo seu amigo Dom tronxo.

Já Amaro, mesmo lutando contra a Diabetes, orientava sua musa inspiradora, Leda Valença, na organização do Bloco “Paraquedista Real”, que ele fundou, e nos “Nem sempre Lilí toca flauta e no Bloco das Ilusões nos quais desfilava e brincava com muito amor.

João e Amaro eram uma dupla de políticos em extinção. Ambos socialistas, viveram para servir, João foi vereador, Presidente da Câmara de Olinda, Candidato a Deputado, Secretario Municipal, Presidente da Empetur e do Centro de Convenções, tudo em Olinda. Já Amaro, Fiscal do Ministério do Trabalho, onde exerceu o Posto de Delegado Regional do Trabalho, um dos melhores conciliadores nas questões trabalhistas, foi responsável pelo chamado “acordo do sertão” entre os produtores rurais e os Rurícolas. Sabendo do seu talento, o hoje Deputado Federal Pelo PT, Carlos Wilson Campos, quando assumiu a governança do Estado o levou para ser secretário adjunto do trabalho juntamente com o gentil Mendonça Filho, que igualmente, como Amaro, já não mais se encontra entre nós. Amaro foi delegado do Trabalho no Governo Itamar Franco, escolhido pelo Ministro Walter Barelli.

Eu sou desta geração nascida nos fins dos anos 40. Muitos defensores da liberdade já partiram e o grupo lá no céu está aumentando. Acho aqui da terra, que esse grupo já criou lá em cima um bloco carnavalesco, “Os Anjos da Liberdade”. Quanto a mim continuo pensando na vida porque só assim me esqueço de morrer. Dela não tenho medo e já avisei aos meus filhos, quando acontecer todos os órgãos aproveitáveis serão doados para quem precisar e o que restar colocar num crematório, se daqui para lá recife já tiver, pelo menos não irei ocupar um lugar na terra, onde atualmente reina a violência, a desigualdade, a miséria, a fome e outras dezenas de chagas sociais.

Brinquem muito, meus dois amigos, João e Amaro os novos Carnavalescos do céu.


(Ernesto Neves é jornalista )

ernestojornalista@yahoo.com.br

Nenhum comentário: