terça-feira, 9 de outubro de 2007

Literatura de Cordel na sala de aula

Vida Real: Poesia e música dão o tom das aulas de português e cidadania

É das salas de aula da Escola Pró-menor, no bairro de Rio Doce, em Olinda, que sai o exemplo de cidadania. Para superar a deficiência da educação básica e estimular os alunos no estudo entra em cena “A cangaceira do cordel”.

A personagem foi criada pela professora Rivani Nazário, que só entra em sala de aula caracterizada, com chapéu de couro e violão, para declamar e cantar os versos das sextilhas (estrofes compostas por seis linhas ritmadas). As crianças acompanham a aula com entusiasmo e interesse.

As aulas são para estudantes da terceira série do Ensino Fundamental. A iniciativa já rendeu oito cordéis, que falam da realidade enfrentada pelos alunos. “Essa interação permitiu que eu conhecesse mais a vida dos alunos. Essa aproximação é mútua, porque eles também se sentem à vontade”, explicou Rivani.

Dos estudantes vem a aprovação do método da professora. “Com essa musicalidade aprendi a ler melhor e escrever versos para o cordel”, disse Sâmia Conceição Cadete, 10 anos. A poesia também alimenta os sonhos e a esperança por um mundo melhor. “Quero um mundo em que todas as pessoas sejam felizes e vivam em paz, sem faltar nada do que precisam”, falou o aluno Lucas César Alves, 9 anos.

da Redação do pe360graus.com

http://pe360graus.globo.com/

Nenhum comentário: