terça-feira, 23 de outubro de 2007

Presidente Kennedy ganhará corredor

Obras de requalificação da via estão previstas para começar em dezembro
ASCESSO exclusivo para ônibus de Peixinhos será semelhante ao da Caxangá

MIRTHYANI BEZERRA

A avenida Presidente Kennedy, em Peixinhos, vai ganhar um corredor exclusivo para ônibus, semelhante ao existente na avenida Caxangá. As obras de requalificação serão executadas pelo Governo do Estado, através do Prometrópole, e tem previsão para serem iniciadas no início de dezembro deste ano. Os trabalhos para melhoria da drenagem da via já começaram nas imediações da rua Giriquiti.

Segundo a gerente geral do Prometrópole, Evelyne Labanca, com base nos dados apresentados pela EMTU, cerca de 160 ônibus passam pela via todos os dias, de 21 linhas diferentes, o que compreende a 92.368 pessoas transitando por dia no local. “Essas pessoas serão beneficiadas diretamente com as reformas, que além de melhorar as condições da via vão proporcionar maior acessibilidade ao comércio da área”, explicou.

Evelyne contou que entre as obras a serem realizadas estão a construção oito pontos de parada no centro da avenida, com faixa exclusiva para ônibus; melhoria no sistema de drenagem, reformas nas canaletas, além dos planos de edificação de um terminal integrado de passageiros, no trecho entre a 2ª perimetral e a estrada de Caenga. “Quando chove a avenida Presidente Kennedy vira um caos, para mudar essa realidade nós estaremos reordenando todo o sistema de drenagem do local. Temos a consciência de que o problema não vai ser resolvido em sua totalidade, já que a ocupação da via foi feita de maneira informal, sendo aterrada a um nível muito baixo”, explicou.

Segundo Evelyne Labanca, as obras têm caráter metropolitano. “Por beneficiar direta ou indiretamente diversos municípios da Região Metropolitana, elas são responsabilidade do Estado. No caso de serviços menores, o Estado cede os recursos do Prometrópole para as prefeituras, que ficam encarregadas de executar os trabalhos”, explicou. Ele afirmou ainda que as intervenções serão concluídas no final de 2008.

O engenheiro civil responsável pelas obras, Pedro Carlos, falou que com a requalificação o trânsito da avenida vai melhorar consideravelmente. “O acesso à via será feito de maneira mais rápida”, comentou.

OLINDA

Várias intervenções estão sendo realizadas na cidade de Olinda, uma delas é a interdição de um trecho da avenida Sigismundo Gonçalves, para a substituição dos canos coletores de esgoto de cerâmica para tubos em PVC. Segundo a gerente técnica da Gerência Metropolitana de Esgoto da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), os coletores da área estão danificados, fato que dificulta o fluxo de esgoto de diversos bairros do município. O trânsito da avenida só será afetado no sentido Recife - Olinda, obrigando carros a seguirem pela beira-mar. As obras devem durar cerca de 30 dias.

http://www.folhape.com.br/



OPINIÃO DO OLINDA URGENTE
A idéia do corredor exclusivo para o transporte coletivo, em princípio, é boa. No entanto, o projeto como foi apresentado à população é bastante polêmico.
Primeiro: Não foi discutido previamente.
Segundo: No sentido Águas Compridas-Peixinhos, a pista só terá espaço para um veículo.
Terceiro: O comércio de Peixinhos será prejudicado com desapropriação de partes significativas de muitas lojas.
Teremos muita polêmica ainda pela frente.

Nenhum comentário: