terça-feira, 9 de outubro de 2007

A rua está escura? Saiba como reclamar

Cidadão-repórter Michel da Mata foi vítima
de assalto numa rua em Olinda que estava às escuras.
Foto: Alexandre Gondim/DP
Terça-feira, 20h30. A Rua Cândido Pessoa, em Bairro Novo, Olinda, estava mal-iluminada. Foi o cenário utilizado pelo assaltante para roubar uma mulher, que perdeu a bolsa e pertences pessoais. As luzes fracas e as árvores frondosas ainda impedem que a população saiba exatamente se alguém está ali, um pouco adiante, escondido à espera da oportunidade de realizar um assalto. O estudante Michel da Mata, de 32 anos, já foi abordado por bandidos na mesma rua e fez a denúncia através do Cidadão repórter, fórum do Pernambuco.com destinado ao debate de temas de interesse público. "O policiamento precário não é o único problema da comunidade. As ruas são mal-iluminadas. Não é nem falta de postes, mas a luzes são fracas. As árvores atrapalham mais ainda", explicou Michel da Mata.

De acordo com o diretor de iluminação pública da Secretaria de Obras de Olinda, Alberto Alcântara, existe uma norma brasileira que especifica qual deve ser o "nível de iluminação mínimo de uma rua". Dependendo do tamanho da via, do espaçamento entre os postes e do tipo de pavimentação das ruas, os técnicos definem qual será a lâmpada adequada. "Quando a população faz uma reclamação, mandamos uma equipe para verificar o problema. Algumas coisas podem ser resolvidas na hora, como troca de lâmpada, luminária ou limpeza da luminária. Quando a iluminação ainda é afetada pelas árvores, acionamos o serviço de poda da prefeitura, mas a própria comunidade já pode fazer isso diretamente", esclareceu o diretor.



A responsabilidade pela manutenção da iluminação urbana das cidades de Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes é das prefeituras. Na prática, nesses três municípios, a falta de energia deve ser solucionada pela Celpe; mas quando os postes estão sem iluminar, aí é a vez dos órgãos municipais tomarem providência. Nas outras cidades pernambucanas, a Celpe realiza as duas tarefas. O assessor executivo da Secretaria de Serviços Públicos, Antônio Valdo, explica: "Se os postes da rua estão com as lâmpadas quebradas ou apagadas, o consumidor deve ligar para os serviços municipais. Já se o problema for falta de energia na rua, fiação do poste, oscilações na corrente elétrica ou mesmo o transformador, aí é a Celpe quem deve resolver a bronca", diz Antônio Valdo. (...)

Serviço

Como reclamar:

Olinda - 0800-7277873

Plantão Celpe - 0800-810196

http://www.pernambuco.com/diario/2007/10/09/urbana9_0.asp

Nenhum comentário: