quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Conferência sobre Paisagens Históricas Urbanas

OLINDA SEDIA UM DOS MAIS IMPORTANTES EVENTOS NA ÁREA DA ARQUITETURA MUNDIAL

Termina hoje (14/11), no Hotel Sete Colinas, em Olinda, a Conferência sobre Paisagens Históricas Urbanas nas Américas, que reuniu os maiores nomes da arquitetura mundial. Eles fazem parte do Comitê para Preservação e Restauração do Patrimônio Mundial da UNESCO (UNESCO World Heritage Center) e, desde domingo, estão debatendo temas como ‘A interferência do objeto humano no processo de preservação dos sítios históricos’ e ‘A elaboração de políticas públicas eficientes de preservação do Patrimônio.’ O evento é realizado pela Fundação Maria Nóbrega, com sede em Londres, em conjunto com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e a UNESCO.

Entre os principais nomes do evento, está Francesco Bandarin, diretor do Centro de Patrimônio da Unesco e responsável por todos os processos de validação e conferência de títulos dados pela entidade às cidades patrimônio. “Nós debatemos muito o quesito preservação e desenvolvimento, pois várias cidades acham que pintar prédios antigos é preservar patrimônio histórico e não é assim”, afirmou Bandarin. “Temos que discutir as soluções para os problemas enfrentados pelas cidades históricas. Suas urbanizações, tombamentos, a forma como estão crescendo”, completou.

Já a secretária da Organização das Cidades Patrimônio da América Latina, Lee Minaidis, explicou que Olinda está numa posição privilegiada, pois não precisa, até agora, compartilhar o ambiente do sítio histórico com o cenário urbano moderno. Acredito que pela própria geografia, Olinda conseguiu esse privilegio. Não encontramos aqui, ao lado de Conventos e outras construções históricas, prédios altos, com arquitetura moderna. Acho isso um ponto positivo”, afirmou. “Mas vale lembrar que apesar dessa preservação, os prédios não apresentam nível de conservação satisfatório”, completou.

De acordo com Elizabeth Tsakiroglou, presidente da Fundação Maria Nóbrega, responsável por trazer a Conferência para Olinda, a realização do encontro em Pernambuco é uma vitória para o Brasil. “As pessoas que participaram dessa conferência estão acostumadas a discutir nas reuniões realizadas em Roma ou na Líbia, cidades com história milenar. Olinda é pouco conhecida entre eles e essa é uma ótima oportunidade para tornar toda essa riqueza cultural mais conhecida”, explicou a Presidente que também é Diretora da HRH The Prince of Wales School of Tradicional Arts (Escola de Artes Tradicionais) e do HRH The Prince of Wales International Network of Architecture and Urbanism (Grupo de Arquitetura e Urbanismo), do Príncipe Charles, herdeiro da coroa inglesa.

RESTAURAÇÃO - A realização da Conferência em Olinda coincidiu com o início das obras de restauração do Conjunto Franciscano da Cidade Alta, gerenciado pela Fundação Maria Nóbrega e a entrada do Brasil no Comitê do Patrimônio Mundial da UNESCO. A organização é composta por 21 países e é responsável pela aplicação da Convenção da entidade sobre a Proteção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural. Além do Brasil, passam a fazer parte do Comitê, por um período de quatro anos: Austrália, Bahrein, Barbados, China, Egito, Jordânia, Nigéria e Suécia.

O Comitê se reúne cada ano para inscrever lugares na Lista do Patrimônio Mundial, que atualmente conta com 851 sítios nos 141 Estados Partes. O Comitê também revisa o estado de conservação dos Sítios do Patrimônio Mundial e estabelece diversas ações para protegê-los.

Serviço:
Encerramento da Conferência: 14 de novembro
Às 13h
Salão Centenário do Hotel Sete Colinas, Olinda,

Nenhum comentário: