terça-feira, 20 de novembro de 2007

Data Magna: urnas eletrônicas ficam em Olinda

O terminal da rodovia PE-15 e o Ginásio Pernambucano são os pontos de votação, nesta terça-feira (20), para a eleição da Data Magna de Pernambuco. As urnas eletrônicas também serão levadas para o Interior do estado, para que a população dê seu palpite sobre a nova data representativa do estado.

A urna vai percorrer o estado até o último dia deste mês, quando a opção mais votada seguirá para aprovação na Assembléia Legislativa (Alepe).

A população pode opinar uma das cinco datas pré-determinadas consideradas marcos na história do estado: 13 de janeiro (data da execução de Frei Caneca); 27 de janeiro (Restauração Pernambucana); 6 de março (Revolução Constitucionalista de 1817); 5 de outubro (Convenção de Beberibe) ou 10 de novembro (Proclamação da República no Senado de Olinda).

Quem quiser participar da escolha, além de ir até a urna, também pode dar sua sugestão por telefone ou pela internet. Duas urnas ainda devem ficar permanentemente instaladas na Alepe e na Câmara de Vereadores do Recife.

A deputada estadual Terezinha Nunes, autora do projeto de lei que cria a Data Magna, explica a importância de escolher a data simbólica. "Pernambuco é o único estado brasileiro que não tem sua Data Magna para homenagear sua história".

Serviço:
Telefone para escolher a Data Magna: (81) 3207.2233
Votação pela internet: www.alepe.pe.gov.br
Veja quais as opções para a Data Magna de Pernambuco:

» 13 de janeiro (data da execução de Frei Caneca);
» 27 de janeiro (Restauração Pernambucana, que terminou com a expulsão dos holandeses);
» 6 de março (Revolução Constitucionalista de 1817, quando foi criada a atual bandeira de Pernambuco);
» 5 de outubro (Convenção de Beberibe, quando o estado ficou independente de Portugal e teve seu primeiro governador pernambucano, Gervásio Pires);
» 10 de novembro (dia em que Bernardo Vieira de Melo proclamou, no Senado de Olinda, a República).

da Redação do pe360graus.com

http://pe360graus.globo.com/

Um comentário:

umberto disse...

Até acho correto Pernambuco dispor de uma "Data Magna" para resgatar a sua própria história. E ainda sou daqueles de vislumbro o marco da ConvenÇão de Beberibe como esse destaque preciso. O que não concordo e aqui protesto contra a Deputada Terezinha Nunes (PSDB)é de se instituir mais um feriado, já fora os incontáveis existentes neste País. Acho que a referida Deputada quer mesmo é aparecer estimulando mais um dia da preguiça. Não se aguenta mais tantos feriados. o País precisa trabalhar. Perdeu ela uma oportunidade de contribuir conosco a fim de instituir por exemplo esta data magna já, até, por mim votada, só que deveria ser no primeiro "DOMINGO" de outubro de cada ano. Essa cronologia usada disconforme é plena demagogia. Pernambuco merece uma comemoração e nós pernambucanos merecemos respeito e dignidade para não incentivarmos tal festival de preguiçiliguite aguda!!! umberto.