terça-feira, 20 de novembro de 2007

Dia da Consciência em Olinda

Confira a programação para o Dia da Consciência em Olinda e no Recife

Nesta terça-feira (20) é comemorado em todo o País o Dia da Consciência Negra. Nesta mesma data, há mais de três séculos, morria Zumbi, mais precisamente no ano de 1695. Zumbi foi um dos líderes do Quilombo dos Palmares, em Alagoas, um conhecido núcleo de resistência negra à escravidão logo depois da abolição oficial da escravatura. Ele foi preso, morto, esquartejado e sua cabeça, trazida para Olinda para ser exposta publicamente.

Três séculos depois, a população negra continua enfrentando problemas de desigualdade social, como o desemprego, dificuldade no acesso à escola, renda inferior à média e violência. Como explica o economista Josué Mussalém, esta realidade é conseqüência do momento da inserção do negro na sociedade. Após deixarem de ser escravos, os negros tiveram dificuldade para encontrarem funções remuneradas.

De acordo com pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Departamento Intersindical de Estudos Socioeconômicos (Dieese), o grau de escolaridade dos negros é menor do que a média e o rendimento equivale à metade da renda da população considerada branca.

Foi constatado, aliás, que mais da metade dos desempregados do país são negros. Já as mulheres negras ocupam os piores empregos.

PROGRAMAÇÃO
Para celebrar a data, Recife e Olinda têm uma programação especial nesta terça-feira. Uma roda de samba com o sambista Jorge Ribas está tocando em frente à sede da Prefeitura do Recife, no bairro do Recife, desde as 7h.

Às 15h, uma marcha pela Libertação do Povo Negro vai percorrer as principais ruas do sítio histórico de Olinda, partindo da Praça Doze de Março, no Bairro Novo. O trajeto inclui o Mercado da Ribeira, o Palácio dos Governadores (sede da Prefeitura) e termina na Câmara de Vereadores, onde haverá uma solenidade.

Em seguida, às 16h, começa outra marcha, desta vez, promovida por alunos de escolas municipais, a "Caminhando pela Igualdade Racial".

À noite, no Pátio de São Pedro, se apresentam, na já tradicional Terça Negra, o Maracatu Cambinda Estrela, o grupo de samba Oba Nigé, Lia de Itamaracá, o afoxé Ilé Egibá e o Alafim Oyó. A programação no pátio começa às 18h.

NO INTERIOR
No município de Panelas, no Agreste do estado, a Escola Municipal Manoel Bandeira da Comunidade Quilombola do Sambaquim e Riachão do Sambaquim, realizará o lançamento oficial do documentário “Até onde a vista alcança”.

O Dia da Consciência Negra será feriado em mais de 260 municípios brasileiros. Em Pernambuco, só é feriado no município de Macaparana, na Zona da Mata Norte.
da Redação do pe360graus.com

http://pe360graus.globo.com/

Nenhum comentário: