domingo, 11 de novembro de 2007

Mão na Massa e o aprendizado da ciência

Seminário em Olinda discute incentivo ao aprendizado da ciência


Experimentos científicos podem se tornar atividade rotineira para alunos de educação infantil e fundamental de escolas públicas de todo país. Propostas nesse sentido foram debatidas por representantes dos governos federal, estadual e municipal, além de cientistas, pesquisadores e professores que participam, até o sábado (10), em Olinda, do III Seminário Nacional do Programa ABC na Educação Científica - Mão na Massa.

O programa Mão na Massa é uma metodologia de ensino da ciência e tecnologia elaborada pelo físico Leon Lederman, em Chicago, nos Estados Unidos, na década de 90. O objetivo é colocar os alunos do ensino infantil e fundamental em situação de pesquisa ativa. No Brasil, esse programa já é desenvolvido em São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Paraíba e Pernambuco.

Segundo Jeanete Beauchamp, diretora de Políticas de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, a iniciativa é importante porque a maioria das escolas dá prioridade ao aprendizado da alfabetização, linguagem e matemática, deixando de lado a área da ciência. “Eu considero muito importante a iniciação científica desde a infância. Essa questão de despertar nas crianças a vontade de observar, de construir hipóteses, se for incentivada na infância, teremos muito mais estudantes buscando a profissionalização nas áreas científicas nas universidades brasileiras”, destacou.

O professor Antônio Carlos Pavão, diretor do Espaço Ciência, onde o evento é realizado, defende que o projeto Mão na Massa seja assumido oficialmente pelo Ministério da Educação como política pública, assim como acontece na França e em outros países, a exemplo do Chile e da Nicarágua. “O ideal seria que o próprio MEC, que vem observando as experiências já adotadas com interesse, incorporasse esse programa de ensino de ciência dentro de sua programação geral”.

Maria Edite Costa, coordenadora do programa em Pernambuco, explicou que o Mão na Massa surgiu a partir da identificação de lacunas no aprendizado de ciências na educação infantil e ensino de 1ª a 4ª séries. O motivo era o despreparo dos professores. A partir desse diagnóstico, o programa passou a atuar na capacitação de docentes e no fornecimento de materiais e documentos para que eles possam ensinar a disciplina com maior segurança.

O programa é financiado atualmente pela Academia Brasileira de Ciências e pelas secretarias municipais de educação. A professora Maria do Carmo Botelho, da escola Claudino Leal, em Olinda, falou que as experiências científicas desenvolvidas em sala de aula por alunos de sete a 10 anos, são nas áreas de germinação, coloração das folhas, ecossistemas e órgãos dos sentidos.

Fonte: Agência Brasil

http://jc.uol.com.br/2007/11/08/not_153597.php

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