sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Olinda Arte em Toda Parte




Obras de Bajado estarão em exposição

Olinda Arte em Toda Parte começa no dia 22 de novembro

Quem visita o Sítio Histórico de Olinda pode conferir, além das belezas naturais e monumentos históricos, a produção dos artistas locais. Esta atração cultural ganhará mais força a partir do dia 22 de novembro, quando começa a 7ª edição do Olinda Arte em Toda Parte. Até o dia 2 de dezembro, obras de arte estarão expostas em bares e restaurantes, hotéis e pousadas, museus, igrejas, além dos 120 ateliês espalhados nas ladeiras e ruas de Olinda.

O projeto neste ano conta com a participação de 400 artistas plásticos. A idéia é comemorar os 25 anos do titulo de Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). Também será homenageado o artista plástico e designer gráfico pernambucano Aloísio Magalhães, que se estivesse vivo completaria 80 anos.

A ligação entre o artista e cidade está relacionada com o título da Uncesco. Foi dele o conjunto de 11 desenhos produzidos para compor o álbum que foi parte da argumentação que levou Olinda a conquistar o titulo concedido pelo Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco. O município foi o segundo a receber a classificação. A cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais, recebeu o título em 1980.

Quem não quer esperar até o dia 22 para conferir as obras pode visitar a exposição A Olinda de Aloísio Magalhães no salão do Mercado da Ribeira.

A sétima edição do Olinda Arte em Toda Parte é uma realização do Instituto Mobiliza de Educação, Cultura e Cidadania e da Prefeitura de Olinda. A visitação é gratuita. A programação funciona das 15h às 21h.

NOVIDADE
Os visitantes da exposição que pretendem usar o próprio veículo para ter acesso ao local, agora terá mais conforto. As pessoas poderão deixar os carros no estacionamento do Centro de Convenções, nos finais de semana, e seguir de lá em vans gratuitas até o Sítio Histórico, das 15h às 21h. A volta também está garantida.

Em Olinda, haverá vans que fazem um roteiro turístico pelo Sítio Histórico durante os finais de semana. A saída será de pontos estratégicos da cidade e ocorrerá a cada 10 minutos.

A programação é diversificada reunindo as obras dos artistas que integram o catálogo oficial da 7ª edição do projeto. A exposição virtual acontece no Mercado Eufrásio Barbosa, de segunda à sexta-feira entre 9h e 21h, a partir do dia 22, no Largo do Varadouro.

No roteiro do Olinda Arte em Toda Parte, poderão ser conferidas ainda serenatas pelo Sítio Histórico a partir das 19h e diversas oficinas e exposições, individuais e coletivas, movimentando espaços no Varadouro, Alto do Carmo, Ladeira da Sé, Amparo e Beco dos Quatro Cantos. Em 2006, cerca de 30 mil pessoas passaram por Olinda durante o Arte em Toda Parte e os organizadores esperam ampliar para 40 mil o número de visitantes ao projeto este ano.

Serviço:
Olinda Arte em Toda a Parte 7ª edição
De 22 de novembro a 02 de dezembro
- Vans gratuitas por todo o circuito de ateliês nos dias 24 e 25 de novembro e 01 e 02 de dezembro, das 15h às 21h - saindo a cada 10 minutos; - Haverá transfer gratuito do estacionamento do Centro de Convenções para o Mercado Eufrásio Barbosa, nos horários de visitação – dias 24 e 25 de novembro e 01 e 02 de dezembro, das 15h às 21h.
Informações: www.olindaarteemtodaparte.com.br ou 3429-3594

ROTEIRO DE EXPOSIÇÕES

MOSTRA PANORÂMICA
Exposição virtual das obras do catálogo da 7ª edição
Mercado Eufrásio Barbosa (Largo do Varadouro)
De 22 de novembro a 2 de dezembro
Segunda a sexta, das 9h às 21h, sábado e domingo, das 9h às 21h

SERENATA
Passeio musical pelas ruas do Sítio Histórico de Olinda
Saída na Praça Cons. João Alfredo (Praça de São Pedro)
24 e 25 de novembro e 1 e 2 de dezembro de 2007
A partir das 19h

EXPOSIÇÃO GUAIANASES DE GRAVURA – ANOS 70
Mostra com litogravuras produzidas na Oficina Guaianases entre 1975 e 1980, da Coleção Histórica da Oficina Guaianases (acervo UFPE)
Ateliê das Artes – R. de São Bento, 233, Varadouro
De 23 de novembro a 2 de dezembro
Segunda a sexta, das 9h às 19h, sábado e domingo, das 15h às 21h

BAJADO – ACERVO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE OLINDA
Palácio dos Governadores
R. de São Bento, 123, Varadouro
Segunda a sexta, das 9h às 19h, sábado e domingo, das 15h às 21h

A OLINDA DE ALOÍSIO MAGALHÃES
Mostra de litogravuras de Aloísio Magalhães
Mercado da Ribeira
R. Bernardo Vieira de Melo, s/nº, Carmo
De 5 de novembro a 2 de dezembro
Segunda a sexta, das 9h às 18h, sábado e domingo, das 15h às 21h
Telefone: 81) 3439-1988

da Redação do pe360graus.com

http://pe360graus.globo.com/diversao360/matler.asp?newsId=109712

Nenhum comentário: