sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

A Guerra das Cervejas: Conexão Calheiros

Publikimagem diz que Ambev foi anti-ética e Casa da Boa ‘dá trabalho’ à Prefeitura de Olinda


Prezado Jamildo,

Diante do que foi colocado por funcionários, ou "fontes" da Companhia de Bebidas das Américas - AmBev, que gerou a matéria nesse BLOG no dia 23/12/2007, venho por meio deste esclarecer os fatos que foram notadamente distorcidos pelos representantes da AmBev, com os quais este veículo entrou em contato.

1.É importante salientar que a AmBev teve todas as oportunidades de apresentar uma proposta de valor expressivo para o patrocínio do Carnaval de Olinda. Conforme o documento 1, anexo, a Prefeitura de Olinda enviou no dia 24/09/2007 um ofício, exclusivamente para a AmBev (dando preferência a empresa que há 5 anos patrocinava o Carnaval de Olinda), endereçado ao Sr. André Lima Verde, solicitando que a empresa apresentasse proposta para o patrocínio do Carnaval de Olinda 2008 e estabelecendo o prazo do dia 04/10/2007 para apresentação. A Ambev não apresentou proposta.

2.Conforme o descrito no documento 2, anexo, a Ambev só apresentou sua proposta à Prefeitura Municipal de Olinda no dia 30/11/2007, 26 dias após o prazo ter sido expirado e após ter conhecimento que a Publikimagem Comunicação era a responsável pela captação de recursos, devidamente credenciada pela Prefeitura, no mês de outubro. O grupo Schincariol apresentou sua proposta à Publikimagem no dia 28/11/2007, dois dias antes da Ambev, conforme documento 3 anexo.

3.O documento 4, anexo, protocolado no dia 10/12/2007 na Prefeitura de Olinda, descreve todas as etapas e os motivos que nos levaram a recusar a proposta posterior da AMBev, após ter conhecimento dos valores apresentados pelo Grupo Schincariol: "decidimos por questões éticas e de compromisso firmado com o Grupo Schincariol no ato da aceitação da proposta e confirmação da mesma, manter o compromisso firmado...". Ou seja, prezamos pelos preceitos éticos comerciais e não aceitamos a nova proposta apresentada pela AmBev.

4.A afirmação da AmBev de que nós nos colocamos acima do interesse público em Olinda não condiz com a realidade dos fatos. Acho estranho, inclusive, que o Departamento jurídico da AmBev tenha permitido essa atitude, uma vez que nosso contrato junto à Prefeitura de Olinda nos obriga a executar as ações de ativação e merchandising dos patrocinadores, conforme documento 5, anexo. O documento apresentado pela Ambev que cita a "condição adicional" trata-se unicamente de uma obrigação contratual da empresa captadora e não um interesse da Publikimagem como citado, até porque a "condição adicional" não possui valor pecuniário associado.

O que precisa ser esclarecido são os motivos que levaram a Prefeitura a incluir no contrato da captadora de recursos essa obrigação.

Ao interpelarmos a Prefeitura por essa condição contratual, um dos motivos apresentados foi o fato de que ações de ativação, campanhas publicitárias e de merchandising dos patrocinadores, tais como a CASA DA BOA, dão muito "trabalho" para Prefeitura, que sofre constantes interpelações do Ministério Público referentes ao descumprimento da Lei Municipal 5.306/2001, principalmente no que se refere à "formação de pólo de animação não oficial", ou seja, som e palco direcionado para a rua nos corredores do frevo e desrespeito aos limites de volume do som dentro da casa.

Portanto, a Prefeitura determinou que a empresa captadora, que tem poderes de negociação das contrapartidas junto aos patrocinadores ficasse responsável em conjunto pelo cumprimento da Lei do Carnaval, uma vez que o próprio contrato de captação se fundamenta legalmente nas leis 8.666/93 e na Lei Municipal 5.306/2001.

Isso significa que se a Ambev tivesse apresentado uma proposta superior a do Grupo Schincariol no período de negociação, a "condição adicional" também constaria em seu contrato.

As afirmações da AmBev tentam descredenciar nosso trabalho que vem sendo feito com dedicação, ética e respeito às regras comerciais.

Tanto é que atualmente, retirando o patrocínio das cervejarias, já superamos em 200% a captação de recursos junto à iniciativa privada do ano anterior e foi nossa atuação que provocou um aumento no valor do patrocínio das cervejarias em mais de 50%.

Então como podem afirmar que nos colocamos acima do interesse público em Olinda?

Esperamos sinceramente que atitudes como essa não voltem a ocorrer, até porque não acreditamos que seja a posição oficial da Companhia (AmBev) e sim de alguns colaboradores que talvez não tenham feito seu "dever de casa".

Pablo Magalhães
Diretor de Empreendimentos

http://jc.uol.com.br/blogs/blogdejamildo/

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