domingo, 30 de setembro de 2007

Pronto Atendimento Infantil de Olinda

Por conta da reforma nas das novas instalações do Pronto Atendimento Infantil de Olinda, localizado em Peixinhos, a partir das 7h da manhã da próxima segunda-feira, o atendimento estará sendo realizado no antigo Pronto-Socorro, situado na avenida Santos Dumont, no Varadouro.

O espaço conta com sala de Raio X, laboratório de análise online, três consultórios médicos e salas de repouso para crianças.

Depois de pronta, a nova estrutura do prédio terá capacidade para comportar 30 leitos, além de um espaço destinado para casos críticos, salas de humanização com brinquedoteca, sala de curativos, primeiros socorros, nebulização, laboratório de análises online e acomodação para os profissionais.

A obra está orçada em R$ 400 mil, oriundo do Quali-SUS, resultado de uma parceria entre o Ministério da Saúde e os governos Estadual e Municipal.

Da Redação do PERNAMBUCO.COM

http://www.pernambuco.com/ultimas/nota.asp?materia=2007928151914&assunto=71&onde=1

sábado, 29 de setembro de 2007

Olinda Arte em Toda Parte

Já estão abertas as inscrições para uma das maiores mostras de artes plásticas do Brasil - o Olinda Arte em Toda Parte, que chega esta ano à sua sétima edição.

O evento, que toma conta da Cidade Alta entre os dias 22 de novembro a 02 de dezembro, abre a oportunidade para que artistas plásticos exponham gratuitamente sias obras.

Interessados podem se inscrever na Aeso (antiga Faculdade de Direito - Rua de São Bento, nº 200, Varadouro, Olinda), de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

O regulamento completo e as fichas de inscrição podem ser conferidas no site
http://www.olindaarteemtodaparte.com.br/

O Olinda Arte em Toda Parte é uma iniciativa cultural de sucesso que transforma o Sítio Histórico de Olinda numa imensa galeria de arte, com trabalhos artísticos ocupando bares, restaurantes, ateliês, museus, igrejas e outros espaços públicos e privados abertos gratuitamente à visitação.

A mostra já é referência fora do estado e reconhecida como uma das maiores exposições abertas do Brasil. No ano passado, mais de 30 mil pessoas passaram pelo Sítio Histórico durante o evento.

A expectativa para a sétima edição é ultrapassar os 40 mil visitantes.

Podem participar do Olinda Arte em Toda Parte artistas que tenham um ateliê fixo em Olinda ou que mantenham exposições temporárias nos espaços culturais da cidade.

Os inscritos até dia 2 de outubro próximo terão seus nomes divulgados num roteiro cultural, num folder e num catálogo sobre o projeto.

As inscrições obedecem a regras, com diferentes categorias.

Os artistas que possuem ateliê em Olinda têm que ter o imóvel situado dentro do Sítio Histórico, tendo ruas específicas como limites.

Estes devem adequar as condições físicas dos espaços para o recebimento de visitantes e apresentar uma produção significativa de obras produzidas ao longo do ano para a mostra.

Uma outra categoria contempla os artistas que não têm ateliê na área de atuação do projeto.

Estes poderão expor seus trabalhos nos bares, restaurantes, hotéis, pousadas, espaços culturais ou ateliês de amigos, devendo indicar o endereço na sua inscrição, juntamente com a autorização.

Da Redação do PERNAMBUCO.COM

http://www.pernambuco.com/diversao/nota.asp?materia=2007927144614&assunto=76&onde=1

sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Festival de Orquestras de Pau e Corda

O Bloco Flor da Lira promove nesta sexta-feira (28) e sábado (29), o Festival de Orquestras de Pau e Corda com a participação de músicos dos principais blocos líricos do Estado. O evento, aberto ao público, começa às 20h, em um palco montado em frente a Praça dos Milagres.

A orquestra do Bloco Flor da Lira abre o festival, seguido dos blocos O Bonde, Corda e Retalhos, Flores e Menestréis do Paulista. Ainda na primeira noite de festa, um grupo de músicos de pau e cordas relembra composições de importantes nomes do frevo como Getúlio Cavalcanti, Edgard Moraes e Capiba.

A programação do sábado começa, novamente, com a orquestra do Bloco Flor da Lira. Em seguida, se apresentam os Blocos da Saudade, Pierrôs de São José, Banhistas do Pina e Eu Quero Mais. A orquestra Evocações, fundada em homenagem ao maestro Nelson Ferreira, também participa do evento.

No encontro, a Associação Cultural Veredas, subsidiada pelo programa Pontos de Cultura, do Ministério da Cultura, vai distribuir para cada orquestra que se apresentar no festival, uma medalha de honra ao mérito. A homenagem vai lembrar os vários autores que, ao longo dos 87 anos de fundação do Flor da Lira, compuseram músicas para o bloco. Dentre os homenageados estão Teodomiro Pereira, um dos fundadores do Bloco Flor da Lira, Getúlio Cavalcanti e Natanael Guedes.

Confira os blocos que participam da programação do Festival de Orquestra de Pau e Cordas:

Sexta-feira (28) - Blocos Flor da Lira, O Bonde, Cordas e Retalhos, Bloco Flores, Menestréis do Paulista e Grupo de Pau e Corda

Sábado (29) - Blocos Flor da Lira, da Saudade, Pierrôs de São José, Banhistas do Pina, Eu Quero Mais e Orquestra Evocações

da Redação do pe360graus.com

Prefeitura não cumpre decisão do Ministério Público

Os contra-cheques dos funcionários da Prefeitura de Olinda, referentes ao mês de setembro, chegaram sem o pagamento dos reajustes salariais determinados pelo Ministério Público de Pernambuco no último dia 3 de setembro.

O Ministério Público, através da promotora Allana Uchoa de Carvalho, determinou que seja cumprida a Lei 5353 (que trata do reajuste dos funcionários na data base) cumprindo os índices oficiais, medidos pelo IGPM, proceda imediatamente o pagamento da diferença a todos os funcionários.A determinação é no sentido de que o reajuste seja feito pela remuneração e não pelo salário-base como calculou a Prefeitura.

Os funcionários esperavam receber a diferença confiscada este mês conforme determinou o Ministério Público. Mas, a Prefeitura de Olinda não cumpriu. O Sindicato dos Servidores Municipais de Olinda vai entrar com medida judicial para garantir o direito dos trabalhadores.

Cerca de 1.300 servidores da Prefeitura de Olinda recebem abaixo do Salário Mínimo.

Sem gasolina

Quatro escorpiões já apareceram no edifício de número 71 da Rua Manoel dos Santos Moreira, Casa Caiada, Olinda. O bicho encontrado terça-feira ainda não foi recolhido porque a Vigilância Ambiental diz que os carros estão sem gasolina.

"JC nas Ruas" por Cláudia Parente.

www.jc.com.br

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Praça em Ouro Preto

Os moradores das ruas Tainha, Peixe Agulha, Touro, Abrolhos e Truta, em Ouro Preto, Olinda, cansaram de pedir à prefeitura a revitalização da Praça Peixe Agulha (Praça do Queijo). E entregaram abaixo-assinado com mais de 300 assinaturas.

"Folha da Cidade" por Robson Sampaio.

http://www.folhape.com.br/

Deu na coluna do Magno Martins

Olinda no caos

Com o caixa raspado, a prefeita de Olinda, Luciana dos Santos (PCdoB), suspendeu, ontem, todos os contratos de prestação de serviço a partir de outubro. Em ofício aos secretários, informa que foi a única saída encontrada para conseguir a grana da contrapartida das obras do PAC. Pelo visto, a prefeita administra o caos.

http://www.folhape.com.br/

terça-feira, 25 de setembro de 2007

Tem cordel na Quarta Literária

Quarta Literária recebe poetas populares da Unicordel

A edição de setembro do projeto Quartas Literárias abre as portas para a poesia popular nordestina. Nesta quarta-feira (26 de setembro), o recital poético contará com a participação especial dos poetas da União dos Cordelistas de Pernambuco (Unicordel). Mas a roda recital continua aberta para a livre expressão da poesia. Assim, poetas e amantes da literatura são convidados a participar do evento e recitar versos autorais e de outros escritores.

Criada há dois anos, a Unicordel se propõe a ser um movimento em defesa e promoção da poesia popular nas mais variadas formas, atuando em rede com diversos parceiros como poetas, declamadores (as) , folheteiros (as), editores (as) e apologistas da poesia popular. Atualmente, a Unicordel vem baseando suas ações na retomada da oralidade do cordel, realizando recitais em mercados públicos, escolas, universidades, bares e restaurantes e diversos eventos culturais; e ainda oficinas, palestras e debates sobre a poesia popular.

A Quarta Literária começa às 18h30, no Centro de Cultura Luiz Freire (Rua 27 de Janeiro, 181, Carmo, Olinda). A entrada é gratuita.

http://www.folhape.com.br/

Confirmada a suspensão de contratos temporários


Confirmada a notícia postada ontem
no OLINDA URGENTE.
Eis a íntegra do ofício assinado pela
secretária Leocádia Maria da Hora Neta,
de Educação e Desporto:


"Diante do plano de contenção de despesas, orientado pela C.C.I. (Comissão de Controle Interno) da Prefeitura de Olinda que determina a despesa com folha de pagamento, vimos comunicar nossa decisão com relação aos contratos temporários, que solicitamos, sejam divulgados com os (as) interessados (as):

1. Durante os meses de outubro, novembro e dezembro vamos estabelecer um rodízio de suspensão de contratos, de forma que todos os cotratados temporariamente, com exceção dos vigias e professores, em sala de aula, tenham seu contrato suspenso por 01 mês.

2. No mês de janeiro, todos (as) com exceção dos vigias, terão seus contratos mais uma vez suspensos.

Sabemos que essa é uma medida que vai exigir o sacrifício de todos (as), mas só assim o Município conseguirá garantir as contrapartidas aos importantes projetos sociais conquistados para o município.

Portanto, contamos com a compreensão de todos (as)."

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Bazar da Solidariedade

O terceiro Bazar da Solidariedade, em benefício de Marquinhos, será dia 06 próximo, das 9 às 18h, na Associação dos Moradores de Ouro Preto-Cohab, que fica coladinho ao Posto de Saúde. Não tem como errar, a entrada é quase em frente do Atacadão da PE-15, depois primeira rua à direita. Bem pertinho. Por favor divulgue para os amigos. Já será uma ajuda enorme. Ainda estamos recebendo doações até a próxima sexta-feira dia 28/09.

MARQUINHOS ESTÁ NA UTI, VÍTIMA DE ESTÚPIDO ASSALTO! PRECISAMOS DE SUAS ORAÇÕES, MAIS QUE NUNCA!!! ESTAMOS LUTANDO PELA CIRURGIA DE MARCAPASSO DIAFRAGMÁTICO. REZEM CONOSCO. Um episódio infeliz, fruto da violência que assola nossa sociedade. Não vamos nos calar. Precisamos cobrar uma resposta das autoridades e continuar denunciando a impunidade e a falta de segurança que nos ameaça a cada dia, a cada hora, em cada esquina. Queremos justiça! Continuamos pedindo oraçoes e concentrando nossas energias e pensamentos positivos na recuperação de MARQUINHOS. Que Deus o proteja e ampare e em breve possamos comemorar esta vitoria. OBRIGADA DE CORAÇÃO A TODOS! Desde muito cedo aprendi a aceitar, enfrentar e superar os desafios que a vida me impôs. De um limão sempre serei capaz de fazer uma limonada. Amo profundamente minha família, especialmente meus filhos e netos. Apesar de já ter ultrapassado a casa de meio centenário, sinto-me muito jovem, antenada com o viver. Para mim a vida é uma sinfonia maravilhosa, a cada dia ensaio um novo passo de dança.

BjsGercina Primo(81) 9975-4934

Prefeitura suspende contratos temporários

A Prefeitura de Olinda está encaminhando ofício aos dirigentes das secretarias municipais comunicando a suspensão dos contratos temporários de prestação de serviços a partir de outubro.

No ofício, os dirigentes ficam informados que a medida tem por objetivo economizar recursos para que sejam pagas as contrapartidas do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC - do Governo Federal.

Homenagem ao Centro de Cultura Luiz Freire


A Câmara Municipal de Olinda (CMO) – Casa Bernardo Vieira de Melo - prestará homenagem ao Centro de Cultura Luiz Freire pelos 35 anos de trajetória como sujeito autônomo político e social na busca pela radicalização da democracia e efetivação dos Direitos Humanos. A iniciativa foi proposta pelo vereador e militante do Movimento Nacional de Direitos Humanos, Marcelo Santa Cruz.

A solenidade será realizada nesta segunda-feira, dia 24 de setembro, às 19h, no plenário da casa legislativa (Rua 15 de novembro, 93, Varadouro, Olinda. Fone: 3439-1966). A sessão é aberta ao público. São convidados os cidadãos e cidadãs de Olinda, representantes de entidade da sociedade civil e do governo municipal e militantes do movimento social.

As comemorações aos 35 anos do CCLF foi iniciado no dia 29 de agosto deste ano - data da criação da entidade em 1972 - com edição especial do evento cultural Quartas Literárias. Até agosto de 2008, o aniversário de 35 anos do CCLF será lembrado em ações e veículos de comunicação do CCLF (portal na internet, boletim eletrônico e publicações).

Confira abaixo algumas mensagens enviadas ao Centro de Cultura Luiz Freire pela sua trajetória de 35 anos.

O Comdaco – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Olinda – encaminhou Voto de Aplausos no dia 29 de agosto ao Centro de Cultura Luiz Freire pelos 35 anos de existência, “promovendo a transformação e o engrandecimento das entidades que fazem o Movimento Social, através de consultorias, capacitações e até na execução de outras atividades do gênero, não só na cidade de Olinda, mas em várias outras do Estado de Pernambuco.

Parabéns a todos os funcionários educadores, consultores e diretoria. Que Deus continue iluminando o caminho daqueles que só fazem crescer está valiosa instituição.”
O Voto de Aplausos aos 35 anos do CCLF foi iniciativa do conselheiro Gilson Braga dos Santos, aprovada por maioria absoluta em reunião ordinária. O documento de homenagem foi subscrito por várias entidades da sociedade civil e secretaria municipal.
Associação de Moradores de Caixa D´ÀguaAxé de KilúInstituto Frutos do AmanhecerClube de P. Mãe Nossa Senhora do Carmo - Beira RioCreche Tancredo NevesCentro Tabajara de CriançasCAC – Centro de Apoio às ComunidadesGrupo Sobe Desce de OlindaSecretaria de Saúde de OlindaCEMFACentro de Apoio Comunitário Vila Popular


A coordenação do Gabinete de Assessoria Jurídica as Organizações Populares (Gajop), entidade parceira e com longa história junto ao Centro de Cultura Luiz Freire, parabeniza-o pelos seus 35 anos de luta pelos Direitos Humanos. Desejamos que esta data se multiplique por muitos anos tendo em vista o trabalho de fundamental importância desenvolvido por esta ONG com vistas ao desenvolvimento social para as pessoas mais vulneráveis do nosso Estado. Um forte abraço.Coordenação Colegiada GajopValdene Brito, Jayme Benvenuto e Célia Rique

O Movimento Negro Unificado parabeniza esta grande entidade que ao longo destes anos vem articulando as diversas lutas do campo social, fortalecendo o nosso Estado. Travando vários embates em prol da justiça social e de um modelo mais justo de sociedade, combatendo todos os tipos de discriminação e promovendo a igualdade social. Nos sentimos honrados por militarmos junto com vocês, onde aprendemos e realizamos tantas coisas juntos. Esperamos termos o CCLF por mais muitos anos conosco. Saudações quilombolas. Movimeto Negro Unificado

Parabéns ao CCLF por esta data tão significativa e pela importância histórica desta instituição no contexto dos movimentos sociais nordestinos. Gostaria de confirmar a presença da EQUIP na festa, eu (que também irei representando o CCJ - Centro de Comunicação e Juventude) e de Cajá. Um grande abraço,Gerson Flávio (Equip / Centro de Comunicação e Juventude)

http://www.cclf.org.br/

domingo, 23 de setembro de 2007

Maternidade ao abandono

A Maternidade Brites de Albuquerque desde o sábado e o domingo que está sem ambulância e faltam médicos. Neste domingo, amanheceu apenas com uma médica pediatra e um anestesista quando no mínimo seriam necessários 3 médicos e 3 anestesistas. Muitos atendimentos deixaram de ser realizados.

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Prefeitura quer penhorar casa desta senhora

Ofício da Prefeitura de Olinda
solicitando a penhora dos bens de
Dona Maria do Carmo Mendonça.
Dona Maria do Carmo Mendonça,
tem 66 anos de idade,
e mora nesta casa há 45 anos.

O casebre está localizado
numa área de risco no
Alto da Sucupira, em Caixa D'Água.
Dona Maria do Carmo entrou
em pânico quando recebeu
esta carta do Poder Judiciário.
A Prefeitura de Olinda, através da Procuradoria das Ececuções Fiscais, deu entrada no pedido de Ação de Execução Fiscal e, caso Dona Maria do Carmo não consiga pagar a dívida de R$ 524,97 de IPTU. Terá "penhora dos bens, tantos quantos bastem para o pagamento da dívida, citando o executado para todos os termos da ação, especialmente, caso pretenda, apresentar os embargos que tiver, sob pena de revelia, condendo-o, ao pagamento das custas, honorários advocatícios e demais cominações legais".


Dona Maria do Carmo Mendonça
nunca teve renda fixa e
só conseguiu se aposentar por idade.

Obras tartaruga (7): Estacionamento do Rosário


Conforme diz a placa, a obra do Estacionamento do Rosário, em frente a sede do Homem da Meia-Noite, foi iniciada no dia 6 de março de 2006.


O prazo para conclusão, escrito na placa, era de 240 dias.


No entanto, a obra de construção do Estacionamento do Rosário vem se arrastando há um ano e seis meses.


Nesta semana, estava parada.

Broncas: Rua Catulo da Paixão Cearense

O leitor Eduardo Rocha denuncia que a Rua Catulo da Paixão Cearense, em Olinda, está às escuras e os moradores temem os assaltos. Além disso, quando chove, ninguém passa por conta dos alagamentos. Eles querem providências.

Folha da Cidade - por Robson Sampaio:

http://www.folhape.com.br/

Assaltos liberados

É assim que os moradores do entorno da Praça Coronel Cordélio Padilha, no Bairro Novo, Olinda, interpretam as inúmeras ações de assaltantes que agem nas imediações deste logradouro.

Foi não foi, surge uma nova vítima e já são muitas, que, além de ficarem privadas de seus bens materiais, ainda se vêem ameaçadas de perderem suas vidas.

Até parece que o serviço de inteligência da Polícia Militar estárealizando testes para aferir o grau de violência de determinadas áreas.

Existia um trailer instalado no final da Rua José Cândido Pessoa e de lá foi deslocado sem a menor explicação. Está na hora do 1º Batalhão da PM reconsiderar a medida e voltar a basear o trailer no local antes ocupado.

Nilson Aguiar de Freitas - Olinda

http://www.pernambuco.com/diario/2007/09/19/Cartas.asp

Olinda patrimônio, e agora digital

Cidade histórica poderá ser a primeira de Pernambuco a estar conectada por uma rede de internet pública sem fio.

Thiago Marinho
DA EQUIPE DO DIARIO

Olinda poderá ser a primeira cidade pernambucana a estar conectada por uma internet pública sem fio.

O objetivo é oferecer, até o início do próximo ano, novas possibilidades de conectividade e de negócios para a administração municipal e para as empresas de tecnologia da região.

Imagine, por exemplo, poder realizar um passeio no Sítio Histórico enquanto acompanha, em pequenos equipamentos portáteis, detalhes sobre cada lugar.

Ou andar pelas ladeiras vendo vídeos e fotos do carnaval enquanto tenta encontrar artistas locais em um mapa virtual.

A rede sem fio é uma das metas estruturais do Olinda Digital - novo pólo de tecnologia lançado na última sexta-feira e que pretende atrair empresas de tecnologia da informação para a região (criando o que podemos chamar de um Porto Digital olindense).

Como chamariz inicial, a iniciativa conta com o Centro de Inovação Tecnológica da Microsoft, que também abriu suas portas na última sexta-feira e foi viabilizado por uma parceria firmada entre a Microsoft Brasil, a Allen Informática e a Prefeitura de Olinda.

Na prática, o Olinda Digital chega para fomentar o uso de novas tecnologias e movimentar, através de uma lei de incentivo municipal (aprovada em dezembro do ano passado), a indústria de software da região, que hoje é formada por 87 empresas.

Apesar de novo, porém, o projeto já nasce com uma grande vantagem: o fato de ser auto-sustentável.

"Olinda não suporta atividades econômicas de base (como indústrias) e, por isso, sabemos que temos que focar no comércio e no serviço - onde a tecnologia pode ser um grande diferencial. Assim, esse primeiro esforço é o mais significativo. E a partir de agora esperamos conseguir desenvolver diversos outros programas", anima-se a prefeita da cidade, Luciana Santos.

Inclusão - Embarcada no Olinda Digital, a criação da rede mista WiMesh faz parte do projeto Olinda Conectividade e será feita pela Cisco (uma gigante do setor).

Com isso, o intuito é criar uma teia de comunicação e levar internet de qualidade para as principais áreas da cidade. Incluindo não apenas a parte histórica e turística, como também os bairros mais periféricos (V8, V9 e Ilha do Maruim, que são a atual prioridade nas ações de inclusão social do município) - beneficiando também os moradores.

"Pelo menos quatro secretarias olindenses já mantinham projetos de redes de internet sem fio. Mas elas esbarravam em diversos problemas, como a falta de recursos.

O nosso trabalho, então, foi reunir e organizar essas propostas, com a ajuda da própria prefeitura, para criarmos uma única - realmente viável e eficiente", explica a idealizadora do projeto Olinda Digital e presidente da Associação das Empresas de Base Tecnológica de Pernambuco (AEBT-PE), Izabel Grizzi.

Segundo ela, cerca de 14 ONGs estão interessadas em bancar o projeto, que ainda não teve seu custo revelado.

thiago.marinho@dpnet.com.br

http://www.pernambuco.com/diario/2007/09/19/info1_0.asp

terça-feira, 18 de setembro de 2007

Olinda - Cidade das obras inacabadas

Detalhe da obra-tartaruga do Varadouro



Por FERNANDO AZEVEDO

Foram mais de dois anos para reformar a Beira Mar.

A avenida que fica ao lado da Foca, no Carmo, e dá acesso a parte histórica da cidade, está interditada há meses.

O canteiro de obras do Varadouro ficou quase dois meses parado.

As obras do Pró-metrópole estão a passos de tartaruga.

Nos Bultrins já se vão três meses de bueiros abertos e cavaletes espalhados no meio da avenida.

O recapeamento da Avenida Sigismundo Gonçalves tem quase oito meses e, mesmo antes de ser concluído, já sofreu uma Operação Tapa-buracos.

Todos os dias, os 16 ilustres vereadores passam por lá todos os dias, e curiosamente esses homens que pela Constituição deveriam fiscalizar o executivo, não se abalam para nada, é como se não existisse Câmara Municipal.

Será que a gestão do PT/PCdoB acha que só vale a pena sentar tijolo em ano de eleição e que o povo é besta?

A verdade é que Olinda hoje é o maior canteiro de obras inacabadas a céu aberto do Estado de Pernambuco.

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Viva os 100 anos de Lenhadores de Olinda!


por ARLINDO SIQUEIRA (*)

Hoje é dia de festa para todos os olindenses.

O Clube Carnavalesco Misto Lenhadores Olindenses comemora 100 anos de vida.

Fundado em 17 de setembro de 1907, Lenhadores é uma das mais antigas agremiações da cidade.

Sua origem está ligada à troça “Viúvas Destroçadas” que reunia pescadores e peixeiros do bairro do Amaro Branco, na qual só desfilavam homens com fantasias femininas.

Na época, as poucas casas que existiam na cidade não tinham fogão à gás e, dessa forma, um grupo de pescadores do local costumava colher lenha e achou que deveria batizar o bloco de Lenhadores.

A figura-símbolo do clube carnavalesco é São Pedro, santo católico protetor dos pescadores.

“Que São Pedro continue a nos proteger e a brindar com muitos carnavais pelos próximos 100 anos”, completa emocionado o presidente da troça, José Idalino de Oliveira.

A rivalidade com o clube Vassourinhas motivou "duelos musicais" históricos, como era costume no início do século, entre os compositores Americano (do Lenhadores) e Lídio Macacão (Vassourinhas).

Zé de Lúcia foi o primeiro presidente do clube.

Sua sede social, construída por Zé de Kitute, um pedreiro que presidiu o clube, fica na Rua de São Miguel 47.

E para recordar fica aqui a marchinha, de autoria de Clídio Nigro, cantada desde o começo do século:

“Eu sou leão de toda aldeia,
no mundo inteiro não há igual.
Tenho dinheiro para gastar
Eu sou rico,
eu sou rico,
eu sou rico
e não posso me conformar...”

(*) ARLINDO SIQUEIRA é Administrador de empresas, ex-vereador e vice-prefeito de Olinda.

domingo, 16 de setembro de 2007

Olinda não tem que ser Olinda encastelada

por VINUS - Valdevino Pereira

Olinda não tem que ser a Olinda encastelada no sítio histórico, toda a cultura, toda a arte tem refletir, nos bairros, é uma situação parecida ao fato que vc elege um vereador pra trabalhar pela comunidade, depois a comunidade que paga seu salário, suas despesas, é a mesma comunidade que vai pedir "favores" ao tal vereador. Está tudo invertido, assim como a cultura, o vereador esta devendo muito a sua comunidade. É difícil mudar? É se vc continuar conformado.

Obras tartaruga (6): Rua Jataúba


Continuam se arrastando as obras

de limpeza das canaletas e reposição

de placas na Rua Jataúba, em Peixinhos.

sábado, 15 de setembro de 2007

Olinda ganha unidade da Microsoft

DIGITAL // Centro de inovação tecnológica vai integrar pólo de informática, com implantação de telecentros em 62 municípios carentes

Olinda é a mais nova cidade brasileira a contar com um centro de inovação tecnológica da Microsoft. A unidade, que integra o pólo municipal de tecnologia da informação - Olinda Digital, irá funcionar como um disseminador de soluções na área de informática, além de servir como base para a promoção de cursos de capacitação profissional nos mais diversos níveis. O centro será responsável pela implantação de telecentros em 62 comunidades carentes, ampliando a inclusão digital no município.

O modelo é o mesmo adotado pela pela Microsoft em Petropólis, no Rio de Janeiro, em parceria com a Allen Informática.De acordo com o presidente da Microsoft do Brasil, Michel Levy, além de fomentar a economia da cidade, através da atração de novas empresas de alta tecnologia, o centro permitirá que os estudantes da rede pública possam manter um relacionamento mais estreito com a informática.

Através das capacitações e do aproveitamento do capital humano, o centro de inovação tecnológica irá responder também pelo desenvolvimento de produtos para atender às necessidades do mercado. Resultado de uma parceria firmada entre a Microsoft, a Allen Informática e a Prefeitura de Olinda, o novo centro oferecerá além de bolsas de estudo, certificados Microsoft de formação profissional.

O diploma é um dos mais reconhecidos pelo mercado de trabalho na área de informática, abrindo espaço para o ingresso em empresas nacionais e miltinacionais. Para a presidente da Associação das Empresas de Base Tecnológica de Pernambuco (AEBT-PE), Izabel Grizzi, o centro também proporcionará uma integração maior entre a Microsoft e as universidades pernambucanas, abrindo novas possibilidades de empreendedorismo no estado.

Em visita ao diretor de Tecnologia do Diario de Pernambuco, Airton Ciulada, o presidente da Allen Informática, André Escandura, destacou que a implantação do centro tecnológico em Olinda abre novas oportunidades para a economia do município, que passa a contar com um pool de empresas de alta tecnologia. Além disso, a iniciativa deve atrair novos investimento para a cidade que conta hoje com 87 empresas do setor, sendo 70% virtuais.

"É importante estimular as empresas a manterem espaços físicos no município", disse. Escandura afirmou que as ações na área de educação desenvolvidas no centro de inovação tecnológica deverão levar a informática para dentro das comunidades mais pobres do município. Com isso, espera-se criar um ambiente favorável à preparação da população para lidar com as novas tecnologias. Os cursos, com duração de três meses, terão como principal foco a capacitação dos jovens para o mercado de trabalho.

http://www.pernambuco.com/diario/2007/09/15/economia4_0.asp

Comentário do "OLINDA URGENTE":

A Prefeitura de Olinda contraria o princípio democrático da tecnologia colaborativa do software livre. O sistema Linux (e existem outros) é grátis. Os 12 empregos e cursos gratuitos oferecidos pela Microsoft servem apenas para deixar a Prefeitura de Olinda dependente (para não dizer escrava) do sistema pago da Microsoft. Boa parte dos governos estaduais e municipais brasileiros já migraram para o sistema colaborativo, livre e gratuito Linux.

Linux é um sistema operacional que foi desenvolvido por Linus Torvalds a partir do código fonte do sistema Minix, que por sua vez é uma simplificação do Unix, e que por fim proveio do sistema Multics, isto é, o primeiro sistema operacional de tempo compartilhado(CTSS - Compatible Timesharing System). O Linux é um dos mais proeminentes exemplos de desenvolvimento com código aberto e de software livre. O seu código fonte está disponível sob licença GPL para qualquer pessoa utilizar, estudar, modificar e distribuir livremente.A Prefeitura de Olinda faz exatamente o caminho inverso do progresso tecnológico.

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

MEC ameaça cortar merenda de Olinda

EDUCAÇÃO // Orçamento para Manari, no Sertão, já foi cortado e outros 11 municípios, como Olinda e Garanhuns, estão ameaçados.

Outros 395 municípios brasileiros - que também estão com asprestações de contas atrasadas - correm o risco de ter o repasse federal suspenso em breve. Fazem parte deste grupo as seguintes cidades pernambucanas: Afogados da Ingazeira, Buíque, Ferreiros, Frei Miguelino, Garanhuns, Itacuruba, Olinda, Sairé, Salgueiro, Santa Filomena e São José do Egito.

"Soube hoje (ontem) à tarde que os técnicos do FNDE aprovaram nossas contas. Agora é só esperar a regularização da situação. Não há chance de corte de verba", explicou a secretária de Educação de Olinda, Leocádia da Hora.

http://www.pernambuco.com/diario/2007/09/12/urbana1_0.asp

terça-feira, 11 de setembro de 2007

Obras tartaruga (5): Peixinhos




Continuam abertas as tampas da canaleta
da Rua da Caixa D'Água, em Peixinhos.
Há 95 dias que as obras se arrastam.
ERRAMOS
"OLINDA URGENTE" errou quando anunciou no post "Obras tartaruga (3)" que os serviços na Rua da União tinham sido concluídos. Infelizmente, para os moradores, ainda faltam colocar placas em alguns trechos. A obra se arrasta há mais de 100 dias.

Cordel alfabetiza em Olinda


Professora usa cordel para alfabetizar alunos
Experiência resultou em melhores notas dos estudantes de uma escola em Olinda, Pernambuco.

http://terratv.terra.com.br/templates/channelContents.aspx?channel=2481&contentid=181152

Carnificina juvenil

O alerta é do professor e cientista político José Maria Nóbrega Júnior (*), em artigo publicado no Blog do Magno Martins. Eis os principais trecho e um alerta especial para Olinda:

"O número de homicídios entre a população na faixa etária dos 15 aos 29 anos foi de 2.615 para o ano de 2005. A taxa de homicídio juvenil (15-29) foi de 107,17. Para os municípios de Jaboatão dos Guararapes o número de homicídio juvenil (15-29) foi de 406 com a taxa de 210,66, de Olinda o número de homicídio juvenil (15-29) foi de 221 com a taxa de 195,80, de Paulista o número de homicídio juvenil (15-29) foi de 94 com a taxa de 107,97 e Recife o número de homicídio juvenil (15-29) foi de 690 com a taxa de 159,22. O total de homicídios dos jovens na faixa etária dos 15 aos 29 anos nos quatro municípios foi de 1.411 sobre uma população total de jovens (15-29) de 826.004 nos quatro municípios apontados. A taxa dessa população (juvenil 15-29) foi de 170,82 por cada grupo de 100.000 habitantes.

O número de homicídios entre a população na faixa etária dos 15 aos 29 anos do sexo masculino foi de 2.481 para o ano de 2005. A taxa de homicídio juvenil (15-29 sexo masculino) foi de 206,16. Para os municípios de Jaboatão dos Guararapes o número de homicídio juvenil (15-29 sexo masculino) foi de 387 com a taxa de 414,86, de Olinda o número de homicídio juvenil (15-29 sexo masculino) foi de 214 com a taxa de 392,25, de Paulista o número de homicídio juvenil (15-29 sexo masculino) foi de 90 com a taxa de 211,66 e Recife o número de homicídio juvenil (15-29 sexo masculino) foi de 650 com a taxa de 311,62. O total de homicídio dos jovens na faixa etária dos 15 aos 29 anos do sexo masculino nos quatro municípios foi de 1.341 sobre uma população total de jovens (15-29 sexo masculino) de 398.942 nos quatro municípios apontados. A taxa dessa população (juvenil sexo masculino 15-29) foi de 336,13 por cada grupo de 100.000 habitantes.

Os municípios apontados são os mais críticos do Estado e os jovens são os principais alvos da criminalidade violenta. A principal matéria prima para o desenvolvimento de qualquer sociedade são seus jovens e, em nosso caso, eles estão morrendo na criminalidade violenta. Recife, Jaboatão dos Guararapes, Paulista e Olinda estão vivendo numa verdadeira “carnificina juvenil”, o poder público tem de parar de se preocupar em eleições e em manter as aparências, e acordar para o caos urbano, social e de estado que estamos vivendo."

*Cientista Político, Doutorando em Ciência Política UFPE e Pesquisador do NIC-Núcleo de Estudos de Instituições Coercitivas da UFPE. josemariajr23@hotmail.com

http://www.blogdomagno.com.br/

Missa relembra 20 anos sem Marcos Freire


Familiares e políticos homenagearam ex-senador

PAULA PERRELLI

Há duas décadas, o Brasil perdia um dos nomes mais representativos da política nacional. Ontem à noite, como forma de celebrar a passagem pelo aniversário da morte de Marcos Freire, familiares e amigos participaram de uma missa no Mosteiro de São Bento, em Olinda. Estiveram presentes à celebração o governador Eduardo Campos (PSB), o vice-governador João Lyra Neto (PDT), o secretário de Articulação Social, Waldemar Borges, e alguns vereadores de Olinda.

Ao fim da cerimônia, uma exposição de fotografias foi inaugurada na Prefeitura de Olinda, com imagens da última campanha disputada por Freire. Em 1982, ele tentou se eleger ao Governo do Estado, mas foi derrotado pelo hoje deputado federal Roberto Magalhães (DEM). “Viemos prestar nossa homenagem à história de um militante político que esteve presente na luta pela redemocratização”, recordou Eduardo Campos. Após a abertura da exposição, uma fração do filme “Marcos Freire - Sem Ódio, Sem Medo” foi exibida aos presentes.

Para o mais velho dos quatro filhos, Luís Freire, o encontro foi uma maneira agradável de reencontrar velhos amigos do seu pai. “Ele deixou um exemplo não só como político, mas como cidadão, pois conseguia individualizar o tratamento a qualquer pessoa com quem tratasse”, comentou. Hoje, a Assembléia Legislativa presta homenagem a Freire em sessão solene.

MEMÓRIA - Prefeito de Olinda, deputado federal, senador e ministro da Reforma Agrária no governo de José Sarney (PMDB), Marcos Freire morreu aos 56 anos em decorrência de um acidente aéreo, em 8 de setembro de 1987, no Sul do Pará. Ele viajava para tratar de assuntos de trabalho quando, após a decolagem, o jatinho explodiu no ar. Natural do Recife, Marcos Freire foi um dos mais brilhantes e destemidos parlamentares brasileiros. Destacou-se na luta contra a ditadura militar, defendeu ardorosamente a convocação da Assembléia Nacional Constituinte, a anistia para os cassados e banidos pelo regime, a eleição direta em todos os níveis e a realização da reforma agrária.


Sapucaia de Dentro: Abandono

Sapucaia está com ruas sujas, sem iluminação, sem esgoto e cheia de lama. Para a construção da violência, tem crianças fora da escola e sem receber bolsa escola. Precisa-se de ações preventivas na definição da política de saúde nesta região e no município. Ainda tem jovens e adultos sem alternativas de ocupação e trabalho, cidadãos abandonados à própria sorte e a violência está dominando o bairro.

Evaldo Correia
Sapucaia de Dentro - Olinda-PE

http://www.folhape.com.br/

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Obras tartaruga (4): Urb Olinda



Alguns leitores do blog duvidaram
do prazo de 90 dias para a
obra tartaruga da Urb Olinda
por conta fotografia postada.
A reportagem do "OLINDA URGENTE"
voltou ao local e fez novas fotos.

O prazo escrito na placa diz que a
obra seria realizada em 90 dias.
A reforma do prédio da Urb Olinda,
no Varadouro, se arrasta há mais de um ano.
Os operários trabalham 15 dias
e depois folgam três meses.

Retrocesso tecnológico

Deu no Blog de Jamildo:

"André Escandura, gerente da empresa Allen Informática, parceira da Microsoft no escritório que será aberto em Olinda, na próxima sexta-feira, contou ao Blog de Jamildo que empregará 12 pessoas.
O espaço foi cedido pela prefeitura municipal. A contrapartida é a oferta dos cursos. No caso, o escritório oferece treinamento para todos, aproveitando os melhores.
"As empresas privadas depois podem solicitar a mão de obra que ajudamos a formar", explica o executivo.
Como não existe almoço grátis, a iniciativa da Microsoft é uma resposta ao software livre da concorrente Linux. A missão do espaço também é difundir a imagem da empresa como solução de negócios, não apenas de equipamentos. Na PCO, por exemplo, estuda-se a implantação de um sistema que diminua gastos e aumente a arrecadação de impostos.
Segundo o diretor da empresa Allen, Olinda foi escolhida porque demonstrou mais interesse que o Recife no projeto."

http://jc.uol.com.br/blogs/blogdejamildo/

Comentário do "OLINDA URGENTE":

A Prefeitura de Olinda contraria o princípio democrático da tecnologia colaborativa do software livre. O sistema Linux (e existem outros) é grátis. Os 12 empregos e cursos gratuitos oferecidos pela Microsoft servem apenas para deixar a Prefeitura de Olinda dependente (para não dizer escrava) do sistema pago da Microsoft. Boa parte dos governos estaduais e municipais brasileiros já migraram para o sistema colaborativo, livre e gratuito Linux.

Linux é um sistema operacional que foi desenvolvido por Linus Torvalds a partir do código fonte do sistema Minix, que por sua vez é uma simplificação do Unix, e que por fim proveio do sistema Multics, isto é, o primeiro sistema operacional de tempo compartilhado(CTSS - Compatible Timesharing System). O Linux é um dos mais proeminentes exemplos de desenvolvimento com código aberto e de software livre. O seu código fonte está disponível sob licença GPL para qualquer pessoa utilizar, estudar, modificar e distribuir livremente.

A Prefeitura de Olinda faz exatamente o caminho inverso do progresso tecnológico.

Calçada nos Bultrins

É inadmissível que a Prefeitura Municipal de Olinda não tenha observado que a calçada ao longo da Cooperativa das Lavadeiras, nos Bultrins, não existe e que os trausentes, idosos, portadores de cuidados especiais, etc., tenham que andar pelo meio da avenida por falta desta. A Prefeitura Popular, que realmente se preocupa com as pessoas, não irá demorar para tomar as devidas providências, tenho certeza.

Jorge Beltrão - Olinda - PE

www.folhape.com.br/

domingo, 9 de setembro de 2007

MIMO

por VINUS

Olha ai pra pensar no final de semana. A Mostra Internacional de Musica de Olinda nunca faz uma apresentação pra aqueles excluidos que só ouvem "A minha periquita" e outras desse tipo. Olinda tão cantada, como Patrimonio, Capital da Cultura devia descer a Ladeira da Sé e se encontrar com realidade cruel dos jovens da periferia, que muitos ao invés de musica curtem mesmo coisas mais perigosas. Prefeita desça dai e pise no chão. Olinda Pobre e Esquecida agradece. (Vinus)Esta mensagem foi enviada por Valdevino Pereira * Vinus *. Para ver o perfil de Valdevino, clique em:http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=9743909999143939572

sábado, 8 de setembro de 2007

Operação Tapa-Buraco

A Prefeitura de Olinda, através da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, está intensificando a Operação Tapa-Buraco durante o mês de setembro. O Departamento de Manutenção Urbana realiza ações, nesta quinta-feira (06/09), na Avenida México e Rua Fenelon Ático Leite, em Rio Doce e na Rua Raposa, no bairro de Ouro Preto. Além destas localidades, o Sítio Histórico está recebendo serviços de reposição de pavimento em paralelepípedos. As vias contempladas são as Ruas do Amparo, Prudente de Morais e Ladeira da Misericórdia.

http://www.olinda.pe.gov.br/portal/noticias.php?cod=1580

Roubaram os tonéis de lixo

É uma vergonha roubarem tonéis de lixo na Cidade de Olinda. Mesmo presos a correntes com cadeados, foram levados na tarde desta quarta-feira os dois tonéis de lixo de um prédio situado no Jardim Atlântico, na avenida Guararapes. Tudo indica que o lixo não vinha sendo recolhido e houve reclamações dos moradores. A sugestão é que seja feito o rodízio dos funcionários da limpeza urbana para que não fiquem os moradores obrigados a dar-lhes gorjetas, fato que, quando não ocorre, o recolhimento do lixo costuma ser boicotado. Pedimos à empresa Cael (que faz o recolhimento) as necessárias providências.

Jorge Beltrão - Olinda - PE

http://www.folhape.com.br/

sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Músicos ainda não receberam o carnaval (3)

Os 1.100 músicos profissionais ainda
não receberam os 40% dos cachês
que a Prefeitura de Olinda deve
pelas 550 apresentações que fizeram
durante o período carnavalesco.

Trânsito em Olinda

por FERNANDO AZEVEDO

Com a palavra a Diretoria de Transportes de Olinda:

- Por que são tantos os Agentes de Trânsito e tão poucas as Faixas de Pedestre em nossa cidade?

- Por que não existe Faixas de Pedestre nem mesmo em frente às Escolas nas principais Avenidas?

- Por que Olinda tem tantos buracos, se todos pagam as multas, os impostos e a famigerada taxa tapa-buracos?

- Quando será colocada, em frente ao Hiper Bompreço, uma parada de ônibus já que o desenho da Avenida foi projetado para isso?

- Quantos condutores vão passar direto para a contra-mão no sinal do Hiper Bompreço até que o trecho seja melhor sinalizado?

- Quando o Governo "Popular" vai reconhecer e concertar a desgraça feita na Avenida Beira Mar? Já que até uma porta é capaz de entender que ali não cabe uma ciclovia.

Obras tartaruga (3): Rua da União

As tampas de canelata da Rua da União, em Peixinhos, foram colocadas depois de mais de 100 dias de inciadas as obras. OLINDA URGENTE denunciou o fato e vai a foto do serviço realizado.

No entanto, as tampas de canaletas continuas espalhadas no leito da via de acesso há mais de 100 dias.

Sempre Forte: Todos demitidos

Os vigilantes da Sempre Forte, empresa que prestava serviço nos prédios da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Olinda, receberam o salário de julho. Os vigilantes estavam sem receber salário há dois meses.

Foram todos demitidos e vão receber o salário atrasado de agosto junto com a indenização cuja data ainda não foi marcada. A Sempre Forte foi afastada da prestação de serviços na Secretaria de Saúde. Houve, na sua licitação, irregularidade e suspeita de que a empresa tem como sócio parente em primeiro grau de uma diretora da Secretaria de Saúde.

Aliás, vários contratos de prestação na Secretaria Saúde encontram-se sobre a mesma suspeição.

quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Samu: Desvio de função







O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192) é um programa que tem como finalidade prestar o socorro à população em casos de emergência. Com o Samu/192, o governo federal está reduzindo o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as seqüelas decorrentes da falta de socorro precoce. O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.






Infelizmente, em Olinda, as coisas
não acontecem assim.
As ambulâncias do Samu estão
sendo utilizadas para fazer o
serviço administrativo dos hospitais
e postos de saúde.
Desviadas da sua função, que é o
atendimento de emergência,
para transportar roupas sujas
até a lavanderia como constatou
a reportagem do OLINDA URGENTE.






Os Polícias Militares que prestam serviço em Olinda afirmam que a cidade tem o pior Samu da Região Metropolitana. Demorado e ineficiente.

Insegurança na Funeso

Medo de assalto é a maior preocupação dos alunos da Fundação de Ensino Superior de Olinda (Funeso), no bairro de Jardim Fragoso. Quando a aula termina, o medo aumenta. Os assaltos são freqüentes no local: falta polícia e sobram vítimas da ação dos bandidos.
Quem não tem carro prefere sair em grupo para driblar os assaltantes, mas nem sempre a estratégia funciona e a falta de segurança na área próxima à faculdade particular é um problema antigo. Há oito anos, o NETV 1ª Edição mostrou que os estudantes já protestavam contra a violência no local.

Os alunos afirmam que, com o passar do tempo, a situação piorou. “Na segunda houve assalto, na terça uma tentativa, na quarta-feira, quatro alunos foram assaltados e, na quinta pela manhã, outro assalto”, contabiliza o estudante José Augusto Ribeiro Neto.

Para diminuir a quantidade de assaltos, a direção colocou dois ônibus à disposição dos alunos. O problema é que só há lugar para 140 pessoas e a faculdade tem mais de quatro mil estudantes. Segundo os alunos, a avenida Jardim Fragoso, deserta e pouco iluminada, não conta com policiamento regular. A parada de ônibus fica em frente a um terreno baldio. “É um dia com e uma semana sem policiamento”, afirma Josilda Matias.

A faculdade tentou ainda outras estratégias para conter os ladrões. Há cinco anos, um prédio que fica do outro lado da avenida, em frente à parada de ônibus, foi cedido ao Estado para a construção de um Núcleo de Segurança Pública. O imóvel chegou a ser reformado, mas no lugar funciona hoje um Centro de Atenção Psicossocial.

O diretor disse que queria contratar seguranças armados para tranqüilizar os alunos, mas foi impedido. “Nós pensamos em fazer isso, mas não pudemos porque é um lugar público e só a PM pode fazer o policiamento”, diz o diretor da instituição, Mário Marques. Por causa da violência, as aulas estão ameaçadas. “Se nada for feito, nós vamos parar não só as aulas como a comunidade. Vamos fechar as ruas”, diz o estudante Tiago Ferreira.

REUNIÃORepresentantes da prefeitura de Olinda, da Polícia Militar, da Funeso e alunos se reuniram nesta quarta-feira, na faculdade, para discutir o problema. De acordo com o diretor, ficou acertado que a instituição de ensino irá reformar um dos carros da polícia, que vai ficar em frente à parada de ônibus. Um novo posto policial deve ser construído em novembro e um fórum permanente para discutir o assunto deverá ser criado.

O comandante do Policiamento Metropolitano da PM, coronel Hamilton Magalhães, disse que a polícia precisa da ajuda da comunidade para conter a violência. “Os moradores podem nos ajudar através do Disque-Denúncia e através do fórum permanente”, disse. O comandante falou que mais policiais estão sendo disponibilizados para a segurança do local e lembrou que outros problemas que favorecem a violência, como a falta de iluminação e a vegetação não podada, não dependem da polícia.

da Redação do pe360graus.com

http://pe360graus.globo.com/

Rio Doce III Etapa

Os ônibus, que fazem a linha municipal de Olinda, continuam encurtando o caminho para o Terminal Integrado pela Rua do Abacate, na III Etapa, em Rio Doce, apesar da proibição da Secretaria Municipal de Transportes.

Os coletivos, que passam a qualquer hora do dia ou da noite, estão danificando toda a extensão do calçamento daquela via pública. A comunidade quer a colocação de placas e cavaletes impedindo a passagem dos ônibus.

"Folha da Cidade", por Robson Sampaio, "Folha de Pernambuco":

www.folhape.com.br

Barulho, bebidas e drogas

Moradores da Rua da Glória, em Olinda, próximo ao antigo Hotel 4 Rodas, não sabem mais o que é sossego e nem a quem apelar para conseguir dormir, de quinta a domingo (no domingo passado, foi uma verdadeira “zona”), com o barulho que vem do bar “Longe de Casa” (que ironia) e um posto de gasolina, que fica em frente. Quando o som do bar pára, mais ou menos às 3 da madrugada, começa o som de carros dos filhos mal educados, na loja de conveniência, ou melhor, de “conivência” do tal posto. Aliás, diga-se de passagem, conivência com venda de bebidas a menores, alto consumo de drogas, prostituição de menores, sexo explícito e alguns moradores falam até em jovens portando armas. Isso mesmo, armas, companheiros. De acordo ainda com os moradores, não adianta chamar a Polícia, pois o 190, quando atende, afirma que não é com eles. A Prefeitura de Olinda nem se fala, já que deve ter dado licença para ambos funcionarem e o bar, segundo ainda os moradores, é uma imundície e com lixo pela calçada e ratos e insetos.

"Folha da Cidade", por Robson Sampaio, "Folha de Pernambuco":

http://www.folhape.com.br/

Rio Doce: Lojas são alvo de assaltantes

MARIANA SOARES

Nem as vias movimentadas escapam da violência. A Nápoles, na 4ª etapa de Rio Doce, no município de Olinda, uma das principais avenidas da localidade, tem sido palco de inúmeros assaltos. Os moradores e os comerciantes são as grandes vítimas dessas investidas criminosas. Foi o que aconteceu com a vendedora Manuela Soares , de 24 anos. Somente este ano, ela já foi assaltada duas vezes, a última na semana passada. Na ocasião, ficou sob a mira de um assaltante que se passou por um cliente que estava com sede e pediu água. Um outro homem ficou do lado de fora da loja, aguardando o sucesso da ação. Ela contou que, na maioria das vezes, as investidas são capitaneadas por um dupla de moto e o horário mais comum de ocorrer é das 12h às 14h, período do almoço.

“Tem gente que diz que eu já estou virando freguesa dos ladrões”, narrou Manuela. Há dois anos como vendedora de uma loja de roupa na mesma avenida, Patrícia Amaral, 33, afirmou que o estabelecimento só não foi roubado porque mantém um convênio com o monitoramento privado. “Aqui não há restrição. De dia ou à noite os crimes acontecem. Semana passada foi uma correria, houve um tiroteio numa padaria aqui próximo e todos ficaram muito aterrorizados”.

A recomendação é para que as pessoas que sofreram com a criminalidade no local procurem a Delegacia de Rio Doce para prestar queixa policial. Já quanto ao monitoramento ostensivo, a PM declarou, por meio da assessoria de imprensa, que uma dupla de policias fazem o patrulhamento a pé na avenida e uma outra dupla realiza o monitoramento numa praça.

http://www.folhape.com.br/

Auditoria operacional na Prefeitura de Olinda

Foi julgada regular pela Primeira Câmara do TCE uma auditoria operacional realizada no Programa de Educação Básica de Jovens e Adultos (PEJA), da Secretaria de Educação e Desporto da Prefeitura de Olinda, cujo objeto é a oferta de ensino básico a jovens e adultos a partir dos 15 anos. Essa modalidade de auditoria não examina as contas dos ordenadores de despesas e sim a eficiência, a eficácia e a efetividade dos programas governamentais. Ao final de sua execução, o Tribunal de Contas faz recomendações ao órgão público para proceder a ajustes no programa auditado, dando um prazo ao gestor para pôr em prática as medidas saneadoras. A execução dessas medidas são devidamente monitoradas pelo TCE.

De acordo com o relator dessa auditoria, conselheiro Fernando Correia, ela subdividiu a sua análise em quatro pontos, a saber: a) exame dos controles para o gerenciamento administrativo e pedagógico do programa; b) exame do material didático fornecido aos professores; c) investigação da articulação entre a gestão e outros órgãos e programas visando a minimizar a interferência de fatores externos no processo de escolarização; e d) análise das condições oferecidas aos alunos para o acesso e a permanência no programa.

De posse desse relatório, a prefeita Luciana Santos reconheceu as limitações e as dificuldades da Prefeitura para a execução do citado programa, frisando, no entanto, que elas não devem impedir o município de "ousar e avançar em conquistas que Olinda nunca vivenciou". Disse que as recomendações do TCE seriam bem aceitas para que o programa seja, efetivamente, aperfeiçoado.

Do Tribunal de Contas do Estado.

http://www.blogdomagno.com.br/

Mostra Internacional de Música em Olinda



O gaitista José Staneck


Cidade Patrimônio Cultural da Humanidade há 25 anos, Olinda encanta pelos prédios históricos, igrejas barrocas e paisagens naturais de tirar o fôlego. Até o dia nove de setembro esse cenário vai receber a trilha sonora perfeita com a quarta edição da Mostra Internacional de Música em Olinda (Mimo). Na extensa programação, o popular e o erudito se mesclam nas apresentações de 36 artistas e orquestras de música de todas as vertentes, que se apresentam a partir desta quarta-feira em igrejas, ateliês e espaços culturais da cidade. Além de música, o Mimo também promove exibições de filmes, oficinas, cursos e workshops. Toda a programação é gratuita.


Para saber da programação completa clique aqui:


terça-feira, 4 de setembro de 2007

Obras tartaruga (2): Urb Olinda


O prazo escrito na placa diz que a
obra seria realizada em 90 dias.
A reforma do prédio da Urb Olinda,
no Varadouro, se arrasta há mais de um ano.
Os operários trabalham 15 dias
e depois folgam três meses.

Nova determinação do Ministério Público

O Ministério Público do Estado de Pernambuco,
através da promotora Allana Uchoa de Carvalho,
realizou, ontem, à tarde,
nova determinação à Prefeitura de Olinda.

Desta vez, foi no sentido que seja cumprido o que determina a Lei 5353 (que trata do reajuste dos funcionários na data base).

O Ministério Público determinou que a Prefeitura de Olinda cumpra os índices oficiais, medidos pelo IGPM, proceda imediatamente o pagamento da diferença a todos os funcionários.

A determinação é no sentido de que o reajuste seja feito pela remuneração e não pelo salário-base como calculou a Prefeitura.

O pagamento da diferença, segundo o Ministério Público, tem que ser feito, de imediato, "sob pena de estar sendo cometido um ato de improbidade administrativa".

Clínica assaltada em Casa Caiada


Pacientes e funcionários de um estabelecimento médico localizado na avenida José Augusto Moreira, no bairro de Casa Caiada, Olinda, viveram momentos de pânico e desespero. Quatro homens armados invadiram a clínica Santa Clara, ontem à tarde, e anunciaram o assalto. O grupo rendeu o único vigilante de plantão levando sua arma. Cerca de 30 pessoas entre empregados e pacientes que estavam sendo atendidos ou aguardando atendimento foram feitos reféns tanto no setor da recepção quanto nas demais salas. A investida durou aproximadamente dez minutos, mas deixou os reféns apavorados.

segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Câmara não presta contas

Deu no Blog do Magno Martins:

Olinda: presidente da Câmara culpa primeiro-secretário

O presidente da Câmara de Vereadores de Olinda, Carlos André Avelar de Freitas (sem partido), explicou, há pouco, que apresentará sua defesa ao Tribunal de Contas do Estado, que em decisão tomada pelo seu pleno, lhe aplicou uma multa de R$ 10, 287 mil pelo atraso na prestação de contas do exercício de 2006.

Na sua defesa, o vereador argumentará que não tem responsabilidade legal sobre a remessa da referida conta em atraso. Segundo ele, o regimento da Casa é muito claro, no Artigo 50, inciso 12, quando diz que cabe ao primeiro-secretário enviar ao Tribunal de Contas as prestações referentes a cada exercício.

Como se trata das contas de 2006 – informa o presidente da Câmara – caberia ao primeiro-secretário Severino Barbosa a iniciativa de fazer a prestação de contas ao Tribunal.

TCE aplica multa ao presidente da Câmara de Olinda

O não envio ao Tribunal de Contas do Estado, no prazo legal, do Relatório de Gestão Fiscal do 3º quadrimestre do exercício financeiro de 2006 fez com que o presidente da Câmara Municipal de Olinda, Carlos André Avelar de Freitas, fosse condenado ontem, pela Primeira Câmara, ao pagamento de uma multa correspondente a 30% dos seus vencimentos no período. A multa, de R$ 10.287,00, deverá ser recolhida em favor do Fundo de Aperfeiçoamento e Reequipamento Técnico do Tribunal de Contas. O relator do processo foi o conselheiro Fernando Correia.
Durante o julgamento deste, e de outros processos de Gestão Fiscal, o representante do Ministério Público de Contas, procurador Gilmar Severino de Lima, suscitou duas questões para debate. A primeira, referente ao cumprimento do prazo para a remessa ao TCE do Relatório de Gestão Fiscal, exigência estabelecida pela Lei de Responsabilidade Fiscal.
Segundo o procurador, o TCE está se limitando a examinar, apenas, se o gestor entregou, ou não, o RGF no prazo legal, quando o correto, na visão dele, seria examinar também o conteúdo desses Relatórios, algo que o Tribunal só faz, rotineiramente, quando da análise das prestações de contas. Ele disse que o Tribunal de Contas da União e diversos Tribunais de Contas estaduais já fazem essa análise, concomitantemente. Em razão da polêmica, o conselheiro Valdecir Pascoal ficou de propor uma reunião administrativa do Conselho para que o TCE analise a conveniência de alinhar o seu posicionamento ao do TCU. Do Tribunal de contas do Estado.

http://www.blogdomagno.com.br/

Contenção de despesas

Em reunião na Procuradoria do Município, setores da administração da Prefeitura de Olinda decidiram tomar duras medidas de cortes de despesas.

Uma idéia já adotada em anos anteriores foi consenso: corte de 25% nos salários dos contratados e cargos comissionados.

Esta amarga medida, segundo os presentes na reunião, é a única saída para garantir o pagamento em dia do décimo terceiro salário dos demais servidores. A portaria ficou de ser assinada nesta terça-feira.

Ariano Suassuna no Tacaruna


FOTOS DAS ILUMINOGRAVURAS DE ARIANO O desenho armorial, criado por Ariano Suassuna, é o tema de 27 fotografias de Sandra Ribeiro, em exposição no Shopping Tacaruna. A mostra, intitulada Iluminogravuras, registra o processo criativo desse estilo artístico, que foi inspirado na iluminura, desenho medieval nascido nos mosteiros, e na gravura popular do Nordeste. Sandra Ribeiro é fotógrafa e cineasta, ganhou um prêmio do Banco do Nordeste com esse projeto, resultado de seis anos de pesquisa sobre o movimento armorial desenvolvido por Ariano e que passou a ser adotado na literatura, música e artes plásticas Até 16 de setembro.

domingo, 2 de setembro de 2007

Refeição com larvas

Enquanto a empresa que serviu refeição com larvas para os funcionários do Pronto Socorro de Olinda continua prestando serviços, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Olinda fez carta de advertência aos profissionais de saúde (inclusive os médicos) pela divulgação do fato na imprensa.

Saúde sem vigilância armada

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Olinda
afastou os vigilantes terceirizados da Sempre Forte,
que estão há dois meses sem receber salário.

Eles faziam a vigilância armada nos hospitais e postos de saúde. Agora, a vigilância está sendo realizada, de forma improvisada, por funcionários desarmados.

sábado, 1 de setembro de 2007

Deu no blog do Magno Martins

CAOS - Olinda está às moscas. Ontem, mais de 400 pessoas formavam uma fila enorme em frente ao posto de saúde do Caenga, em Beberibe, a procura de atendimento médico. Não apareceu sequer uma enfermeira.

http://www.blogdomagno.com.br/