segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Avaliação preliminar descarta risco de desabamento de edifício em Rio Doce


Numa avaliação preliminar feita por os engenheiros da Prefeitura de Olinda e técnicos de uma empresa particular, a Beton Poxi, foi descartado o risco de desabamento do edifício Zeninha, em Rio Doce, Olinda. De acordo com os profissionais, uma obra de reestruturação da estrutura do prédio, que foi atingido por um ônibus na manhã desta segunda (14), seria suficiente para a total recuperação do edifício.

Na manhã desta terça-feira (15) será iniciado o processo de escoramento do prédio. Na hora do acidente o veículo danificou seis das doze pilastras de sustentação do edifício, de forma que a construção está instável. A diretoria de Controle Urbano de Olinda também avisou que na próxima quinta-feira (17) os moradores do edifício vizinho poderão retornar a morar no prédio, que não corre nenhum risco de desabamento.

Na sexta-feira (18), os moradores do Edifício Zeninha, atingido pela batida, vão poder retirar alguns objetos. Mas, terão que sair logo depois. Ninguém poderá morar nos apartamentos até o laudo oficial seja concluído.

O coletivo bateu no edifício após se chocar com um carro pequeno, na madrugada desta segunda-feira. A motorista do carro morreu na hora. Os quatro passageiros que estavam no ônibus, mais o cobrador, tiveram pequenas escoriações. O motorista do foi internado na clínica Protolinda e não corre risco de morte, mas deve ficar internado por mais cinco dias, em observação.

Devido à batida, o trânsito na avenida Governador Carlos de Lima Cavalcanti, principal via do bairro e local onde fica o prédio, continua lento e o tráfego foi interrompido no sentido centro/subúrbio. Quem precisa seguir pela avenida deve pegar a entrada de Rio Doce à direita e continuar pela avenida Beira-Mar.

ACIDENTE
Segundo informações de testemunhas, por volta das 4h45, o carro conduzido por Márcia de Oliveira Ferreira, 47 anos, ia no sentido centro/subúrbio e bateu de frente com o ônibus, que fazia a linha Engenho Maranguape. Ela morreu no local.

O motorista do coletivo, Manoel Rodrigues da Silva, 57 anos, perdeu o controle do veículo, que acabou subindo a calçada e invadindo a área do edifício Zeninha. O ônibus chegou a atingir uma das colunas do prédio, provocando uma grande rachadura.

Os Bombeiros foram chamados para fazer o socorro. Manoel Rodrigues ficou preso às ferragens, mas foi retirado e levado para o Hospital Prontolinda, onde está internado e passa bem.

Outras cinco pessoas - o cobrador e quatro passageiros do ônibus - ficaram levemente feridas; todas já foram socorridas e nenhuma corre risco de morte.

“A dificuldade da equipe de resgate foi o cenário da ocorrência, envolvendo um ônibus e um veículo de passeio, a quantidade de ferragens e os escombros da edificação no local”, explica Erick Aprígio, capitão do Corpo de Bombeiros.

Da Redação do pe360graus.com

http://pe360graus.globo.com/

Nenhum comentário: