quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Escoramento de prédio em Olinda ainda não começou

Ainda não foi iniciado o serviço de escoramento do edifício Zeninha, atingido por um ônibus no fim da madrugada da última segunda-feira (14). O prédio fica na avenida Governador Carlos de Lima Cavalcanti, no bairro de Rio Doce, em Olinda, Região Metropolitana do Recife.

O motorista do ônibus perdeu o controle do veículo quando foi atingido frontalmente por um carro. Com a colisão, o coletivo acabou invadindo a área do prédio e atingindo uma das colunas da construção, que agora está sendo sustentada pelo ônibus. Na hora do acidente, o veículo danificou seis das doze pilastras do edifício.

As doze famílias moradoras do edifício Zeninha foram retiradas às pressas, por questão de segurança. Os moradores do condomínio vizinho - edifício Ana Tenório - também foram removidos. As 24 famílias estão alojadas em casas de parentes ou em hotéis pagos pela empresa dona do ônibus envolvido no acidente.

De acordo com o secretário-executivo de Obras de Olinda, João Batista, somente na sexta-feira os moradores poderão entrar nos apartamentos. “Retirar o ônibus não é um serviço simples. É preciso fazer muitos cálculos para saber que tipo de obra poderá garantir que o edifício não desabe depois disso. Só depois do reforço no escoramento é que permitiremos a retirada de objetos”, justifica Batista.

Assim que os técnicos concluirem os cálculos, uma estrutura metálica passará a ser construída em torno da pilastra danificada pelo ônibus. Esta estrutura deverá ser construída em 48 horas. Só depois, provavelmente na quinta-feira (17), o ônibus será retirado. Então, os moradores do edifício Ana Tenório poderão voltar para os apartamentos.

No dia seguinte, os moradores do Edifício Zeninha (atingido pelo coletivo), organizados em turnos e grupos, poderão retirar documentos e os objetos pessoais.

TRÂNSITO
A Coordenação de Operação de Trânsito de Olinda mantém agentes no local do acidente, para auxiliar na fluidez do trânsito. Os guardas não estão permitindo que motoristas parem na frente do prédio, o que estava contribuindo para a lentidão na avenida Governador Carlos de Lima Cavalcanti.

Para quem está em Paulista e pretende se dirigir ao Recife, a orientação é evitar o local do acidente, seguindo pela PE-22, depois pela PE-15 e, por fim, pela avenida Agamenon Magalhães.

Já quem trafega no sentido Recife/Paulista, deve desviar à direita, na avenida Frederido Lundgren, passar por um trecho da avenida Beira-Mar, e sair pela rua Viña del Mar, retornando à Carlos de Lima Cavalcanti.

da Redação do pe360graus.com

http://pe360graus.globo.com/

Nenhum comentário: