quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Guia do Carnaval de Olinda

FANTASIAS DE MARACATU

Crianças de Cidade Tabajara aprendem a fazer fantasias de maracatu

Do galpão do maracatu Piaba de Ouro, localizado em Cidade Tabajara, Olinda, ficam prontos, todos os dias, golas e bordados de fantasias do maracatu. A mão de obra é de crianças da comunidade, que aprendem a confeccionar as roupas. E a ter paixão pela cultura pernambucana.

Para a estudante Selma Maria da Silva, ajudar a confeccionar as fantasias é prazeroso. “É uma honra saber que do meu trabalho sairá uma roupa bonita que vão usar e desfilar com ela”, comentou a menina.

Gabriela Soares, oito anos, aprendeu a bordar em casa e pediu para os pais permitirem que ela trabalhasse no galpão. “È que gosto muito” explicou a menina.

O maracatu Piaba de Ouro, em virtude do trabalho desenvolvido com as crianças e jovens da comunidade de Cidade Tabajara, foi reconhecido como o maior ponto de cultura e formação continuada do Brasil.

“Nosso trabalho é para atender a todos. Quem quiser, não importa a idade, pode participar”, informou. Para se inscrever, basta procurar a sede do Piaba de Ouro, que fica na rua Curupira, 125, Cidade Tabajara.

ACORDO EM DEFESA DO PATRIMÔNIO

Acordo deve ser assinado amanhã para preservar patrimônios de Olinda no Carnaval

Com informações da assessoria

Para concretizar as medidas a serem tomadas para garantir a preservação das ladeiras de Olinda durante o carnaval, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) assinará acordo amanhã (25) com a Prefeitura de Olinda e outros órgãos envolvidos na organização dos festejos. A audiência pública sobre os detalhes do termo de ajustamento de conduta - que será assinado logo em seguida - será realizada a partir das 9h, no auditório da sede das Promotorias de Justiça de Olinda, na Avenida Pan Nordestina, 646, Vila Popular, Edifício Dom Helder Câmara.

Na primeira audiência sobre o assunto, na semana passada, o promotor de Defesa do Meio Ambiente e do Patrimônio Histórico e Cultural de Olinda, André Felipe Barbosa, ouviu as queixas e sugestões de todas as partes envolvidas e passou a semana elaborando a minuta do texto que será proposto amanhã. A meta é estabelecer diretrizes para garantir que o Carnaval ocorra da forma mais tranqüila possível, sem causar danos ao bem público e ao meio ambiente. O acordo vai tratar do ordenamento do comércio ambulante, dos focos oficiais e não oficiais de folia, do tráfego de veículos nas áreas de animação, dos banheiros públicos, da limpeza, entre outros pontos.


Devem comparecer mais uma vez à sede das Promotorias de Olinda os representantes das secretarias de Planejamento Urbano, Transportes e Meio Ambiente; da Secretaria de Patrimônio Cultural e Turismo de Olinda; da Sociedade Olindense de Defesa da Cidade Alta (Sodeca); da Guarda Municipal; do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), moradores, entre outros envolvidos.

CARNAVAL DE TODOS


Abertura Oficial do Carnaval de Todos será amanhã

Com informações da assessoria

As ladeiras do Sítio Histórico de Olinda ficarão lotadas amanhã (25), na abertura oficial do Carnaval de Todos, organizado pelo Governo de Pernambuco e pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico. A partir das 15h, um cortejo com mais de mil integrantes das agremiações mais importantes de Pernambuco desfilam pelas ruas da cidade saudando a folia que se aproxima. Às 17h, no Fortim haverá a solenidade de abertura com a presença do governador de Pernambuco, Eduardo Campos. A programação no Pólo Integrado Pernambuco-Olinda vai até o dia 31 de janeiro. Durante os dias de momo, a festa acontece também em oito pólos do interior, em municípios da Zona da Mata, Agreste e Sertão, representando um investimento de R$ 10, 85 milhões.


ABERTURA - A abertura oficial do Carnaval de Todos será amanhã (25), às 17h, no Fortim. E quem dará as boas vindas à festa será o governador de Pernambuco, Eduardo Campos. Também estará presente a presidente da Fundarpe, Luciana Azevedo, prefeita Luciana Santos, de Olinda e o prefeito João Paulo, do Recife. O Carnaval de Todos celebra ainda quatro manifestações genuinamente pernambucanas, que concorrem ao título de Patrimônio Imaterial junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan): o maracatu nação, o maracatu rural, o caboclinho e o cavalo marinho.


Antes, porém, às 15h, a folia já começa nas ladeiras do Sítio Histórico. Do Largo do Mosteiro, partirá um cortejo com mais de mil integrantes de 22 das principais agremiações carnavalescas pernambucanas, que seguirá até o Fortim. Para a ocasião, será apresentado um espetáculo inédito em homenagem ao povo brasileiro. Negros, índios e brancos estarão representados na peça Sagração das Etnias, performance concebida e dirigida por Maria Paula Costa Rêgo, que vai reunir mais de 60 artistas no palco, entre bailarinos, brincantes e membros de grupos populares.


Logo após o término do espetáculo e a abertura oficial das festividades, o Pólo Integrado Pernambuco-Olinda vai reunir duas gerações de artistas que difundem o frevo de Pernambuco: os metais modernos da Orquestra Popular da Bomba do Hemetério e a voz e os clássicos imortalizados do cantor Claudionor Germano. Os dois dividem o palco, abrindo o show da banda Nação Zumbi, que mostra o repertório do seu novo CD Fome de Tudo.


BLOCO DO TETÉU

Saída terça-feira de carnaval dia 05/02/2008 concentração a partir das 11:00 Na praça da Preguiça junto da Faculdade de Administração Focca.
É bom demais!

SEM A CASA

Olinda vai perder seu espaço mais glamuroso. Por falta de tempo para uma boa organização, a AmBev desistiude fazer a Casa da Skol no casarão de Alceu Valença, durante o carnaval.

Coluna de João Alberto - Diário de Pernambuco 24/1/2008

TÁXIS

A prefeita Luciana Santos me revela que a decisão de só permitir a entrada dos táxis do Recife no carnaval de Olinda até o Complexo de Salgadinho é uma lei que ela tem que cumprir. O que não se consegue entender é que quem pega um táxi no carnaval de Olinda pode ir a todas as partes do Recife, inclusive no pólo do Recife Antigo.

Coluna de João Alberto - Diário de Pernambuco 24/1/2008

A POLÊMICA DO NÃO PAGAMENTO DOS MÚSICOS

Meu caro amigo Ivan.
Parabéns pela as informações no seu eletronico,a prefeita Luciana Santos,disse no programa de Geraldo Freire no dia 22 deste que os musicos já receberam o pagamento atrasado, e que a prefeitura não deve nada.Eu prefiro ficar com os profissionais músicos.Assessoria deveria manda um nota para a imprensa,isso se os mesmo receberam.
Um abraço: Jota Neto

OLINDA URGENTE procurou o Maestro Eduardo Layme e ele confirmou que ainda tem para receber do Carnaval de 2006 e garantiu que o Maestro Oseás tem R$ 6.800,00 para receber do Carnaval passado. E muitas orquestras ficaram sem receber da Prefeitura.

Portanto, continua o aviso do OLINDA URGENTE:

FALTAM 10 DIAS PARA O CARNAVAL EM OLINDA.
ATÉ A PRESENTE DATA OS 1.100 MÚSICOS QUE
TRABALHARAM NO CARNAVAL DO ANO PASSADO
AINDA NÃO RECEBEREAM O PAGAMENTO
DA PREFEITURA DE OLINDA.

MÚSICOS DE SÃO JOAQUIM DO MONTE E BONITO
QUE TRABALHARAM NO CARNAVAL DE OLINDA NO
ANO PASSADO COMUNICARAM A PREFEITURA QUE
NÃO VÃO TRABALHAR ESTE ANO, ENQUANTO NÃO
RECEBEREM O PAGAMENTO.


SEMANA PRÉ-CARNAVALESCA EM OLINDA


Nação Zumbi no Pólo do Fortim

O Carnaval de Olinda deste ano traz uma novidade que vai deixar os foliões ainda mais animados com a programação elaborada pelo Governo do Estado:

Do dia 25 de janeiro (sexta) até o dia 31 (quinta), o palco montado no Pólo do Fortim vai ferver ao som da Nação Zumbi, Jorge Aragão, Mundo Livre S/A, Beth Carvalho e outros. Além dos shows, haverá ainda cortejos de grupos de cultura popular partindo do Largo do Mosteiro de São Bento desfilando pelas ruas da Cidade Alta.

A Prefeitura de Olinda, junto com a Fundarpe, também irá apresentar, na abertura da semana pré (dia 25, às 16h), um espetáculo inédito em homenagem ao povo brasileiro. Na ocasião, negros, índios e brancos subirão ao palco juntos na peça Sagração das Etnias.

Confira as atrações:

Dia 25 - Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, Claudionor Germano e Nação Zumbi
Dia 26 - Orquestra Pernambucana de Choro, Escola de Samba Deixa Falar e Jorge Aragão
Dia 27 - Orquestra do Maestro Duda e Sanfônica de Oito Baixos, Dona Ivone Lara e Nelson Sargento
Dia 28 - Lançamento do disco Frevo do Mundo, Edu Lobo, Mônica Feijó e Orquestra Contemporânea de Olinda
Dia 29 - Beth Carvalho, DJ Dolores e Aparelhagem e Geraldo Maia
Dia 30 - Orquestra Jaguar do maestro Ademir Araújo com convidados especiais e Samba de Latada
Dia 31 - Antúlio Madureira, Eddie e Martinho da Vila

http://jc.uol.com.br/blogs/blogcarnaval2008/canais/noticias/2008/01/18/olinda_tera_semana_pre_inedita_com_grandes_atracoes_169.php

CACHORRO QUE LAMBEU O SEU...



BLOCO MANGUE BEAT



OLINDA BEER


Além de patrocinar o carnaval de Recife e Olinda, a Ambev, através da marca Skol, também patrocina a 11ª edição da prévia carnavalesca Olinda Beer. Este ano, a festa que acontece dia 27 de janeiro, na Fábrica Tacaruna, terá como destaque as bandas Chiclete com Banana e Timbalada.

ALUGA-SE PARA O CARNAVAL


SEGURUCU

O Bloco Anárquico Carnavalesco Segurucu completa, este ano, 20 anos e desfila pelas ladeiras de Olinda, na terça-feira de Carnaval, saindo do Clube Vassourinhas. As camisas estão à venda: 8602.3190.

MPPE DISCUTE PROIBIÇÃO DE TAXISTAS DO RECIFE

O Ministério Publico realiza audiência nesta sexta-feira
(25) para discutir as barreiras que devem proibir a circulação de táxis do Recife em Olinda, durante o carnaval. De acordo com a promotora Helena Capela, a proibição é ilegal, uma vez que os motoristas teriam que encerrar a viagem no meio do caminho.

Ainda segundo ela, legislações municipais proíbem o embarque de passageiros de uma cidade em táxis de outro município, mas não o desembarque. A audiência está marcada para as 15h30, na sede da promotoria.

Na manhã desta quinta-feira, os taxistas do Recife realizaram uma carreata de protesto. Caso não haja mudanças na determinação, os motoristas pretendem pedir o mesmo bloqueio na capital pernambucana para motoristas de outras cidades.

De acordo com a secretaria de Planejamento de Olinda, serão criados locais para que os táxis do Recife desembarquem os passageiros nas proximidades do Sambódromo, na Avenida Presidente Kennedy. Outro argumento da prefeitura para manter o bloqueio é o projeto Ônibus na folia. O projeto oferece ao folião a opção de estacionar no Centro de Convenções (ou ir até lá de táxi) e seguir até os pólos de animação em um ônibus, pagando R$5, pelo transporte de ida e volta. O serviço começa a funcionar na sexta-feira (01), às14h e segue até às 5h do sábado, quando volta a funcionar às 8h, fazendo a última viagem às 5h.

Da Redação do PERNAMBUCO.COM

http://www.pernambuco.com/ultimas/nota.asp?materia=2008123182021&assunto=137&onde=1

POLUIÇÃO SONORA


Prefeitura de Olinda orienta moradores sobre o uso do som no carnaval

Com informações da assessoria da Prefeitura de Olinda

A Secretaria de Assuntos Jurídicos e Defesa da Cidadania, vinculada a Prefeitura de Olinda, promove nesta quarta-feira (23), a partir das 9h, uma campanha educativa para orientar os moradores sobre a proibição do uso de aparelhos de som acima dos níveis permitidos em Lei, durante o período carnavalesco. O objetivo será fazer cumprir a Lei 5.306/2001, que proíbe a utilização de aparelhos de som com a intensidade acima de 70 decibéis, evitando a formação de focos de animação não oficiais que possam atrapalhar o desfile das troças e blocos característicos do carnaval popular de Olinda.

Uma equipe de 16 procuradores municipais irá visitar as residências que compõem o corredor natural do carnaval da cidade para entregar uma carta com todas as informações sobre a regulamentação. Os procuradores também vão alertar os proprietários das casas a serem alugadas durante o período carnavalesco para que incluam no contrato de aluguel uma cláusula que proíba o aumento de som além do permitido e que preveja o pagamento da multa pelo inquilino. Outra sugestão dos procuradores será a exigência de uma caução prévia, independente do pagamento do aluguel.

Em caso de autuação, para aqueles que infringirem o limite sonoro estabelecido, os órgãos de segurança – Polícia Militar e Guarda Municipal – serão acionados e os equipamentos sonoros apreendidos. A multa para os infratores é de R$ 7 mil, aplicada em dobro em caso de reincidência. Durante o Carnaval, a Secretaria de Assuntos Jurídicos e Defesa da Cidadania, situada na Avenida Olinda, (próximo a Delegacia do Varadouro) estará de plantão, para atender as reclamações. As denúncias poderão ser efetuadas pelos telefones 3429.0169 / 3439.3081.

http://www.folhape.com.br/

BLOCO CARNAVALESCO SANFONA DO POVO


Sanfona do Povo realiza baile nesta quinta

Com informações da assessoria

O bloco carnavalesco Sanfona do Povo, que desfila pela quinta vez este ano, realiza seu baile nesta quinta (24), às 21h, na Casa da Rabeca do Brasil. O Sanfona do Povo, fundado por Terezinha do Acordeon (foto), é formado por um grupo de artistas que se dedicam ao forró durante todo o ano, e que, no carnaval, querem brincar levando seus tradicionais instrumentos.

Entre os que já confirmaram presença no evento estão Rogério Rangel, Santanna o Cantador, Petrúcio Amorim, Nádia Maia, Cristina Amaral, Irah Caldeira, Roberto Cruz, Camarão, Beto Hortis e Cezinha do Acordeon, Karolinas com K, Gennaro, Josildo Sá, Território Nordestino, Walkiria. Na ocasião, serão coroados o rei e a rainha do bloco. O evento tem organização da Sociedade dos Forrozeiros Pé-de-serra e Ai!

Serviço:
Casa da Rabeca do Brasil
Cidade Tabajara, Olinda
Ingresso: R$ 10 (dez reais)
*Estacionamento gratuito com segurança
Informações: 3371.8246

VIRGENS DO BAIRRO NOVO


Olinda terá esquema especial para desfile das Virgens do Bairro Novo

Com informações da assessoria da Prefeitura de Olinda

Um dos blocos mais tradicionais de Olinda vai tomar conta das ruas da cidade neste domingo (27). A partir das 10h, as Virgens do Bairro Novo vão desfilar seu charme na 1ª Capital Brasileira da Cultura. A concentração será no Fortim do Queijo. Durante a festa, a Prefeitura de Olinda montou um esquema especial para o dia da saída do bloco.

Confira as principais ações:
Trânsito – A Avenida Getúlio Vargas será toda liberada para o desfile das Virgens do Bairro Novo até a altura do antigo quartel do exército. As ruas de acesso à avenida receberão bloqueios fixos, exceto a Rua Alberto Lundgreen, que terá um bloqueio móvel especial que servirá como saída de emergência. A Av. Ministro Marcos Freire estará liberada para o tráfego de carros.

Já o Sítio Histórico receberá bloqueios fixos, com cones e blocos de concreto, impedindo a passagem de carros nas ruas e ladeiras que receberão os foliões. Bloqueios móveis, com cavaletes e agentes de trânsito, estarão localizados nas subidas da Rua de São Francisco e Rua do Bonfim. A Rua do Sol também receberá um bloqueio móvel na altura da Rua Farias Neves Sobrinho.

Limpeza - Uma Operação Especial de Limpeza Urbana está sendo preparada pela Prefeitura Popular para o desfile das Virgens do Bairro Novo. A ação irá começar após a conclusão de todo o desfile e conta com os serviços de varrição, remoção de resíduos e lavagem. Os trabalhos envolverão 178 funcionários da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, 2 caminhões pipas e 6 caminhões compactadores. Além disso, nos serviços serão utilizados 32 mil litros de água e 4 mil litros de essência de eucalipto.

Banheiros - O Departamento de Serviços Públicos de Olinda irá instalar 60 cabines sanitárias nas vias que ficam próximas ao trajeto do desfile. Cerca de 30 funcionários farão a manutenção dos banheiros públicos. Serão utilizados 10 litros de essência de eucalipto e 6 fardos de papel higiênico. Os banheiros químicos irão ser fixados nas ruas Coronel Henrique Guimarães (10); Coronel Joaquim Antunes (13); Eugênio Luciano de Melo (10); Doutor Luis Carvalho (10); Elesbão de Castro (8); e Ambrósio Barros Leite (9).

Segurança - Em parceria com a Polícia Militar, a Guarda Municipal vai colocar nas ruas logo no início da festa, às 7h, um contingente de 200 pessoas na guarda e no apoio. De acordo com o comandante da Guarda Municipal de Olinda (GM), Fernando Lemos, será feito um trabalho de desobstrução das saídas de emergência, coibição das irregularidades do comércio informal e apreensão de fogareiros bebidas em garrafas, realizando a troca recipientes de plástico em vários pontos.

Ainda segundo o comandante Lemos, a Delegacia Interativa funcionará 24h por dia. Neste ano, haverá a centralização do serviço de achados e perdidos na Guarda Municipal. Durante todo o dia, os documentos achados serão colocados no site www.gmolinda.uniblog.com.br e entregue na residência da pessoa, desde que resida num raio de 20 km.

http://www.folhape.com.br/

COMPESA REFORÇA ABASTECIMENTO NOS FOCOS DE FOLIA

Com informações da assessoria

A Compesa anunciou hoje (23) a sua estratégia para o carnaval 2008. As ações incluem o reforço do abastecimento dágua nos principais focos de folia no Estado, assim como a execução de serviços de manutenções preventivas nas redes de abastecimento e esgotamento sanitário, no sentido de evitar possíveis acidentes e transtornos aos foliões durante os festejos. Segundo o diretor de Controle Operacional, José Carlos Fernandes, as atenções da Compesa serão voltadas para Olinda, Recife, praias do litoral Norte e Sul, além do município de Bezerros, no agreste pernambucano.

Também será desenvolvido na próxima sexta-feira (25) um trabalho educativo junto aos moradores e turistas nos focos de folia de Olinda. O bloco Gota DÁgua, fundado por funcionários da empresa, vai levar grupos de educadores que percorrerão as ruas distribuindo abanadores e folhetos contendo dicas para o uso racional de água. Uma orquestra animará o percurso dos educadores que circulará pelos bairros do Amparo, Quatro Cantos, Ribeira, São Bento e Varadouro.

Em Olinda, patrimônio cultural da humanidade, o abastecimento dágua será reforçado no período de 28 de janeiro (semana pré-carnavalesca) a 09 de fevereiro, no horário de 12h às 24 horas. As áreas contempladas com o regime especial de fornecimento de água são Ribeira, Cidade Alta, Carmo, Amparo, Varadouro, 13 de Maio, Bertioga, Alto da Sé, São Francisco Alto e Baixo, Bonsucesso, Guadalupe e Bairro Novo.

http://www.folhape.com.br/

Nenhum comentário: