sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Oficina do Sabor comemora 15 anos com novidades


Carpaccio de polvo

Jacamarão à Cícero Dias

Em novembro de 1992, o jovem César Santos começava a transformar um sonho em realidade. Depois da bem sucedida experiência de vender comidas congeladas para familiares e amigos, veio o desafio maior: construir um restaurante próprio. O jovem em questão é César Santos; e o restaurante, o Oficina do Sabor. Lá se vão 15 anos. A receita do sucesso? César Santos tem na ponta da língua. “Ter restaurante não é fácil. O cliente vem em primeiro, em segundo e em terceiro lugar. O seu restaurante é a sua casa, você tem que receber com carinho e atenção. O trabalho é constante, não pára”, resume.

A comemoração dos 15 anos do Oficina será especial. Primeiro, uma festa para convidados, nesta segunda-feira (21), que vai inaugurar o novo espaço, aberto na casa anexa ao restaurante, na Rua do Amparo. No dia seguinte, um novo cardápio estará à espera dos clientes, ávidos pela cada vez melhor mistura da culinária regional com ingredientes sofisticados.

São muitas as novidades do menu. Para abrir o apetite, novas entradinhas. Entre elas, Cascão de siri, Bolinho de rabada, Caldinhos (cada dia, um diferente), Queijinho arretado de bom (queijo picodon, curtido, passado na farofa de castanha e frito) e o delicioso Carpaccio de polvo (foto) – que chama atenção não só pelo paladar, forte, com molho caprichado feito com dois tipos de mostarda e alcaparras, mas pelo visual. César explica que o polvo é cozinhado na própria água, depois torcido e congelado. Só então é laminado em fatias finíssimas. O resultado é surpreendente.

No prato principal, cinco novas opções, entre saladas, Carré Marindo (ao molho de tamarindo), Camarão ao molho de Tamarindo (servido com purê de banana comprida e arroz de coco) e Baião de Dois mergulhado no litoral pernambucano. Para fechar, bolo Souza Leão com calda de café (Sabor pernambucano) e mix de frutas com sorvete (Papelote de frutas).

Cícero Dias – Outra novidade dos 15 anos do Oficina do Sabor é o novo Prato da Boa Lembrança. Desta vez, a homenagem vai para Cícero Dias, com o Jacamarão à Cícero Dias (veja receita abaixo). César Santos conta que a idéia veio de Sônia Freyre, uma das filhas de Gilberto Freyre, homenageado com um prato no ano passado. “Sônia sugeriu e eu aceitei na hora. Depois, ela trouxe Márcia, uma das filhas de Cícero, e conversamos muito. Descobri que a jaca era a fruta preferida do artista”, lembra.

Com o mote do prato, César foi para a cozinha e soltou a imaginação mais uma vez. “Eu já tinha usado jaca como sorvete, mas resolvi experimentar o doce de jaca mole e de jaca dura, junto com leite de coco, queijo de coalho e coentro. Apresentei à família e todos gostaram. O resultado é um prato de personalidade, digno da homenagem ao centenário de Dias”, completa.

Receita: Jacamarão à Cícero Dias

Ingredientes:
12 unidades de camarão
100ml de azeite de oliva
100g de queijo de coalho em pequenos cubos
100g de ricota em pequenos cubos
200ml de leite de coco
50g de manteiga
½ cebola em tirinhas
150ml de doce de jaca
1 colher de sobremesa de mostarda amarela

Modo de fazer:
Tempere os camarões com sal e pimenta do reino a gosto. Leve uma frigideira ao fogo, com um pouco de azeite. Deixe esquentar e salteie os camarões ao dente. Reserve em uma travessa.

Em uma panela, acrescente o restante do azeite, coloque manteiga, refogue a cebola, o leite de coco e o doce de jaca. Tempere com mostarda e sal e pimenta a gosto. Apague o foto e acrescente o queijo de coalho. Mexa com cuidado e, por último, coloque os camarões. Sirva com arroz de coentro.

Serviço
Oficina do Sabor
Rua do Amparo, Olinda
Fone: 3429-3331
Funciona de terça a sábado, para almoço e jantar; e aos domingos, só para almoço

Por Adriana Reis, da Redação do PERNAMBUCO.COM

http://www.pernambuco.com/ultimas/nota.asp?materia=2008118181841&assunto=161&onde=1

Nenhum comentário: