quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Alto da Sé: Noite para admirar o eclipse lunar


CIÊNCIA: Fenômeno, o primeiro do ano, poderá ser visto a partir das 22h43 de hoje

Se admirar a lua é um hábito recomendado e sabiamente praticado por casais apaixonados e solitários mais sensíveis, que dirá observá-la durante um fenômeno astronômico? Na noite de hoje, o céu abrigará o primeiro eclipse lunar total do ano e a lua poderá ser vista em um tom avermelhado. Isso ocorrerá porque a terra estará alinhada entre a lua e o sol, bloqueando a luz solar. A alteração natural poderá ser vista a olho nu em todo o país a partir das 22h43. Quem preferir observar o fenômeno em companhia e com equipamentos adequados poderá ir até o observatório astronômico do Alto da Sé, em Olinda. O local estará aberto ao público a partir das 17h.

O centro de observação será montado no Alto da Sé pelo museu Espaço Ciência que irá disponibilizar telescópios e lunetas, além de garantir a transmissão do eclipse em vídeo. Mas os interessados também poderão aproveitar a oportunidade para visualizar outros objetos celestes, como o planeta saturno e seus anéis. Após o início do fenômeno, a lua levará cerca de uma horae quinze minutos para alcançar a fase totalmente coberta, o que deverá ocorrer à meia-noite. Não é preciso pressa pois a totalidade deverá ter uma duração de 30 minutos e o término do fenômeno também levará mais de uma hora para ocorrer. Assim, os admiradores do céu têm até as 2h para testemunhar o eclipse.

Durante o eclipse, a lua se despedirá da coloração azulada ou amarelada, ganhando um tom avermelhado. O coordenador de astronomia do Espaço Ciência, Fábio Araújo, esclareceu que a mudança na cor ocorre por conta de um princípio óptico. "A luz proveniente do sol é composta por radiações de várias cores, de várias freqüências e comprimentos de onda. Quando ela é refletida pela lua e atinge a atmosfera, as moléculas do ar produzem o espalhamento das radiações de menor freqüência, como a alaranjada e a vermelha", explicou, citando os tons alaranjados e avermelhados como exemplo de radiações de menor freqüência.

Observação - Por conta desse princípio óptico os observadores que esperarem ver a lua desaparecer sobre a sombra poderão se decepcionar. Mesmo durante a totalidade do fenômeno, a lua apresentará um tom avermelhado que se destacará no céu. "Isso acontecerá porque quando os raios solares se espalharem, depois que atingirem a atmosfera, somente a luz vermelha poderá atravessar a grossa atmosfera e atingir a lua", destacou o astrônomo Fábio Araújo. O último eclipse lunar e primeiro do ano passado ocorreu no dia 3 de março e também pôde ser observado de todo território nacional. A programação astronômica do Espaço Ciência pode ser acompanhada pelo site www.espacociencia.pe.gov.br.

http://www.pernambuco.com/diario/2008/02/20/urbana7_0.asp

.

Acesse: www.olindaurgente.com.br
no Portal O Nordeste.com: www.onordeste.com

.

Nenhum comentário: