domingo, 30 de março de 2008

Bica dos Quatro Cantos tem destino melancólico

A Bica dos Quatro Cantos, que fornecia água aos moradores do sítio histórico de Olnda em tempos idos, hoje, mais parece um depósito de lixo. Mendigos que vivem em torno tambpem usam o espaço como sanitário. O mau cheiro é insuportável.
Fonte: "Jornal do Commercio", 30/3/2008 - JC nas ruas.

AS BICAS DE OLINDA

Localizadas nas ruas Henrique Dias, no Varadouro (São Pedro) e dos Quatro Cantos, no Amparo (Quatro Cantos) e no Largo do Rosário, no Bonsucesso (Rosário), as tradicionais bicas da cidade foram construídas na primeira metade do século XIV em pedra e alvenaria. A finalidade era a de suprir a falta de água da Vila de Olinda. No século XIX é fundada a Companhia Santa Teresa encarregada dos serviços de água e luz. Os problemas de abastecimento, no entanto, não diminuíram, pois a Companhia tomou medidas para proibir o consumo gratuito nas bicas e cacimbas públicas. A Bica do Rosário foi fechada, a dos Quatro Cantos destruída. As bicas do Rosário, Quatro Cantos e São Pedro foram posteriormente recuperadas.Resistiram à ação do tempo e hoje completam os monumentos históricos da cidade.

Bica dos Quatro Cantos - Tem registro documental encontrado em uma escritura do ano de 1602 com a denominação de Fonte de Tabatinga.

Nenhum comentário: