sexta-feira, 23 de maio de 2008

Moradores de Fragoso fazem protesto para definir cidade em que moram

Moradores da comunidade de Fragoso fizeram um protesto na PE-15, em Paulista, na manhã desta sexta-feira (23), pela definição da cidade onde moram: Paulista ou Olinda?

O protesto foi pacífico. Os manifestantes usaram cartazes e um carro de som para chamar a atenção para aquilo que eles consideram um descaso: o bairro não é assumido nem pela prefeitura de Olinda nem pela prefeitura de Paulista.
A manifestação não interrompeu o fluxo de veículos, pois eles só iam para o meio da pista quando o sinal de trânsito estava fechado para os motoristas.

Os moradores dizem que, de fato, o bairro pertence ao município de Paulista. “Faz três anos que a gente vem na luta por uma definição de área. Estamos, geograficamente, definidos pela Fidem (Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas) dentro de Paulista e, no entanto, nossa documentação é de Olinda. As duas prefeituras ficam em fogo cruzado e a população fica sem benefício nenhum, sem política pública nenhuma. A gente quer definição desta área”, disse a representante dos moradores Cecy Feitosa.

O problema da falta de definição dos limites entre Olinda e Paulista já foi mostrado no NE TV 1ª Edição. Em setembro de 2005, representantes das duas prefeituras se reuniram com técnicos da Fidem e firmaram um consórcio público para dividir as responsabilidades e elaborar um plano de trabalho para os bairros que ficam em áreas indefinidas.

Em fevereiro de 2006, as prefeituras de Olinda e Paulista produziram um mapa para definir que áreas pertenciam a uma e a outra cidade. Mas esse traçado dependia de aprovação da Assembléia Legislativa. Já em abril do ano passado, o NETV 1ª Edição mostrou que a indefinição a respeito das áreas entre os dois municípios traz muitos transtornos aos moradores: precariedade na coleta de lixo, demora no serviço de calçamento das ruas e dificuldade para o recebimento de correspondências.

Na ocasião, uma representante da Fidem informou que havia um outro entendimento entre as prefeituras sobre o tema, acertado pouco meses antes. Agora, a questão já foi estudada pela Fidem, mas aguarda a aprovação da Assembléia Legislativa para que seja oficializado. O problema é que a votação só poderá ser realizada depois do período eleitoral, já que o primeiro prazo para que o projeto fosse encaminhado venceu em dezembro de 2007.

A prefeitura de Olinda informou que enviou, esta semana, à prefeitura de Paulista, um novo pedido para demarcação dos limites dos dois municípios. A prefeitura de Paulista informou que está atendendo aos moradores de Fragoso da melhor maneira possível, mas a discussão sobre os limites só será feita no ano que vem.

da Redação do pe360graus.com

http://pe360graus.globo.com/

Nenhum comentário: