quinta-feira, 26 de junho de 2008

O candidato que Armando teve que engolir


ELEIÇÕES // Arlindo Siqueira contraria direção estadual do PTB, monta coligação com pequenos partidos e se lança a prefeito de Olinda

Thaís Gouveia
Especial para o Diario

Contrariando recomendação da executiva estadual do PTB, o diretório de Olinda escolheu ontem, por unanimidade, Arlindo Siqueira como candidato do partido a prefeito. O presidente da legenda, Armando Monteiro Neto - que anteontem divulgou nota indicando que os petebistas apoiassem a candidatura de Renildo Calheiros (PCdoB) e rejeitassem a candidatura própria - teve que engolir a decisão da esfera municipal do PTB. Ele evitou dar entrevistas ontem e escolheu o secretário geral do partido, José Humberto Cavalcanti, para falar. Pelo menos por enquanto, Armando Monteiro Neto terá que engolir a campanha de Arlindo Siqueira em Olinda.

A história da candidatura de Siqueira em Olinda começou a ser traçada durante os festejos de São João, quando a direção do PTB deu início a uma campanha sem sucesso para desmobilizar os adeptos da candidatura própria. "Tentamos entrar em contato com todo mundo, mas durante o feriado não foi possível", lamenta José Humberto.

A partir de então, o caminho ficou cada vez mais aberto para o petebista olindense. Tanto que, ontem de manhã, todos os 20 membros do diretório municipal votaram para que Arlindo disputasse a Prefeitura de Olinda. Escolha que o secretário geral da legenda garante que será respeitada - apesar de admitir que esta será uma decisao a contragosto. "Se o voto foi a forma escolhida para a escolha do candidato, então não nos resta nada além de acatar. Os diretóros municipais não são subservientes a ninguém. Então, mesmo não sendo a vontade majoritária do partido, vamos apoiar sim."

Na convenção realizada ontem, no Mercado Eufrásio Barbosa, no Varadouro, Olinda, o clima era de batalha vencida. Quase todos os candidatos a vereador que discursaram lembraram a polêmica e afirmaram que essa havia sido uma vitória contra o diretório estadual. "Estou aqui apoiando Arlindo por causa dessa maneira esdrúxula e antidemocrática que a direção regional tentou impedir sua candidatura", afirmou Joaquim França, que representava o PDT no evento.

Mais comedido, o agora candidato a prefeito comemorou, mas buscou não gerar mais polêmica. "Como presidente do partido, ele (Armando Monteiro) sofreu pressão para apoiar Renildo e jogou a responsabilidade para o diretório municipal. Agora, vai respeitar a decisão, tanto ele como José Múcio." Além disso, afirmou que tem condições de ganhar e que a tímida coligação formda até agora (PSL, PTdoB, PHS) não inviabiliza a campanha. "As últimas três eleições em Olinda foram vencidas por candidatos com as menores coligações. Aqui, para ganhar, é preciso fazer aliança com o povo, só isso." Arlindo Siqueira já divulgou o nome que, segundo ele, já está praticamente confirmado para vice-prefeito: o médico cardiologista Dorival Moraes Ferreira, o Dorival da Prevencor, também do PTB.

http://www.pernambuco.com/diario/2008/06/26/politica4_0.asp

.

Nenhum comentário: