terça-feira, 29 de julho de 2008

Nação Maracambuco promove "Folclore na Vila 2008"


Grupo de Maracatu promove 'Folclore na Vila 2008', no dia 1º de agosto, em Olinda
O Maracatu Nação Maracambuco realizará no dia 1º de agosto, o Folclore na Vila 2008, evento que já se tornou uma tradição da comunidade da Vila Popular, em Olinda, onde vem sendo promovido há sete anos.

A programação - que insere-se nas comemorações do Mês do Folclore, em Pernambuco - contará com apresentações culturais de grupos e artistas locais e da comunidade Peixinhos, também da cidade que foi a primeira capital pernambucana.

Durante a festa, ainda será celebrado o aniversário de 10 anos de promulgação pela Assembléia Legislativa do Estado de Pernambuco, da Lei nº 11.506/97, que institui a data de 1º de agosto como Dia Estadual do Maracatu.

Manifestação Cultural

O Maracatu é uma expressão da cultura afro-indígena pernambucana, cujo mais remoto registro data de 1711, em Olinda, e fala de uma apresentação artística que compreendia teatro, música e dança. Uma festa para celebrar e homenagear a coroação do Rei do Congo.

Atualmente, são dois os ritmos dessa manifestação cultural: Baque Virado e Baque Solto.

Também conhecido como Maracatu Nação, o Baque Virado é caracterizado, principalmente, por sua origem nas Congadas. Tem uma percussão forte, em ritmo frenético, baseada em tambores grandes (chamados alfaias), caixas, taróis, ganzás e um gonguê.

Já o Baque Solto, ainda chamado Maracatu Rural, se distingue da outra modalidade pela ausência da figura do rei. Os personagens mais conhecidos são os Caboclos de Lança e no ritmo muito rápido destacam-se chocalhos, surdo, cuíca e instrumentos de sopro.

Fundação Maracambuco - A organização tem o objetivo de montar e promover eventos gratuitos levando entretenimento para a sua comunidade, com apresentações de grupos culturais de base pernambucana, que possui trabalhos sociais com seus integrantes, dessa forma abre espaço para disseminação da arte e cultura popular produzida em Olinda. Saiba mais no site da instituição: www.maracambuco.com.br.


(Texto: Marcelo Lucena, Comunicação Social/MinC)
(Fonte: Fundação Maracambuco)

http://www.cultura.gov.br/site/2008/07/24/nacao-maracambu/

Nenhum comentário: