quarta-feira, 2 de julho de 2008

Oficinas de audiovisual em software livre

Do JC OnLine

A Secretaria de Patrimônio, Ciência, Cultura e Turismo de Olinda (Sepacctur), em parceria com o instituto Intercidadania, inscreve até a próxima sexta-feira (4) interessados em participar de duas oficinas de software livre, voltadas para vídeo e áudio. As aulas acontecem dos dias 9 a 13 de julho, no Cine Olinda, e as inscrições podem ser feitas na diretoria de cultura da secretaria, no bairro do Varadouro, em Olinda.

O objetivo é oferecer treinamento básico em técnicas de animação (pixilation e massinha), edição em Gimp e Blender e produção básica de áudio em software livre. Serão abordados ainda temas como a cultura livre. De acordo com a diretora de cultura da Sepacctur, Clarisse Andrade, a oficina amplia o campo de trabalho dos interessados na área. "Há um baixo número de profissionais especializados no setor, que é um dos que mais crescem no ramo da cultura", argumenta.

A oficina de Animação em Software Livre, voltada para vídeo, acontece das 8h30 às 11h30 e será ministrada pelo webdesigner Vitor 3D. Serão abordados conceitos básicos do software livre e de animação e será introduzido o estudo dos ambientes colaborativos, para documentação e publicação dos trabalhos dos alunos através da mídia digital.

Já a oficina de Sound Designer com Software Livre acontece no turno da tarde, das 14h30 às 17h30, sob a condução de Felipe Machado, do Pontão de Cultura Digital. Os alunos entrarão em contato com termos empregados na produção de áudio - tais como samplerate, bitrate, estereofonia e timbre - e com o funcionamento do computador e
de equipamentos periféricos utilizados para gravação - microfones, amplificadores, mesas-de-som, cabos.

Além disso, serão apresentadas as plataformas de gerenciamento da placa de som, gravação, edição e mixagem, composição, entre outros temas. Mais informações no telefone da Sepacctur (81) 3305-1149.



http://jc.uol.com.br/2008/07/01/not_172873.php

.

Nenhum comentário: