segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Olinda por Gilberto Freyre


Guia Prático, Histórico e Sentimental é reeditado com atualização de Edson Nery da Fonseca

Este guia reúne história da cidade com sentimento

FLORA NOBERTO
Especial para Folha

Uma cidade histórica guarda muitas preciosidades. Além do que se vê à primeira vista - um belo conjunto arquitetônico com casarios e igrejas centenários de ‘encher os olhos’ - uma cidade considerada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco, como Olinda, guarda histórias e sentimentos daqueles que por ela passaram e viveram. Os guias turísticos, na maioria das vezes, transitam superficialmente pelas histórias e sentimentos que movem uma cidade, seus moradores e visitantes. Têm uma função prática, de trazer informações sobre pontos turísticos, com lampejos de fatos históricos que os marcaram. O sociólogo pernambucano Gilberto Freyre resolveu unir a praticidade dos guias turísticos a histórias e sentimentos que pesquisou e viveu. Desenvolveu o modelo Guia Prático, Histórico e Sentimental, que posteriormente inspiraram guias de cidades norte-americanas e européias. A obra “Olinda - 2° Guia Prático, Histórico e Sentimental de Cidade Brasileira” - acaba de ser reeditada pela Global Editora e Distribuidora.


A obra foi publicada pela primeira vez em 1939 e teve última edição em 1980. Anteriormente ao guia de Olinda, Gilberto Freyre escreveu o Guia Prático e Sentimental da Cidade do Recife. O sociólogo de Apipucos ainda planejava desenvolver versões dos guias sentimentais para cidades de Belém do Pará, Salvador e Rio de Janeiro, que não realizou. Para a nova edição, “Olinda - 2° Guia Prático, Histórico e Sentimental de Cidade Brasileira” ganhou apresentação e atualização de um dos maiores conhecedores da obra freyriana e morador de Olinda, o professor emérito da Universidade de Brasília, Edson Nery da Fonseca. “Nestes quase 40 anos que se passaram desde a quarta edição era natural que Olinda se desenvolvesse, o que ocorreu nem sempre para melhor”, registra o professor. Na tarefa de atualizar a obra e preservar o seu caráter prático, o original não foi invadido. A atualização de Nery da Fonseca vem abaixo do texto de Freyre, destacada em itálico.


“O livro também é fruto de muita pesquisa em arquivos e naquela fonte descoberta por Freyre em seus estudos históricos e antropológicos: os anúncios de jornais. Mas como no prefácio à primeira edição de “Casa-Grande e Senzala” ele já definira o estudo do passado como ‘uma aventura de sensibilidade, não apenas um esforço de pesquisas pelos arquivos’, o que mais contribuiu para a redação do Guia de Olinda foram os seus contactos pessoais com a cidade: ‘ sua vida, sua gente, suas árvores, seus montes, suas praias, seu folclore, sua tradição oral, seus mexericos de sacristia e de rua, suas casas, igrejas e conventos velhos”, contextualiza Nery da Fonseca na abertura da obra reeditada.


“Olinda - 2° Guia Prático, Histórico e Sentimental de Cidade Brasileira” se presta não só a turistas que procuram desvendar a cidade-patrimônio. Os próprios pernambucanos visitantes freqüentes e moradores de Olinda podem conhecer detalhes sobre a cidade através dos escritos freyrianos. O livro é dividido de forma prática e didática em diversos temas, que vão desde as teses sobre a criação do nome Olinda e a geografia da cidade fundada por Duarte Coelho. Um dos trechos curiosos do livro traz relatos de visitas de estrangeiros à cidade, como a do cientista naturalista Darwin, que se aborreceu no Recife devido à sujeira. Há ainda tópicos sobre museus, engenhos, igrejas, irmandades, confrarias e associações católicas. A reedição ainda é enriquecida com ilustrações do artista plástico Manoel Bandeira e Luís Jardim e mapa pintado por Rosa Maria.


Serviço

“Olinda: 2º Guia Prático, Histórico e Sentimental de Cidade Brasileira”, de Gilberto Freyre
200 páginas, Global Editora
Preço médio: R$ 69,00


http://www.folhape.com.br/folhape/materia.asp?data_edicao=05/05/2007&mat=41563

.

Nenhum comentário: