sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Aprenda a fazer jerimum com camarão e pitanga


Muito ao contrário de assustar, as abóboras compõem pratos deliciosos

Do JC OnLine

Pelas ruas, tímidas abóboras nos cursinhos de inglês e uma ou outra festa temática lembram ao pernambucano que é Halloween. O costume milenar comemorado em alguns países ocidentais - mais fortemente nos Estados Unidos - ganhou o gosto das crianças, que aproveitam a data para a brincadeira. Reza a lenda que na véspera do Dia de Todos os Santos (1º de novembro) os antigos celtas enfeitavam suas casas com figuras assombrosas, muitas vezes feitas de abóboras em forma de caveira, para afastar as "almas" que acordavam durante a noite.

Por aqui, a abóbora - ou jerimum - tem uma finalidade mais, digamos, nobre e saborosa. E um dos maiores utilizadores desta iguaria é o chef César Santos, do restaurante Oficina do Sabor, em Olinda, que assina a receita especial de Halloween para o JC OnLine. Entre os ingredientes, camarão, espinafre e molho de pitanga.

INGREDIENTES:
300g de camarão descascado
200ml de suco de pitanga
200ml de água
50g de açúcar
50ml de azeite de oliva
50g de manteiga
01 colher (mesa) de tempera tudo
01 colher (sobremesa) de mostarda
01 pitada de pimenta do reino
01 cebola cortada à juliana
10 folhas de hortelã
01 colher (sopa) de requeijão
01 jerimum jacarezinho com 1½ aproximadamente

Ingredientes para o arroz de espinafre:
100g de arroz cozido temperado
100g de espinafre já cozido na água e sal
01 cebola cortada à juliana
50ml de azeite de oliva
01 colher de sopa de manteiga
01 colher de mesa de tempera tudo
02 colheres de mesa salsa picadinha
06 dentes de alho amassados

Preparo do jerimum:
Abra o miolo em forma de tampo, retire as sementes e lave bem. Depois feche e leve ao forno para cozinhar em banho-maria por 30 minutos. Reserve.

Preparo do recheio:
Em uma panela, aqueça o azeite junto com a manteiga e coloque a cebola para refogar. Espere um pouco e, em seguida, coloque o suco de pitanga junto com a água. Depois tempere com o açúcar, a mostarda, a pimenta do reino, o tempera tudo e a hortelã. Deixe cozinhar por 10 minutos. Acrescente os camarões, deixando cozinhar por cerca de 10 minutos e está pronto para rechear o jerimum.

Preparo do arroz de espinafre:
Em uma panela, aqueça o azeite, juntamente com a margarina e refogue bem rápido a cebola e o alho. Acrescente o espinafre, já cozido e cortado em tiras, deixe refogar bem. Tempere com tempera tudo e a salsa cortadinha, acrescente o arroz e misture bem, ficando assim pronto para acompanhar o jerimum.

Decoração do prato:
01 folha de alface crespa
03 pitangas maduras
01 banda de limão


.

Acesse: www.olindaurgente.com.br
no Portal O Nordeste.com: www.onordeste.com

.

Nenhum comentário: