terça-feira, 28 de outubro de 2008

Educação no Rumo Certo... Será

Carta
À Prefeita Luciana Santos e demais interessados
Olinda
Educação no Rumo Certo... Será?


A Secretaria de Educação de Olinda tem um discurso em garantir um padrão de qualidade da educação e busca cada vez mais a valorização do profissional docente, porém na prática, age pior que em época da ditadura, mexe sem nenhuma ética e humanidade com a vida da escola, exclusivamente com os professores e alunos que são peças principais no âmbito educacional.

Bem sabemos que o Ato de Ensinar, não é uma atividade técnica isolada e sim uma estreita e confiante relação pessoal entre professor e aluno e conseqüentemente professor e família.

Nossa escola apresentou uma redução do número de alunos em 2008 por vários fatores:

• A estrutura física da escola está quase caindo na cabeça dos alunos, professores e funcionários, instalações elétricas danificadas etc.

• A escola teve que acabar com a 5ª, 6ª e 7ª séries neste ano de 2008 por não ter espaço físico seguro para garantir a integridade física dos alunos e professores.

• O Governo do Estado reformou duas escolas na comunidade, é claro que muitos alunos migraram paras essas escolas que visivelmente são bem melhores aos olhos e ainda ganharam o kit de fardamento no início do ano letivo, com uma qualidade muito melhor que as entregues aos nossos alunos. A Secretaria de Educação de Olinda entregou o fardamento em agosto.

• Obras do PAC onde muitas famílias se mudaram para outras comunidades com a desapropriação das casas ocasionando transferências, casas essas que ainda não foram entregues a população.

Em nenhum momento a Direção da escola omitiu os fatos, pois foram informados em tempo hábil à Secretaria de Educação (reunião com a secretária Leocádia da Hora Neta no primeiro semestre e ofício no início do segundo semestre deste ano, tendo em seguida uma reunião com a Diretora de Ensino com a Diretora de ensino Edneide onde foi feita à junção de quatro turmas), tais procedimentos apresentados pela Direção desta escola a esta comissão e a todos os professores no momento de cada ação e agora.

O que a Secretaria de Educação de Olinda fez para ajudar a escola?

A justificativa que ouvimos na sexta-feira passada (22/10/08) é que as remoções serão feitas com a máxima urgência, uma vez que o número de alunos é insuficiente para deixá-los funcionando com o professor, pois existe a necessidade da rede que os professores assumam outras turmas que estão sem professores há seis meses e nos lugares dos professores contratados, contratações estas por ser ano político e agora ao fim das eleições vão colocá-los na rua.

Perguntamos:
_ De quem é a culpa?

_ Por que não chamaram o restante dos concursados antes de acabar o prazo?

- Por que só agora querem tapar o buraco?

É evidente que tudo poderia ter sido articulado antes, para que houvesse menos perdas e constrangimentos para os alunos, pais e professores. No art. 18 da ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) lê - se:
"É dever de todos zelar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento ou constrangedor." Acreditamos ser constrangedor para o aluno ingressar em uma nova turma faltando apenas 42 dias para o término do ano letivo, pois o aluno encontrará vários entraves para adaptação a nova situação, sem falar no ato desumano que o professor poderá cometer ao avaliar estes alunos apenas neste período, salientando que os processos avaliativos na perspectivas de CICLOS são construídos ao longo do tempo.

Também diz no art. 13 da LDB (Lei de Diretrizes e Bases) Lei 9394/96, lê-se: "Os docentes deverão zelar pela aprendizagem dos alunos." Como zelar pela aprendizagem se essa situação mexerá com aspectos psicológicos e emocionais dos alunos.
Não é desta forma que se arruma a casa, mascarando a situação.

Será que a EDUCAÇÃO DE OLINDA está mesmo no RUMO CERTO?

Fica esta mensagem para reflexão de toda a sociedade e principalmente da Sra. Prefeita do município de Olinda e sua Secretaria de Educação.

Professores, alunos, pais e comunidade da
ESCOLA MUNICIPAL SANTA TEREZA
Olinda-PE



.

Nenhum comentário: