segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Jardim Fragoso: Moradores do Edifício Gênesis deixam prédio por risco de desabamento

Moradores do Edifício Gênesis, no bairro de Jardim Fragoso, em Olinda, foram obrigados a deixar o local por determinação da Defesa Civil, nesta segunda-feira (20), por causa de risco de desabamento. Os apartamentos começaram a ser desocupados pelas quatro famílias que residem no local às 8h. Elas seguiram para casas de parentes.

Quem percebeu o problema, neste fim de semana, foi dona Irenilda Pires. Ao chegar à cozinha do apartamento dois, ela viu que o piso havia cedido. “Eu notei que o piso tava cedendo, aí eu chamei meu menino e a gente tirou a mesa, tirou a geladeira, fogão, os móveis daqui e foi pra sala. A gente começou dando uma olhada na casa e foi notando que o piso tava cedendo”, conta.

O diretor da Defesa Civil de Olinda, Ezequiel Rodrigues, disse que ainda é cedo para dizer se o edifício pode desabar ou não. “A princípio, a gente ver que foi um afundamento que houve na cozinha. A gente tem que fazer esta avaliação com cuidado, para não causar pânico nas pessoas. Pode haver um risco de desabar ou não. É muito preliminar para dizer isto”, afirmou.

De acordo com o diretor, uma avaliação com técnicos da Defesa Civil e um engenheiro do ITEP será feita ainda na tarde desta segunda. “A gente vai entrar junto com ele e abrir um buraco para verificar as causas. Provavelmente, parece ser infiltração de água ou esgoto”, explicou Ezequiel Rodrigues.

O prédio tem quatro apartamentos em dois andares. Construído há 25 anos, ele fica ao lado do terreno onde está o que sobrou do edifício Érica, que desabou no dia 12 de novembro de 1999.

O acidente aconteceu durante uma madrugada e, das 18 pessoas que estavam no local, quatro morreram. Momentos de muito sofrimento acompanhados, de perto, por moradores do edifício que, hoje, também corre o risco de cair.

Um drama que assustou Poliana, que deixou a entrevista de emprego para trás e voltou para casa correndo para ver como o filho Mateus, de 11 meses.


da Redação do pe360graus.com

http://pe360graus.globo.com/

Nenhum comentário: