quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Trabalho de voluntários cria expectativa de futuro para crianças de Rio Doce



Josuel

No Beleza Negra, Vitória e Virgínia têm com o aprendizado da confecção do abê – instrumento de percussão do maracatu – ministrada pela professora Edlene Belo da Silva, uma oportunidade para esquecer dos problemas do dia a dia. “Quando a gente quer, nada é impossível”, afirma a voluntária.

O incentivo dos voluntários também faz com que a mãe das meninas, que vive sem muita expectativa, ganhe forças para continuar lutando. “A batucada não é somente tocar. Agente precisa ter, acima de tudo, educação. Quando a gente tem fé, a gente não precisa de mais nada”, diz o coordenador Nido Brown.

As aulas de capoeira são dadas pelo mestre Oséas Munganga. “Eu sou de família humilde e fico com o coração partido de ver uma criança com fome no meio das ruas e, aqui dentro, é um meio de resgatar eles, então, eu me sinto muito honrado”, diz o instrutor.

O curso cria nos meninos a esperança de que um dia irão ajudar os pais a terem uma vida mais feliz. “Minha mãe trabalha de doméstica e meu pai ajeitando bomba. Vou ajudar aprendendo a ser mais educado, saber dançar direito, sem brigar”, revela Josuel Ferreira, 12 anos.

E é com essas personagens reais que a história do grupo vem sendo escrita. “Essa é a história real e a vida real. O Beleza Negra é um ato real dentro da nossa comunidade. O futuro, com certeza, está aqui”, conclui Nido Brown.


da Redação do pe360graus.com

http://pe360graus.globo.com/

Nenhum comentário: