domingo, 30 de novembro de 2008

Arquiteta pernambucana Janete Costa falece aos 76 anos em Olinda


Janete Costa morreu na casa onde morava em Olinda aos 76 anos

Um dos maiores nomes da arquitetura pernambucana despede-se, neste sábado, do cenário artístico nacional. No início da madrugada, a arquiteta e decoradora Janete Ferreira da Costa, de 76 anos, faleceu na casa onde morava, número 60 da Rua do Amparo, no Sítio Histórico, em Olinda.

A arquiteta lutava contra um câncer no estômago há pelo menos três anos e, de acordo com familiares, passou os últimos 42 dias internadas no Hospital Português, no bairro da Ilha do Leite, no Recife. Na última quarta-feira (26), ela pediu aos médicos para ser tratada em casa, na reta final da doença, onde foi montada uma Unidade de Terapia Intensiva particular.

DESPEDIDA
Janete Costa, como era conhecida profissionalmente, deixa quatro filhos, quatro netos e um bisneto, além do marido Acácio Gil Borsoi, de 84 anos. Juntos, o casal mantinha o escritório Borsoi Arquitetura Ltda, na Avenida Domingos Ferreira, em Boa Viagem, além de uma sucursal no Rio de Janeiro e outra em São Paulo.

“Ela foi uma guerreira, lutou contra a doença até o fim e pediu aos médicos para se despedir em casa, foi uma grande mulher”, declara Alzinete Henrique da Silva, secretária de Janete Costa há 27 anos.

RECONHECIMENTO

Janete Ferreira da Costa nasceu na cidade de Garanhuns, em 1932. Formou-se arquiteta pela Faculdade Nacional de Arquitetura, no Rio de Janeiro, além de estudar Planejamento de Interiores no Instituto Joaquim Nabuco, no Recife.

A decoradora foi responsável por centenas de projetos de arquitetura de interiores e ambientação de residências, prédios públicos, escritórios de empresas e hotéis, tendo projetos executados em todo o Brasil e no exterior.

No trabalho, procurava valorizar a linguagem contemporânea, o profundo conhecimento dos materiais, além da valorização do artesanato brasileiro. Destacou-se também como consultora em restaurações de sítios históricos, como o Teatro de São Luís do Maranhão e o Palácio dos Leões, no Maranhão, como também o Solar do Jambeiro e a Igreja São Lourenço dos Índios, no Rio de Janeiro.


Da Redação do pe360graus.com

http://pe360graus.globo.com/noticias360/matler.asp?newsId=148011%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20

Nenhum comentário: