sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Olinda Arte em Toda Parte regasta importância histórica da cidade

Ao todo, 311 artistas expõem seus trabalhos, durante dez dias de evento

Julliana Araújo
Agência Nordeste

RECIFE – O Sítio Histórico da cidade de Olinda receberá de 4 até 14 dezembro a 8ª edição do Olinda Arte em Toda Parte, que movimenta as ladeiras da cidade com exposições, shows, perfomances, roteiro gastronômico, além da tradicional visita aos ateliês. Ao todo, 95 ateliês abrem as portas para expor o trabalho de 311 artisitas e artersões da cidade. O objetivo principal do projeto é fazer com que o público visite mais os ateliês e, com isso, divulgar o trabalho dos artistas, além de incrementar a economia local.

Nesta edição, o tema adotado foi Memória do Mundo, em comemoração ao título concedido pela Unesco a Olinda. Para a prefeita de Olinda, Luciana Santos (PCdoB), o tema não poderia ser mais oportuno, já que estímula a população a debater sobre a importancia histórica da cidade. “O título Memória do Mundo reafirma a força cultural que Olinda tem. Nesse sentido, o título e o Olinda Arte em Toda Parte se misturam. Essa cidade respira nossa história”, ressaltou.

A expectativa é que mais de 30 mil pessoas circulem durante os dez dias de evento, no Sitio Histórico. Um das novidades desta edição é que, pela primeira vez, a abertura do evento será no Mercado da Ribeira, e não no Mercado Eufrásio Barbosa. A solenidade, que acontecerá no dia 4, às 19h, terá como atração a apresentação do grupo italiano Sbaneratori Città di Firenze (Porta-Bandeiras de Florença).

Essa é a primeira vez que o espetáculo vem ao Brasil. De acordo com a vice-consul da Itália, Enza Boseti, Olinda foi escolhida para a primeira apresentação do grupo por causa da sua importância cultural. “Essa é a primeira vez que estamos aqui, por isso, tinhamos que vir para a cidade mais importante do Brasil”, afirmou.

No dia da abertura do evento, o público também poderá conferir o volume mais antigo do Conjunto Documental Livros Foreiros, de 1710, na exposição Olinda Memória do Mundo. A relíquia contém a Carta Foral, escrita por Duarte Coelho, donatário da ainda capitania de Olinda. É por causa desse documento que a cidade foi reconhecida pela Unesco como Memória do Mundo. O título será recebido pela prefeita Luciana Santos, no dia 8 de dezembro, no Rio de Janeiro, mesma semana em que se realiza o Olinda Arte em Toda Parte.

Além da Memória do Mundo, acontecerão também exposições no Mercado Eufrásio Barbosa e na Avenida da Liberdade. A programação musical do Oinda Arte em Toda Parte ficará por conta da banda Volver e do Coreto em Samba e Choro. As apresentações serão realizadas entre os dias 7 e 14 de dezembro, às 16h e 15h30, respectivamente, no Coreto da Praça do Carmo. A Sereneta também vai embalar o público nos fins de semana do evento.

O evento também conta com roteiro gastronômico de bares e restaurantes, que elaboram pratos especiais para o Olinda Arte em Toda Parte. No total, 18 estabelcimentos participam da inciativa. Toda a programação do evento pode ser conferida atráves do site www.olindarteemtodaparte.com.br/8edicao.


http://www.folhape.com.br/

.

Nenhum comentário: