quarta-feira, 30 de abril de 2008

Olinda está de luto por Ubiratan de Castro

Olinda e a imprensa está de luto,perdemos o nosso Ubiratan de Castro.Eu aprendi muito com seu Bira,como eu chamava ele diretor da AIP, e eu vice-diretor de imprensa do interior.Só tenho a lamenta o imortal da imprensa pernambucana,colaborou com vários jornais da capital como o SEM CENSURA e do interior , um lutador incasável pela justiça social.Perdemos Ubiratan mais ganhamos a sabedoria e o ensinamento de um jornalista que só queria o bem esta da população.

Radialista Jota Neto e Diretor da AIP.

Rio Doce: Esgoto estourado

Em frente ao n.º 250 da rua Quatro, em Rio Doce, Olinda. Há mais de um mês que o esgoto estourou e está despejando um monte de coisa nojenta na rua.

http://geraldofreire.uol.com.br/

Cefet de Olinda divulga aprovados na seleção

O Núcleo de Extensão do Centro Federal de Educação Técnica (Cefet) em Olinda divulgou nesta manhã os aprovados nos quatro cursos que serão oferecidos na unidade. Ao todo são 160 classificados para os cursos de Customização de Roupas, Qualidade no Atendimento, Gesso para a Construção Civil e AutoCad.

Confira aqui a lista completa dos aprovados:

http://www.pernambuco.com/vestibular/2008/cefet/listao_cefet_olinda.shtml

A média de duração dos cursos é de três meses e a carga horária de 100 horas. Mais de três mil candidatos se inscreveram para a seleção do centro e o curso mais disputado foi o de Autocad com 1.448 inscritos. O índice de faltosos, no entanto, foi bastante alto: 30,5%. Para a direção do Cefet-PE, o alto número de abstenção foi dentro do normal, uma vez que as inscrições foram gratuitas.

Ainda neste ano, a unidade do Cefet deverá oferecer mais cursos. Dois já estão confirmados: música e inglês instrumental.

As matrículas serão realizadas na próxima semana, de 5 a 9 de maio, das 9h às 12h e das 14h às 17h, na Diretoria de Extensão do Cefet-PE, que fica na Avenida Professor Luiz Freire, na Cidade Universitária.

Os candidatos deverão apresentar comprovante de residência; documentos de identidade e CPF com cópias, uma foto 3x4, além de reservista para os do sexo masculino com mais de 18 anos. Será necessário ainda comprovante de ensino fundamental até 4ª série para os cursos de Qualidade no Atendimento voltado para o Turismo, Customização e Gesso para Construção Civil; e comprovante até 8ª série para o curso de Autocad. Informações: 3439-3237.

Da Redação do PERNAMBUCO.COM

http://www.pernambuco.com/ultimas/nota.asp?materia=2008429105544&assunto=209&onde=1

.

Acesse: www.olindaurgente.com.br
no Portal O Nordeste.com: www.onordeste.com

.

Olinda lança campanha "1º lixão tombado pela Unesco"




A montanha continua a crescer. Veja novas fotos em anexo.

Hoje são 24 dias sem recolhimento. Hoje entrei com denúncia no site do Ministério Público.

André Dib

Homem de identidade desconhecida é assassinado em Jardim Fragoso

Um homem de identidade desconhecida foi assassinado com dois tiros na noite da última terça-feira (29), na rua Urucucaia, no bairro de Jardim Fragoso, em Olinda, Região Metropolitana. No bolso do rapaz, foi encontrada uma calcinha, uma foto de mulher, dinheiro e celular da vitima.

De acordo com a policia, o homem era agiota. Há suspeitas de crime passional. O caso vai ser investigado pela Delegacia do Varadouro. O corpo está no IML esperando identificação.

Da Redação do pe360graus.com

Cirurgia em Marquinhos será realizada nesta quarta, no Hospital Português

Será realizada nesta quarta-feira (30), a cirurgia para implantar um marca passo diafragmático no estudante Marcos José de Oliveira, 25 anos, que ficou tetraplégico após um assalto em dezembro de 2006. O processo cirúrgico será realizado no Hospital Português por um neurocirurgião americano.

Todo o tratamento será pago pelo Governo do Estado, por decisão do Supremo Tribunal Federal, que responsabilizou o estado pelo acidente com Marcos.

Na última terça-feira (29), a equipe médica que vai realizar a cirurgia participou de uma reunião. Na ocasião, o neurocirurgião e o cirurgião plástico dos estados unidos explicaram que o marca passo pode ser implantado numa veia do pescoço ou do tórax do paciente.

Os médicos proibiram que Marcos recebesse visitas para que ele não ficasse tão ansioso. A cirurgia deve durar de três a quatro horas.

De acordo com a tia do estudante, Gercina Primo, a cirurgia será o presente de aniversário de Marquinhos, que completa no próximo sábado (3), 26 anos. “Ele ta feliz e muito ansioso. Temos certeza que todo esse sofrimento está com os dias contados e Marcos vai poder voltar para casa e sair desse respirador artificial”, contou animada.

CASO

Marcos de Oliveira foi atingido por uma bala no ouvido há dois anos, durante um assalto. Ele ficou tetraplégico e, desde então, respira com a ajuda de aparelhos. A família entrou na Justiça em julho de 2007 para que o Estado fosse obrigado a pagar a cirurgia de implantação do marca-passo, para que assim o estudante voltasse a respirar sozinho.

Da Redação do pe360graus.com

Marquinhos é morador de Ouro Preto, Olinda

Olinda perde Ubiratan de Castro e Silva

Faleceu aos 79 anos, de parada cardíaca, nesta quarta (30) o ex-prefeito de Olinda Ubiratan de Castro e Silva. Seu corpo será velado a partir das 11 horas na sede da Prefeitura de Olinda. O corpo de Ubiratan de Castro será sepultado às 16h, no cemitério Morada da Paz, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife.

Em sinal de respeito e memória do ex-prefeito, a bandeira do município será hasteada a meio mastro na sacada do Palácio dos Governadores até sexta-feira (02).

Prefeito de Olinda por duas vezes (1959 e 1970), Ubiratan de Castro também foi vereador em três ocasiões, sendo presidente da Câmara Municipal.

Ubiratan de Castro era jornalista e participou da direção da Associação de Imprensa de Pernambuco - AIP. Fundou diversos jornais em Olinda.

Foi um dos idealizadores e fundador da Fundação do Ensino Superior de Olinda - FUNESO. A reunião que instituiu a Funeso foi realizada no terraço de sua residência.

Seus filhos Ubiratan de Castro Júnior e Carlos Bebeto de Castro também ingressaram na política e participaram da Câmara de Vereadores. Bebeto é atual vereador pelo PTB.

terça-feira, 29 de abril de 2008

Parteiras tradicionais discutem regulamentação da profissão

Agência Brasil

Começa hoje (28), em Olinda (PE), a Reunião Internacional e Encontro Estadual de Parteiras Tradicionais 2008. Entre os assuntos que serão debatidos está a tramitação, no Congresso Nacional, do Projeto de Lei 2.145 /2007, da deputada Janete Capiberibe (PSB/AP) para regulamentar a profissão de parteira. O evento vai até sábado (3).

Segundo a Pesquisa Nacional sobre Demografia e Saúde (PNDS), realizada em 1996, 20% dos partos nas áreas rurais são domiciliares. Nas áreas rurais e Regiões Norte e Nordeste, o índice de partos assistidos por um médico cai para cerca de 55%, aumentando a representatividade de enfermeiras e de parteiras (cerca de 40%). Os dados são do Ministério da Saúde.

O programa Trabalhando com Parteiras Tradicionais vem sendo implementado pelo Ministério da Saúde desde março de 2000, com o objetivo de assegurar a melhoria do parto domiciliar. Parte da estratégia do Ministério da Saúde para a redução da morbimortalidade materna e neonatal, o programa busca sensibilizar gestores e profissionais de saúde para que reconheçam as parteiras como parceiras na atenção à saúde da comunidade e desenvolvam ações para possibilitar a preservação de seus saberes e práticas, bem como para promover o encontro desses saberes com o conhecimento técnico-científico.

http://www.folhape.com.br/

Quartas Literárias conta com poesia e teatro de bonecos

Com informações da assessoria

O Ponto de Cultura Quartas Literárias, do Centro de Cultura Luiz Freire (CCLF), realiza recital de poesias no próximo dia 30 de abril, última quarta-feira de abril. Nesta edição, o evento promove diálogo entre a literatura e o teatro de bonecos através da apresentação da peça "O Ladrão Besta e o Sabido", do Grupo Pé no Chão de Santo Amaro. A noite cultural também contará com o poeta Samuca Santos que lançará o livreto de poesias intitulado "+ Alguns". O evento começa, às 18h30, no CCLF (Rua 27 de Janeiro, 181, Carmo, Olinda. Fone: 3301.5241). A entrada é gratuita.


Peça - "O Ladrão Besta e o Sabido" mistura hip hop, embolada e o mamulengo para contar a história de um jovem que é preso roubando e sua relação com a mãe, após o episódio. A peça de teatro de bonecos foi criada pelos jovens do Grupo Pé no Chão, a partir do rap "Perdoa Mãe" e da embolada "O ladrão besta e o ladrão sabido", da dupla de emboladores Castanha e Caju. Durante a apresentação, os jovens cantam os raps de autoria do próprio grupo. O trabalho do Pé no Chão recebeu em 2006 o Premio Mirian Muniz de Teatro, da Funarte, e realizou circuito de apresentações em escolas da rede pública de ensino do Recife.

Serviço
Quartas Literárias
Quando: 30 de abril, a partir das 18h30
Onde: Centro de Cultura Luiz Freire - Rua 27 de Janeiro, 181, Carmo, Olinda
Entrada gratuita
Informações: 3301.5241 / 3301.5242 / silvanamenezes@cclf.org

http://www.folhape.com.br/

Lama toma conta de Ouro Preto. Lixo. Canais obstruídos








Nós que moramos na rua Ouriço do Mar em Ouro Preto / Olinda, continuamos abandonados estas fotos foram tiradas as 12:10h de hoje dia 28/04.
Alguém sabe por onde anda o Vereador do bairro?
Se souber; manda ele dar uma voltinha em frente a igreja na rua Ouriço do Mar em Ouro Preto.
Mais não é de carro não.
VIU VEREDORZINHO!!!!

Hildernardo Ferreira ( NADINHO)

Choveu, o Canal dos Bultrins alaga e a população sofre


Canal está tomado pelo mato, repleto de insetos e servindo de pasto para cavalos. Quando transborda, dificulta passagem dos carros. Foto: Alcione Ferreira/DP

Moradores e comerciantes da área reclamam do mau cheiro e do lixo no local


Quem trabalha ou mora próximo ao Canal dos Bultrins, em Olinda, costuma rezar para não chover. A justificativa é sempre a mesma. Bastam poucos minutos de chuva forte, como na noite de domingo e na madrugada de ontem, para o canal transbordar. As consequências são velhas conhecidas. O tráfego de carros fica praticamente impossível. Garrafas plásticas, pedaços de plantas e animais mortos se espalham por grande parte da via, deixando uma fedentina insuportável em alguns pontos da Avenida Chico Science. O problema sempre vem acompanhado de queixas. As reclamações atuais são de que o canal está abandonado, com o mato grande, servindo de pasto para cavalos, e tomado de lixo. E a população teme que o quadro piore com a chegada do inverno. A prefeitura assegura fazer limpezas constantes.

"Aqui não tem segredo. Choveu, encheu", resumiu a ambulante Vera Lúcia de Pereira, 35 anos. Vez por outra, ela é obrigada a colocar o pé na água para deixar o local de trabalho e ir para casa. "Já passei no meio da rua com água na altura do joelho", revelou. Vera Lúcia diz que faz isso com medo, pois tem se tornado comum encontrar cães, gatos e ratos mortos dentro canal. A ambulante não teve problemas ontem, pois chegou horas após o fim das chuvas. Encontrou no caminho apenas lama, o que dificultou o início dos serviços de autopeças do auxiliar de mecânico, Erivan Pontes, 25. A calçada e a parte mais baixa do piso da empresa onde ele trabalha viraram um lamaçal. "Tivemos que lavar até parte dos elevadores", disse.

Absurdo - O borracheiro Rodrigo Lopes, 23, perdeu a conta das vezes em que viu o canal transbordar desde 2004, quando começou a trabalhar na Avenida Chico Science. "Normalmente existem mosquitos e insetos por aqui, mas depois das enchentes como a de hoje (ontem) as coisas pioram", ilustrou. A poucos metros da borracharia, o comerciante Manoel Joaquim Neto, 33, contabiliza saldos negativos nos negócios. "Isso aqui é um absurdo. O mato e o lixo tomaram conta de tudo. Dessa forma não tem outro jeito, o canal sempre transborda",reclamou. As críticas de moradores e trabalhadores, como Rodrigo e Manoel, não recaem somente sobre o município. Eles também responsabilizam a população pelos transbordamentos. "O povo continua agindo sem educação, jogando lixo e animais dentro do canal", reclamou Vera Lúcia.

A prefeitura faz a mesma crítica. Segundo a secretária de Obras, Hilda Gomes, o município freqüentemente limpa o Canal dos Bultrins. "Esse canal costuma ser limpo mais vezes do que os outros. São seis operações anuais, em média", afirmou. A primeira delas foi organizada no começo deste ano, estando a segunda prevista para o próximo mês. A secretária disse que o governo municipal, além de cuidar da limpeza, tem investido em campanhas educativas na tentativa de reduzir o lixo no Canal dos Bultrins. Ele é um dos maiores da cidade, passando pelos bairros dos Bultrins e Casa Caiada.

http://www.pernambuco.com/diario/2008/04/29/urbana3_0.asp

Homem com envolvimento com tráfico de drogas é assassinado em Ouro Preto

Um homem foi assassinado na manhã desta segunda-feira (28), na rua Carlos Pena Filho, no bairro de Ouro Preto, em Olinda. Região Metropolitana do Recife. Daniel Ferreira, de 21 anos, foi vitima de arma de fogo.

A policia não tem suspeitos do crime mas sabe que Daniel tinha envolvimento com o tráfico de drogas.

Da Redação do pe360graus.com

Três pessoas são flagradas com droga e arma em Salgadinho

Dois homens e uma mulher foram presos, no começo da tarde desta segunda-feira (28), por tráfico de drogas e porte ilegal de armas. A captura aconteceu no bairro de Salgadinho, em Olinda, Região Metropolitana do Recife.

De acordo com a polícia, Luiz Carlos Barbosa dos Santos, 26 anos, Olívio Coutinho Siqueira, 19 anos, e Edicleide de Lima Costa portavam 102 papelotes de maconha e um revólver calibre 32. Eles foram flagrados por policiais do 1º Batalhão da PM e levados para a Delegacia do Varadouro.

Ainda de acordo com a polícia, Luiz Carlos dos Santos é ex-presidiário. Ele foi autuado por porte de arma e tráfico de drogas, enquanto Olívio Siqueira será indiciado somente por tráfico de drogas. Edicleide Costa não foi autuada, por falta de provas.

Os dois homens estão sendo encaminhados para o Centro de Triagem (Cotel), em Abreu e Lima.

da Redação do pe360graus.com

http://pe360graus.globo.com/

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Falta merenda na Escola da Prefeitura de Olinda no Alto da Bondade

O LÍDER COMUNITÁRIO NIDO GUABIRABA DENUNCIA A SITUAÇÃO DE TOTAL ABANDONO EM QUE SE ENCONTRO A ESCOLA MINISTRO MARCOS FREIRE, NO ALTO DA BONDADE.
A ESCOLA DA PREFEITURA DE OLINDA NÃO OFERECE SEGURANÇA,TEVE SEUS COMPUTADORES E BEBEDOURO ROUBADOS.
O BANHEIRO ESTÁ QUEBRADO. MUITO MATO E LIXO.
E O MAIS GRAVE: FALTA MERENDA ESCOLAR PARA OS ALUNOS






Escola Ministro Marcos Freire sofre com o abandono total. Não há merenda para as crianças. Nem água no bebedouro fixo, o bebedouro móvel foi roubado. Campo de futebol com trave de madeira amarrada com arame.

O abandono da Rua Ouriço do Mar em Ouro Preto








O bairro de OURO PRETO, realmente é abandonado pela prefeitura de OLINDA, basta chover um pouco, que causa o maior transtorno aos moradores, em apenas 10 minitos tres carros, quase foram arrastados para dentro do canal da rua ouriço do mar, em frente ao caranguejal.

FOTOS TIRADAS EM FRENTE DA MINHA CASA NO CARANGUEJAL.
FOTOS TIRADAS AS 22:10h DOMINGO 27/04/2008
ABRAÇO.

Hildernardo Ferreira ( NADINHO)

FONE:88021168.

Alagamentos em Ouro Preto. E a Prefeitura não está nem aí






APÓS A CHUVA DE ONTEM A RUA EM QUE MORO FICA NESTE ESTADO.
MORO NA RUA OURIÇO DO MAR EM OURO PRETO OLINDA.
A PREFEITURA NÃO APARECE, ANTES, NEM DURANTE E NEM DEPOIS.
FOTOS DE HOJE DEMANHÃ, 06:30H.

NADINHO.

Parteiras de todo o mundo se reúnem em Olinda para trocar experiências


Suely Carvalho

Começa nesta segunda (28) a Reunião Internacional e o Encontro Estadual de Parteiras tradicionais 2008. O evento, que que será sediado em Olinda, recebe parteiras de todo o mundo para discutir aspectos relevantes da profissão, sobretudo a regulamentação e a inserção da categoria nos programas sociais dos governos.

Com uma programação diversificada, que engloba desde mesas redondas e palestras a atividades culturais, as parteiras pretendem lembrar a importância da profissão, uma das mais antigas do mundo, ao mesmo tempo que reforçam a validade dos partos naturais.

O encontro é realizado pelo Centro Ativo de Integração do Ser (CAIS), que espera a participação de pelo menos 200 pessoas, entre parteiras de Pernambuco e de outras localidades mundo à afora, além de representações políticas e grupos ligados à sociedade civil organizada.

A presidente do CAIS, Suely Carvalho, resume o objetivo do encontro: “Queremos unir esforços em prol da regulamentação da profissão e discutir os problemas comuns que aflingem todas as profissionais da área”, ponderou.

Tanto a Reunião Internacional quanto o Encontro Estadual de Parteiras vão até o próximo sábado (3). Os eventos serão realizados simultaneamente, na Academia Santa Gertrudes e Casa de Retiro São José. Mais informações no site do CAIS.

da Redação do pe360graus.com

http://pe360graus.globo.com/

domingo, 27 de abril de 2008

Olinda condecora Tereza Costa Rêgo com título de cidadã da cidade


A artista plástica recifense Tereza Costa Rêgo recebe, nesta segunda (28), a partir das 17h, o título de cidadã olindense. A condecoração, sugerida pelo vereador João Dindo, homenageia a pintora, que adotou Olinda como sua terra natal.

A cerimônia será realizada no Palácio dos Governadores, sede da Prefeitura de Olinda, e contará com a participação do vereador autor da proposta, a prefeita da cidade, Luciana Santos e outras autoridades.

Tereza começou a pintar aos 15 anos, quando ainda morava com os pais e quatro irmãos. Ao longo da carreira, recebeu três prêmios do Museu do Estado, que comandou por 12 anos, e outros da Sociedade de Arte Moderna. Já fez várias exposições, tanto em Pernambuco como em outros estados.

da Redação do pe360graus.com

http://pe360graus.globo.com/

Olinda lança campanha "1º lixão tombado pela Unesco"











Slogan: OH! LINDA SITUAÇÃO PARA SE FAZER UM LIXÃO – em quatro atos

Lixão da João Lapa, Sitio Histórico de Olinda, 27 de abril de 2008

Ato um
Cenário: um local charmoso, bem atrás do prédio da prefeitura, onde moradores das límpidas ruas dos gloriosos casarões ao redor jogam toda a sorte de objetos indesejados: dejetos orgânicos dos quintais, móveis velhos, tubos de TV, e até o corriqueiro lixo doméstico. >> Rua Coronel João Lapa, Varadouro.
Morador - Há cinco anos vivo aqui, há cinco anos moro em torno do lixo.

Triste constatação: o primeiro lixão- patrimônio, banheiro público da humanidade, tombado pela Unesco.

Fruto da conjugação de esforços dos cidadãos (que jogam o lixo e outros excrementos sistematicamente) e poder público (que nada faz para mudar a situação).

Em prol de mais um foco de doença: dengue, leptospirose, etc. Atentado à saúde pública: ratos, mosquitos, baratas, gatos, cachorros... e seres humanos.
Ato dois

A montanha de lixo cresce há exatos 22 dias, bem em frente à minha casa - quando chove, fica uma beleza.

Ato três
Procurei mais de uma vez os órgãos competentes.

Claudenice, diretora do Centro de Vigilância Ambiental – Ceval / secretaria de saúde, ficou preocupada com a situação. Informou, após algumas conversas, que procurou o secretário de obras e serviços públicos para providenciar o recolhimento do lixo. Além disso, propôs ações educativas para a conscientização da comunidade.

Só que o carro do recolhimento nunca chegou.

Enquanto isso... algumas "pérolas" que fui obrigado a ouvir:

Vizinho - "Aqui não tem jeito, sempre foi assim. É melhor mudar para outro lugar"

POR TELEFONE
Eu - "E o que você vai fazer quando a imprensa te procurar?"

Lima (funcionário de Serviços Públicos/ secretaria de obras) – "eles não têm que me procurar. Eles têm que procurar a assessoria de imprensa da prefeitura"

(em outro telefonema)

Lima: "eu sei onde você mora, também moro na cidade alta".

Eu – "Onde?"

Lima – "é claro que não vou dizer" (irônico)

Ato quatro

Resolvi procurar a imprensa antes do quinto ato - denúncia no ministério público.

Sugestões de fonte:

· Moradores das ruas 15 de novembro, Henrique Dias e 13 de maio, que jogam lixo na Cel. João Lapa
· Secretário Executivo de Serviços Públicos/ secretaria de obras: Rodolfo Lima: 3439-2522 / 3429-0866
· Claudenice, diretora do CENTRO VIGILANCIA AMBIENTAL – Ceval / secretaria de saúde: 3301-5212 / 3301-5228 / 9952-5906 RUA DO SOL, 468 - CARMO. Telefone: (81) 3305-1088
Gabinete da prefeita Luciana Santos 3429-0001
--
André Dib
(81) 3439-5806
(81) 9675-6252

Jardim Atlântico: Riacho imundo

O rio que corta Jardim Atlântico pede socorro. Está imundo e com a chegada das chuvas a comunidade sofrerá as conseqüências como alagamentos, muriçocas etc. Para completar, no trecho que passa pela sementeira no mesmo bairro, é cercada com arame farpado em plena avenida, o que pode causar acidentes em crianças, idosos etc). A prefeitura deve tomar providências urgentes. Acredito que a prefeita Luciana não sabe. Por favor, mande limpar o rio e corrigir o absurdo da cerca de arame farpado na cidade, pois não estamos no campo ou no Sertão.

Jorge Beltrão - Olinda

http://www.pernambuco.com/diario/2008/04/27/Cartas.asp

Motorista perde controle de carro e acerta poste de alta tensão na Avenida Perimetral

Um carro bateu num poste de alta tensão, no início da tarde deste domingo (27), na Avenida Perimetral Norte, em Ouro Preto, Olinda. A motorista, uma historiadora, perdeu o controle do automóvel, um Celta, quando tentou evitar que sua bolsa caísse no assoalho do veículo. Dentro da bolsa havia um notebook.

Com a batida, a frente do carro ficou completamente destruída, mas não houve vítimas. A queda do poste provocou queda de energia por alguns minutos. De acordo com a motorista, o veículo é segurado.

da Redação do pe360graus.com

http://pe360graus.globo.com/

.

Acesse: www.olindaurgente.com.br
no Portal O Nordeste.com: www.onordeste.com

.

Gente de Olinda: Jorge Di Farias - O cotidiano em cores tropicais







DALTON TORRES

Pintando em suas telas o cotidiano, o folclore nordestino, os eventos, movimentos e situações que passam quase despercebidos pelos olhos das pessoas na correria do dia-a-dia, o pintor pernambucano Jorge Di Farias pode ser definido como um artista da cor do sol tropical. “Minha arte resulta da junção de várias tendências, tem muito do cubismo, do expressionismo, até do impressionismo, e sofre uma forte influência do escorço, escola mexicana que evidencia a perspectiva oblíqua. Também sofro uma forte influência do mangá japonês, do cartoon e do grafite”, revela o artista, praticante de artes marciais durante 15 anos, o que pode ser observado na pintura dele.

Di Farias trabalha com tinta acrílica sobre tela, e recorre à pintura sobre colagem. Como ferramenta, usa pincel, espátula, texturas e até os dedos para obter efeitos bem ao estilo dele. Nas telas, a predominância do amarelo ocre, brilhante, “isso por conta da luminosidade característica do nosso Nordeste, esse clima tropical, o calor humano e o do sol”, completa.

Leitor da Folha de Pernambuco, o artista presenteou o jornal com uma obra especialmente criada por ele para o evento dos dez anos. “Essa data é importante e merece registro. Inspirei-me no mapa de Pernambuco e nele apliquei várias matérias do jornal. E sobre a pintura, pintei o cotidiano, esse movimento urbano frenético do nosso Recife que tão bem é retratado pela Folha. Dentro do mapa, destaquei o dia 3 de abril, enfatizando o número 10 no centro”, explicou.

Premiado internacionalmente, Di Farias estudou pintura no Recife e em Paris, com trabalhos em 25 países e 82 exposições na França, Bélgica, Inglaterra, Alemanha e Portugal. Entre os prêmios, a Master Medalha de Ouro do Salão de Arte de Londres. O ateliê está instalado na rua Bernardo Vieira de Melo, 151, no Sítio Histórico de Olinda.

http://www.folhape.com.br/

DI FARIAS

O destino artístico do recifense, nascido em 17/04/69, Jorge Di Farias, foi traçado na infância, desde quando admirava embevecido o vai-e-vem dos carnavais de Olinda. No desejo de imortalizar paisagens, personagens, expressões folclóricas, atrelando o cotidiano do povo, já se vão mais de 15 anos em que o interesse pela arte regionalista o acompanha.
Início

Tudo começou quando, aos seis anos foi morar em São Paulo. Começou a desenhar e os professores o incentivaram a fazer trabalhos artísticos, em cartolina, para a escola. Desde muito cedo demonstrou interesse pela arte e em 1988 começou a pintar. "Guardei meu primeiro trabalho, o segundo vendi para os Estados Unidos, e daí passei a respirar arte. Fiz Curso de História da Arte, estudei a análise e o trabalho dos impressionistas, principalmente Van Gogh".

O Artista

Com apenas 35 anos, Di Farias é um verdadeiro Mago da Pintura. É autodidata, fez Desenho na Escola de Belas Artes "Aluízio Magalhães" em Recife e estudou Pintura na galeria Meier le bian em Paris. É Professor do Senac, dá aula de teoria da cor, forma, harmonia e estética no Curso de Estilismo. Mantém seu ateliê localizado no Carrefour Boa Viagem, onde desenvolve as pinturas expressionistas mais apreciadas por quem entende do assunto.

A Obra

Suas obras refletem interação de fé, trabalho e criatividade, com pureza, de forma plena e objetiva. Suas telas são procuradas e colecionadas pelos marchands e os chamados fanáticos das artes, fazendo parte de coleções importantes. Quando cria quadros com motivos folclóricos, os desenhos são feitos de uma maneira especiais e de belezas estonteantes , são enriquecidas de cores vivas e luminosas, uma mistura de realismo expressionista e poética mista. A sua arte mostra a difusão de elementos do comportamento humano com a cultura de crença dos povos, as luzes emitidas por essas pessoas e suas vivências. Suas telas mostram profundamente a esperança e os íntimos sentimentos de cada pessoa que vê seus quadros.

Exposições

Jorge Di Farias já fez 62 Exposições em toda parte: 12 individuais, vários salões, leilões e coletivas, no total de 82 exposições e 12 prêmios (entre eles o primeiro lugar no salão de arte da Inglaterra). Seus quadros estão em 25 países de 5 continentes: Argentina, Chile, Estados Unidos, Canadá, República Dominicana, Guiana Francesa, Portugal, Itália, França, Bélgica, Noruega, Suíça, Dinamarca, Alemanha, Inglaterra, Holanda, Espanha, Grécia, Austrália, Fillipinas, Timor Leste, África, Hong Kong, Coréia e Japão.

Prêmios

Troféu Ouro no Salão de Artes UNICAP - 2000.
Medalha de Bronze no Salão de Artes Aeronáutica - 2001.
Medalha de Ouro no Salão de Artes FETEAPE - 2001.
Prêmio Museu do Trem REFASA - 2002.
Medalha de Ouro Salão do Exército - 2003.
Troféu Ouro Jornal Surubim - 2003.
Menção Honrosa Brazilian Fine Art’s - 2003.
Medalha de Prata Salão do Exército - 2004. Troféu Ouro Jornal Surubim - 2004.
Medalha de Ouro Salão Taborda - 2004.
Troféu Ouro Terra da Gente - 2004.
Máster Medalha de Ouro Salão de Arte de Londres - 2005.
Premio Salão Arte Brasileira do Exército - 2006.

http://www.hotlink.com.br/galeria/galeria-show.php?id=47

sábado, 26 de abril de 2008

Abril Pro Rock termina com os metaleiros Helloween e Gamma Ray


Kay Hansen, vocalista do Gamma Ray

Com informações de Thiago Corrêa
Repórter de Programa

A 16ª edição do Abril pro Rock termina neste domingo (27) com a última etapa da Hellish Tour no Brasil, turnê que reuniu duas das principais bandas de metal melódico do mundo, as alemãs Helloween e Gamma Ray. A tradicional noite das camisas pretas, que nas outras edições acontecia no segundo dia de festival, mudou este ano justamente para se adaptar à agenda dos grupos, que estão fazendo shows no País desde o dia 15.


A Hellish Tour é a responsável pelo retorno do Gamma Ray ao Brasil, que não aportava por aqui desde 2003. Desta vez o grupo mostra o show do seu último disco, lançado no ano passado, a continuação do seu clássico álbum “Land of the Free”, de 1995. Nas outras capitais do País, a banda misturou as novas músicas com o repertório de sucessos do grupo.


Já o Helloween, que vem marcando presença em terras brasileiras a cada disco lançado, desde 1995, agora apresenta o álbum “Gambling with the Devil”, também lançado em 2007. No Rio, eles ainda soltaram as músicas dos clássicos “Keeper of the Seven Keys I e II”, além de hits como “Perfect Gentleman” e o hino “Power”.



Serviço
Abril pro Rock - Show de Gamma Ray e Helloween
Quando: neste domingo (27), 20h
Onde: Chevrolet Hall, Complexo Salgadinho, Olinda
Entrada: R$ 80 (inteira), R$ 50 + 1 quilo de alimento (social) e R$ 40 (estudante). À venda nas Lojas Renner e no local

http://www.folhape.com.br/

Orquestra Contemporânea de Olinda


A Orquestra Contemporânea de Olinda lança neste domingo seu primeiro álbum no Coreto da Praça do Carmo. Na ocasião, a banda recebe como convidados a cantora Isaar, o percussionista Lucas dos Prazeres, da Rivotrill; e Pepê, que toca cavaquinho com Antônio Carlos Nóbrega.

Horário: a partir das 17h
Onde: Coreto da Praça do Carmo, Sítio Histórico de Olinda
Entrada franca

Polícia prende homem acusado de matar líder comunitário de Aguazinha

A Polícia Civil prendeu no final da manhã desta sexta-feira (25) Rômulo César Dias de Paula, de 22 anos. Ele é acusado de matar o líder comunitário do bairro de Aguazinha, em Olinda, Evaldo Correia de Melo, conhecido Japão.

O crime aconteceu no dia 5 de março deste ano. Rômulo foi preso em casa, em Peixinhos. Com ele, foram recolhidas uma moto e oito capacetes. Depois de prestar depoimento na Delegacia de Peixinhos, ele será encaminhado ao Centro de Triagem (Cotel), em Abreu e Lima.

Da Redação do pe360graus.com

http://pe360graus.globo.com/

Faça em casa a Macaxeira de Noca, praticamente um patrimônio de Olinda


Que talento, dona Noca!

“É só ir na casa de Noca // dançar toda a noite e cantar // até que o sol apareça // pra trabalhar”. É o que diz a letra de um frevo de Capiba, um dos vários gravados por Claudionor Germano. O intérprete explica: “Era uma casa na Encruzilhada, acho que não existe mais”.

Mas os pernambucanos contam com uma outra Casa de Noca, que há 27 anos fornece uma das melhores macaxeiras do Estado. O restaurante fica na Rua Bertioga, uma das travessas da Ladeira da Misericórdia, em Olinda.

O estabelecimento começou como um fiteiro na calçada, vendendo bebida para estudantes, até que um dia, a pedido de um dos alunos, improvisou uma macaxeira com carne de sol. De improviso em improviso, Eraldo Pereira abandonou o táxi que dirigia para tomar conta do novo restaurante. A mulher dele, Noêmia, batizou o lugar com o apelido dela: surgia a nova Casa de Noca.

Confira a receita do principal prato vendido no lugar: macaxeira com carne de sol.

Ingredientes (as quantidades são ao gosto do freguês):
- macaxeira
- carne de sol – de coxão mole ou de chã de dentro
- queijo coalho
- parmesão ralado
- manteiga de garrafa

Modo de fazer:
Descasque, lave e cozinhe a macaxeira. Quando estiver cozida, reserve e asse a carne em óleo bem quente. Se quiser, pode-se misturar um pouco de manteiga de garrafa no óleo. Tire os talos e parta a macaxeira em pedaços, regando com a mistura de óleo e manteiga. Salpique um pouco de queijo ralado e cubra com a carne frita.

Em outra frigideira, frite o queijo em óleo quente, para não desmanchar. Coloque o queijo frito sobre a carne e sirva.

da Redação do pe360graus.com

http://pe360graus.globo.com/

.

Acesse: www.olindaurgente.com.br
no Portal O Nordeste.com: www.onordeste.com

.

Depois do primeiro caso fatal: Prefeitura de Olinda realiza mutirão para combater mosquito da dengue

A Prefeitura de Olinda realiza na próxima segunda-feira (28) um mutirão para combater o mosquito da dengue no bairro da Vila Popular. O combate as larvas dos mosquito será efetuado por 25 agentes do Centro de Vigilância Ambiental de Olinda, em parceria com participação da população.

Os agentes vão visitar as casas para localizar possíveis focos. Também serão removidos lixos e entulhos que possam servir de criadouro para o aedes aegypti.

Na terça-feira (29) outro mutirão será realizado, desta vez no bairro de Jardim Brasil. Além dos mutirões, a prefeitura do município garante o combate à dengue através de ações educativas em pontos estratégicos da cidade, como sinais de trânsito e escolas.

da Redação do pe360graus.com

http://pe360graus.globo.com/

Olinda disponibiliza 50 postos para vacinação de idosos

Começa neste sábado (26) a campanha nacional de vacinação de idosos contra a gripe e Olinda vai disponibilizar cerca de 50 postos para atender à população com mais de 60 anos da cidade. Localizados em diversos pontos da cidade, os postos de vacinação começam a operar às 8h e vão até às 17h.

A expectativa da coordenação municipal do Programa Nacional de Imunização (PNI) é contemplar ainda mais idosos que no ano passado, quando 33 mil pessoas foram vacinadas, número que representa 95% dos olindenses acima dos 60 anos.

Para garantir a qualidade de todas as vacinas, o PNI disponibilizou uma Rede de Frio, responsável pela conservação do material.

A Campanha nacional de prevenção contra a gripe movimenta postos de saúde de todas as cidades do Brasil. Recife e Olinda saíram na frente e iniciaram uma pré-campanha na quarta-feira (23). A idéia é que o número de vacinados chegue o mais perto possível dos 100%.


da Redação do pe360graus.com

http://pe360graus.globo.com/

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Obras-tartaruga: Obras na V8 e V9 vão atrasar

Larissa Brainer

As obras de urbanização e saneamento integrado das comunidades do V8 e V9, no Varadouro, em Olinda, que estavam previstas para serem entregues até o primeiro semestre sofrerão um pequeno atraso. As obras que fazem parte do programa Prometrópole, serão concluídas em setembro, após quase um ano e meio de serviços. Entre as obras que serão inauguradas estão a 2ª etapa do revestimento do Canal da Malária, a construção de uma avenida à margem do canal, que vai ligar o Largo do Varadouro à PE-15, e dezenas de casas populares. O investimento é de cerca de R$ 30 milhões.

O motivo do atraso, segundo o secretário executivo de Urbanização Integrada de Olinda, Enílson Hipólito, foi a complexidade do projeto e a resistência da população local. Atualmente, 250 famílias, das cerca de 600 que estão previstas para receberem habitação aderiram ao projeto. “Não podemos construir casas se não tivermos a certeza de que as famílias irão morar. À medida que elas forem aderindo o projeto irá avançando”, explicou. Ao todo, serão beneficiadas 2.300 famílias.

As obras de revestimento do Canal da Malária estão divididas em três etapas. A primeira teve início em 2004, na comunidade da Ilha do Maruim e contou com um investimento de R$ 4 milhões. As comunidades do V8 e V9 serão beneficiadas com a segunda etapa, que visa minimizar os alagamentos na região e a melhoria da qualidade de vida dos moradores da área. A terceira e última etapa que já está licitada terá a ordem de serviço assinada no próximo mês.

Nela, está previsto um investimento de R$ 74 milhões e tem como objetivo a redução dos alagamentos no bairro de Jardim Brasil, com a dragagem das lagoas Artol, Azul e Sementeira. “Também serão construídas cinco estações elevatórias de esgoto e as avenidas Tranzamazônica e Brasília, que ligam a PE-15 à Perimetral serão pavimentadas”, acrescentou o secretário. As obras da terceira etapa estão previstas para serem concluídas em 30 meses.

http://www.folhape.com.br/

Via alagada em Casa Caiada

A Compesa identificou o problema que provoca acúmulo de água na confluência da rua Manoel dos Santos Moreira com a avenida José Augusto Moreira, em Casa Caiada, Olinda. Segundo a Compesa, o que tem contribuído para que o problema aconteça é um entupimento da rede de galeria que serve à área. Agora é convencer a Prefeitura de Olinda para deslocar uma equipe para acabar com o transtorno, que acontece sempre quando chove. A área fica inteiramente alagada, com ônibus e automóveis dando banhos nos pedestres que se arriscam a passar pelas calçadas. A comunidade olindense pergunta: quando o serviço será executado?

Nilson Aguiar de Freitas - Olinda/PE

http://www.folhape.com.br/

Obras-tartaruga em Olinda

Gostaria de parabenizar a Prefeitura de Olinda por uma obra que deverá tornar a cidade mais bonita e o trânsito melhor; é a retirada daquela velharia na entrada da cidade "peixaria e colônia de pescadores" que, na realidade, só atrapalhavam o local. Espero que seja concluída até o fim a revitalização do Fortim e todo projeto. Ou será que ficará como todas as outras obras e só próximo às eleições municipais é que iniciarão de novo os trabalhos? Pelo menos é o que temos visto por toda a cidade, mostrando que esta administração pelos oito anos que está aí, muito pouco fez diante de tantos recursos e verbas destinadas à cidade patrimônio. Olinda precisa investir e criar novas frentes de trabalhos, emprego para a população e perder o título de cidade dormitório.

Jorge Beltrão - Olinda

Prefeitura não promove o turismo

Entressafra - O presidente da Associação dos Empreendedores do Sítio Histórico de Olinda (Aesho), Marcos Aurélio Reis, amanheceu com a língua afiada, ontem, contra a administração da prefeita Luciana Santos. O empresário reclama que, depois do carnaval, os negócios na área entram numa entressafra medonha, fruto da ausência de política de divulgação. O que sobrevive, segundo avalia, é a falta de segurança nas ladeiras.

Olinda confirma primeira morte por dengue hemorrágica na cidade


O primeiro caso de morte por dengue hemorrágica foi confirmado, nesta sexta-feira (25), fora de Jaboatão dos Guararapes, onde haviam sido registrados os únicos óbitos causados pela doença em Pernambuco este ano. Roberto Cabral, 32 anos, morador da Vila Popular de Olinda, também no Grande Recife, morreu no dia 3 de abril.

Havia dúvidas quanto ao que provocou o falecimento, mas o laudo da Vigilância Ambiental da cidade confirmou dengue hemorrágica e leptospirose como causa da morte.

Os outros três casos foram registrados entre moradores de Jaboatão: um menino de 8 anos, um rapaz de 30 anos e, mais recentemente, uma mulher de 41 anos, moradora de Candeias, foi vítima da doença, com diagnóstico confirmado por laudo do Laboratório Central de Pernambuco (Lacen).

Dois outras mortes, a de um garoto de 8 anos também morador de Jaboatão, e a de um rapaz de 22 anos, que vivia em Abreu e Lima, estão sendo investigadas, por haver suspeita de que a dengue hemorrágica seja a causa da morte de ambos. Os laudos do Lacen ainda não ficaram prontos.

da Redação do pe360graus.com

http://pe360graus.globo.com/