sábado, 31 de maio de 2008

Conexão Calheiros: Jarbas em Olinda

DEU NA COLUNA "DIÁRIO POLÍTICO" DO DIÁRIO DE PERNAMBUCO:

Aliados de Jarbas identificam a razão do "tom raivoso" do deputado Renildo Calheiros (PCdoB) contra o senador do PMDB: "Além de ser um dos principais eleitores de Olinda (ao lado de Lula), Jarbas foi um dos que mais combateu o escândalo que envolveu Renan Calheiros - irmão de Renildo - em 2007".

http://www.pernambuco.com/diario/2008/05/31/politica2_0.asp
.
.

Candidatos fazem prova do concurso de Olinda

Serão realizadas neste domingo (1) as provas do concurso público da Prefeitura de Olinda. Ontem, a Comissão de Concursos da Universidade de Pernambuco (Conupe) comunicou uma mudança nos locais de prova. Os candidatos que fariam as provas no prédio do Colégio Dom Vital, em Casa Amarela, farão agora no campus universitário da Fundação de Ensino Superior de Olinda (Funeso), no bairro de Jardim Fragoso, em Olinda.

O horário e a numeração das salas, informados no cartão de inscrição, serão mantidos. A relação completa dos locais de prova devem ser conferidos no site da UPE.

O concurso público tem mais de 28.300 mil pessoas inscritas, que concorrem a 480 vagas, sendo 276 para Nível Superior e 204 para Nível Médio O resultado e a convocação para prova de título e exame de saúde serão divulgados, no máximo, até o dia 14 de junho.

Da Redação do PERNAMBUCO.COM

http://www.pernambuco.com/ultimas/nota.asp?materia=2008531171048&assunto=186&onde=1

Peixinhos - Criminosos procurados são presos

Dupla, acusada de tráfico de drogas e assassinatos, foi capturada em um bar

LEOPOLDO MONTEIRO

Dois dos mais procurados traficantes e homicidas do bairro de Peixinhos, em Olinda, foram presos, na noite de anteontem, pela Polícia Civil. Josemar Rodrigues de Souza, o Supla, e Gleison da Hora, o Pio, ambos com 20 anos, foram detidos pela equipe da Delegacia de Peixinhos, quando se divertiam em um bar, localizado no Largo da Paz, no bairro de Afogados, no Recife. A operação foi realizada no intuito de cumprir um mandado de prisão.

Segundo informações dos responsáveis pela captura da dupla, eles são acusados por vários homicídios realizados em Olinda, entre eles o que vitimou, no dia 10 de janeiro deste ano, Tarciane da Conceição Rodrigues, 17. A vítima foi enterrada em um mangue, na comunidade do Jiriquiti, em Peixinhos. O corpo foi encontrado pela polícia cinco dias depois do homicídio. A mulher era namorada de um traficante rival da dupla. Após prestarem depoimentos, os acusados foram encaminhados para o Centro de Observação Criminológica e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima.

De acordo com a polícia, os assassinatos praticados por Supla e Pio, em sua maioria, estão ligados à disputa pela liderança do tráfico em Peixinhos. O delegado responsável pela ação policial, Cláudio Guerra, informou que seis integrantes da quadrilha liderada pela dupla já tinham sido presos. “Com a captura de Supla e Pio, oito pessoas da gangue estão atrás das grades. Estamos tentando prender mais dois, porém eles (Supla e Pio) são os mais perigosos. Inclusive, Josemar também é chamado de Rei do Crack”, afirmou o delegado. Ele ainda comentou que a quadrilha vem sendo desbaratada há cerca de seis meses. “Usamos uma técnica de concluir os inquéritos. O sistema é feito para prender todos os integrantes de uma determinada quadrilha. Não adianta capturar a metade. Estamos fazendo o possível para trabalhar desta forma”, destacou.

Os dois acusados também tiveram participação na morte de um homem conhecido por Dé Morcegão, assassinado no final do ano passado. A vítima fazia parte de uma gangue rival. “Por causa desse crime o irmão de Supla, conhecido como Nando, acabou sendo morto. Pio também é suspeito de matar um homem conhecido por Robson, no início deste ano”, observou o delegado. Outro homicídio cometido pela dupla foi o que vitimou Márcio Salustiano de Santana, assassinado em tiroteio, no dia 22 de novembro de 2007. “Eles confundiram Márcio com um traficante rival”, lembrou Cláudio Guerra.

http://www.folhape.com.br/
,
,

sexta-feira, 30 de maio de 2008

Marquinhos respira pela primeira vez sem ajuda de aparelhos

Emoção, alegria, lágrimas de felicidade!!!! Infelizmente, eu não estava lá no hospital! Hoje, dia 30 de maio 2008, finalmente, foi ativado o marcapasso diafragmático implantado em Marquinhos, há um mês.

Ele respirou sozinho, sem aparelhos, pela primeira vez em um ano, cinco meses e quatro dias!!!!

A sensação é indescritível. A única coisa que me ocorre, agora, é que esses foram os melhores dez minutos da vida dele. Agradecemos mais uma vez a Deus podermos compartilhar coisas boas com os amigos que tanto nos ajudaram e incentivaram. Deus seja louvado!!!

Obrigada a todos,


Gercina Primo


Estudante tetraplégico respira pela primeira vez sem ajuda de aparelhos

O estudante Marcos José de Oliveira, de 26 anos, que ficou tetraplégico depois de uma tentativa de assalto em 2006, respirou pela primeira vez sem ajuda de aparelhos nesta sexta-feira (30). Tudo graças a um marcapasso, implantado no rapaz no dia 30 de abril.

Foram apenas 10 minutos livre dos aparelhos, mas o suficiente para garantir a vitória do jovem. A cirurgia de implante do marcapasso, aliás foi a primeira vitória de uma longa batalha judicial.

A cirurgia, a primeira deste tipo no estado, foi feita por um médico norte-americano, custeado pelo Governo de Pernambuco, numa decisão inédita da Justiça estadual. A família entrou na Justiça argumentando que o fato de Marquinhos ter sido baleado era culpa do estado, que não forneceu a segurança necessária. O caso chegou ao Supremo Tribunal de Justiça, em Brasília.

da Redação do pe360graus.com

http://pe360graus.globo.com/
.
.

Rio Doce - Autuado pela Lei Maria da Penha

LEOPOLDO MONTEIRO

O pedreiro Arnaldo Bento da Silva, de 29 anos, foi preso em flagrante, anteontem, por volta das 22h, acusado de agredir a própria esposa. O caso aconteceu na residência do casal, localizada na rua Belo Jardim, sem número, no bairro de Rio Doce, em Olinda. De acordo com o depoimento prestado pela vítima no plantão da Delegacia de Olinda, seu companheiro costumava agredi-la após consumir bebida alcoólica. Porém, com medo da reação esposo, a mulher não o denunciava para a polícia. Ainda segundo o depoimento da vítima, que não teve a identidade revelada, na noite da última quarta-feira, Arnaldo, quando agrediu a mulher, terminou acertando o próprio filho, de apenas cinco meses, que estava no colo da mãe.

Revoltada, a vítima resolveu ligar para a polícia, que levou o acusado para prestar depoimento na delegacia. Arnaldo foi autuado pela Lei Maria da Penha, e, em seguida, encaminhado para o Centro de Observação Criminológica e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima. O comissário de plantão da Delegacia de Olinda, Marcos Carvalho, informou que o acusado é uma pessoa trabalhadora, mas fica agressivo depois que ingere bebida alcoólica. “As brigas do casal são constantes. A maioria das vezes por causa da bebida”, contou. Ainda segundo ele, o marido alegou que a companheira também consome bebida alcoólica. “A bebedeira é de ambas as partes, mas a mulher resolveu prestar queixa pelo fato do seu filho ter sido agredido”, acrescentou. O acusado e a vítima preferiram não conversar com a reportagem.

http://www.folhape.com.br/
,
,

Capturada por assaltos e furtos a taxistas em Olinda

LEOPOLDO MONTEIRO

A Polícia Militar prendeu, anteontem, uma mulher acusada de assaltar e furtar taxistas em Olinda. Lisbeth Moreira de Oliveira, de 30 anos, foi detida por policiais minutos após fazer mais uma vítima, na rua Peri Jucá, no bairro de Rio Doce. Segundo a polícia, a acusada pegou um taxi e, no final da corrida, ameaçou o motorista com um canivete. Com o carro ainda em movimento, a vítima reagiu à investida da mulher, perdendo o controle do veículo e batendo de frente com uma barreira. Lisbeth conseguiu fugir do local, mas acabou sendo detida minutos depois. Ela foi levada para o plantão da Delegacia de Olinda, onde foi autuada por assalto. Após prestar depoimento, a acusada seguiu para a Colônia Penal Feminina do Recife, no bairro de Engenho do Meio.

Na delegacia, Lisbeth foi reconhecida por mais cinco taxistas. De acordo com o depoimento das vítimas, todas foram furtadas pela mulher. “Quando chegava no final da corrida ela dizia que iria trocar uma nota de R$ 50 para pagar o serviço e desaparecia. Do meu carro ainda desapareceram alguns objetos”, contou um taxista, que preferiu não se identificar. Ele ainda disse que a acusada atuava sozinha e não o ameaçou com arma. “Ela me furtou. Realmente fui enganado”, acrescentou.

O delegado de plantão em Olinda, José Antônio da Silva, informou que várias queixas tinham sido registradas com as mesmas características de crime. “Observamos que vários taxistas tinham sido vítimas de furtos feitos por uma mulher. A polícia estava investigando o caso”, comentou o Delegado. “Ela acabou sendo detida porque houve a reação da vítima”, mencionou.

http://www.folhape.com.br/

Centro Tecnológico de Peixinhos abre inscrições

30/05/2008 16:41
Com informações da assessoria

O Centro Tecnológico de Cultura Digital de Peixinhos (CTCD) abre na próxima segunda-feira (2) as inscrições para o curso de Noções Básicas de Software Livre. O curso será promovido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente do Estado (Sectma), pelo CTCD e pelo Espaço Ciência e faz parte do projeto Click Cidadão. São oferecidas 180 vagas e as aulas começam em 16 de junho.

Os candidatos devem possuir noções básicas de informática, além de ter concluído ou estar cursando a 8ª série do ensino fundamental e ter 16 anos ou mais. A inscrição deve ser feita no CTCD, no período de 8h às 12h e de 14h às 17h. Os interessados devem ter em mãos uma fotografia 3x4, identidade e ficha 18 ou comprovação de escolaridade. A lista com os nomes e as turmas dos 180 primeiros inscritos será divulgada no próximo dia 9 de junho.

A proposta do CTCD é a de atuar na formação de jovens e adultos do Estado através da produção de tecnologia e culturas livres. O Centro tem previsão para oferecer cursos técnicos e de qualificação em áudio, rádio, TV e vídeo, design gráfico, programação e metareciclagem.

O Centro tem o objetivo de incorporar o saber popular ao conhecimento científico e tecnológico. As atividades desenvolvidas vão favorecer a geração de trabalho e renda, contribuindo para um processo de inclusão socioeconômica. A Sectma já entregou o laboratório de Informática, e tem como meta entregar todos os estúdios do CTCD (áudio, webgrafia, TV e vídeo) até dezembro.

http://www.folhape.com.br/

Olinda promove campanha contra o tabagismo

Com informações da assessoria da Prefeitura de Olinda

A Diretoria de Vigilância à Saúde, através da Coordenação de Doenças e Agravos, lança na próxima terça-feira (3) a campanha "Vida Sim, Cigarro Não". O projeto tem o objetivo de combater o tabagismo em Olinda com um trabalho educativo, de prevenção e promoção à saúde.

A campanha tem cunho nacional e é uma realização do Instituto Nacional do Câncer, o INCA. Para o projeto, o Instituto estabelece três projetos a serem implementados: as Unidades de Saúde Livres do Fumo, o Ambiente de Trabalho Livre do Fumo e as Escolas Livres do Fumo.

Em Olinda, um grupo de retaguarda, formado por médicos, assistentes sociais e psicólogos, vai atuar na Policlínica Barros Barreto, no Carmo, a partir da quarta-feira (4). O grupo de trabalho desenvolve atividades de combate ao tabagismo no CAPS A-D (álcool e droga).

A Vigilância Sanitária também vai desenvolver um trabalho de inspeção, baseado na lei 9294/92, que proíbe o fumo nos ambientes fechados, como bares e restaurante.

http://www.folhape.com.br/
.

Tráfico de drogas - Presos dois suspeitos de matar jovem em Peixinhos

Do JC OnLine
Com informações da TV Jornal

Presos dois suspeitos de matar uma adolescente de 17 anos, em Peixinhos, Olinda, na Região Metropolitana do Recife, em janeiro deste ano. O corpo da Tarciane da Conceição Rodrigues foi enterrado em um manguezal. Josemar Rodrigues de Souza, 21 anos, conhecido como Supla, e Gleisson Silva da Hora, o Pio, também são acusados de tráfico de drogas e por outros homicídios.

Os dois foram presos na noite dessa quinta-feira (29), no bairro de Afogados. Com eles, a polícia encontrou sacos plásticos utilizados na embalagem de pedras de crack. Segundo a polícia, Tarciane da Conceição representava uma ameaça a Supla, que assumiu o tráfico de drogas em Peixinhos após a prisão do marido dela, e por isso ela teria sido assassinada.

http://jc.uol.com.br/2008/05/30/not_170238.php
,

Conupe anuncia mudança no local de provas do concurso público de Olinda

Os candidatos do concurso público de Olinda, que acontece neste domingo (01), que estão marcados para fazer provas no Colégio Dom Vital devem ficar atentos, pois o local do exame foi mudado pela Comissão de Concursos da Universidade de Pernambuco (Conupe).

O novo local destinado para estes candidatos fazerem os testes será a Fundação de Ensino Superior de Olinda (Funeso), que fica no Campus Universitário, s/n, no bairro de Jardim Fragoso, Olinda.

A decisão do Conupe foi tomada porque o prédio do colégio não pode ser utilizado. A comissão confirma que o horário e a numeração da sala que constam no cartão de inscrição dos candidatos serão mantidos.

O concurso público de Olinda vai preencher 480 vagas no quadro de pessoal da Prefeitura de Olinda, no Grande Recife, sendo 276 para o nível superior e 204 para técnicos.

No nível superior, os cargos são para analista em cultura, analista em turismo, administrador, advogado, arquiteto, bibliotecário, biólogo, biomédico, bioquímico, contador, enfermeiro, engenheiro civil, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, geógrafo, médico, médico veterinário, nutricionista, odontólogo, pedagogo, químico, sanitarista e terapeuta ocupacional.

Já para o nível médio, os cargos são de técnicos em enfermagem, em higiene dental, em contabilidade, em cultura, em edificações, de laboratório, de saneamento, de turismo, auxiliares de farmácia e de consultório dentário e educadores sociais.

da Redação do pe360graus.com

http://pe360graus.globo.com/

Gente de Olinda - Amigos e familiares se despedem do instrumentista Toinho Alves


O monge beneditino dom Geraldo Wanderley celebrou a missa de corpo presente, durante o velório do contrabaixista Toinho Alves, um dos criadores do grupo pernambucano Quinteto Violado, que aconteceu nesta sexta-feira (30), no Palácio dos Governadores, sede da Prefeitura de Olinda, no Grande Recife.

Durante a cerimônia, o amigo Marcelo Melo, companheiro das aventuras musicais do Quinteto, leu um poema enviado pelo poeta popular Jessier Quirino. Todos estavam muito emocionados e lamentavam a partida do instrumentista, perda inegável para a música brasileira.

Ao fim da missa, o corpo de Toinho Alves foi levado para o cemitério Parque das Flores, no Recife, onde foi sepultado.

A MORTE
Toinho Alves foi encontrado morto em seu apartamento, em Candeias, no final da manhã da última quinta (29). Familiares tentaram entrar em contato com ele por telefone, durante a manhã, mas as chamadas não foram atendidas.

O filho Dudu Alves, também músico do Quinteto, tinha a chave da casa do pai e resolveu procurá-lo. Toinho foi encontro morto na varanda do apartamento. A causa da morte, confirmada no atestado de óbito, foi enfarto, por volta das 23h30 da quarta-feira (28).

De acordo com informações do site oficial do Quinteto Violado, Toinho Alves era natural de Garanhuns, cidade do Agreste pernambucano, e tinha 64 anos. Antes de abraçar a carreira musical, foi engenheiro químico no Recife, mas o palco o conquistou de vez no início dos anos 1960. Foi nessa época que entrou no conjunto vocal Os Bossa Norte, onde conheceu Marcelo Melo, parceiro futuro no Quinteto Violado, que veio ao mundo em 1971.

O Quinteto surgiu com a proposta de misturar elementos eruditos e populares, fazendo uma música que não desvirtua nenhuma de suas origens e resulta numa rica combinação rítmica. A pesquisa musical e a vivência dos instrumentistas forjou o repertório do grupo desde então. Toinho era o responsável pela coordenação musical dos arranjos, repertório, produção artística dos discos e direção musical dos espetáculos.

da Redação do pe360graus.com

http://pe360graus.globo.com/

Motoristas e passageiros sofrem no trânsito em Olinda

Dirigir ou pegar ônibus em Olinda, na Região Metropolitana do Recife, não está nada fácil. Há buracos em toda parte por causa de obras de passagem subterrânea de fios elétricos, tapa-buraco e recapeamento. Quem mais sofre com todas essas obras são as pessoas que são obrigadas a conviver pior um longo período de tempo.

O pior horário é pela manhã. Sair da cidade patrimônio da humanidade nesse horário não é fácil. Os motoristas que para fugirem do trânsito na rua do Sol e Varadouro optam pela PE-15, sofrem a mesma coisa. Os engarrafamentos são os mesmos.
A buraqueira obriga os motoristas a fazer manobras complicadas e até invadir involuntariamente a faixa contrária. Isso dificulta ainda mais o transito. “Soltaram uma bomba em Olinda. Está um caos”, comentou o bancário Laerte Moreira.

Quando está chovendo a maioria dos pontos de ônibus ficam alagados, obrigando os passageiros a improvisarem paradas. Quando o tempo está seco o transtorno é o mesmo. “È muita poeira. Eu passei quase um mês me sentindo mal por conta disso”, comentou a corretora de imóveis Lenê Gomes.

RESPOSTA
Além dessas obras, há interdições ainda em ruas de Ouro Preto, Jardim Brasil I, Águas Compridas e Varadouro. O secretario de governo do município, Marcelino Granja, garantiu que até julho todas as obras na cidade estarão concluídas. É esperar pra ver.

Da Redação do pe360graus.com

http://pe360graus.globo.com/noticias360/matler.asp?newsId=129075

Polícia prende dupla que tentava assaltar loja em Casa Caiada

Do JC OnLine
Com informações da Rádio Jornal

Duas pessoas foram presas, entre elas um menor, por tentativa de assalto a um estabelecimento comercial em Olinda, Região Metropolitana do Recife, nesta quinta-feira (29). Os acusados tentaram roubar uma loja localizada na Avenida José Augusto Moreira, no bairro de Casa Caiada, e foram detidos por policiais militares do 11º Batalhão.

Na ação, o homem que acompanhava o menor estava portando um revólver calibre 38, e ao tentar fugir chegou a ser atropelado. O acusado não sofre risco de morte e foi encaminhado para a Delegacia de Rio Doce. O menor seguiu para a Gerência de Polícia da Criança e do Adolescente (GPCA). Com a dupla, a polícia apreendeu uma moto, três aparelhos celulares, diversos pertences das vítimas e a arma do crime.

http://jc.uol.com.br/2008/05/29/not_170159.php
.
.

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Embate entre PCdoB e PHS volta a repercutir

A suposta tentativa do Partido Comunista Brasileiro (PCdoB) de destituir da presidência do Partido Humanista da Solidariedade (PHS) o ex-vereador de Olinda Élcio Siqueira voltou a ser criticada pelo líder da Oposição da Alepe, deputado Pedro Eurico (PSDB), e pelo primeiro vice-presidente, deputado Izaías Régis (PTB), ontem em Plenário. "Foi um golpe traiçoeiro da Prefeitura de Olinda", disse o tucano.

No último sábado (24), a Executiva Nacional do PHS determinou que a legenda não pode apresentar candidatos a vereador em Olinda. O líder do partido no município, Élcio Siqueira, apóia a pré-candidatura do filho, Arlindo Siqueira (PTB), à Prefeitura de Olinda.

"É inaceitável que uma legenda constituída democraticamente seja destituída desta forma, forçando seus militantes a apoiar a candidatura definida pelo PCdoB", protestou o tucano. Izaías agradeceu a Eurico o apoio e classificou a medida como “uma postura antidemocrática”. “O presidente do PHS deveria denunciar o fato ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE)”, sugeriu.

Os 47 nomes da sigla para a disputa proporcional ameaçam abandonar a campanha, se forem obrigados a apoiar o pré-candidato do PCdoB, Renildo Calheiros. A intervenção resultou no afastamento de Élcio Siqueira.

Os filiados ingressaram, anteontem, na Justiça para reverter a situação e fizeram mobilizações ontem na Alepe. O deputado Clodoaldo Magalhães (PTB) também defendeu o PHS e prestou solidariedade.

http://www.fisepe.pe.gov.br/cepe/materias2008/mai/legi10280508.htm

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Tapetão da política: Sátiro dormiu com Alf e acordou com Calheiros

A intervenção do poder econômico e político está ficando bastante truculenta na sucessão municipal de Olinda.

Um exemplo disso foi a adesão do PR - Partido da Républica - ao PC do B.

Poucas horas antes, o presidente do PR, ex-vereador e ex-vice-prefeito Manoel Sátiro, tinha acabado de fechar um acordo de apoio a candidatura de Alf a prefeito de Olinda pelo PDT.

Inclusive, um acerto que implicava na nomeação de Sátiro na Assembléia Legislativa de Pernambuco chegou a ser celebrado com dirigentes do PDT e PR.

Logo em seguida, a equipe do tapetão entrou em campo e tirou Sátiro do confortável emprego e o levou para apoiar Renildo Calheiros, candidato do PC do B.


Aguardem mais detalhes.
.
.

terça-feira, 27 de maio de 2008

Estrada da Mirueira: Um morto em troca de tiros

Tiroteio aconteceu na Estrada da Mirueira, no bairro de Águas Compridas

LEOPOLDO MONTEIRO

Um homem conhecido apenas pelo apelido Dogo, trajando uma bermuda vermelha e aparentando ter 20 anos, foi assassinado, no início da noite de anteontem, com vários tiros de revólver calibre 38 na cabeça, pescoço e costas. O crime aconteceu na Estrada da Mirueira, no bairro de Águas Compridas. Segundo informações passadas pela polícia, a vítima estava acompanhada de dois homens, quando o trio foi perseguido por desconhecidos. Houve troca de tiros entre os envolvidos no ocorrido. Dogo tentou correr dos assassinos, mas como estava desarmado acabou sendo alvejado. As outras duas pessoas que o acompanhavam e os autores do crime fugiram em seguida. A polícia não tem suspeitas dos assassinos.

O tiroteio deixou os moradores assustados. Vários residentes saíram de suas casas para acompanhar o trabalho de perícia dos técnicos do Instituto de Criminalística (IC) na cena do crime. Para a polícia, o assassinato tem característica de execução. O sargento Antônio Sales, do 1º BPM, comentou que a vítima ainda tentou fugir dos criminosos, porém foi atingida por vários tiros. “Moradores disseram que ele saiu do terreno baldio correndo e acabou caindo aqui na rua. Testemunhas informaram que vários homens trocaram tiros e acabaram fugindo”, contou o PM. Ele ainda disse que a execução pode ter sido por causa de droga ou rixa. “Pelo que os residentes contaram a vítima estava envolvida no tiroteio e acabou morrendo. Pode ser briga de quadrilhas rivais”, acrescentou.

Agentes do Núcleo da Força-Tarefa de Homicídios estiveram no local no intuito de buscar detalhes sobre o crime. Mas, depois de conversar com a população, lamentaram que foram poucas as informações colhidas para esclarecer a autoria do assassinato. As investigações complementares serão feitas pelo agentes da Delegacia de Peixinhos. Após ser periciado pelos técnicos do Instituto de Criminalística (IC), o cadáver foi transportado para o Instituto de Medicina Legal (IML), que fica no bairro de Santo Amaro, no Recife.

http://www.folhape.com.br/

Menores assaltam nas proximidades da Praça do Jacaré

Dois menores de idade, ambos de 17 anos, foram apreendidos, anteontem, por volta das 20h, depois de assaltarem uma mulher, roubando o automóvel dela. A ação criminosa aconteceu por volta das 17h, em uma via próxima a praça do Jacaré, em Olinda. Um dos adolescentes estava armado com um revólver calibre 32, quando abordou a proprietária do veículo. A dupla foi detida quando passavam com o carro, um Meriva, de cor preta, por uma blitz realizada por uma equipe do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), no posto policial da PE-35, no município de Itapissuma. Os dois jovens foram encaminhados para a Gerência de Polícia da Criança e do Adolescente (GPCA).


http://www.folhape.com.br/

Oito anos com as Quartas Literárias

Por conta disso, haverá programação especial

Micheliny Verunschk terá texto encenado no evento

NATALY COSTA

O projeto Quartas Literárias do Centro de Cultura Luiz Freire, em Olinda, completa oito anos de atividades com uma programação especial para hoje. Os grupos literários convidados são o Nós Pós e o Vozes Femininas, que, por sua vez, convocam a professora e escritora Lucila Nogueira para o encontro. A segunda atração será a encenação do monólogo "O Observador e o Nada", da pernambucana Micheliny Verunschk. O espetáculo já passou por São Paulo e João Pessoa, e aqui vai contar com a participação do músico Helton Moura. Ainda no evento, será lançado o fanzine "De cara com a poesia". A discotecagem da noite fica por conta do DJ Bob.

Como o nome já sugere, o Quartas Literárias é um ponto de encontro entre os que exercem, consomem, discutem, criticam ou apenas se interessam por literatura. Criado em 2000, acontece sempre nas últimas quartas-feiras de cada mês nas dependências do Centro de Cultura Luiz Freire e é aberto ao público. Hoje, o local e a gratuidade do acesso permanecem, e a festa começa às 18h30.

Serviço
Quartas Literárias - 8 anos
Hoje, a partir das 18h30
Centro de Cultura Luiz Freire - Rua 27 de janeiro, 181, Carmo, Olinda
Entrada gratuita
Informações: (81) 3301.5241

http://www.folhape.com.br/

Tapetão da política: Pedro Eurico bate em Calheiros

DEU NA COLUNA POLÍTICA DO "DIÁRIO DE PERNAMBUCO" ASSINADA PELA JORNALISTA MARISA GIBSON:

Nem aí - Há dois dias, Pedro Eurico (PSDB) bate sem dó na prefeita Luciana Santos e no deputado Renildo Calheiros (PCdoB) por conta da intervenção patrocinada por eles no PHS de Olinda, mas ninguém sai em defesa dos comunistas. O deputado Luciano Moura (PCdoB), que foi preterido e perdeu a parada para Renildo, nem aparece no plenário da Assembléia.

http://www.pernambuco.com/diario/2008/05/28/politica2_0.asp

Quatro barracos pegam fogo em Aguazinha

Quatro barracos pegaram fogo na manhã desta terça-feira (27), em Aguazinha, bairro de Olinda. Onze homens do Corpo de Bombeiros foram chamados às 6h45 e às 8h as chamas foram controladas.

Segundo informações da corporação, os focos, localizados em frente ao lixão do bairro, na Segunda Avenida Perimetral, estavam cheios de material reciclável e de fácil combustão. Ninguém ficou ferido.

As chamas se espalharam rapidamente e duas viaturas de incêndio e foram ao local. A principal preocupação da Brigada de Incêndio foi isolar as chamas.


Da Redação do PERNAMBUCO.COM


http://www.pernambuco.com/ultimas/nota.asp?materia=2008527072649&assunto=124&onde=1

Prefeitura de Olinda inicia cadastramento de barraca de fogos e palhoças

Os interessados em montar uma palhoça ou comercializar fogos de artifício em Olinda já podem solicitar liberação por parte da prefeitura da cidade. As inscrições para liberação de licença para estes espaços são feitas na sede da Secretaria de Controle Urbano, na Estrada do Bonsucesso, n° 183, no horário das 8 às 13h.

Os comerciantes que queiram abrir uma barraca de fogos precisam levar CPF, identidade e comprovante de residência. Em caso da barraca se próxima a residências, também é necessária a autorização do dono da casa por escrito.

Para as palhoças a documentação exigida é a mesma, mas é preciso fazer uma consulta junto a Secretaria de Controle Urbano para avaliar o local de instalação. Caso seja liberado, a palhoça pode ser armada, o mesmo valendo para palcos e quaisquer festas.

A taxa a ser paga varia de acordo com o tamanho da barraca ou da palhoça. O cadastramento vai até a semana de São João.

da Redação do pe360graus.com

http://pe360graus.globo.com/

Agentes ambientais começam visitas nos bairros de Sítio Novo e Salgadinho

Até a próxima sexta-feira (27), 23 agentes da Vigilância Ambiental e 12 agentes comunitários da Saúde de Olinda, estarão visitando mais de seis mil imóveis em Sítio Novo e Salgadinho, dois dos bairros da cidade onde foram identificados os mais altos índices de infestação do mosquito da dengue.

As visitas começaram, na manhã desta terça-feira (27), em Sítio Novo, em Olinda. Moradores e feirantes do mercado do bairro receberam folhetos explicativos. Alguns garantiram que já estão fazendo sua parte. “A gente tem a nossa cisterna bem fechadinha. Os vasos de planta com água não têm mais, agora, é com areia. O pote da água do cachorro lava e troca a água todos os dias”, conta a dona de casa Rosa Maria de Souza. A moradora foi aprovada pelas agentes.

A diretora da Vigilância Ambiental de Olinda, Claudenice Pontes, explicou que os ovos podem aderir à parede dos recipientes e, por isso, é tão importante passar uma escovinha no pote, limpar o vaso com um pouco de água sanitária e jogar a água na areia.

E para você aderir a campanha contra a dengue e avisar sobre focos do Aedes Aegypti em Olinda, o telefone é o (81) 3301.5228.

da Redação do pe360graus.com

http://pe360graus.globo.com/

Tapetão da política: Pedro Eurico volta a criticar PC do B em Olinda

DEU NO BLOG DE JAMILDO:

O deputado Pedro Eurico, do PSDB, voltou a criticar, nesta terça, a intervenção do Partido Comunista do Brasil, na executiva municipal do Partido Humanista da Solidariedade, em Olinda.

De acordo com o parlamentar, não se pode aceitar que uma legenda, constituída democraticamente, seja destituída para que seus militantes sejam forçados a votar numa candidatura definida pelo PC do B.

Eurico afirmou que se trata de um desrespeito às instituições políticas e prestou solidariedade aos membros do PHS. O deputado espera que fatos dessa natureza não se repitam em outros partidos.

Izaías Régis, do PTB, agradeceu o apoio de Eurico e destacou que a postura do PC do B é antidemocrática. O parlamentar ainda solicitou ao presidente do Partido Humanista da Solidariedade que denuncie o ocorrido ao Ministério Público.

Clodoaldo Magalhães, do PTB, também defendeu o PHS.


http://jc.uol.com.br/blogs/blogdejamildo/
.
.

Incêndio perto do lixão de Aguazinha é controlado pelos Bombeiros

O Corpo de Bombeiros conseguiu controlar o incêndio que atingiu três barracos e um galpão onde funcionava uma fábrica de sofá e um depósito de materiais recicláveis, em Olinda, no Grande Recife. A comunidade fica no bairro de Jardim Brasil 2, perto do lixão de Aguazinha.

O fogo começou por volta das 6h30 desta terça-feira (27). Moradores do local e vizinhos ajudaram as quatro equipes dos Bombeiros a retirar eletrodomésticos, móveis e outros objetos, conseguindo salvar muita coisa das chamas. Com 22 mil litros de água, os militares levaram duas horas para controlar tudo. Ninguém ficou ferido.

De acordo com testemunhas, foi o segundo incêndio no local, mas esse foi o mais grave. Por pouco, as chamas não atingiram os fios de alta tensão da Celpe. Os moradores também informaram que a origem do fogo pode ter sido um curto-circuito ou uma ponta de cigarro, já que há informações de que alguns dos funcionários da fábrica de sofá fumam no local de trabalho.

O Corpo de Bombeiros não se pronunciou, porque não faz perícia técnica - o que é função do Instituto de Criminalística.


da Redação do pe360graus.com

http://pe360graus.globo.com/

Tapetão da política: Crise no PHS de Olinda repercute no Plenário


O líder da Oposição na Casa de Joaquim Nabuco, Pedro Eurico (PSDB), repudiou, ontem à tarde, a suposta tentativa do Partido Comunista Brasileiro (PCdoB) de retirar da presidência do Partido Humanista da Solidariedade (PHS) o ex-vereador de Olinda Élcio Siqueira. O líder do PHS apóia a pré-candidatura do filho, Arlindo Siqueira (PTB), à Prefeitura do município.

Para Eurico, o interesse dos líderes comunistas é fazer com que o PHS passe a apoiar a pré-candidatura de Renildo Calheiros (PCdoB). “Não costumo tratar de assunto alheio ao meu partido, mas a truculência dos comunistas é inaceitável”, salientou.

A intervenção no PHS municipal, segundo Eurico, teria sido o motivo central para alta de pressão arterial sofrida por Élcio Siqueira, de 77 anos, no último sábado. O ex-vereador permanece internado no Hospital Prontolinda. A liderança do PHS Olinda, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), ficará a cargo do diretório estadual do mesmo partido, por tempo indeterminado.


http://www.fisepe.pe.gov.br/cepe/materias2008/mai/legi04270508.htm

Homem é assassinado na Mirueira

Do JC OnLine
Com informações da TV Jornal

Um homem conhecido apenas como Dogo, aparentando 18 anos, foi morto a tiros por volta das 21h desta segunda-feira (26), na estrada da Mirueira, em Águas Compridas, Olinda (Grande Recife). A vítima foi atingida enquanto tentava fugir, juntamente com dois colegas, de dois homens não identificados. Após dispararem os tiros que atingiu apenas Dogo, eles fugiram. Os colegas da vítima conseguiram escapar dos criminosos.

Uma equipe do Instituto de Criminalística (IC) está no local realizando a perícia. No bolso da vítima foi encontrado maconha e um chip. O caso foi registrado por policiais da Força-Tarefa da Delegacia de Homicídios.


http://jc.uol.com.br/2008/05/26/not_169878.php
.
.

Decisão contestada: PT de Olinda contra Calheiros

DEU NO BLOG DE JAMILDO:

DECISÃO CONTESTADA
Não é só no Recife que o PT é rachado. Em Olinda também



A divisão interna no PT de Olinda continua. O secretário geral do partido promete "melar" o acordo com o PCdoB. Abaixo cópia dos documentos protocolados por ele hoje.

Do Secretário Geral do PT Olinda

Ao Diretório Municipal do PT Olinda

Olinda 26 de maio de 2008

Venho através deste solicitar a esta instância partidária a realização de eleição dos delegados para o Encontro Municipal Eleitoral do município, pelos seguintes:

1- Não havendo acordo dentre todos membros da Executiva Municipal deverá ocorrer eleição na base para eleger delegados para o encontro municipal;

2- A decisão com relação à aliança tem que ser tomada pelos filiados, escutados, neste encontro, através de seus delegados eleitos em processo democrático;

3- O Regimento Eleitoral Nacional do Partido dos Trabalhadores diz que deverão existir eleições para delegados ao Encontro Municipal Eleitoral, para ser decidido neste momento o caminho a ser tomado pelo partido no município.

Atenciosamente,
Ricardo Sousa
Secretário Geral do PT


PT decide pelo candidato do PCdoB, mas não sai totalmente unido

Na última reunião do Diretório Municipal do PT Olinda (DM Olinda) foi decidia por esta instância partidária o apoio ao PCdoB para eleições Majoritárias de 2008, mas não foi uma posição de consenso de todo partido. Membros ligados ao Secretário Geral, enfermeiro Ricardo Sousa, se opuseram à decisão e levaram a maioria das decisões para votação, criando um clima de rivalidade dentro do partido, pois este grupo acredita que a melhor opção para Olinda seja o candidato do PTB, Arlindo Siqueira.

O grupo ao qual pertence Ricardo Sousa propôs na reunião que a decisão sobre a quem se aliar na eleição majoritária fosse tomada apenas no Encontro Municipal Eleitoral do PT nos dias 6, 7 e 8 de junho, pois não existe um posicionamento concreto do PCdoB com relação as reivindicações do PT, diferente do PTB que já deixou clara as sua proposta para próxima gestão, a saber: Garantia da vaga da Vice-Prefeitura; reorganização das Secretarias do Governo, dando mais autonomia as decisões tomadas pelos seus respectivos gestores; criação de um Conselho Político amplo e democrático; Gerenciamento, no âmbito municipal, de todos programas do governo Federal, como Bolsa Família, PAC entre outros. Mesmo diante de todos estes fatos, o DM de Olinda, optou pela escolha naquele momento da aliança majoritária, sendo vencido em votação o grupo do Secretário Geral.

Uma segunda batalha foi travada no DM Olinda, onde Ricardo Sousa pediu a palavra e declarou que a opção do grupo ao qual pertence é de apoio à candidatura de Arlindo Siqueira do PTB para prefeito de Olinda, pois acreditam que Arlindo seja a melhor opção para o avanço do projeto de esquerda da sociedade olindense. Ricardo Sousa argumentou ainda que o PCdoB trata a gestão com mão de ferro e que, os comunistas, tentam, a todo custo, desvincular as eleições do Recife com as de Olinda, pois no primeiro os camaradas insistem com a candidatura de Luciano Siqueira, contrapondo-se aos projetos das esquerdas na cidade do Recife, diferentemente do apoio incondicional dado pelo PTB a João da Costa, prefeituável da capital.

Assim a decisão de apoio ao candidato da Prefeita ao invés de Arlindo Siqueira, foi conseguida a base da votação, criando um mal-estar dentro do PT Olinda, saindo este partido já frágil para o processo eleitoral.

Além disso, foi dado ao PCdoB o aval de decidir como, de que forma e onde quer o PT na aliança, deixando o partido em uma situação muito delicada perante a sociedade olindense e ao seu conjunto de filiados, que sempre depositaram confiança e esperança no Partido dos Trabalhadores de Olinda. Temos o receio de que a construção histórica realizada pelo PT seja colocada em segundo plano pelos companheiros do DM Olinda.

Nós do PT Olinda tínhamos um acordo para o Encontro Municipal Eleitoral, onde o consenso era o mote fundamental, consenso este que foi quebrado na última reunião do DM, havendo assim uma quebra de acordo. Por isso esta decisão tomada, no último DM, não tem validade perante o processo eleitoral de 2008.

Sendo assim, o Partido dos Trabalhadores de Olinda terá que realizar o Encontro Municipal Eleitoral, a partir de eleições de delegados na base, como rege o regimento eleitoral aprovado pelo Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores. Não aceitaremos as decisões tomadas por meia dúzia de caciques. Temos que respeitar e aceitar as decisões tomadas pelos cerca de 1800 filiados do partido em Olinda.

Por isso, eu, Ricardo Sousa e o grupo a qual pertenço, vamos levar para reunião da Executiva Municipal este fato e entraremos com um pedido de eleições para delegados para o Encontro Municipal Eleitoral, caso não seja aceita nesta instância, levaremos o pleito para as instâncias Estaduais e se for preciso para o Diretório Nacional.

Saudações Democráticas e Socialistas, ao povo olindense.


http://jc.uol.com.br/blogs/blogdejamildo/

Secretário-geral do PT se rebela contra apoio a Calheiros

O secretário-geral do PT em Olinda, Ricardo Sousa, comprou briga com a presidente do partido no município, Eliane Donana Cavalcanti. Nesta manhã, ele entregou nota ao diretório contestando o apoio a Renildo Calheiros (PCdoB), por considerar uma medida tomada sem o consenso de toda a legenda.

O grupo liderado pelo enfermeiro Ricardo apóia o nome do petebista Arlindo Siqueira para a disputa municipal. O secretário propõe que a decisão sobre a quem se aliar seja tomada nos dias 6,7 e 8 de junho, quando será realizado o Encontro Municipal Eleitoral do PT, pois o PCdoB não garantiu ainda o atendimento das reivindicações dos petistas: a manutenção da vice, criação de um Conselho Político, ampliação de espaço no governo, entre outros.

Donana rebate as acusações do secretário e diz que a decisão tomada no último sábado é “correta e definitiva”. Segundo ela, será impossível levar essa discussão para o encontro. “O que pesou na escolha por Renildo foi a responsabilidade que o partido com Olinda e de apoiar um projeto político de esquerda”, adiantou a presidente.

http://www.blogdafolha.com.br/permalink.php?id=12499&secao=1

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Estudantes, moradores e motoristas reclamam do mato alto na PE-15

Estudantes da Escola Argentina Castelo Branco, na PE-15, em Olinda, no Grande Recife reclamam do mato que está alto no canteiro central da rodovia e assusta quem precisa atravessá-la ou esperar o ônibus nas paradas. Uma outra preocupação é de que no meio do mato possam existir focos da dengue.

Segundo os estudantes, o mato tem mais de um metro de altura. “A gente larga às 18h e está tudo escuro. A gente fica com muito medo”, comentou uma aluna. Os motoristas também reclamam, porque o mato prejudica a visão do trânsito.

A Prefeitura de Olinda foi avisada, mas está difícil saber quem é responsável pela limpeza da área. “Um joga a responsabilidade para o outro e termina a gente sofrendo”, reclamou o presidente do Conselho Escolar, Vanderson Ferreira.

RESPOSTA
A assessoria de comunicação da Prefeitura de Olinda informou que a conservação da PE-15 é de responsabilidade do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), inclusive os serviços de limpeza e capinação.

A assessoria informou ainda que a Secretaria Municipal de Saúde, em virtude do risco de haver focos de dengue, vai notificar o DER, para que uma limpeza seja feita na via, para a retirada de pneus e outros objetos que possam acumular água.

No DER, a informação é de que será enviada ainda nesta segunda-feira (26) uma equipe técnica à PE-15 para averiguar os problemas causados pelo mato na rodovia. Só depois, será providenciada a limpeza.


Da Redação do pe360graus.com

http://pe360graus.globo.com/noticias360/matLer.asp?newsId=128723
.
.

Preso fugitivo acusado de matar deficiente

Do JC OnLine

Está detido na Delegacia do Varadouro, em Olinda, Região Metropolitana do Recife, um homem procurado desde dezembro de 2007 pelo homicídio de um deficiente físico. A prisão de Evandro Florentino dos Santos, 28 anos, aconteceu em virtude de um mandando requerido pela própria Delegacia do Varadouro. O acusado foi detido na manhã desta segunda (26), dentro de sua atual residência, na rua Maita, no bairro de Jardim Brasil I.

O acusado e a vítima eram vizinhos e moravam na rua Luiz Gonzaga, na Barreira do Rosário. Na ocasião do crime, informações da polícia apontam que Evandro dos Santos conversava em frente a casa de Carlos Alberto Moreira da Cruz, conhecido por Irmão Cruz, de posse de uma espingarda. Duas munições teriam caído no chão, e Evandro pediu que Carlos Alberto recolhesse. Diante da recusa do deficiente, o vizinho teria efetuado disparos contra o mesmo.

A Polícia chegou ao acusado através de investigações que aconteciam desde o último dezembro. Evandro Florentino dos Santos vai responder pelo crime de homícidio. Ele será encaminhado ao Centro de Triagem de Abreu e Lima (Cotel), onde ficará à disposição da Justiça.

http://jc.uol.com.br/2008/05/26/not_169834.php

Tapetão da política: Sátiro dormiu com Alf e acordou com Calheiros

A intervenção do poder econômico e político está ficando bastante truculenta na sucessão municipal de Olinda.

Um exemplo disso foi a adesão do PR - Partido da Républica - ao PC do B.

Poucas horas antes, o presidente do PR, ex-vereador e ex-vice-prefeito Manoel Sátiro, tinha acabado de fechar um acordo de apoio a candidatura de Alf a prefeito de Olinda pelo PDT.

Inclusive, um acerto que implicava na nomeação de Sátiro na Assembléia Legislativa de Pernambuco chegou a ser celebrado com dirigentes do PDT e PR.

Logo em seguida, a equipe do tapetão entrou em campo e tirou Sátiro do confortável emprego e o levou para apoiar Renildo Calheiros, candidato do PC do B.

Aguardem mais detalhes.

.
.

Inverno chegou e Canal Bultrins-Fragoso continua obstruído

UMA VERGONHA!
PREFEITURA NÃO SE PREPAROU PARA A CHEGADA DO INVERNO.
CANAIS ESTÃO OBSTRUÍDOS POR CAPIM E LIXO. PROVA COMPLETA DO ABANDONO.
POPULAÇÃO É QUEM PAGA CONTA COM AS RUAS ALAGADAS, AUTOMÓVEIS DANIFICADOS, CASAS INVADIDAS PELAS RUAS


Esta foto mostra a situação em que se encontra o início do trecho do Canal em direção ao Fragoso.

É por conta deste descaso, em pleno início de inverno, que fica claro que nenhum ação preventiva foi realizada para evitar os constante alagamentos do Canal dos Bultrins.
.
.

Zorra na orla

A prefeita de Olinda deveria olhar um pouco a orla de Olinda, partindo do Bairro Novo onde a ciclovia virou estacionamento sem nenhuma fiscalização. A área determinada para pedestres virou ciclovia e sanitário de cachorros. Em Casa Caiada a zorra é total, barracas desorganizadas, amontoados de cadeiras velhas amarrados pela praia, calçadas quebradas e até a unidade móvel da PM atrapalhando os pedestres, bastando avançar cinco metros onde existe estacionamento causando transtorno aos pedestres. Prefeita é hora de tomar providência.

Benedito Freitas - Olinda

.
.
.

domingo, 25 de maio de 2008

Denúncia: Construção clandestina no Bairro Novo

O morador da Rua Cel Henrique Guimarães ao lado do nº 123, em frente à Sena Segurança, um edifício verde, Bairro Novo Olinda, CEP 53030-100 de nome Rui Câmara, está levantando mais um andar clandestino na área proibida em frente ao farol que sinaliza para os navios.
Peço favor verificar o ABSURDO.
Grata

Talma Xavier

.
.

Acidente de carro em Olinda deixa duas pessoas feridas

Duas pessoas ficaram feridas durante acidente na Avenida Agamenon Magalhães, próximo ao Conservatório de Música de Olinda, na Região Metropolitana do Recife, neste sábado (24).

Um carro modelo Palio e uma motocicleta se chocaram por volta das 16h. As duas pessoas que estavam na moto saíram feridas: Edson Inácio Ferreira, que conduzia o veículo, sofreu ferimentos leves. Já o passageiro Valdemício Pereira da Silva foi socorrido para um hospital no Recife com ferimentos graves.

A Polícia Rodoviária Estadual não soube informar para qual hospital o passageiro foi levado.

da Redação do pe360graus.com

http://pe360graus.globo.com/noticias360/

Focca dá desconto de 30% aos moradores de Olinda quites com o IPTU

da Redação do pe360graus.com

A Focca está com uma promoção que dá desconto de 30% na mensalidade de seus cursos aos moradores de Olinda que não tiverem dívidas com o IPTU. O abatimento vale para os contribuintes e seus dependentes diretos.

O desconto aumenta para portadores de diplomas em dia com o imposto: 50%. Se o curso de interesse for Letras, o estudante não precisa pagar a taxa de inscrição no vestibular, que custa R$ 20.

Os interessados em se inscrever no vestibular da Focca devem entrar no site da instituição até o dia 5 deste mês. As provas estão marcadas para o dia 8 de junho, das 9h ao meio-dia. As inscrições também podem ser feitas no site da Faculdade São Miguel. Mais informações nos fones 3429.3696 e 3221.3702.

http://pe360graus.globo.com/educacao360/matLerX.asp?newsId=128645

Violência em Caixa D'Água e no Córrego do Abacaxi

Internauta denuncia uso de drogas e prostituição dentro e fora de colégio

Cardinot, quero denunciar a falta de segurança em Caixa D'água e no Córrego do Abacaxi, em Olinda. Num período de 18 dias, foram roubados cerca de 27 aparelhos celulares só em frente a um colégio, sem contar o uso de drogas e a prostituição dentro e fora deste colégio.


http://www.cardinot.com.br/broncas.php?id=6937&data=22-05-2008

Conexão Calheiros: Escândalo Renan completa um ano, sem punições

Passado exatamente um ano do escândalo envolvendo uma amante e o lobista de uma grande empreiteira, o ex-presidente do Senado Renan Calheiros (PMDB-AL) livrou-se de seis representações - cinco arquivadas e uma nunca levada ao Conselho de Ética. O inquérito aberto pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em agosto, que tramita em segredo de Justiça, ainda não teve resultados práticos.

A denúncia foi feita em 25 de maio de 2007 pela revista Veja, que informava a existência de contas pessoais do cacique alagoano - então um político influente, com acesso fácil ao Palácio do Planalto - pagas por um lobista da empresa Mendes Júnior. Até a pensão de uma filha fora do casamento, com a jornalista Mônica Veloso, seria custeada pelo amigo. O senador negou, mas a artilharia se seguiu nos meses seguintes, após a confirmação de tudo por Mônica.

Ao todo, Renan virou alvo de seis acusações: 1) ter contas pagas pela Mendes Júnior; 2) atuar em favor da Schincariol na Receita Federal e no INSS; 3) uso de laranjas na compra de duas rádios e um jornal; 4) arrecadação em ministérios do PMDB; 5) espionagem de dois senadores da oposição em Goiás; 6) autoria de emenda que destinou R$ 280 mil à empresa fantasma de ex-assessor. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte: Agência Estado

sábado, 24 de maio de 2008

Governo do Estado inaugura Centro Tecnológico em Peixinhos

Com informações da assessoria

O governo de Pernambuco inaugurou o Centro Tecnológico de Cultura Digital de Peixinhos (CTCD), durante o lançamento da sétima edição do Festival de Teatro Brasileiro (FTB) - Cena Baiana, que trará espetáculos baianos para os palcos recifenses.

O Centro vai atuar na formação de jovens e adultos do estado por meio da produção de tecnologia e culturas livres. Serão ofertados cursos técnicos e de qualificação em áudio, rádio, TV e vídeo, design gráfico, programação e metareciclagem.

A Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sectma) tem como meta entregar todos os estúdios do CTCD (áudio, webgrafia, TV e vídeo) até dezembro. Já se encontra em processo de licitação o estúdio de áudio.

O CTCD dará início às suas atividades com o curso Noções Básicas de Software Livre, dentro do projeto Click Cidadão, que será promovido pela Sectma, pelo CTCD e pelo Espaço Ciência. O curso, com duração de 15 dias, será oferecido em um único turno a três turmas de 15 alunos na segunda quinzena de junho (uma turma) e durante o mês de julho (duas turmas). As inscrições serão feitas na primeira semana de junho por meio de formulário a ser disponibilizado no CTCD.

O CT de Cultura Digital também irá oferecer, no período de agosto a novembro, o curso de qualificação em Software Livre. Os alunos deverão ter 15 anos de idade ou mais e devem estar cursando ou já terem concluído a 8ª série do Ensino Fundamental. As inscrições serão feitas de 16 a 30 de junho, no período de 8h às 12h e de 14h às 18h, no CTCD. No ato da inscrição, os interessados deverão levar documento de comprovação de escolaridade e documento de identidade.

http://www.folhape.com.br/

Olinda recebe serviços gratuitos para comunidades carentes neste sábado

Com informações da assessoria

Neste sábado (24) acontece mais uma edição da ação social: Viva Olinda. Será um dia inteiro de serviços gratuitos para comunidade carente na área de saúde, documentação, orientação jurídica, estética e laser para adultos e crianças.

Na última edição da ação, em outubro de 2007, cerca de 3 mil pessoas foram atendidas. Neste ano os serviços serão oferecidos, das 9h às 16h, em diversas especialidades como: emissão de carteiras de identidade e trabalho, atendimento médico e exames na área de: Pessoas com
O projeto é desenvolvido a cada seis meses, é uma iniciativa da Faculdade Focca, em Olinda. Segundo a diretora da universidade, Antonieta Chiappetta, a idéia é oferecer o maior número de serviços rápidos às pessoas mais pobres
A faculdade fechou parceria com diversas empresas e instituições como: Senac, Polícia Militar, Balcão de Direitos, Procom, Faculdade São Miguel, Secretaria de Saúde de Olinda entre outros.

Confira a listagem de serviços gratuitos disponíveis:
Emissão de carteira de identidade - 1° e 2° vias
Emissão de carteira de trabalho - 1° via
Emissão de certidão de nascimento - 1° via
Certidão de Nascimento
Orientação jurídica
Orientação para elaboração de currículos
Fotografias
Cabeleireiros
Atendimento médico
Nutricionistas e Psicólogos
Exames de glicose
Aferição de pressão
Vacinação
Orientação para higiene bucal - infantil
Aplicação de flúor em crianças
Oficina infantil
Massagem
Documentos necessários para emissão da Certidão de Nascimento (primeira via):
· Pai ou mãe: carteira de Identidade ou profissional, registro ou certidão de casamento (original e xerox),
· Criança: declaração da maternidade ou declaração da parteira ou batistério (original e xerox).

Documentos necessários para emissão da Carteira de Identidade:
· Registro de nascimento ou certidão de casamento (original e xerox). A partir dos 14 anos.

Documentos necessários para emissão da Carteira de Trabalho:
· Registro de nascimento ou certidão de casamento ou carteira de Identidade. A partir de 16 anos.

Serviço
Ação Viva Olinda - Prestação de Serviços Gratuitos
Quando: neste sábado (24)
Onde: na Faculdade de Olinda (Focca) - Praça do Carmo - Olinda
Horário: das 9h às 16h
Informações: 3429.3696.

Alto Nova Olinda recebe Telecentro em Ponto de Cultura

A comunidade do Alto Nova Olinda recebeu sexta-feira (23) a instalação do Telecentro de Inclusão Digital Maracatu Leão Coroado. Este é o primeiro telecentro da Cidade Patrimônio, que é instalado em Ponto de Cultura. A Prefeitura Popular articula as negociações entre a comunidade e o Governo Federal para a implantação de novos Telecentros.

O Telecentro comunitário Leão Coroado conta com 11 computadores ligados em rede, todos com sistema operacional Linux, incluindo suíte de escritórios, aplicativos para navegação web e software para acessibilidade de deficientes visuais.

O local vai disponibilizar cursos de informática básica para toda a comunidade com o objetivo de promover a inclusão digital e ajudar na educação da sociedade. Os cursos serão ministrados por professores habilitados e voluntários da própria região, nos horários da manhã, tarde e noite. As aulas são de segunda a sexta com duração de uma hora e meia.

A implantação dos Telecentros faz parte do Programa de Inclusão digital do Governo Federal. Cada centro possui um Conselho Gestor, formado por membros da comunidade que ajudam os funcionários na fiscalização e gestão do espaço. Os computadores do telecentro Leão Coroado foram doados pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), empresa pública vinculada ao Ministério da Fazenda.

As comunidades que quiserem ter um Telecentro de Inclusão Digital devem se organizar, disponibilizar um espaço, o mobiliário e a instalação elétrica.

http://www.folhape.com.br/

Empresária é presa por estelionato

JOANA PERRUSI

Uma empresária foi presa, ontem, por policiais da Delegacia do Turista. Maria Cecília Libório Soga, 42 anos, foi acusada de estelionato em 2004. Ela havia contraído dívidas em hotéis e companhias aéreas, por isso foi descoberta. A polícia cumpriu um mandado de prisão expedido pela 7ª Vara Criminal do Rio Grande do Sul, em 2005, onde ela tinha uma empresa de consultoria. A acusada informou que foi vítima de um golpe praticado por um americano, chamado de Cleyton Ferdinand.

Segundo ela, o americano disse ser um grande empresário e sócio de uma empresa árabe, que estava interessada em implantar uma refinaria de petróleo em Pernambuco. "Todo a negociação foi feita através da minha consultoria, porque eu também era intérprete. Promovemos reuniões e visitas no Estado e fora do País, e eu tive que arcar com todas as despesas feitas pelos interessados. Eu achei que fosse o negócio da minha vida e fui enganada", justificou. Maria Cecília disse que investiu, somente em passagens aéreas, cerca de R$ 180 mil, além de R$ 600 mil em hospedagens, entre outras promissórias.

Os policiais da Delegacia do Turista informaram que a prisão de Maria Cecília foi efetuada depois que receberam uma denúncia anônima apontando ela como uma suspeita de aplicar vários golpes. A acusada estava hospedada em um hotel, na cidade de Olinda, mas foi presa enquanto visitava um imóvel, que ela disse ter interesse em comprar, que custa R$ 1,3 milhão. "Estou tentando reconstruir minha vida e essa casa seria um novo negócio, pois estou entrando num outro ramo. Em parceria com um chinês, iríamos abrir uma representação em cosméticos a serem distribuídos por todo o Nordeste", explicou. Ela foi encaminhada para a Colônia Penal Feminina, mas deverá ser transferida para Porto Alegre, onde foi instaurado o inquérito e expedido o mandado de prisão. A Justiça do Rio Grande do Sul já foi informada do cumprimento do mandado.

http://www.folhape.com.br/

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Prefeitura de Olinda divulga local e horário de provas do concurso

Já estão disponíveis no site da UPE, os locais e os horários das provas do concurso Público da Prefeitura de Olinda. O candidato deve acessar o site www.upenet.com.br, onde irá digitar o número de inscrição ou nome completo para obter o local e o horário onde será realizada a prova.

Mais de 28.300 mil pessoas se inscreveram no concurso público da Prefeitura de Olinda. As provas serão realizadas no dia 1º de junho, o resultado e a convocação para prova de título e exame de saúde serão divulgados, no máximo, até o dia 14 de junho. Este é o quinto concurso realizado pela prefeitura nos últimos sete anos.

Da Redação do pe360graus.com

http://pe360graus.globo.com/

Sítio Novo: Caos

Na Rua Benjamin Constant em Sítio Novo, Olinda, os ônibus estão ameaçando deixar a população sem transporte devido aos enormes buracos que a via apresenta. A Prefeitura recentemente fez o serviço e está um caos novamente. Os comerciantes do local não querem que os veículos passem por lá, mas não ajudam a conservar a rodovia. Seria interessante a Prefeitura intervir e resolver de vez o sofrimento do povo da localidade que deseja tomar sua condução e está sendo prejudicada. A prefeitura popular precisa resolver o impasse urgentemente.

Jorge Beltrão - Olinda

http://www.pernambuco.com/diario/2008/05/23/Cartas.asp

Moradores de Fragoso fazem protesto para definir cidade em que moram

Moradores da comunidade de Fragoso fizeram um protesto na PE-15, em Paulista, na manhã desta sexta-feira (23), pela definição da cidade onde moram: Paulista ou Olinda?

O protesto foi pacífico. Os manifestantes usaram cartazes e um carro de som para chamar a atenção para aquilo que eles consideram um descaso: o bairro não é assumido nem pela prefeitura de Olinda nem pela prefeitura de Paulista.
A manifestação não interrompeu o fluxo de veículos, pois eles só iam para o meio da pista quando o sinal de trânsito estava fechado para os motoristas.

Os moradores dizem que, de fato, o bairro pertence ao município de Paulista. “Faz três anos que a gente vem na luta por uma definição de área. Estamos, geograficamente, definidos pela Fidem (Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas) dentro de Paulista e, no entanto, nossa documentação é de Olinda. As duas prefeituras ficam em fogo cruzado e a população fica sem benefício nenhum, sem política pública nenhuma. A gente quer definição desta área”, disse a representante dos moradores Cecy Feitosa.

O problema da falta de definição dos limites entre Olinda e Paulista já foi mostrado no NE TV 1ª Edição. Em setembro de 2005, representantes das duas prefeituras se reuniram com técnicos da Fidem e firmaram um consórcio público para dividir as responsabilidades e elaborar um plano de trabalho para os bairros que ficam em áreas indefinidas.

Em fevereiro de 2006, as prefeituras de Olinda e Paulista produziram um mapa para definir que áreas pertenciam a uma e a outra cidade. Mas esse traçado dependia de aprovação da Assembléia Legislativa. Já em abril do ano passado, o NETV 1ª Edição mostrou que a indefinição a respeito das áreas entre os dois municípios traz muitos transtornos aos moradores: precariedade na coleta de lixo, demora no serviço de calçamento das ruas e dificuldade para o recebimento de correspondências.

Na ocasião, uma representante da Fidem informou que havia um outro entendimento entre as prefeituras sobre o tema, acertado pouco meses antes. Agora, a questão já foi estudada pela Fidem, mas aguarda a aprovação da Assembléia Legislativa para que seja oficializado. O problema é que a votação só poderá ser realizada depois do período eleitoral, já que o primeiro prazo para que o projeto fosse encaminhado venceu em dezembro de 2007.

A prefeitura de Olinda informou que enviou, esta semana, à prefeitura de Paulista, um novo pedido para demarcação dos limites dos dois municípios. A prefeitura de Paulista informou que está atendendo aos moradores de Fragoso da melhor maneira possível, mas a discussão sobre os limites só será feita no ano que vem.

da Redação do pe360graus.com

http://pe360graus.globo.com/

Lixão da Rua Coronel João Lapa completou 10 dias




Amigos da imprensa

Bom dia!

Mês passado denunciei o estado de abandono da limpeza pública na rua onde moro, ao lançar a campanha pelo tombamento do lixão da Rua Coronel João Lapa, no Varadouro. No dia seguinte, a imprensa noticiou, e o caminhão da prefeitura chegou para recolher os entulhos acumulados por quase 30 dias.

A situação aqui é difícil, pois os vizinhos todos jogam os restos na frente da minha casa e, como se não bastasse, a coleta é deficiente.

Moro no sítio histórico de Olinda, entre as ruas Henrique Dias e 15 de Novembro, onde a coleta é muito eficiente.

Ligo diariamente para a coleta, mas não adianta nada.

Desta vez, são 10 dias sem recolher os entulhos, e quatro dias sem recolher o lixo doméstico (sacos).

Fotos em anexo.

Um abraço,

--
André Dib
Assessor de imprensa do lixão da João Lapa
(81) 3439-5806
(81) 9675-6252


Informação do OLINDA URGENTE: Ontem, o lixo foi recolhido depois que a foto saiu no "Diário de Pernambuco".

Marquinhos retoma a vida







Amigos,

Hoje foi um dia muito especial para Marquinhos e todos nós. Pela primeira vez, em um ano e cinco meses, ele pôde, finalmente, olhar a paisagem da janela do quarto do hospital, sentado em uma cadeira emprestada - de rodas é verdade - mas essa é só mais uma etapa da vitória do Senhor Jesus, da fé de Marcos e dos nossos esforços. Vocês fazem parte desta história, lição de vida, de amor e esperança.
Estou encaminhando no anexo as fotos deste dia em que Marcos retoma a sua vida. Obrigada mais uma vez a todos. Hoje é, também, um dia muitíssimo especial para mim. Sinto-me leve, uma sensação gostosa do dever cumprido e de ver a Justiça sendo realizada a cada dia, cada minuto, em cada ganho, cada nova etapa da vida de Marquinhos.
Louvado seja o Senhor, que ele nos proteja e livre da violência que todos os dias temos de enfrentar em cada esquina.

Um abraço,

Gercina

Policial suspeito no desaparecimento de grávida é preso


O policial Marcos Medeiros foi preso, por volta das 11h desta quinta-feira (22), por suspeita de envolvimento no desaparecimento da corretora de seguros Taciana Barbosa de Carvalho, de 32 anos. Ela está grávida de oito meses e desapareceu no domingo do Dia das Mães, no dia 11 de maio.

De acordo com a assessoria da Polícia Civil, policiais do 1º Batalhão da PM cumpriram o mandado de prisão temporária expedido pela juíza da 3ª Vara Criminal de Olinda nesta quinta. A prisão foi decretada por cinco dias, mas o prazo que pode ser renovado para que o suspeito não interfira nas investigações.

O delegado Derivaldo Falcão informou que a prisão foi solicitada, na última terça-feira (20), porque havia contradições entre o depoimento do policial e de testemunhas, como o fato de ele alegar não conhecer a vítima. Além disso, ele teria sido a última pessoa a ter contato com Taciana antes do sumiço dela.

da Redação do pe360graus.com

http://pe360graus.globo.com/

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Assaltos freqüentes em Rio Doce

População reclama que não adianta mais tomar precauções contra os bandidos

MIRTHYANI BEZERRA

Para fugir dos assaltos, muitas pessoas incorporam ao seu dia-a-dia alguns hábitos com a finalidade de evitar a abordagem cada vez mais ousada dos bandidos. Precauções que vão desde evitar passar por vias escuras e desertas, até desacelerar os carros, aos poucos, quando o semáforo, instalado em algum local com grande incidência de assaltos, fica vermelho. Esses cuidados, no entanto, não estão sendo suficientes para evitar que os moradores do bairro de Rio Doce, em Olinda, não se tornem presas fáceis para os bandidos. O comerciante Waldemir José de Souza, de 58 anos, morador da 3ª etapa de Rio Doce, já cansou de ouvir comentários dos vizinhos sobre os assaltos que estão acontecendo na área. “Moro bem próximo ao terminal do bairro, que apesar de ser um local bem movimentado está sendo palco de muitos assaltos. Um dia eu caminhava ao lado da minha esposa nas proximidades do terminal, por volta do meio-dia, quando um homem armado tomou nossos pertences”.

Waldemir disse ainda que não há dia nem hora para ser assaltado na localidade. “Tem uma padaria perto na minha casa que já foi assaltada muitas vezes. Meus vizinhos nem se surpreendem mais quando recebem a notícia do assalto”, brincou. O pintor Leonardo Araújo da Silva, de 46 anos, também morador da 3ª etapa, disse que já foi abordado na frente da delegacia de Rio Doce. “Até na frente da delegacia já fui assaltado. A situação aqui mudou para pior. Nem andando no claro, evitando ruas desertas a gente consegue se livrar desse tipo de violência”, desabafou.

Na semana passada, a vítima da violência foi a proprietária de um estabelecimento comercial localizado na avenida Brasil, na 2ª etapa do bairro. A mulher, que não quis ser identificada, presenciou a ação de quatro bandidos que roubaram todo o dinheiro que estava no caixa da loja. “Eu já fui assaltada aqui três vezes em menos de dois meses. Na última vez, os ladrões estavam dentro da loja quando passou uma viatura da polícia. Um menino que estava do lado de fora falou que estávamos sendo assaltados. Mas eles passaram direto. Um deles, inclusive, disse que iam almoçar”, contou, indignada.

De acordo com o comandante do 1° BPM, tenente-coronel Flávio Vieira, responsável pelo policiamento da área, o bairro possui duas viaturas ativas, um núcleo policial com três agentes, além de contar com três motos. “Toda essa estrutura é pouca em relação ao número de habitantes de Rio Doce. Além disso, já extrapolamos o nosso limite na prevenção e combate ao crime. Reconhecemos que é preciso um efetivo maior. A população prejudica ainda mais ligando para o 190 por qualquer briga de vizinho, que poderia ser resolvida dentro da própria delegacia”, disse.

http://www.folhape.com.br/
.
.

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Deu na coluna "Diário Urbano"

O 'Diário de Pernambuco" publicou a seguinte nota na coluna "Diário Urbano":

Planejamento - A diferença entre as administrações de João Paulo e Luciana Santos está no quesito planejamento. No caso do Recife, mesmo em obras que alteram sensivelmente a convivência da população com o espaço - a Conde da Boa Vista, por exemplo - os transtornos são calculados com base em um desgastemínimo. Já em Olinda, a operação se dá no sentido inverso. São uns santos os motoristas que trafegam pela Getúlio Vargas e Rua do Sol, ambas com obras de embutimento de fios.

http://www.pernambuco.com/diario/2008/05/21/urbana4_0.asp

Em Olinda, mais complicações

Já na Avenida Getúlio Vargas, em Olinda, os motoristas precisam realizar um verdadeiro exercício de malabarismo. As obras de drenagem e pavimentação do corredor que corta os bairros do Carmo, Bairro Novo e Casa Caiada estão provocando muitos engarrafamentos. Os buracos estão espalhados por todos os lados. Pisar no freio e desviar a direção é o exercício mais comum para os condutores que transitam pela avenida todos os dias. A insatisfação é visível no rosto de cada um. Para complicar ainda mais a situação, em alguns pontos existem alagamentos. O cenário tem deixado irritados também moradores e comerciantes que trabalham na área. A Prefeitura de Olinda garante que as obras de recapeamento da avenida devem iniciar na próxima semana e que os trabalhos ficarão prontos até o final de junho.

A Getúlio Vargas concentra uma grande quantidade de lojas de vestuário, clínicas e centro diagnósticos, lojas automotivas, agências bancárias, supermercados e escolas. De acordo com funcionários e proprietários das lojas, os clientes têm reclamado das condições da avenida. Os motoristas de ônibus também precisam de paciência para fazer o percurso várias vezes ao dia. Ruim também para os passageiros que além de uma viagem cansativa são obrigados a agüentar as turbulências por causas das imperfeições da pista. "Essa avenida está nessa situação há quatro meses. Muitos carros já tiveram os pneus estourados depois que caíram em buracos, um deles perdeu o controle da direção e o motorista por pouco não bateu no poste de iluminação pública", afirmou o vendedor Nilson Fred Dantas, 32.

A empresária Célia Maria do Nascimento, que tem uma loja na Getúlio Vargas, disse que muitas vezes foi obrigada a desviar o caminho. "Muita gente está preferindo as outras avenidas ou até mesmo a PE-15. Uma vez para chegar em casa tive que passar pela Ladeira da Sé. Em alguns pontos é tão difícil passar que só tem espaço para um veículo por vez", afirmou Célia.

http://www.pernambuco.com/diario/2008/05/21/urbana2_0.asp

Moradores de Águas Compridas protestam contra buracos na Estrada da Mirueira

Os moradores de Águas Compridas, Olinda, iniciaram um protesto na noite de ontem contra os buracos da Estrada da Mirueira, localizada na comunidade Luiz 13. Os ônibus que circulam pela via estão parados por conta da manifestação, que impede a passagem de todos os veículos.

Os Bombeiros confirmaram o protesto e informaram que uma viatura foi direcionada ao local. Isso porque os moradores atearam fogo em pneus para formar uma barreira. Não há previsão de quando o trânsito será liberado. Até o momento, o protesto vem sendo feito de forma pacífica.

da Redação do pe360graus.com

http://pe360graus.globo.com/

terça-feira, 20 de maio de 2008

Verba de R$ 4,7 milhões desviada do Fundo de Previdência dos Servidores Municipais era para pavimentar Avenida Presidente Kennedy

A AVENIDA PRESIDENTE KENNEDY É O MAIOR CORREDOR DE TRANSPORTES COLETIVOS DE OLINDA. ONDE FOI PARA A VERBA PARA RECUPERAÇÃO DO SEU PAVIMENTO?

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) ingressou com Ação Civil Pública, com pedido de tutela antecipada, contra o município de Olinda, que será obrigado a devolver, de imediato, o valor de R$ 4,7 milhões ao Fundo de Previdência dos Servidores Municipais.

Na ação, o MPPE pede, ainda, que seja reconhecida e declarada a incostitucionalidade da Lei Complementar Municipal no. 24, de 02.09.2004, que autoriza a utilização pelo município, de valores depositados na conta do fundo.

Na Lei Complementar, sancionada pela prefeita Luciana Santos, consta que o recurso do Fundo de Previdência - que serve de garantia para a aposentadoria dos servidores da Prefeitura - seria utilizado na "recuperação da drenagem e pavimentação das Av. Antônio da Costa Azevedo, Presidente Kennedy e outras ruas do Sistema Viarário Municipal.

ONDE FOI PARA O DINHEIRO PARA PAVIMENTAR A AVENIDA PRESIDENTE KENNEDY?
VEJA, AGORA, COMO SE ENCONTRA A AVENIDA PRESIDENTE KENNEDY:








.

2014: R$ 38,5 bi para a Copa

Ministra do Turismo, Marta Suplicy, anuncia investimentos para sedes: Recife-Olinda receberá R$ 198 milhões

São Paulo - A ministra do Turismo, Marta Suplicy, apresentou ontem o projeto "Plano de Mobilidade Urbana para a Copa de 2014", que prevê investimentos de R$ 38,5 bilhões em nove das 18 cidades que disputam o direito de receber jogos do principal evento do futebol mundial: São Paulo, Rio de Janeiro/Niterói, Belo Horizonte, Porto Alegre, Fortaleza, Recife/Olinda, Natal, Maceió e Brasília.

O plano não inclui investimentos em estádios - apenas em transporte público urbano, como linhas de metrô, trem e corredores de ônibus, muitos dos quais já estavam previstos. Do total de R$ 38,5 bilhões previstos no projeto, quase metade do valor - R$ 15,3 bilhões - seria aplicado em São Paulo, cidade pela qual a ministra deve concorrer nas eleições para a Prefeitura neste ano, embora ainda não tenha admitido oficialmente.

http://www.pernambuco.com/diario/2008/05/20/esportes9_0.asp

Caminhões nos Bultrins

Caminhões estão estacionando bem na curva na avenida Chico Sciense, nos Bultrins, em Olinda, todos os dias, e existem indícios de assaltos por lá. Pergunto quem será o prefeito que irá tirar a cidade do caos. Duvido muito que alguém consiga, depois da experiência que estamos vivendo com a prefeita atual.

Jorge Beltrão - Olinda/PE
.
.
.

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Reserva do Passarinho


O Brasil trata muito mal as suas reservas ecológicas de Mata Atlântica. Grandes e pequenas. Vejam o caso da Reserva Ecológica do Passarinho, na região metropolitana do Recife, trata-se de um pequeno pedaço de Mata Atlântica que não recebe a mínima atenção, nem do estado, nem da Prefeitura de Olinda e esperava-se que, com o seu reconhecimento pelo Ibama, a sorte da mata poderia mudar. A Mata do Passarinho que já foi local de desova de cadáveres, que já sofreu invasão e quase desapareceu, continua a exalar mal-cheiro e com aspecto de degradação. Diariamente, a população local e os passantes despejam seus sacos de lixo. Voltou a se tornar vulnerável com as brechas na cerca de arame. O açude, completamente assoreado, apresenta um aspecto triste. A entrada toda pichada, não se vê mais os animais. A vigilância do Cipoma é precária. Os guardas pouco aparecem. Um dos últimos resquícios de Mata Atlântica da região metropolitana do Recife, a Mata do Passarinho grita por socorro.

Jonas Silva - Olinda

Cidade Tabajara: Assassinado na frente de casa dos pais

JÚLIA VERAS

O auxiliar de serviços gerais Gutemberg Antônio dos Santos, de 24 anos, foi encontrado morto na rua 15 de Novembro, na comunidade da Cidade Tabajara, em Olinda. O rapaz foi assassinado a pauladas, por volta das 6h15 do último sábado, na frente da residência dos pais. Apesar da área ser residencial, a vizinhança afirmou não ter visto nada, nem ouvido nada.

De acordo com moradores, Gutemberg saiu para trabalhar na última sexta-feira, mas demorou para voltar para casa. Segundo o irmão da vítima, Hildenberg Antônio dos Santos, de 32 anos, o jovem não tinha inimigos ou envolvimento com drogas. De acordo com a polícia, ainda não há suspeitas de quem possa ter cometido o crime, nem qual seria o motivo do homicídio. O caso foi repassado para a Delegacia de Casa Caiada, que ficará responsável pelas investigações.

http://www.folhape.com.br/

Diversos estilos da pintura reunidos em mostra no Tacaruna


Pintura de Zuleno Pessoa

Pintura de Wagner Santos

Do JC OnLine

Pinturas de vários estilos produzidas por artistas já consagrados no mercado das artes visuais estarão expostas na Praça de Eventos do Shopping Tacaruna, a partir desta segunda-feira (19). Com curadoria de Thomaz Galeria, a mostra reúne mais de 80 quadros de nomes como Zuleno Pessoa, Rubens Sacramento e Wagner Santos.

A exposição, que ficará em cartaz até o dia 15 de junho, também vai contar com a presença de Rivelino Dornelles, que estará pintando no local de segunda a sábado, das 18h às 22h, e aos domingos, das 16h às 22h. Com isso, os apreciadores da arte poderão conferir de perto a criação de uma obra e conversar com o artista sobre o seu trabalho.

Natural de Pesqueira, o mestre Zuleno Pessoa, com mais de 90 anos, continua incansável no ateliê de Campo Grande, dedicando-se ao ofício que começou na década de 70, antes dividido com a função de ilustrador de jornal. Já o baiano Rubens Sacramento marcou seu nome no cenário artístico nacional com pinturas de marinhas, monumentos e ruas do Recife e Olinda.

O público também poderá conferir trabalhos de Carlos Ribeiro, Roosevelt e Maciel Bandeira, além da arte decorativa de Valdonez Ribeiro, Antônio Melo e J. Fernando. A entrada é franca.

http://jc.uol.com.br/2008/05/19/not_169153.php

Cadê os agêntes de trânsito?

Como sempre escondidos atrás de algo (árvores, postes etc) para multar os motoristas imprudentes. A Lei diz que a autoridade de trânsito deve estar visível e usar o apito para que faça valer a LEI. No entanto estes agentes de Olinda só vivem assim, esta (senhora) estava no dia 14.05 por volta das 11:00h na Av Gov Carlos L Cavalcanti esquina com o Posto BR no local onde funciona uma equipadora, como podem ver atrás da placa somente com uma prancheta multando os condutores infratores, mas não estava visível como deveria. Continuarei a mostrar como funciona estes agentes na cidade e não cabe dizer que só sabem viver da indústria da multa, isto é uma irresponsabilidade e abuso de poder, vamos trabalhar!!!!

Jorge Beltrão - Olinda - PE

http://www.folhape.com.br/
.
.

Polícia apreende 325 pedras de craque no bairro de Rio Doce

A polícia apreendeu 325 pedras de crack, neste domingo (18), na 1ª etapa de Rio Doce, em Olinda. Durante a ação, uma pessoa foi presa e três suspeitos conseguiram fugir.

A prisão de Marcos José da Cruz, de 19 anos, aconteceu no fim da tarde do domingo. Ele estava numa boca de fumo na comunidade MC Laren quando foi abordado pelos policiais. Três homens que estavam no mesmo local conseguiram fugir. De acordo com a polícia, o grupo estava armado.

Ainda de acordo com informações dos policiais, as investigações começaram após ataque ao 1º Batalhão da PM, há cerca de um mês, por quatro homens armados.

da Redação do pe360graus.com

http://pe360graus.globo.com/
.
.

Homem de identidade desconhecida é morto a pedradas nos Bultrins

Um homem de identidade desconhecida, aparentando 32 anos, foi morto a pedradas na noite do último domingo (18), na rua da Areia, na Comunidade Pau Bufo, nos Bultrins, em Olinda, Região Metropolitana do Recife.

A polícia ainda não tem suspeito. No local, ninguém quis falar sobre o fato.

Da Redação do pe360graus.com

http://pe360graus.globo.com/

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Prefeitura ameaça feirantes que trabalham em volta do Mercado de Peixinhos

A PREFEITURA DE OLINDA DEU PRAZO DE 48 HORAS PARA RETIRAR TODOS OS FEIRANTES QUE COMERCIALIZAM HÁ MAIS DE DUAS DÉCADAS EM VOLTA DO MERCADO DE PEIXINHOS.
OS FEIRANTES PRETENDEM RESISTIR E ALEGAM QUE NÃO FORAM OUVIDOS. E TAMBÉM DESCONHECEM QUALQUER PROPOSTA DE SOLUÇÃO PARA O COMÉRCIO DE FRUTAS, VERDURAS, MIÚDO, CARNE E PEIXE QUE JÁ É UMA TRADIÇÃO NO LOCAL.


Marlene das Mercês Guilherme trabalha há 20 anos no mesmo local. Viúva, foi vendendo frutas e verduras que Dona Marlene criou 12 filhos e 30 netos. "Minha vida e da minha família foi construída em volta do Mercado de Peixinhos," disse Dona Marlene. E completou: "Meu Deus do céu, o que é querem fazer comigo?"

Severino Cosmo de Santana há 15 anos que vende abacaxi e macaxeira em frente a farmácia. "Porque eles não indenizam a peixaria de Dourado e colocam os boxes para a gente comercializar, como fizeram em Caixa D'Água, isso é uma falta de respeito com o trabalhador," desabafou.

Veronice Maria do Nascimento faz 18 anos que trabalha na frente do Mercado de Peixinhos. "Como eu vou criar meus filhos? Aonde eu vou sobreviver? A gente está sendo tratada como um cachorro que a carrocinha vem e pega", desabafou.

Os feirantes do entorno do Mercado de Peixinhos estão apavorados com as ameaças da Prefeitura de Olinda. E se sentem enganados, pois nenhuma projeto de melhoria para o mercado, que encontra-se em precárias situação de conservação e funcionamento, foi apresentado..
.

Prefeita Luciana é vaiada novamente. Agora na Vila Popular

As plenárias do Orçamento Participativo se transformaram em motivo de desgaste para a prefeita Luciana Santos. Em Ouro Preto, o clima foi de muita acusação de corrupção ao vereador Ula, representante do bairro e filiado ao PC do B. Na Cidade Tabajara, a prefeita Luciana foi vaiada inúmeras vezes.

Ontem, na plenária do Orçamento Participativo da Vila Popular, no Colégio Menino Jesus, os participantes viraram às costas para prefeita e vaiaram em protesto a situação em que se encontra o bairro. Um assessor do deputado Luciano Moura, do PC do B, de nome Jorge, bateu nas costas do líder comunitário Jairo Lima.

.
.
.