quinta-feira, 31 de julho de 2008

Terça do Vinil na Bodega do Véio

Oficinas de Arte na Barbearia

Oficinas de Arte na Barbearia
Quatro Cantos de Olinda)

"Um espaço para aprender, expor e comercializar sua arte"

O Ateliê da Barbearia lança mais uma alternativa para dinamizar o mercado de arte olindense. Para esse mês de agosto, o número de oficinas dobrou e a diversidade oferece várias opções para quem deseja ingressar no mundo da arte e para quem quer aprender uma nova técnica ou aperfeiçoá-la. O espaço oferecerá também, a partir desse mês, oficinas intensivas para turistas.

OFICINAS de ARTE na BARBEARIA, é um Projeto que vai além do ensinar, oferecendo aos participantes, um espaço para expor, comercializar e conviver com a arte dos trabalhos produzidos em um ambiente que reúne obras de veteranos e grandes novos artistas, localizado no Sítio Histórico de Olinda, em meio a um cenário propício à criação.

O Ateliê da Barbearia pretende, com essa iniciativa, descobrir novos talentos e difundir suas potencialidades, agregando ao espaço e eventos, o resultado de mais uma ação de incentivo, valorização e divulgação do potencial artístico local, numa construção conjunta entre amigos, artistas veteranos e novos artistas.

O Ateliê da Barbearia está à disposição para receber artistas/ instrutores e público em geral, no sentido de um caminhar para um crescimento coletivo.

Oficinas p/ Agosto - 2008:

Aquarela
Artista Plástico/ Instrutor: Leonardo Filho
24 horas/aula - De 2 a 18 /08
Dias da semana: 4ª e sábado
Horário: 14:30 às 18:30
OBS: As aulas acontecerão também nas praças, ruas e ladeiras de Olinda.

Batik
Artista Plástica/ Instrutora: Bete Tavares
24 horas/aula
Dias da Semana : 3ª e 4ª
Horário: 14 às 17h

Origami Terapia
Psicóloga/ Instrutora: Marilda Marinho
06 horas/aula
Dia da semana: sábado
Horário: 14 às 17h

Bordado Artístico
Artesã/ Instrutora: Ester Bispo
08 horas/aula
Dias da semana: 2ª e 5ª
Horário: 14 às 16h

Arte da Reciclagem (bijouterias e acessórios)
Artesã/ Instrutora: Cássia Gomes
12 horas/aula
Dias da Semana 2ª e 5ª
Horário: 14 às 17h

Papier Maché - Máscaras (c/ molde especial)
Artista Plástico / Instrutor: Adolfo
12 horas/aula
Dias da Semana - 2ª e 6ª
Horário: 14 às 17h


Oficinas p/ Setembro/ 2008

Porcelana
Artista Plástica/ Instrutora: Marisa Varella
16 horas/aula
Data: Setembro / 2008 (data início à definir)
Dias da Semana: sábado (4 sábados)
Horário: 14 às 17h

A definir data:
Mamulengo;
Desenho e Pintura;
Desenho de Moda
Oficinas permanentes ministradas em Agosto/2008


OBS: O Ateliê da Barbearia realiza, em conjunto com os participantes das oficinas, evento com exposição coletiva dos trabalhos produzidos, no Projeto Cadeiras na Calçada, que acontece desde 2006 nos Quatro Cantos de Olinda.


Informações:
Rua Prudente de Moraes, 444 - Carmo(Quatro Cantos) - Olinda - PE
ateliedabarbearia@gmail.com
Fone: 81 - 34297751 - 91673022


.

Morador de rua

O debate acerca das políticas sociais em Olinda ganha destaque nesse período de eleições municipais, a prefeitura que não teve uma única ação em 8 anos de Governo, não disponibilizou um único albergue, não implementou um único projeto de inclusão social, para o morador de rua que invadiu a cidade, são famílias, crianças, jovens e até Loucos que vagam por Olinda sem encontrar Política Social, hoje no Bairro Novo a população encontra-se refém desses moradores de rua que consomem drogas, cheiram cola e fazem todas as necessidades nas vias Publicas, que os novos governantes tenham mais empenho com as políticas Sociais.


Ricardo Alencar
Diretor Presidente da associação de Moradores do Bairro Novo.



.

terça-feira, 29 de julho de 2008

Abertas inscrições para oficina de origami


As aulas têm início no dia 2 de agosto e seguem até o dia 9

Do JC OnLine

A arte japonesa de dobrar papel será mote de uma oficina realizada pela instrutora e psicóloga Marilda Marinho, no Ateliê da Barbearia, no Carmo, em Olinda. Intitulado Origamiterapia, o curso está com inscrições abertas para as aulas que têm início no dia 2 de agosto e seguem até o dia 9, das 14h às 17h.

A oficina terá dois campos de abordagem: terapêutico e artístico. No primeiro, a instrutora vai trabalhar o origami como objeto de cura, com uso de aspectos corporais como a respiração, concentração e meditação, enquanto no segundo, os alunos vão aprender a confeccionar peças isoladas, móbiles (conjunto de peças para formar um objeto único) e kussudama (porta ervas que curam). O investimento é de R$ 60, com material incluso.

SERVIÇO:
Oficina de origamiterapia
De 2 a 9 de agosto, das 14h às 17h, no Ateliê da Barbearia
Rua Prudente de Morais, nº 144, Carmo - Olinda
Informações e inscrições: (81) 3429.7751
origamioficina@gmail.com


http://jc.uol.com.br/2008/07/25/not_174886.php

.

Uso da máquina em campanha eleitoral





TROFÉU CARA DE PAU.

É incrivel a "cara de pau" de alguns políticos de Olinda. Como se não bastasse o fato de o vereador ULA já esta sendo invertigado pelo Ministério Público de Pernambuco de desvio de verba pública (em valores altíssimos, diga-se de passagem) junto à Prefeitura, elle ainda usa a máquina descaradamente para fazer campamha pela sua reeleição.

Na pré-campanha os funcionários da secretaria de obras íam para as ruas fazer limpeza com a farda da prefeitura e coletes com o nome do referido vereador, caracterizando campanha deslavada. Dessa vez, em pleno período eleitoral, ele visita um serviço de tapa buraco na rua Tainha, em frente à Igreja de Jesus Mestre, em Ouro Preto, que por sinal iría completar aniversário e só feita nesse momento de disputa, para angariar votos.

CARA DE PAU! O senhor Renildo e o senhor ULA, não podem usar o dinheiro do povo para fazerem campanha. BASTA DE CORONELISMO! Olinda e Ouro Preto, não são currais eleitorais, nem tampouco grotão alagoano onde os calheiros mandam e desmandam. Elles não podem fazer o que quizerem com o dinheiro e a moral do nosso povo.
BASTA DE CORONELISMO! BASTA DE CARA DE PAU!

fotografias do dia 25/07/08 às 8:40hs

Nadinho do Carangueijal.

Nação Maracambuco promove "Folclore na Vila 2008"


Grupo de Maracatu promove 'Folclore na Vila 2008', no dia 1º de agosto, em Olinda
O Maracatu Nação Maracambuco realizará no dia 1º de agosto, o Folclore na Vila 2008, evento que já se tornou uma tradição da comunidade da Vila Popular, em Olinda, onde vem sendo promovido há sete anos.

A programação - que insere-se nas comemorações do Mês do Folclore, em Pernambuco - contará com apresentações culturais de grupos e artistas locais e da comunidade Peixinhos, também da cidade que foi a primeira capital pernambucana.

Durante a festa, ainda será celebrado o aniversário de 10 anos de promulgação pela Assembléia Legislativa do Estado de Pernambuco, da Lei nº 11.506/97, que institui a data de 1º de agosto como Dia Estadual do Maracatu.

Manifestação Cultural

O Maracatu é uma expressão da cultura afro-indígena pernambucana, cujo mais remoto registro data de 1711, em Olinda, e fala de uma apresentação artística que compreendia teatro, música e dança. Uma festa para celebrar e homenagear a coroação do Rei do Congo.

Atualmente, são dois os ritmos dessa manifestação cultural: Baque Virado e Baque Solto.

Também conhecido como Maracatu Nação, o Baque Virado é caracterizado, principalmente, por sua origem nas Congadas. Tem uma percussão forte, em ritmo frenético, baseada em tambores grandes (chamados alfaias), caixas, taróis, ganzás e um gonguê.

Já o Baque Solto, ainda chamado Maracatu Rural, se distingue da outra modalidade pela ausência da figura do rei. Os personagens mais conhecidos são os Caboclos de Lança e no ritmo muito rápido destacam-se chocalhos, surdo, cuíca e instrumentos de sopro.

Fundação Maracambuco - A organização tem o objetivo de montar e promover eventos gratuitos levando entretenimento para a sua comunidade, com apresentações de grupos culturais de base pernambucana, que possui trabalhos sociais com seus integrantes, dessa forma abre espaço para disseminação da arte e cultura popular produzida em Olinda. Saiba mais no site da instituição: www.maracambuco.com.br.


(Texto: Marcelo Lucena, Comunicação Social/MinC)
(Fonte: Fundação Maracambuco)

http://www.cultura.gov.br/site/2008/07/24/nacao-maracambu/

Fugitivo da PAISJ é assassinado no Alto do Cajueiro

Com informações de Tiago Barbosa
Repórter de Grande Recife

O presidiário Cristiano Vieira da Silva, conhecido como "Ninho", de 26 anos, foi morto na noite desse domingo (27) na rua Alto da Bela Vista, na comunidade do Alto do Cajueiro, em Águas Compridas, Olinda. O rapaz cumpria pena no regime semi-aberto na Penitenciária Agro-Industrial São João (PAISJ), em Itamaracá e havia fugido da Justiça há cerca de oito meses.

A polícia o acusa de ter tentado, duas semanas atrás, matar um homem no bairro em que ele vivia e foi assassinado. O crime só não teria se concretizado porque, nos cinco tiros disparados por Cristiano, as balas do falharam.

Na noite do crime, Cristiano participava uma festa em casa e bebia com amigos. Ele saiu para comprar bebidas perto de onde morava. No caminho, foi surpreendido por quatro homens que, pilotando duas motos, aproximaram-se dele e o emboscaram. A investigação sobre as causas do assassinato e a motivação serão de responsabilidade da Delegacia de Peixinhos. O corpo de Cristiano foi levado para o Instituto de Medicina Legal (IML), em Santo Amaro.


http://www.folhape.com.br/


Acesse: www.olindaurgente.com.br
no Portal O Nordeste.com: www.onordeste.com

.

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Correção matéria Projovem urbano

Prezado Ivan,

informamos que há um equívoco na martéria "Projovem urbano prorroga inscrições para professores" , publicada no seu blog, extraída do site pe360graus.com.

Não houve prorrogação das incrições para professores e sim para alunos.

Já comunicamos aos responsáveis sobre o erro e os mesmos se prontificaram a corrigir.

Para que mais pessoas não sejam prejudicadas, pedimos que o Sr. corrija a matéria com os dados corretos que estão em nosso site: www.olinda.pe.gov.br.

Atenciosamente,

Ana Paula Gomeze

Secretaria de Comunicação de Olinda.

Projovem Urbano prorroga inscrições em Olinda

Concluir os estudos e se profissionalizar. Jovens de Olinda que têm entre 18 e 29 anos e ainda não terminaram o ensino fundamental (de 5ª a 8ª série) podem se inscrever para o Projovem Urbano e ter essa oportunidade. O prazo de inscrições foi prorrogado até o dia 15 de agosto.

Os alunos que participarem do projeto vão ter aulas do ensino fundamental, palestras de cidadania e ainda qualificação profissional. Além disso, o aluno recebe uma bolsa de R$ 100.

As inscrições devem ser feitas das 8h às 13h, na Rua 10 de novembro, 73, Carmo.

Da Redação do PERNAMBUCO.COM

http://www.pernambuco.com/ultimas/nota.asp?materia=2008724155531&assunto=72&onde=1

Olinda Maquiada

Olinda, encontra-se em pleno processo de Maquiagem, nós da Associação de Moradores de Bairro Novo (AMBN), tentamos por diversas vezes dialogar com a Prefeita Luciana Santos, a prefeita não atende nossas reivindicações, que são: a orla do Bairro Novo (está em total abandono, esta obra foi inaugurada a menos de dois anos, o trânsito na Avenida Marcos Freire é um total desrespeito ao cidadão) as nossas praças estão abandonadas e sem devida manutenção, as vias da cidade estão deploráveis, não existe um plano de limpeza das galerias fluviais, os postos de saúde do Bairro Novo falta médicos e remédios, a prefeitura não tem uma rumo a seguir, são obras inacabadas de Péssima Qualidade. O recapeamento da Getúlio Vargas é um verdadeiro desrespeito com à população, pois a via Ficou com o nível acima das calçadas, levando perigo constante para quem lá circula.


Ricardo Alencar

Diretor Presidente da AMBN.



.

domingo, 27 de julho de 2008

Por falta de médicos, Maternidade passsa mais um fim-de-semana sem realizar partos

Sexta, sábado e domingo sem médicos.Mais um fim de semana que a Maternidade Brites Albuquerque, da Prefeitura de Olinda, não pode fazer partos. Um médico do quadro efetivo da Prefeitura de Olinda tem por salário R$ 642.


.

Tentativa de seqüestro em Rio Doce termina com a prisão de dois bandidos

Um estudante foi vítima de seqüestro relâmpago quando saia da casa da namorada, na noite da última sexta-feira (25), no bairro de Rio Doce, em Olinda, na Região Metropolitana.

Dois rapazes abordaram o estudante, que não quer ser identificado, e entraram no veículo, um Palio azul. Bruno Moura do Nascimento, 19 anos, e Jonas César Arruda de Lima, 21 anos, estavam aramados e obrigaram a vítima a dirigir em direção à BR-101.

Na altura do bairro da Guabiraba, os três passaram por uma equipe policial que desconfiou da movimentação e resolveu seguir o veículo. Numa abordagem realizada pelos policiais, os bandidos se identificaram como amigos da vítima.

Desconfiados, os policiais decidiram revistar os rapazes, mas nada foi encontrado. No entanto, dentro do carro, estava um revólver calibre 38.

O grupo foi levado para a delegacia de Casa Amarela, onde o caso do sequestro foi esclarecido. Os bandidos foram autuados em flagrante e seguiram para o Centro de Triagem (Cotel), em Abreu e Lima.


da redação do pe360graus.com

Jovem suspeito de integrar grupo de extermínio é baleado em Peixinhos

Edvaldo Ramos de Souza, 21 anos, foi baleado no início da tarde do sábado (26), em Peixinhos, no município de Olinda. Ele estava bebendo em um bar quando dois homens chegaram atirando.

Edvaldo foi socorrido em estado grave para o Hospital da Restauração, área central do Recife, onde passa por cirurgia. A polícia ainda não tem pistas da autoria do crime.

Ainda de acordo com informações da polícia, Edvaldo faz parte de um grupo de extermínio que atua no bairro. Esse seria o motivo da tentativa de assassinato.

da redação do pe360graus.com

sábado, 26 de julho de 2008

Bandidos são baleados após praticarem assalto na PE-15

Duas pessoas, entre elas um adolescente de 17 anos, foram baleadas após praticarem um assalto, na madrugada deste sábado (26), na PE-15, em Olinda.

Vitor de Freitas Dantas, 21 anos, e o adolescente estão internados, sob custódia, no Hospital da Restauração, área central do Recife.

De acordo com informações do posto policial do HR, a dupla foi baleada após roubar uma moto. No entanto, as condições em que aconteceram os disparos não foram reveladas.

Vitor será autuado em flagrante na delegacia de Olinda, quando receber alta do hospital. O adolescente será encaminhado à Gerência de Proteção da Criança e do Adolescente (GPCA).


da redação do pe360graus.com


http://pe360graus.globo.com/

sexta-feira, 25 de julho de 2008

Irmão de Renildo e Renan Calheiros está na lista dos candidatos "ficha suja"

Estadão - 24 de Julho de 2008

MACEIÓ-O nome do vereador Robson Calheiros(PRB), irmão do senador Renan Calheiros (PMDB), ex-presidente do Senado, aparece na lista dos candidatos `ficha suja', divulgada esta semana no site da Associação Alagoana de Magistrados (Almagis). Robson responde a crime de racismo e preconceito de cor, mas nega as acusações. Ele teria ofendido a vereadora por Maceió, Fátima Santiago, que tem origem africana.

Na lista, com os sete nomes dos candidatos 'ficha suja' a uma das 21 cadeiras da Câmara Municipal de Maceió, consta também o nome de Adeilson Bezerra, que foi preso e indiciado pela Polícia Federal, na Operação Carranca, acusado de desvio de recursos públicos e envolvimento no esquema de fraudes a obras públicas, comandado pelo empresário Zuleido Veras, dono da Construtora Gautama.

Entre os 31 nomes de candidatos a vereador e a prefeitos de vários municípios alagoanos, consta o do ex-prefeito de Traipu, Marcos Santos, que está preso desde o início do ano, respondendo a processo por desvio de recursos públicos. Mesmo assim, ele tenta a retornar à prefeitura do município. Traipu fica às margens do Rio São Francisco e é um dos municípios mais pobres de Alagoas, cujo IDH é semelhante ao do Haiti, na América Central.


http://www.jusbrasil.com.br/noticias/76398/irmao-de-renan-esta-na-lista-dos-candidatos-ficha-suja-

O CLÃ DOS CALHEIROS

Alagoas, tem a maior dívida pública proporcional do país em torno de R$ 6 bilhões, um grupo de empresários têm um débito superior a R$ 1,7 bilhão junto ao INSS. A lista dos débitos é encabeçada pela Companhia de Água e Saneamento de Alagoas (Casal), com um débito de R$ 210 milhões, segundo relação oficial divulgada pelo Ministério da Previdência Social. O segundo maior devedor é, também, um órgão público, a Carph, criada pelo ex-governador Ronaldo Lessa para responder pela administração do pessoal e do patrimônio das empresas estatais extintas.

As usinas de açúcar e álcool respondem por mais da metade do débito total com o INSS, um débito perto de R$ 1 bilhão. O restante é de pequenas e médias empresas, incluindo colégios, hospitais, clínicas, cooperativas, empresas de ônibus e outras atividades. Total de exatos R$ 1.717.524.169,54.

Além do estado de insolvência, Alagoas tem peculiaridades, como manter um cargo comissionado fantasma por 25 anos na Assembléia Legislativa. A comissionada se chama Francisca Perla Gomes e é mulher do secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Luiz Otávio Gomes. A denúncia foi publicada na imprensa e a reação foi espantosa. As elites alagoanas saíram em defesa da socialite e publicaram h nota paga no jornal de maior circulação do Estado condenando a imprensa pela denúncia e defendendo a manutenção da sinecura.

Pois é nesta Alagoas que reina o Clã dos Calheiros.

Os filhos e netos do agricultor e sapateiro Mané Dentinho dominam a cidade de Murici, a 50 quilômetros de Maceió, fundada em 1872, na região da Mata Alagoana, que em 2004 tinha cerca de 22.000 almas e uma dívida de R$ 6,5 mi junto ao INSS.
O muriciense Renan de hoje, lembra muito pouco o rapazola que trabalhava na feira de Murici ao domingos e o universitário que vendia alpercatas em Maceió para custear o quartinho da pensão e a alimentação.

Na política desde os anos 80, construiu um império, junto com os irmãos Remi, ex-prefeito de Murici por dois mandatos, Olavo, deputado federal por Alagoas e ex-secretário de Estado, Renildo, deputado federal por Pernambuco, e Robson, primeiro suplente no exercício do mandato de vereador em Maceió. O filho mais velho de Renan, conhecido como Renanzinho, sucede o tio Remi na prefeitura de Murici.

O presidente do Senado Federal e do Congresso Nacional é o filho mais ilustre de Murici, considerado como um imperador em sua cidade natal. Desde que se aliou ao antigo inimigo Fernando Collor, largou as franjas do poder apenas uma vez, quando foi traído por Collor, que não apoiou sua candidatura ao governo de Alagoas em 1990. De Itamar a Lula nunca deixou de apoiar o governo, sendo ministro da Justiça de FHC.

Em 1998, demonstrando ascensão social, comprou um apartamento no edifício Tartana, considerado na época o imóvel mais caro de Maceió, localizado na região mais valorizada da cidade, a Ponta Verde, de frente para o mar, avaliado, hoje, em mais de R$ 1 mi. Logo depois, comprou uma casa de praia, encravada em um terreno de mais 1.000 metros quadrados, em Barra de São Miguel a 35 quilômetros de Maceió. Avaliada em mais de R $ 800 mil.

Em Murici, Renan possui uma fazenda com açude de mais de um hectare, o que lhe permite manter um jardim irrigado e a grama do campo de futebol iluminado como um tapete verde.

Seu irmão Olavo não fica atrás, suas 10 fazendas ligam a BR 101 a AL Norte 01. É um mundo de terra sem fim, dizem os muricienses. Olavinho, como é conhecido em Alagoas, tinha, também, uma fábrica de refrigerantes até o ano passado, implantada com R$ 5,9 mi emprestados do BNDES/BNB em terreno doado pela prefeitura de Murici, cujo prefeito era seu irmão Remi. Vendida, ano passado a Cervejaria Schincariol por R$ 25 mi, em uma transação sem muita transparência.

Renan é o chefe do clã e seu filho Renanzinho está sendo preparado para ser seu sucessor, por isso no berço político dos Calheiros, Renanzinho já dá as cartas. O caçula dos Calheiros conta com a ajuda do pai e dos tios Olavo e Renildo para administrar a cidade, que utilizam emendas parlamentares inseridas no OGU para tal fim, ficando tudo em família.

De 2004 até hoje, os três já descolaram R$ 3,2 milhões de emendas, dos quais R$ 1,3 milhão já foi pago.

Uma fortuna, perto do que recebem outras cidades do mesmo porte de Alagoas da União. Estes recursos é que proporcionam 12 anos de poder em Murici.

Os Calheiros seguem o exemplo dos Sarney, no Maranhão, e dos Magalhães, na Bahia, e colocam sua marca em tudo o que fazem em Murici, apesar da proibição constitucional. Assim, o ginásio de esportes recebeu o nome de Olavo Calheiros, o que contempla Mané Dentinho, o patriarca já falecido dos Calheiros, e o filho deputado federal. A sala de audiências do fórum da cidade homenageia o ministro Renan Calheiros.

Mas todo este planejamento estratégico, que começa em Murici com o intuito de dominar as Alagoas, pode ir para o brejo, graças aos laços de amizade de Renan, Olavo e Renildo com as empreiteiras (Odebrecht, Queirós Galvão, OAS e Gautama) que operam no estado e a um deslize de Renan, que pulou a cerca e teve uma filha fora do casamento com Verônica. As amizades e o descuido amoroso aproximaram a navalha da jugular de Renan.


http://www.jusbrasil.com.br/noticias/76398/irmao-de-renan-esta-na-lista-dos-candidatos-ficha-suja-

quinta-feira, 24 de julho de 2008

Rio Doce: Vila Olímpica

No momento em que todos reconhecem o valor da prática de esportes na prevenção e combate da violência principalmente entre os jovens, a Prefeitura de Olinda parece não se empenhar em tais ações. Na Vila Olímpica de Rio Doce não se vê um trabalho moderno que atraia as nossas crianças e adolescentes. São aqueles mesmos jogos escolares sem entusiasmo, como se fossem apenas para cumprir um calendário letivo. E para piorar a situação colocaram um "diretor" que não aparece.

José Francisco Figueredo - Olinda



http://www.pernambuco.com/diario/2008/07/24/Cartas.asp

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Aqui tem teatro!...Cadê espaço?!...

A construção da nossa história, ou seja, a história do movimento do teatro na cidade se constitui por momentos significativos onde a nossa participação foi salutar e decisiva, proporcionando divertimento, lazer além colocar em voga um direito do cidadão, destacamos os programas “UM MARÇO DE TEATRO” (15 a 28 de março de 2007) ação em parceria com O MTP/PE; Exposição fotográfica “Olinda: Cenas de uma cidade histórica (julho-2007); exposição de Artes Plásticas Atelier Alternativo (julho/agosto2007), vamos seguindo germinando ações que julgamos contribuir para a formação do povo e resgatar um movimento solidário e de liberdade de expressão. É o pensar e o agir respaldando pela sociedade artística em geral de Olinda, ações culturais que a Associação de Teatro de Olinda desenvolve até os dias atuais.

A Associação de Teatro de Olinda – ATO uma das poucas entidades de Olinda que realmente cumpre ao propósito pela qual foi criada em meados de 1986, no Teatro Popular do Bonsucesso, resgatar, fortalecer o movimento buscando aliados a todo o momento.

Mais uma vez com o sentimento de dever cumprido com o 5º Ato Ambulante, programa cultural coletivo, onde o movimento teatral local procura apresentar, com grande satisfação, uma mostragem dos espetáculos que circularam e continua a circular, em vários programas da cidade, região metropolitana, cidade do interior, em outros estados como forma da legitimar o movimento... AQUI TEM TEATRO!...CADÊ ESPAÇO?!...

Considerados como ramificações da ATO o Grupo Teatral Meu Sonho é Teu (Alto da Bondade), Grupo Teatral Amanhã eu Digo o Nome (Alto da Mina), Teatro Gazela Negra (Passarinho) Arteiros (Sapucaia de Dentro), Mamulengo Jurubeba (Varadouro), Grupo Teatral Aí...Como Foi? (Olinda Nova), Grupo Teatral Trilha do Ingá (Passarinho), Cia. Humor e Alegria (Varadouro), Teatro dos Amadores de Olinda (Bairro Novo), Ifá-Rhadhá de Art’ Negra (Jatobá), Grupo Pressão no Juízo (Peixinhos) Grupo Dançando a Vida (Cavaleiro) todos com suas especificidades suas particularidades se interligam através desta duradoura entidade que é a ATO, exemplo vivo de movimento cultural, que não se deixa até hoje se abater diante das fortes pressões do sistema político.

Há uma época alguns eram contrários e agora compartilham, senta-se à mesa juntos, cujo cardápio continua sendo a miséria do povo oprimido e excluído. Estamos para construir o momento da história teatral da cidade, somos vitoriosos, comprometidos com os movimentos culturais revolucionários e transgressores, inteiramente compromissados com a missão de fortalecer os movimentos culturais de resistência

Apontamos para o futuro maiores intervenções nos pólos culturais olindenses, que significa para a Associação de Teatro de Olinda – ATO os pilares de um projeto estruturador da cena teatral em Olinda. Continuaremos o trabalho na certeza de que a mobilização e a articulação não podem parar até que um dia o teatro seja visto com respeito e dignidade... AQUI TEM TEATRO!...OS ESPAÇOS ESTÃO AQUI.

Repetimos somos vitoriosos por termos coragem em até hoje podermos resistir a toda e qualquer barreira que tente inibir o nosso objetivo. A ATO esta sempre tentando transmitir para o publico menos favorecido a noção de: O que é cultura através do teatro. Mais uma vez estamos felizes em poder oferecer a toda a diversão da melhor qualidade esperando que sejamos valorizados.

“Pois valemos milhões e somos avaliados em centavos”

SAUDAÇÕES NATIVAS,

BUGAOLINDA - NUCLEO POLITICO DA ATO


.

Bairro Novo: Esgoto tem ponto crítico

Os gestores públicos só comentam a realização de obras quando as mesmas estão ligadas de alguma forma, ao aspecto eleitoreiro. E tudo na ordem dos milhões. Fala-se só em grandes investimentos, esquecendo-se de aspectos que comprometem a administração da cidade. É o caso dos bueiros que compõem a rede de esgoto da Rua Dr. Manoel de Barros Lima, no Bairro Novo, em Olinda. Exatamente na confluência desta rua com a Av. Getúlio Vargas, as caixas mostram-se repletas de entulhos e água mal cheirosa, espalhando um odor em toda a redondeza. É uma vergonha que tal situação perdure por tanto tempo, já que em correspondência anterior, já fiz denúncia semelhante, sem que a prefeitura, Compesa ou quem quer que seja, tenha tomado alguma providência para eliminar de uma vez por todo este problema.

Nilson Aguiar - Olinda


http://www.pernambuco.com/diario/2008/07/23/Cartas.asp

Ônibus atropela motociclista em Ouro Preto

Um ônibus e uma moto bateram de frente, por volta das 16h desta quarta-feira (23), no bairro de Ouro Preto, Olinda. Segundo testemunhas, o motociclista acabou sendo atropelado pelo veículo.

Uma equipe do Samu e outra de agentes de trânsito de Olinda foram encaminhadas ao local. Ainda não se sabe o nome da vítima nem seu estado de saúde.


da Redação do pe360graus.com

http://pe360graus.globo.com/

terça-feira, 22 de julho de 2008

Desaparecimento de corretora de seguros em maio ainda é um mistério

A internauta Maria Helena Nascimento, que é corretora de imóveis, utilizou o Cidadão repórter para fazer um apelo por justiça. "Taciana Barbosa de Carvalho, de 32 anos, corretora de seguros, desapareceu no dia 11 de maio, dia das Mães, e até hoje ninguém sabe do seu paradeiro", pondera a cidadã. Taciana estava grávida de oito meses quando sumiu. O principal suspeito do desaparecimento de Taciana é um policial militar, com quem ela mantinha um relacionamento e que seria o pai do bebê. De acordo com o delegado Derivaldo Falcão, a polícia está realizando investigações, mas até agora nenhum resultado concreto pôde ser apresentado. O policial militar continua preso. Quem tiver informações que possam ajudar nas investigações pode telefonar para o (81) 3421-9595 (Disque-denúncia) ou para o (81) 3184-3637 (Delegacia de Rio Doce).


http://www.pernambuco.com/diario/2008/07/22/urbana7_0.asp

Jardim Brasil II: Jovem é preso por porte ilegal de arma

Com informações de Danilo Tenório
Repórter de Grande Recife

Geová Batista de Medeiros Júnior, de 18 anos, foi preso na noite do último domingo (20) suspeito de estar portando uma arma de fogo. O rapaz foi capturado por volta das 21h20 na rua Fortaleza, no bairro de Jardim Brasil II, em Olinda. Com ele os policiais encontraram um revólver calibre 32 contendo duas munições. Geová foi encaminhado para o plantão da Delegacia de Olinda onde foi autuado em flagrante por porte ilegal de armas.

Geová assumiu no distrito policial que a arma de fogo encontrada em seu poder era sua e admitiu ainda que estava pronto para assaltar. Ele foi levado para o Centro de Observação Criminológica e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima.

http://www.folhape.com.br/

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Deu no Blog de Jamildo



Arlindo no lixão (Fotos: Pedro Luiz)

Sítio Novo
Arlindo Siqueira denuncia suposto desvio de verbas no Prometrópole em Olinda

Em campanha, o candidato á prefeitura de Olinda Arlindo Siqueira e seu vice Bebeto estão colocando sob suspeição o programa Prometrópole na cidade, que utiliza verba do Banco Mundial no valor de US$ 84 milhões, nos últimos cinco anos.

Eles reclamam que duzentas e dezesseis famílias vivem em condições subumanas numa favela às margens do Rio Beberibe, em Sítio Novo, e que deveriam ter sido beneficiadas com obras de infra-estrutura do Prometrópole, mas continuam sofrendo com a falta de habitações decentes e de saneamento básico.

Segundo informações da campanha do PTB, com base em dados do presidente do Conselho Comunitário de Sítio Novo e Salgadinho Mário Jorge de Souza, no local onde está a favela já deveria existir um bairro totalmente urbanizado. Ele acusa a atual gestão da Prefeitura de Olinda de ter desviado os recursos.

“Dei entrada em uma ação no Ministério Público solicitando a apuração deste caso, pois o que sabemos é que o dinheiro veio ainda na primeira gestão da Prefeita Luciana Santos, mas não foi aplicado na nossa comunidade”.

Ele disse também que outras dificuldades enfrentadas pela comunidade são o acúmulo do lixo nas ruas e no canal que corta o bairro, a lama empoçada na frente das casas e a falta de segurança no local.

Em nota, Siqueira diz ter ficado indignado com tudo o que viram e afirmou ser inconcebível que uma cidade como Olinda ainda mantenha bolsões de miséria como os que foram vistos na favela visitada por eles.

“Nós vamos complementar os programas sociais do Governo Federal com a criação da Secretaria Municipal da Família com o objetivo de assistir essa camada da população que não recebeu qualquer atenção do atual Governo. Luciana e Renildo não têm condições de vir num lugar desses porque foram omissos ao longo dos últimos oito anos”, afirmou Arlindo.

PROJETO

O Programa de Infra-Estrutura em Áreas de Baixa Renda da Região Metropolitana do Recife (RMR) - PROMETRÓPOLE é coordenado pelo Governo do Estado, através da Agência CONDEPE/FIDEM e executado em parceria com as Prefeituras do Recife e Olinda.

O prazo previsto para a execução do PROMETRÓPOLE é de cinco anos, contados a partir de julho de 2003, quando foi assinado o Acordo de Empréstimo com o Banco Mundial - BIRD, a um custo de US$ 84 milhões, sendo 55% deles referentes ao empréstimo e 45% à contrapartida do Governo do Estado de Pernambuco e das Prefeituras do Recife e de Olinda. O Programa beneficiará um total de 35.000 famílias (cerca de 154.000 pessoas), em 13 localidades pobres da Bacia do Rio Beberibe, abrangendo os Municípios de Recife e Olinda.


http://jc.uol.com.br/blogs/blogjamildo/canais/noticias/2008/07/21/arlindo_siqueira_denuncia_suposto_desvio_de_verbas_no_prometropole_em_olinda_22922.php



.

domingo, 20 de julho de 2008

Bultrins: Caminhões estacionados

Muitos caminhões estão estacionados na Av. Chico Science nos Bultrins todos os dias bem na curva e existem indícios de assaltos por lá. Em primeiro lugar porque os agentes de trânsito da cidade de Olinda não aparecem para verificar documentos e também a Secretaria da Fazenda. Na verdade estes agentes só vivem escondidos atrás de árvores multando as pessoas no uso de celular e nada mais sabem fazer, pois o trânsito da cidade é caótico e nada é feito. Nenhuma via para desafogar as terríveis avenidas cheias de buracos e tudo de ruim que nossa cidade tem.

Jorge Beltrão - Olinda


http://www.pernambuco.com/diario/2008/07/20/Cartas.asp

.

Acesse: www.olindaurgente.com.br
no Portal O Nordeste.com: www.onordeste.com

.

sábado, 19 de julho de 2008

Saneamento básico: O espírito de porco de Calheiros

Por ocasião da abertura do seu comitê eleitoral, na Avenida Beira-Mar de Olinda, o candidato a prefeito, Renildo Calheiros, PC do B, proferiu a seguinte frase, publicada na edição de hoje do "Jornal do Commercio":

“Olinda só tinha 30% da área saneada antes de Luciana. Hoje, tem mais 37%, só que alguns espíritos de porco reclamam dos outros 33% restantes”.

Tal informação não é verdadeira.

Olinda continua, segundo a Pesquisa Nacional de Amostragem de Domicílios de 2006, realizada pelo IBGE, com 63% da população sem direito a saneamento básico algum.

Só um espírito de porco pode brincar com dados tão sérios.

A falta de saneamento básico é resposável por 68% das internações nos hospitais públicos.

Saneamento insuficiente, como é o caso atual de Olinda, piora a taxa de mortalidade infantil.

Um estudo elaborado pelo Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas - FGV - aponta que 53% da população brasileira não possui saneamento básico e que, no depender do retrospecto da área, o problema só estará resolvido no ano 2.122 (repito é 2.122 mesmo!). O relatório apresentado foi feito por técnicos da FGV a pedido do Instituto Trata Brasil, uma entidade sem fins lucrativos que reúne empresas que visam incentivar medidas de responsabilidade socioambiental.

A Organização das Nações Unidas - ONU - instituiu 2008 como o Ano Internacionam do Saneamento Básico.

Problemas sociais graves,como é o caso do saneamento básico, não podem ser tratados de forma demagógica.

.

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Por falta de médicos, Maternidade deixa de fazer partos


Quandro de avisos da Maternidade Brites Albuquerque, sexta-feira, 18/7/2008

Os bebês de gestantes pobres de Olinda que precisarem vir ao mundo entre as sextas-feiras e o domingo não poderam nascer na cidade por falta de médicos na Maternidade Brites de Albuquerque - administrada pela Prefeitura de Olinda. O descaso do governo municipal obriga as gestantes a se transferir para outros hospitais do Grande Recife.

A maternidade, que possui um custo mensal de aproximadamente de R$ 200 mil, realiza menos de dois partos por dia – média considerada baixíssima. Em todo primeiro semestre de 2008, foram realizados apenas 224 partos. Cada nascimento custa, em média, R$ 5.400 reais para os cofres municipais - recurso muito superior ao que se cobra por partos em hospitais privados.
Para fazer "economia" a Prefeitura também cortou o lanche servidos às parturientes nos horários das 16h e 22h, prejudicando mães e os bebês.

O problema da saúde em Olinda não é falta de verbas, e sim de má gestão dos recursos. No município de Abreu e Lima, por exemplo, a produtividade foi de 680 partos no primeiro quadrimestre deste ano, enquanto a maternidade olindense realizou apenas 108.


.

Jardim Brasil: Travesti leva facada no rosto após discussão

Com informações de Tiago Barbosa
Repórter de Grande Recife

Um travesti deu entrada com ferimento à faca no rosto durante a madrugada desta sexta-feira (18) no Hospital da Restauração (HR). Ele chegou em uma viatura da Polícia Militar (PM). De acordo com policiais, o travesti estava no terminal de Jardim Brasil quando se desentendeu com um colega, identificado apenas pelo apelido de Talita por conta de um homem.

A discussão terminou em facadas. O travesti correu até o Núcleo de Segurança Comunitária e pediu ajuda aos PMs, que decidiram levá-lo para a unidade de saúde. O estado de saúde da vítima é estável.


http://www.folhape.com.br/

Obras na Praça do Carmo alteram parada de 18 linhas ônibus

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) alterou a parada de 18 linhas de ônibus localizada em frente à Praça do Carmo, em Olinda. A mudança é devido a obras que a prefeitura realiza no local desde a última quinta-feira (17).

Com a alteração, a parada dos ônibus passará para o abrigo localizado próximo à esquina da Avenida Sigismundo Gonçalves e a rua Dr. Justino Gonçalves. As mudanças permanecem até o final da obra, que deve durar 10 dias.

Qualquer dúvida com relação às mudanças, a EMTU pede que os usuários entrem em contato através da Central de Atendimento ao Cliente, pelo telefone 0800.081.0158 ou pelo site da empresa.

Veja, abaixo, a linhas que precisaram ser alteradas.

910 – Piedade/Rio Doce
920 – Rio Doce/CDU
930 – Rio Doce/Dois Irmãos
940 – Abreu e Lima/Olinda
972 – Bultrins
973 – Casa Caiada
974 – Jardim Atlântico
981 – Rio Doce (Conde da Boa Vista)
982 – Conjunto Beira Mar/Derby
983 – Rio Doce (Princesa Isabel)
986 – Rio Doce/Derby
987 – Rio Doce (Príncipe)
990 – Pau Amarelo/Varadouro
991 – Engenho Maranguape (Janga)
992 – Pau Amarelo
993 – Conjunto Praia do Janga
994 – Conjunto Beira Mar
999 – Pau Amarelo (Conde da Boa Vista)

da redação do pe360graus.com

http://pe360graus.globo.com/

Tarados agindo em Jardim Atlântico

Moradora diz que um tarado usa uma bicicleta e o outro, uma moto para atacar

Cardinot, aqui em Jardim Atlântico, Olinda, existem dois tarados, um pega as moças de bicicleta e o outro de moto. Fora isso, esta semana meu genro ia de bicicleta para casa e foi assaltado aqui na Santa Luzia, rua principal desta localidade, que dá acesso a Rio Doce. Peça para a polícia fazer ronda nesta área, principalmente à noite.


http://www.cardinot.com.br/broncas.php?id=8404&data=18-07-2008

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Biblioteca Pública de Olinda promove atrações para as férias da criançada

Leitura de livros, oficinas de artes plásticas, desenho e dança. Essas e outras atividades culturais, físicas e recreativas estão sendo oferecidas para crianças, pela Biblioteca Pública de Olinda, até o dia 31 de julho.

A programação especial de férias faz parte do projeto Vamos viajar no mundo da leitura, que tem como objetivo despertar nas crianças o gosto pela boa leitura. Para participar, no entanto, é preciso se inscrever na sede da biblioteca, na Avenida Liberdade, nº. 100, no Carmo, ou pelo telefone (81) 3305.1156.

Confira o calendário:
Nos dias 16, 21, 23, 27 e 29, no período da tarde – Viajar no mundo dos poemas, com Socorro Damaceno.

No dia 25, pela manhã, e no dia 30, à tarde – oficina de história em quadrinho utilizando o software-hq, com Rosário Mota.

da Redação do pe360graus.com

http://pe360graus.globo.com/diversao360/matler.asp?newsId=133711%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Polícia prende quadrilha no bairro de Peixinhos

Três homens foram presos, na noite da última segunda-feira (14), por policiais militares no bairro de Peixinhos, em Olinda, Região Metropolitana.

De acordo com o Grupo Ostensivo Tático de Inteligência da PM (GOTI), o grupo é suspeito de pertencer a uma quadrilha que praticava homicídios, roubo e tráfico de drogas no bairro.

Leandro Antônio da Silva, 25 anos, Paulo Roberto da Silva Gomes, 21, e Paulo César Bezerra da Silva, 19, foram conduzidos à delegacia de polícia civil do Varadouro, em Olinda.


da redação do pe360graus.com

http://pe360graus.globo.com/noticias360/matLer.asp?newsId=133584

Jovem é preso com 37 papelotes de maconha na Ilha do Maruim

Do JC OnLine

Jéfferson José Alexandre de Lima, 19 anos, foi autuado em flagrante na noite desta terça-feira (15), após ser pego com 37 papelotes de maconha. Ele e outra pessoa, não identificada, estavam na Rua Maurício de Nassau, na Ilha do Maruim, em Olinda, no Grande Recife, no momento em que policiais militares passavam pelo local. Segundo os PMs, os rapazes estavam em "atitude suspeita" e por isso foi realizada a abordagem.

Com o acusado foi encontrado, além da droga, a quantia de R$ 12. Jéfferson José foi autuado por tráfico de drogas e encaminhado ao Centro de Triagem de Abreu e Lima (Cotel), no Grande Recife. O outro rapaz conseguiu fugir.


http://jc.uol.com.br/2008/07/15/not_174081.php

ProJovem Urbano prorroga inscrições para professores

da redação do pe360graus.com

A prefeitura de Olinda anunciou nesta quarta-feira (16) que as inscrições para a contratação de professores e outros profissionais do ProJovem Urbano, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife, foram prorrogadas até o dia 30 de julho. Antes a data de encerramento era o dia 18 deste mês.

As vagas são para professores de Matemática e Português, assistentes sociais e pessoas com experiência na área administrativa. Também são oferecidas vagas para profissionais nas áreas de arte e cultura, esporte e lazer, além de serviços pessoais, como manicure e cabeleireiro.

O endereço da coordenação do ProJovem, em Olinda, é a rua 10 de novembro, n° 73, no bairro do Carmo. O horário de funcionamento é das 8h às 13h.

http://pe360graus.globo.com/educacao360/matLerX.asp?newsId=133680

Homem é assassinado na residência em Rio Doce

Do JC OnLine
Com informações da Rádio Jornal

Marconi José Oliveira dos Santos, de 21 anos, foi assassinado a tiros na residência, no bairro de Rio Doce, em Olinda, Região Metropolitana do Recife.

A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. O corpo de Marconi José foi levado para o Instituto de Medicina Legal (IML).


http://jc.uol.com.br/2008/07/16/not_174093.php

terça-feira, 15 de julho de 2008

Moradores do Alto do Sol Nascente protestam contra falta d´água

Do JC OnLine
Com informações da Rádio Jornal

Moradores do Alto do Sol Nascente, em Olinda, protestam na manhã desta terça-feira (15) na Rua do Desejo, uma das principais vias da comunidade, contra a falta de água na localidade. Segundo os manifestantes, em alguns pontos do Alto do Sol Nascente, a falta d´água já dura um mês; em outros pontos, o racionamento dura uma semana e, quando pára, a água que chega é insuficiente.

No protesto, os moradores mostram as contas de água pagas e seguram os recipientes utilizados para armazenar o líquido. Terezinha de Souza Monteiro, moradora da comunidade há 50 anos, diz que está com o braço quebrado e a filha operada, o que dificulta que a água armazenada seja carregada.

Ironicamente, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) entrega nesta terça-feira à Agência Reguladora de Pernambuco (Arpe) o pedido de reajuste de 18,4%. A Arpe deve divulgar o novo reajuste para o consumidor nos próximos dias. No ano passado, o aumento regularizado pela Arpe foi de 3,88%.


http://jc.uol.com.br/2008/07/15/not_174001.php

.

Acesse: www.olindaurgente.com.br
no Portal O Nordeste.com: www.onordeste.com

.

Disciplinamento na Cidade Alta

CAMARADA,

JORNALISTA

BOM DIA,

MUITO IMPORTANTE E MUITO BOM PARA CIDADE DE OLINDA A REPORTAGEM OLINDA TERÁ SORTEIO DE UM DIA NA CIDADE ALTA CADERNO JC C (CITY TOUR). ALGUM TEMPO A SODECA DISCUTE NAS SUAS PAUTAS ORDINARIAS DE LUTA UM ROTEIRO CULTURAL E UM ROTEIRO COMERCIAL PARA CIDADE DE OLINDA, JUNTO COM ESTÁ DISCUSÃO VEM O DISCIPLINAMENTO DO TRANSITO E SUA SINALIZAÇÃO. PARA FORTALECER E DA REPRESENTATIVIDADE

E VALORIZAR O PROCESSO COM SUA DEVIDA IMPORTANCIA, DOS FATOS A TEVE UM SEMINARIO SOBRE O TEMA NO HOTEL SETE COLINAS ONDE PARTCIPARAM VARIOS ATORES, AESCHO, PASSO DO CARNAVAL, SODECA, TRADE, EMPRESSARIOS, PRESTADORES DESERVIÇOS E ACNO, CAMARADA AS MINHA CONSIDRAÇÕES É QUE A REPORTAGEM OMITIU O PROCESSO HISTORICO

DA DISCUSÃO QUE É MUITO IMPORTANTE INSTITUÇÕES FORTALECE INSTITUIÇÕES, TRABALHADORES FORTALECE TRABALHADORES MUITO BOA A REPORTAGEM MAIS PENSO QUE HA UMA NESCIDADE DE COLOCAR OS OUTRO ATORES PARA NOVAS LUTAS (COMO DISCIPLINAMENTO DO TRANSITO E SINALIZAÇÃO DA CIDADE) MANDAREI O RESULTADO DA DISCUSÃO DOHOTEL SETE COLINAS PENSO UM MOMENTO DE MATERIA PREPARA OUTRO MOMENTO HAVENDO UM NOVO DESDOBRAMENTO QUE FORTALECE O PROCESSO DE LUTA E DA UMA IMPORTANCIA MAIOR

SAUDAÇÕES NATIVAS

BULGA OLINDA

DIRETOR CONSELHEIRO DA SODECA - SOCIEDADE DE DEFESA DA CIDADE ALTA 24 ANOS DE LUTA REUNIÕES ORDINARIAS TODAS AS QUARTA FEIRAS.


.

Dupla é baleada após tentar driblar blitze da PM

A tentativa de fuga frustrada por um tiroteio deixou dois homens feridos na madrugada desta segunda-feira (14). Estão internados na emergência do Hospital da Restauração (HR), Jefferson Souza Matos, de 37 anos, e João Rodrigues da Silva, de 26 anos. Segundo a polícia, os dois são detentos em regime semi-aberto, na Penitenciária São João, em Itamaracá e ficaram feridos após tentarem driblar uma blitze da Polícia Militar na BR-101, em Abreu e Lima.

Segundo a PM, os dois foram liberados para passar o último domingo (13) com a família e deveriam retornar ao presídio nesta segunda-feira (14). Resolveram, no entanto, roubar um gol de cor prata e placas não-informadas, ainda na noite deste domingo, em Iagarassu. As informações da polícia são de que, após o roubo, os dois fugiam quando foram interceptados pela fiscalização da PM.

Os militares de plantão perseguiram os fugitivos e, após troca de tiros, conseguiram intercepta-los na Avenida PAn nordestina, em Olinda. O carro roubado e a patrulha da polícia, que ficou bastante avariada, estão sendo periciadas no Instituto de Criminalística (IC). Jefferson Souza Matos e João Rodrigues da Silva foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros e levados ao HR. A dupla foi autuada em flagrante na Delegacia de Plantão, em Olinda. Após receberem alta médica, os dois voltam ao presídio de Itamaracá.


Da Redação do PERNAMBUCO.COM

http://www.pernambuco.com/ultimas/nota.asp?materia=2008714083913&assunto=70&onde=1

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Faltam médicos e maternidade passa fim de semana sem realizar partos

Mais um fim de semana em que a Maternidade Brites Albuquerque, da Prefeitura de Olinda, passa sem realizar partos por falta de médicos. Sexta, sábado e domingo nenhum parto foi realizado. Os pacientes que procuraram a maternidade da Prefeitura foram deslocados para o Recife, Abreu e Lima e Vitória de Santo Antão.


.

Jairo Rocha abre filial em Olinda

SARAH ELEUTÉRIO

De olho no crescimento do mercado imobiliário da Região Metropolitana do Recife (RMR), a imobiliária Jairo Rocha planeja a penetração nos mercados de Olinda, Paulista e Jaboatão dos Guararapes. A primeira cidade recebe a nova filial da empresa no próximo dia 21 e a expectativa é ampliar as vendas em torno de 20%, com a chegada de grandes empreendimentos imobiliários no município. Os escritórios de Paulista e Jaboatão devem ser instalados até o fim do ano.

De acordo com o sócio-diretor da imobiliária, Jairo Rocha, a escolha por Olinda se deve à demanda crescente por imóveis no local. “No ano passado, inauguramos um ponto avançado de vendas na cidade e, então, percebemos que era necessário um investimento maior. A zona Norte da RMR está crescendo e atraindo construtoras de outras localidades”, revelou Rocha, afirmando que há ainda o segmento de imóveis usados a ser explorado.

A unidade olindense, que será focada apenas em imóveis de Olinda, terá uma área de vendas com mais de 200 metros quadrados, onde haverá plantão de 100 corretores e dois diretores, todos os dias, inclusive aos domingos. Será inaugurado ainda o serviço de vendas virtuais. “Cerca de 20% do faturamento total da imobiliária gira em torno de vendas realizadas por internet. É um meio bastante forte no segmento”, justificou.

Além das novas filiais, somente neste mês a imobiliária irá inaugurar, no Grande Recife, seis novos empreendimentos. Para todo o segundo semestre estão previstos 22 empreendimentos. Fundada há 20 anos, a Jairo Rocha é responsável por 60% do mercado local. Segundo dados da empresa, em 2007, a Jairo Rocha cresceu acima de 90% em comparação com o ano anterior.


http://www.folhape.com.br/

domingo, 13 de julho de 2008

Museu de Arte de Contemporânea faz campanha de doação de peças

O Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco (MAC), em Olinda, iniciou, neste mês, uma campanha para receber obras de artistas de colecionadores sob a forma de doação. Os interessados podem repassar os objetos até o dia 13 de outubro.

O procedimento de doação segue algumas etapas burocráticas. Primeiro, o doador precisa mandar uma foto da peça a ser doada, junto com o currículo do artista e outras cinco peças de mesma autoria. Recomenda-se também que sejam enviadas informações sobre as duas últimas exposições da qual o autor participou.

Em seguida, o conselho curador do museu irá avaliar a obra por três meses. Caso ela seja aprovada, o artista ou colecionador precisará preencher um formulário de doação para concluir o processo. As peças serão expostas no salão provisório do museu, por três meses.

As obras rejeitadas serão devolvidas, mas o museu não se responsabiliza em levá-las aos donos.


da Redação do pe360graus.com

http://pe360graus.globo.com/

TCE manda Olinda suspender locação de imóvel do presidente da Câmara

Após verificar, no Diário Oficial do Estado, uma dispensa de licitação para aluguel de um imóvel onde funcionaria a sede da Diretoria de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde de Olinda, o Ministério Público de Contas fez uma representação ao relator da prestação de contas do município, exercício de 2008, recomendando a suspensão do contrato, bem como qualquer pagamento relativo a ele.

Segundo o procurador geral do MPCO, Cristiano Pimentel, a dispensa continha fortes indícios de transgressões aos princípios da legalidade, moralidade e impessoalidade, norteadores da Lei de Licitações e Contratos, pois o imóvel que seria realizada a dispensa pertence ao presidente da Câmara Municipal de Olinda, Carlos André Avelar.

O valor mensal da locação seria de R$ 3.500,00, perfazendo um total de R$ 42.000,00 ao ano e daria possibilidade ao locador de renovação do contrato por indefinidas vezes.

Diante disso, o conselheiro Romário Dias fez a comunicação da representação do MPCO à Prefeitura de Olinda, que realizou a suspensão do contrato e a comunicou ao TCE no dia 07 de julho.

O acatamento da decisão por parte da Prefeitura de Olinda foi levado à sessão do Pleno pelo auditor substituto Marcos Flávio Tenório, já que o conselheiro Romário Dias está em período férias.


http://jc.uol.com.br/blogs/blogjamildo/canais/noticias/2008/07/09/tce_manda_olinda_suspender_locacao_de_imovel_do_presidente_da_camara_22429.php

Trabalho aprova concessão de igreja em Olinda a carmelitas


Tadeu Filippelli valoriza a atuação do Iphan, mas diz que não há risco à igreja com a posse dos carmelitas (Foto: Gilberto Nascimento).

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou na quarta-feira (9) a concessão da posse e domínio do terreno e da sede da Igreja de Nossa Senhora do Carmo de Olinda à Província Carmelitana Pernambucana. A medida está prevista no Projeto de Lei 4589/04, do deputado Roberto Magalhães (DEM-PE).

O projeto tem como objetivo resolver o conflito entre os carmelitas e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O Iphan argumenta que o imóvel, tombado desde 1938, pertence à União, enquanto os carmelitas alegam que o imóvel foi registrado no Cartório do 1º Ofício de Notas e Registro Geral de Imóveis da Comarca de Olinda em nome da Província Carmelitana Pernambucana.

Interferência estatal
A proposta recebeu parecer favorável do deputado Tadeu Filippelli (PMDB-DF). Segundo o relator, a Constituição é clara ao vedar a interferência do Estado no funcionamento de igrejas. Para ele, a situação atual da igreja e do respectivo terreno, em função da ocupação de órgão federal, contraria a disposição constitucional.

"É bem verdade que a atuação do Iphan é necessária, em razão de suas atribuições de preservar, divulgar e fiscalizar os bens culturais brasileiros", destaca o relator. Contudo, Filippelli argumenta que o reconhecimento do domínio e direito à posse para a Província Carmelitana Pernambucana sobre a igreja não trará prejuízos à coletividade, "pois não coloca em risco a proteção do bem cultural em questão".

Segundo Filippelli, o Convento e a Igreja de Nossa Senhora do Carmo já se encontram sob a proteção do poder público desde 5 de outubro de 1938, quando foram inscritos no Livro de Belas Artes e no Livro Histórico. O imóvel é tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e o Iphan tem uma sede no andar superior do prédio.

Histórico
A igreja e o convento do Carmo, construídos entre os anos de 1584 e 1588, formam a primeira Casa Carmelita das Américas. Em 2 de janeiro de 1874, o governo decretou a prisão dos bispos de Pernambuco, dom Vital, e do Pará, dom Macedo Costa, durante a chamada "Questão Religiosa", conflito entre o governo imperial e a Igreja Católica.

O governo seqüestrou os bens de propriedade da Ordem dos Carmelitas, mas esse ato não incluiu a igreja, o convento e o terreno onde localizavam-se. Durante o Estado Novo (1937-1945), o delegado do Tesouro Nacional em Pernambuco indeferiu a posse do terreno à Ordem Carmelita.

A decisão ainda está em vigor, mantida pelo Serviço do Patrimônio da União em Pernambuco e pelo Iphan. Atualmente, a Ordem aguarda decisão do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão a respeito do assunto.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, já foi aprovado pela Comissão de Educação e Cultura e será analisado ainda pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.


http://www2.camara.gov.br/internet/homeagencia/materias.html?pk=124892

Familiares de grávida desaparecida fazem passeata

Do JC OnLine
Com informações da TV e Rádio Jornal

Familiares, amigos e colegas de trabalho da corretora Taciana Barbosa de Carvalho, 32 anos, realizaram uma nova passeata pelas ruas de Olinda, no Grande Recife.

A mobilização, que marcou os dois meses do desaparecimento da corretora, grávida de oito meses, contou com a participação de aproximadamente 500 pessoas. A passeata saiu da Praça Pedro Jorge, em Casa Caiada, e seguiu até o Terminal de Rio Doce.


http://jc.uol.com.br/2008/07/11/not_173797.php

Peritos analisam carro do PM suspeito de seqüestrar corretora

Do JC OnLine
Com informações da TV Jornal

Cinco peritos do Instituto de Criminalística (IC), entre eles três bioquímicos, examinaram pela segunda vez o carro do policial militar (PM) Marcos Antônio Medeiros, suspeito de envolvimento no desaparecimento da corretora de seguros Taciana Barbosa, de 32 anos Ela foi vista pela última vez há dois meses, no bairro de Rio Doce, em Olinda.

O produto utilizado durante o trabalho dos peritos foi o luminol, que exige completa escuridão para verificar se houve reação da substância com sangue ou outras substâncias. Todas as lâmpadas do pátio da Delegacia de Rio Doce foram apagadas. O luminol foi utilizado nos bancos e no carpete do carro do PM. O objetivo era encontrar possíveis marcas de sangue que pudessem ser da corretora de seguros desaparecida.

Segundo o perito do IC Roberto Garrido, foram encontrados alguns pontos de luminiscência no veículo, mas isso não significa que sejam de sangue humano. "Esse teste pode dar positivo para outras substâncias também, inclusive sangue não-humano. Isso é tudo que podemos dizer por agora", afirmou.

Na primeira vez em que examinaram o carro do PM Marcos Antônio, os peritos encontraram fios de cabelo, mas os exames com o material ainda não foram concluídos. A mãe de Taciana, Fátima Barbosa, quer que a solução do caso aconteça o mais rápido possível, mas não tem mais esperanças de que a filha esteja viva.

Taciana Barbosa desapareceu no dia 11 de maio. Na época, ela estava grávida de oito meses. Até esta sexta-feira (11), cerca de 30 pessoas foram ouvidas pela polícia. O PM Marcos Antônio, que está preso, ainda é o principal suspeito pelo desaparecimento da corretora, já que teria sido a última pessoa a se encontrar com ela. Para o delegado Derivaldo Falcão, os testemunhos convergem para confirmar essa hipótese. "Inclusive o policial tentou atrapalhar as investigações", afirmou.

http://jc.uol.com.br/2008/07/11/not_173767.php

Mais 70% dos funcionários da Prefeitura de Olinda recebem menos que o Salário Mínimo há quatro meses

A Prefeitura de Olinda não está cumprindo a Lei Federal que instituiu o novo Salário Mínimo em todo país. O contra-cheque de 70% dos servidores veio, mais uma vez, sem o reajuste determinado pelo presidente Lula.

.

Grávida de oito meses é presa traficando maconha no Varadouro

Uma adolescente grávida de oito meses foi presa, acusada de vender maconha, no bairro do Varadouro, em Olinda. A polícia encontrou 35 papelotes da droga com a jovem, além de R$ 3 em dinheiro, supostamente obtidos com a venda da erva.

A adolescente disse aos policiais que era usuária. Ela foi conduzida à Gerência de Polícia da Criança e do Adolescente (GPCA) para prestar esclarecimentos.


da Redação do pe360graus.com

http://pe360graus.globo.com/noticias360/matler.asp?newsId=133279%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20

Terminal da estrada do Caenga inicia operações

Já está funcionando o novo terminal de integração de Olinda, localizado na estrada do Caenga, em Águas Compridas. A unidade começou a operar na madrugada deste sábado (12) e conta com 140 Kombis e 45 ônibus para atender a população do bairro e áreas vizinhas.

A integração vai funcionar com sete linhas - Alto do Sol Nascente, Alto da Conquista, Alto do Cajueiro, Alto Nova Olinda, Caixa D'Água, Córrego do Abacaxi e Aguazinha. As Kombis vão sair a cada dois minutos para pegar passageiros nestas localidades e deixarem-nas no terminal. De lá, podem pegar ônibus que vão até Rio Doce.

http://pe360graus.globo.com/noticias360/matLer.asp?newsId=133294


Acesse: www.olindaurgente.com.br
no Portal O Nordeste.com: www.onordeste.com

.

sexta-feira, 11 de julho de 2008

Maternidade parada por falta de médicos

Por falta de médicos, a Maternidade Brites Albuquerque, da Prefeitura de Olinda, mais uma vez, passou toda a sexta-feira sem poder realizar partos.


.

Vigia é vítima de tentativa de homicídio em Ouro Preto

O vigia José Amaro Serpa Filho, 20 anos, foi vítima de uma tentativa de homicídio na madrugada desta sexta-feira (11). Ele foi atingido por três tiros no bairro de Ouro Preto, em Olinda, na Região Metropolitana.

José Amaro foi levado para a emergência do Hospital da Restauração, no Recife, onde está internado. A vítima informou à polícia que o autor da tentativa foi um homem chamado Diógenes, conhecido por “Digia”.

O suspeito está foragido e, de acordo com a polícia, ele é ex-presidiário. A delegacia de Olinda vai investigar o caso.

RIO DOCE

No bairro de Rio Doce, também em Olinda, Wilson Antônio dos Prazeres estava andando de bicicleta na Avenida México quando foi baleado.

O crime aconteceu no final da noite desta quinta-feira (10). A vítima foi encaminhada ao Hospital da Restauração. A motivação e a autoria do crime são desconhecidas pela polícia.


da redação do pe360graus.com

http://pe360graus.globo.com/noticias360/matLer.asp?newsId=133190

Operação das Polícias Civil e Militar prende oito pessoas em Olinda

Oito pessoas foram presas, na madrugada desta sexta-feira (11), durante uma operação das Polícias Civil e Militar, em Olinda, na Região Metropolitana.

Elas são acusadas de tráfico de drogas, posse ilegal de armas e homicídios. O grupo está detido na delegacia de Casa Caiada, em Olinda, onde vão prestar depoimento e serão levadas para o Centro de Triagem de Abreu e Lima (Cotel).

Entre os presos, estão Leandro Roberto da Silva, 23 anos, e Jamerson Francelino da Silva, 22. Este último foi pego com dez pedras de crack.

As prisões fazem parte da operação Esforço Integrado, que cumpre mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça, no bairros de Alto da Conquista, Ouro Preto e Águas Compridas.



da redação do pe360graus.com

http://pe360graus.globo.com/noticias360/matler.asp?newsId=133184%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Escola pública é reformada em Rio Doce

A escola Estadual Santa Ana, do bairro de Rio Doce, em Olinda, foi entregue reformada nesta quarta-feira (9) aos seus 1.061 alunos. A obra custou R$ 529 mil e incluiu melhorias como a construção de rampas de acessibilidade, revisão na coberta, sala de vídeo, substituição da rede elétrica, laboratório de informática, biblioteca, pintura, drenagem, finalização do esgoto e substituição dos quadros negros. O governador Eduardo Campos participa da solenidade de entrega da unidade às 14h.

Segundo o governo, outros R$ 100 milhões estão sendo investidos em obras de recuperação e construção de escolas estaduais. Cerca de 300 unidades passam por algum tipo de recuperação na estrutura. No ano passado, 178 escolas foram beneficiadas. A Escola Santa Ana fica na Rua Santana, s/nº, em Rio Doce.

Da Redação do PERNAMBUCO.COM

http://www.pernambuco.com/ultimas/nota.asp?materia=200879100655&assunto=72&onde=1

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Encontro discute direitos das mulheres de terreiros

Do JC OnLine

Acontece a partir desta quinta-feira (10), em Olinda, no Grande Recife, o I Encontro das Mulheres de Terreiro - Àpejo Ekeji Obírin N'ilé. O evento será realizado no Auditório do Nascedouro de Peixinhos e segue até sábado (12). O encontro tem como objetivo contribuir para a efetivação de políticas públicas voltadas para a realidade das mulheres de terreiro, além de promover a articulação delas na resistência e no fortalecimento das religiões de origem africana.

Durante o encontro, serão discutidos assuntos relacionados ao preconceito e intolerância religiosa, violência psicológica e superação do sofrimento e danos psíquicos, além da relação com o meio ambiente e saúde. A questão do feminismo, relacionado aos princípios cristãos, como a submissão da mulher ao marido, proibição do aborto, dentre outros, também serão discutidos

A abertura do evento, que será às 9h30, terá a presença do governador do Estado, Eduardo Campos, o prefeito do Recife João Paulo, a prefeita de Olinda Luciana Santos, representantes de instituições públicas, entidades da sociedade civil e religiosos de terreiros. A finalização dos trabalhos será marcada pela elaboração de duas cartas, sendo uma documento que contém princípios para ser utilizada dentro da Rede de Mulheres de Terreiro e outra uma declaração destinada à sociedade. As cartas serão também apresentadas às autoridades municipais, estaduais e federais.

A expectativa é de que mais de 200 mulheres de terreios participem do evento que é promovido pela Rede das Mulheres de Terreiro de Pernambuco, com apoio do SOS Corpo - Instituto Feminista para a Democracia, entre outras entidades.


http://jc.uol.com.br/tvjornal/2008/07/08/not_158137.php

Renildo Calheiros e Jacilda vão gastar R$ 1,5 millhão cada um

Anaclarice Almeida/ JC Imagem

Por Sheila Borges
De Política do JC

A campanha eleitoral dos candidatos a prefeito de Olinda deste ano foi estimada em R$ 4,9 milhões. Estes recursos correspondem ao somatório de todas as previsões de gastos apresentadas pelos seis prefeituráveis à Justiça Eleitoral. As campanhas mais caras (veja quadro) serão protagonizadas pelo candidato governista, Renildo Calheiros (PCdoB), e pela candidata do PMDB, Jacilda Urquisa – cada uma está avaliada em R$ 1,5 milhão. Os dois majoritários estão comandando os maiores palanques formados para a disputa do voto do eleitor da cidade. Além de seu próprio partido, Renildo tem o respaldo de nove legendas: PT/PRB/PP/PTN/PR/PRTB/PMN/PTC/PSB. Ele conta ainda com dois cabos eleitorais de peso, a prefeita Luciana Santos (PCdoB) e o governador Eduardo Campos (PSB). Enquanto isso, além do PMDB, Jacilda contabiliza o apoio de seis agremiações: PSDC/PSDB/PV/DEM/PPS/PSC.

Mesmo sem contar, pelo menos oficialmente, com a parceria de outra sigla e, de acordo com sua própria declaração de bens, sem nenhum patrimônio registrado em seu nome, o ex-deputado estadual André Luiz Farias (PDT), mais conhecido como Alf, realizará a terceira campanha mais cara de Olinda. Ele registrou na Justiça Eleitoral que deverá gastar cerca de R$ 1 milhão. Apesar de todos os problemas enfrentados na pré-campanha, o ex-vice-prefeito do município Arlindo Siqueira (PTB) conseguiu se coligar com o PHS, PSL e PTdoB. O prefeiturável planeja desembolsar R$ 800 mil para colocar sua campanha nas ruas.

Em quinto lugar, vem o candidato a prefeito do PSOL, Marco Antonio da Silva, que declarou um orçamento de R$ 60 mil. Assim como o PTB e o PSOL, o PRP também entra na corrida eleitoral sozinho. O prefeiturável Gustavo Rosas gastará R$ 50 mil. É a campanha mais barata entre os majoritários. Ontem, o JC publicou que os candidatos a prefeito do Recife planejam investir, juntos, R$ 13,8 milhões. Já os de Jaboatão dos Guararapes colocaram uma estimativa de R$ 6,5 milhões.

BENS

Em relação ao patrimônio acumulado pelos candidatos a prefeito, a ex-prefeita e ex-deputada estadual Jacilda Urquisa se destaca. Na declaração de bens, protocolada no Tribunal Regional Eleitoral, a peemedebista atesta que contabiliza aproximadamente R$ 1 milhão. Ela tem posses em Olinda, Bom Conselho e Tamandaré. Já o seu candidato a vice-prefeito, o deputado estadual Pedro Eurico (PSDB), não tem nenhum patrimônio registrado na cidade. Todos os bens, avaliados em R$ 684 mil, estão situados no Recife e em Gravatá. Ele chegou a lançar sua pré-candidatura a prefeito, mas desistiu para aderir ao projeto de Jacilda.

O deputado federal Renildo Calheiros também não tem nenhum patrimônio em Olinda. Os dois terrenos declarados pelo candidato da prefeita Luciana Santos (PCdoB) estão localizados no Estado de Alagoas. Os bens de Renildo foram avaliados em aproximadamente R$ 525,82 mil. O seu candidato a vice, Horácio Reis (PT), não colocou em que município fica o imóvel que possui e seus bens chegam a R$ 65 mil.

O prefeiturável que tem o patrimônio mais modesto é o do PSOL. Marco Antonio da Silva tem uma casa no bairro de Jardim Fragoso (R$ 18 mil) e um carro (R$ 12 mil).

Alf, que já foi deputado estadual e candidato a prefeito da cidade, afirmou que não tem bens registrados em seu nome.


http://jc.uol.com.br/blogs/blogjamildo/canais/noticias/2008/07/09/renildo_e_jacilda_vao_gastar_r_15_millhao_cada_um_22421.php

Homem é encontrado morto no bairro de Bultrins

Jamerson Alves da Silva, 27 anos, conhecido como Nino, foi encontrado morto na manhã desta quarta-feira (9), no bairro Bultrins, em Olinda, Região Metropolitana.

O corpo da vítima foi localizado em uma calçada na esquina das ruas Chico Science e Valentino Rafael. De acordo com a polícia, Jamerson era ex-presidiário e havia sido preso por agredir a ex-esposa.

A polícia informou que encontrou, no bolso da vítima, um relógio feminino com a pulseira arrebentada, o que poderia indicar o envolvimento de Jamerson em assaltos.


da redação do pe360graus.com

http://pe360graus.globo.com/

.

Acesse: www.olindaurgente.com.br
no Portal O Nordeste.com: www.onordeste.com

.

Jovem é vítima de tentativa de homícidio no Jardim Atlântico

Márcio Francisco de Souza, 22 anos, foi vítima de uma tentativa de homicídio na noite desta terça-feira (8), no bairro de Jardim Atlântico, em Olinda, na Região Metropolitana.

Ele foi alvejado com oito tiros e deu entrada na emergência do Hospital da Restauração, no Recife, onde está internado. A polícia ainda investiga a autoria e os motivos do crime.


da redação do pe360graus.com

http://pe360graus.globo.com/

TCE manda Olinda suspender locação de imóvel do presidente da Câmara

Após verificar, no Diário Oficial do Estado, uma dispensa de licitação para aluguel de um imóvel onde funcionaria a sede da Diretoria de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde de Olinda, o Ministério Público de Contas fez uma representação ao relator da prestação de contas do município, exercício de 2008, recomendando a suspensão do contrato, bem como qualquer pagamento relativo a ele.

Segundo o procurador geral do MPCO, Cristiano Pimentel, a dispensa continha fortes indícios de transgressões aos princípios da legalidade, moralidade e impessoalidade, norteadores da Lei de Licitações e Contratos, pois o imóvel que seria realizada a dispensa pertence ao presidente da Câmara Municipal de Olinda, Carlos André Avelar.

O valor mensal da locação seria de R$ 3.500,00, perfazendo um total de R$ 42.000,00 ao ano e daria possibilidade ao locador de renovação do contrato por indefinidas vezes.

Diante disso, o conselheiro Romário Dias fez a comunicação da representação do MPCO à Prefeitura de Olinda, que realizou a suspensão do contrato e a comunicou ao TCE no dia 07 de julho.

O acatamento da decisão por parte da Prefeitura de Olinda foi levado à sessão do Pleno pelo auditor substituto Marcos Flávio Tenório, já que o conselheiro Romário Dias está em período férias.


http://jc.uol.com.br/blogs/blogjamildo/

Árvore cai em Olinda e atinge casa no bairro de Guadalupe

Uma árvore caiu na madrugada desta quarta-feira (09), em cima de uma casa, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife. O imóvel, onde funcionava um projeto social ligado a grupos de maracatu, ficou parcialmente destruído.

Moradores do bairro de Guadalupe disseram que o vento forte provocou a queda da árvore, próximo a igreja do bairro. Também segundo as testemunhas, a árvore estava oca, devido a uma infestação por cupins.

A cabeleireira Lucicleide da Silva Sotero, que estava na casa no momento do acidente, teve ferimentos leves na perna. Equipes do Corpo de Bombeiros foram ao local para retirar a árvore.


da Redação do pe360graus.com

http://pe360graus.globo.com/noticias360/matLer.asp?newsId=132955

terça-feira, 8 de julho de 2008

O abandono da Travessa Luiz Gomes





Hoje tem musica e elogios para a atual Prefeita e o candidato dela. O som sobe a ladeira e chega ate meus ouvidos na Travessa Luiz Gomes, esquecida por Luciana. Dá vontade de descer e dar um papelzinho pro cara falar no microphone que "A TRAVESSA LUIZ GOMES AGRADECE O TRABALHO DA PREFEITA" mas esse sarcasmo se perderia nas cabecinhas dos politicos.

Acompanham este mensagem fotos da Travessa. Só moro aqui faz 6 meses e não conheço a historia das obras, mas parece inacreditavel o estado da travessa, o esquecimento da prefeitura. A rua foi calçada até onde da pra olhar desde a Praça Dantas Barreto. Dai pra cima, terra e mato. Depois das chuvas, a travessa ficou pior ainda, se isso é possivel.

Faz um tempo escrevi pra vc contanto que um vizinho cansou de esperar e pediu um orçamento da limpeza do entulho e o mato que cresceu entorno dele. A empresa particular veio, fez o orçamento, do qual se estipulou quanto ficaria para cada morador a parcela do rateio . Mas houve um problema: o caminhão nem pôde subir a ladeira, porque os buracos inatendidos não o deixariam.

E o problema fica. Nem a Prefeitura toma providencias, nem os vizinhos tem como fazer mutirão.
(Desculpe qualquer erro no meu portugues!!)

Grato.


Erneto Machado
Texto e fotos


.

Menina de cinco anos é violentada por vizinho

Um rapaz de 19 anos foi preso no bairro de Cidade Tabajara, em Olinda, sob a acusação de abusar sexualmente de uma menina de cinco anos. A vítima é vizinha dele. Segundo a família da criança, ela ia sozinha até a casa do tio, nas proximidades de sua residência, quando foi abordada pelo suspeito, que a atraiu oferecendo-a um celular quebrado.

A menina foi levada a um terreno baldio, onde sofreu violência sexual e foi espancada. Dando pela falta da criança, a mãe da vítima saiu em busca da menina e a encontrou bastante machucada. A garota foi levada ao Instituto Materno Infantil Fernando Figueira, onde foi constatado o abuso sexual.

O acusado foi autuado em flagrante por atentado violento ao pudor e encaminhado para o Cotel.


Da Redação do PERNAMBUCO.COM

http://www.pernambuco.com/ultimas/nota.asp?materia=200877140957&assunto=70&onde=1

Passeata marca dois meses de desaparecimento de grávida

A família da corretora de seguros Taciana Barbosa de Carvalho, de 32 anos, vai realizar uma passeata na próxima sexta-feira (11), em Olinda, para marcar os dois meses de seu desaparecimento. Ela desapareceu grávida de oito meses no dia 11 de maio, domingo do Dia das Mães.

A passeata está marcada para as 15h e vai partir da Praça Pedro Jorge, em Olinda, até o terminal de ônibus do bairro Rio Doce, onde a corretora teria sido vista pela última vez.

Para a família, a passeata pode estimular alguma testemunha do crime a falar. O principal suspeito do desaparecimento de Taciana é um policial militar, com quem ela mantinha um relacionamento e que seria o pai do bebê. Ele está preso.

A mãe da corretora, Fátima Barbosa, afirmou ao G1 que a família já perdeu as esperanças de encontrar Taciana viva. “Não tenho mais esperanças, mas quero encontrar pelo menos o corpo dela para fazer um enterro digno. Tenho fé de que vou encontrar do jeito que ela estiver. A possibilidade de achar minha filha viva é remota”, diz.

Segundo Fátima, além do desaparecimento de Taciana, a família sofre por não estar perto do neto. “Meu neto já estaria com quase um mês e acho que nunca poderei conhecê-lo. É um sofrimento terrível”, afirma.

Por ter uma gravidez de alto risco, Taciana tomava remédios diariamente. Desde seu desaparecimento, ela teria parado de tomar o medicamento.

Suspeito continua preso
O delegado Derivaldo Falcão, que investiga o caso, disse ao G1 que o policial militar suspeito do desaparecimento está preso e não há previsão para sair. Segundo Falcão, muitas testemunhas temem falar por se tratar de um policial.

“Ainda não temos nada concreto, as investigações estão em andamento. O policial está preso por suspeita de participação no crime, mas ele diz que não fez nada. Estamos buscando provas do envolvimento dele e nossa prioridade é localizar Taciana”, diz o delegado Falcão.

De acordo com o delegado, o policial chegou a forjar álibis e ameaçar conhecidos para que dissessem que ele não tinha um relacionamento com a corretora de seguros. “Vamos também analisar as ligações feitas dos telefones de Taciana e do policial”, diz.

Quem tiver informações pode ligar para o Disque-Denúncia, no telefone (81) 3421-9595. Não é preciso se identificar.


Autor: Agol Fonte: ANTONIO QUEIROZ

http://www.estadaodonorte.com.br/site/leitura.php?canal=19&id=47187

domingo, 6 de julho de 2008

Mau cheiro em Olinda

É uma vergonha a situação da rede de esgotos da rua Dr. Manoel de Barros Lima, em Olinda. Na confluência com a Av. Getúlio Vargas, no Bairro Novo, as caixas de esgotos encontram-se inteiramente obstruídas, entupidas de entulhos e água fétida, espalhando mau odor em toda a redondeza. É bom salientar que no
final desta rua funcionam dois restaurantes tradicionais de Olinda. Já fiz uma denúncia, mas, até hoje, nem a PMO nem a Compesa tomou providência. É uma vergonha para nós, olindenses, constatar que turistas e visitantes tenham acesso à nossa orla ou aos restaurantes, tendo antes que enfrentar o mau cheiro exalado pelos bueiros.


Nilson Aguiar de Freitas,Olinda/PE

http://www.folhape.com.br/

Jardim Brasil II: Serralheiro é baleado ao tentar fugir de um assaltante

O serralheiro Alvanildo Taranhos Toroni, 56 anos, foi baleado no início da noite de sábado (5), na rua Teresina, em Jardim Brasil II, Olinda.

De acordo com a polícia, quando recebeu o tiro no tórax, a vítima tentava fugir de um assaltante que se escondeu em sua serralharia após roubar uma panificadora.

O criminoso conseguiu fugir e Alvanildo foi socorrido para o Hospital da Restauração, no Recife.


da redação do pe360graus.com

http://pe360graus.globo.com/

Primeiro concurso Rainha do Creu no Luar de Prata

Inversão e invenções

A Prefeitura Popular de Olinda é exímia em criar inversões, as quais, em pouco tempo, se mostram como invenções mal planejadas. A cicloviada Av. Marcos Freire, é um dos exemplos mais palpável desta falta de planejamento. Agora, em outra idéia luminosa, a edilidade começou a proceder algumas modificações em quase todos os acessos às ruas interligadas à avenida que margeia a orla olindense, promovendo o prolongamento das calçadas em alguns pontos, e reduzindo em outros, tentando introduzir mudanças nos referidos acessos. E como não poderia deixar de ser, toda coisa mal planejada, cedo ou tarde começaa interferir na normalidade do trânsito. É o caso da Rua Francisco de A. Barros Leite, a rua do oitão do antigo prédio da Caixa Econômica. Sem a sinalização necessária, já começam a acontecer acidentes com veículos, cujos condutores, não se inteiraram das invenções. Lamentavelmente, estas modificações criadas, se mostram como outro desacerto, entre tantos já cometidos pela prefeitura mal estruturada.

Nilson Aguiar - Olinda

http://www.pernambuco.com/diario/2008/07/06/Cartas.asp

.

sábado, 5 de julho de 2008

Prefeitura deixou a cidade despreparada para enfrentar o inverno


A recém-inaugurada Avenida Antônio da Costa Azevedo. Os recursos para os serviços de drenagem liberados de nada serviram para amenizar o sofrimento do povo.

Avenida Presidente Kennedy, em Peixinhos.

DA PERIFERIA ATÉ A AVENIDA BEIRA MAR, TODOS OS OLINDENSES SOFRERAM COM A FALTA DE PREPARO DA CIDADE PARA ENFRENTAR O INVERNO.

OS PROBLEMAS PERMANECEM: CANAIS OBSTRUÍDOS, CANALETAS E DRENAGEM SEM LIMPEZA E MANUTENÇÃO.

E PARA AGRAVAR O SOFRIMENTO, OS BURACOS DO CALÇAMENTO FICAM COBERTOS PELA LAMA.


Da lama à Beira Mar.

O efeito do descaso pode ser visto dos bairros mais pobres até a área nobre de Olinda.

A lama de frente para o mar.

Os sistema de drenagem do Bairro Novo e Casa Caiada entrou em colapso e hoje estes bairros começam a sofrer com as chuvas. A lama dos canais obstruídos tem chegado até a Avenida Beira Mar.

Rua Cônego Xavier Pedro, Vila Popular.

A Vila Popular espera há mais de sete anos pela tão prometida obra do Canal da Malária. Nada foi feito para aliviar o tormento da população do mais antigo conjunto habitacional de Olinda.

Uma cena que se repete nos Bultrins.







AS CENAS SE REPETEM E A PREFEITA VAI TERMINANDO SEU MANDATO SEM DEIXAR A CIDADE PREPARADA PARA O INVERNO, AO CONTRÁRIO DA MILIONÁRIA PROPAGANDA QUE VEICULOU EM OUT-DOOR, RÁDIO E TELEVISÃO.

SE VOCÊ QUISER VER A OLINDA DA FICÇÃO LIGUE A TELEVISÃO.
SE QUISER VER A OLINDA REAL, ABRA A JANELA DA SUA CASA.


.