quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Dona Suely: técnica, fé e mais de 5 mil partos


Com mais de cinco mil partos no currículo, Suely Carvalho, de 57 anos, admite: “eu nasci pra isso, não tem outra coisa pra eu fazer na vida”. Ela, que, em 1991, fundou a Organização Não Governamental (ONG) Centro Ativo de Integração do Ser (CAIS) do Parto, em Olinda, Pernambuco, atende mulheres em busca de um parto com muitas rezas, ervas e sem nenhuma intervenção médica.

Lecticia Maggi, repórter do Último Segundo

Cresce o número de mulheres que optam por ter os filhos em suas próprias casas

O gosto de Suely pela profissão começou em 1974, quando se inscreveu para um curso de seis meses de atendente de enfermagem, na cidade de Paranaguá, no Paraná. Durante o período de estágio, foi acompanhar um parto pela primeira vez. “Quando vi a cabeça do bebê saindo perdi a noção de todas as instruções. Fui para a mesa, peguei na mão da mulher e comecei a chorar dizendo que ia dar tudo certo”, conta. Quando a emoção passou, veio o medo de ser demitida por não obedecer às ordens de só observar. Porém, acabou contratada para trabalhar no hospital da cidade. “‘Você tem o dom, me disse a enfermeira”, relata Suely.

No Hospital Paranaguá, ela ficou de 74 a 1977. Em seguida, foi transferida para o Hospital Modelo, na capital paranaense, onde ficou até 1982. Neste período, pelas suas contas, realizou cerca de 4600 partos. Em 78, mesmo sem nenhuma vontade de ser enfermeira, ela se matriculou em uma faculdade. “Entrei por uma questão política. A relação com os médicos era muito desigual. Pelo fato de eu não ter diploma eles não me respeitavam”, afirma.

Formada e insatisfeita, decidiu que não queria mais seguir a rotina imposta pelos hospitais, que, segundo ela, só dificulta os partos. “Ele deixa de ser natural. Às vezes, a mulher chega com dilatação boa, mas só por estar no hospital se sente constrangida. Ninguém pode dizer que é um ambiente confortável ou gostoso”, avalia.

Separada, com três filhos, ela pediu demissão e se mudou para Olinda, em Pernambuco, após pesquisar sobre o Estado e descobrir que muitas mulheres ainda praticavam o “parto tradicional”. “Morei em quarto de pensão e trabalhei com vendas para conseguir dinheiro, mas foi bom porque o emprego me permitia viajar e ir ao encontro das parteiras”, diz. Foi desses encontros que nasceu a ONG Cais do Porto, formada por 14 pessoas – sendo quatro parteiras - que atende cerca de 150 pessoas por mês. A organização faz também o acompanhamento da gestante durante a gravidez, promove encontros de orientação entre os casais e oferece cursos de firmação de parteira e de doula.

Segundo Suely, cerca de 80% das mulheres que a procuram são de classe média e a grande maioria possui plano de saúde. “Já recebemos casais até da França, Itália e Alemanha para ter o bebê aqui conosco”, afirma. Para ela, isso reflete a busca de mulheres de várias partes do mundo por um parto da forma mais natural possível. “Às vezes, o bebê está sentando, daí a gente faz manobras para virá-lo. Em outras situações, quando a mulher não engravida, fazemos rituais de fertilidade. Trabalhamos sempre com energização e os quatro elementos da natureza”, diz.

Com um discurso envolto em superstições e espiritualismo, ela considera que a dor do parto varia conforme o estado emocional da mulher e que problemas passados podem vir à tona no momento do nascimento do filho. “A mulher acessa o seu lado mais primitivo. A dor do parto é uma dor amiga, que vem para ajudar. Agora, as dores da vida doem muito”, acrescenta.

O valor cobrado pela ONG varia de R$ 50 a consulta até R$ 750 o trabalho de parto em casa ou no hospital. Porém, este preço, segundo a enfermeira, é negociável e quem não pode pagar recebe o mesmo tratamento. “Durante muitos anos não cobrava nenhum centavo. Já fui para a casa de gestantes pagando táxi do meu bolso, mas, chegou o momento em que a relação ficou injusta, porque muitas têm condição de pagar”, afirma.

Muito além de um emprego, Suely define que ser parteira é servir como uma ponte entre a mãe e o bebê. “Sou um instrumento. Acredito que estou cumprindo uma missão e fico muito feliz de vivenciar o momento mais bonito da humanidade, que é mulher parindo”, afirma.



http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2008/12/30/dona+suely+tecnica+fe+e+mais+de+5+mil+partos+3230009.html

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Famílias sem-teto protestam em frente à Prefeitura de Olinda

Do JC OnLine
Com informações da Rádio Jornal

Famílias sem-teto que ocupam o prédio do antigo colégio Estevam Pinto, no bairro de Peixinhos, em Olinda, Região Metropolitana do Recife, realizam protesto na manhã desta segunda-feira (29) em frente à Prefeitura da cidade.

Os manifestantes solicitam da Prefeitura o resultado de uma vistoria solicitada pelo grupo no prédio ocupado. "As pessoas estão ouvindo estalos no prédio. Solicitamos a vistoria e ela foi feita, mas a Defesa Civil não nos informou ainda o resultado do laudo", reclamou um dos organizadores do movimento, Flávio Melo.

Antes de seguir para a Prefeitura de Olinda, os manifestantes interditaram uma das faixas da Avenida Presidente Kennedy, no sentido subúrbio. Como o trecho interditado está em obras, ambos os sentidos da via acabaram bloqueados. As famílias permanecem no antigo colégio pelo menos até que o laudo seja divulgado.



.

Em forma para o verão: questão de prioridade

Passar horas na academia pode causar danos à saúde. A solução é trabalhar focado no objetivo, seja emagrecer, fortalecer músculos ou ganhar preparo físico.

O verão começou, de fato, no último dia 21, e o que não falta é gente cometendo loucuras para entrar em forma e poder colocar aquele biquininho - ou sunga, por que não? – para desfilar pelas praias. Porém, é preciso ficar alerta e não abusar das atividades físicas achando que o resultado será proporcional ao tempo de exercícios realizados. “Um dos grandes erros é quem não estava praticando nenhuma atividade querer compensar esse tempo perdido”, alerta o professor da academia Planet Fitness, Ismar Ferreira, que é pós-graduado em fisiologia do exercício e avaliação da performance humana.

Como milagres não acontecem, o especialista aconselha aos novos atletas a se concentrarem num objetivo. Quem quer perder peso, a melhor opção é se dedicar às práticas aeróbicas, como jump, combat e RPM. “Atividades que utilizam grandes musculaturas têm gasto calórico maior por atuar de forma mais eficiente na utilização da gordura como combustível”, explica. Ambas atividades queimam cerca de 700 calorias por hora.

Segundo o professor, a perda calórica é equivalente e a indicação vai depender do condicionamento físico de cada um. “Enquanto o combat trabalha tanto os membros inferiores quanto superiores, o jump e o RPM priorizam os inferiores e o abdômen”, ressalta. A esteira é também uma alternativa aeróbia bastante indicada para quem tem restrições físicas, assim como as aulas de mix dance, que apesar de ser classificada como atividade de média queima calórica, é excelente para trabalhar expressão corporal e ritmo.

Para os interessados em fortalecer os músculos, Ismar indica atividade local, pump ou GAP. “A local é um exercício mais leve e democrático. Já o pump se caracteriza por trabalhar com a sobrecarga metabólica, devido ao número de repetições alta, que levam a musculatura à exaustão” conta. De acordo com o especialista, o GAP é o preferido das mulheres, já que se detém ao glúteo, abdômen e perna, as grandes preocupações da ala feminina.

Para os homens que, ao contrário delas, têm sua atenção voltada aos membros superiores, o professor indica a musculação. “Além de aparelhos específicos para cada meta, a musculação é um treino individualizado, ideal para quem tem um dia-a-dia tumultuado”.

Se depois de atingir o corpo desejado, a intenção for sair desfilando pelas areias, mais um alerta: “para ter fôlego para as caminhadas, não basta investir em atividades aeróbias – que dão ênfase ao sistema cardio-respiratório -, como se acreditava anteriormente. O segredo está em alternar essas atividades com musculação, pois o músculo precisa de força e resistência, antes do preparo respiratório” conclui.

Planet Fitness (Av. Getúlio Vargas, n. 1458, Bairro Novo, Olinda), e funciona de segunda a sexta-feira, das 5h30 às 23h; e sábado das 8h às 12h. Informações: (81) 3429.4511.



http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=63387

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Acidente entre dois veículos deixa mulher ferida nos Bultrins

Do JC OnLine

Uma mulher ficou ferida em acidente envolvendo dois veículos no cruzamento da Av. Chico Science com a PE-15, em Olinda, Grande Recife, neste domingo (28). Heronita Maria dos Santos ficou presa nas ferragens do Scort de placa KHK-2754 após colisão com o Honda Civic KMC-8642 e foi levada pelo Samu a um hospital público com ferimentos na perna.

Segundo pessoas que estavam no local, por volta das 12h30 Janilson José de Souza Oliveira, que dirigia o Scort, teria avançado o sinal vermelho e o carro se chocado com o Honda, dirigido por Artur Acioli Cavalcanti, que não teve ferimentos graves. Conforme apurou a TV Jornal, no Scort havia garrafa de uísque e gelo.



http://jc.uol.com.br/2008/12/28/not_188378.php

.

Acesse: www.olindaurgente.com.br
no Portal O Nordeste.com: www.onordeste.com

.

Homem é morto em briga de bar no bairro de Peixinhos

Um homem foi morto nas proximidades de um bar no bairro de Peixinhos, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife. O crime aconteceu por volta das 22h deste domingo (28).

Segundo informações da polícia, o homicídio foi motivado por uma discussão envolvendo quatro homens. Durante a briga, um dos homens sacou uma arma de fogo e atirou na cabeça e no tórax da vítima.

Os quatro homens não portavam documentos e a polícia desconhece suas identidades.



Da Redação do pe360graus.com

domingo, 28 de dezembro de 2008

Caminhão de refrigerantes tomba na PE-15

Um caminhão de refrigerantes virou na manhã deste sábado (27) em Olinda, na Região Metropolitana do Recife. O acidente aconteceu no Complexo de Salgadinho, na rodovia estadual PE-15.

De acordo com a Polícia Militar, que foi até o local, o caminhão seguia para o Recife e virou ao passar pelo giradouro. A polícia acredita que o acidente pode ter sido causado pelo excesso de peso na carroceria.




Da Redação do pe360graus.com

sábado, 27 de dezembro de 2008

Espaço Ciência tem programação diferente para os pequenos

Crianças vão reproduzir passos dos dinossauros de Souza

Do JC OnLine

Em tempo de férias, os pais procuram uma programação diferente para levar os pequenos. A Colônia de Férias do Espaço Ciência, em Olinda, une lazer e conhecimento entre os dias 5 e 16 de janeiro. Lá, a criançada aprende a fazer música com canudos e latas, a se comunicar com os amigos através de mensagens secretas, a moldar pegadas de dinossauros, investigar as cores do arco-íris e cozinhar com o sol.

Para participar, a criança deve ter entre 6 e 10 anos. A garotada pode escolher um ou dois turnos. A taxa para um turno de quatro horas custa R$ 10. Quem deseja estar em mais de um turno, paga R$ 8,5 (cada um).

Confira a programação, que ainda conta com apresentação de teatro:

» Na pista dos dinossauros
As crianças vão produzir passos de dinossauros na areia e moldar o rastro deixado no município de Souza, na Paraíba, por esses gigantes

» Os cavalheiros do arco-íris
Será que existe mesmo um pote de ouro no final do arco-íris? Quem não encontrar, irá garantir muita diversão, arte e conhecimento através dos segredos das cores

» Música, ou som? A banda dos físicos
Será montada uma orquestra diferente: canudo, lata, garrafas, pente... os objetos mais inesperados entram no ritmo da banda

» Códigos sem segredo
Escrituras invisíveis, códigos dos templários, grades, fitas, tabelas, tantos códigos para comunicar segredos. E outros também para comunicar sem segredo com quem precisa, através do Braille e Libras

» Foguete de água
O motor será construído apenas com ar e água

» Energia dos vegetais
Duas placas, um limão, e os pequenos aprendem a fabricar uma pilha

» Cozinhando com o Sol
O que usar? Churrasqueira ou fogão?

SERVIÇO
Espaço Ciência
Endereço: Complexo de Salgadinho, Parque 2, Olinda-PE
Telefone: (81) 3241.3226
Site: http://www.espacociencia.pe.gov.br/




http://jc.uol.com.br/2008/12/26/not_188278.php

Contagem regressiva para reservar espaço na orla

RÉVEILLON // Em Olinda, as famílias podem procurar prefeitura para montar toldos e mesas

As famílias que desejam reservar espaços na orla para passar o réveillon em Olinda têm até a próxima terça-feira para se inscreverem na prefeitura. Este ano, a Cidade Patrimônio volta a contar com uma queima de fogos com cerca de 20 minutos que não deixa nada a desejar à vizinha Recife. Além disso, atrações culturais locais também vão garantir a animação da passagem do ano ao longo de toda a orla.

Os interessados precisam procurar a Secretaria de Planejamento, Transporte e Meio Ambiente, na Estrada do Bonsucesso, 306, das 8h às 13h. É necessário levar cópia da identidade, CPF e comprovante de residência. Serão reservados 100 espaços com metragem de 3x3, 3x6, 4x4, 6x4, no trecho que vai do Colégio Atual até o Flat Quatro Rodas.

Segundo Ana Moura, da Secretaria de Planejamento, serão disponibilizados 100 espaços. Até o Natal, 25 pessoas já haviam reservado áreas na orla. "Como fechamos a prefeitura depois do Natal, retomamos o serviço na próxima segunda, terça e quarta", avisou Ana Moura.

Tranqüilidade - A secretária Alba Maria, 40 anos, mora em Bairro Novo e está se preparando com a família e com um casal de amigos para passar as festas de final de ano na orla de Olinda. "Adorei passar a festa lá porque ficamos ao ar livre, os filhos podem brincar à vontade, tem segurança", disse, contando que vai montar um toldo.

Diferentemente do que acontecia na orla de Boa Viagem, no Recife, em Olinda os toldos e mesas são montados no calçadão e não na areia. Na capital, a montagem desses equipamentos na areia foi proibida pela União por ser área de Marinha.

A reserva de espaços é gratuita. O réveillon em Olinda já existe há dez anos e antes contava com a participação da Associação Comercial de Olinda. O espaço vai contar com banheiros, segurança feita pela Polícia Militar e iluminação reforçada. Outra opção para quem quiser passar as festas na Cidade Patrimônio é passar pelo Alto da Sé, na Cidade Alta.



http://www.diariodepernambuco.com.br/2008/12/27/urbana11_0.asp

Moradores do Alto Sol Nascente sofrem com a falta d’água

Há algumas semanas um bairro de Olinda está com problemas no abastecimento de água. No Alto do Sol Nascente a falta d’água comprometeu até a Ceia do Natal dos moradores da região.

A dona de casa e moradora do bairro, Giselda Antônia da Silva, está indignada com a situação. “Está muito difícil, principalmente para quem tem criança. Agora todo mês chega a cobrança de R$ 20 e temos que pagar para agir dentro da lei e não ser prejudicado”, desabafa Giselda.

Segundo os moradores o problema teria sido causado por conta de uma bomba d’água que queimou e fica localizada em um dos poços que abastece parte da comunidade.

Enquanto a situação não é resolvida, os moradores têm que se deslocar para outros pontos da comunidade atrás de água para poder utilizar no serviço de casa.

O artesão Antônio Alves, também morador do bairro, reclama da demora na resolução do problema por parte da Compesa.

“Eu moro na parte de baixo, e tenho que subir para pegar água. A comunidade toda está sofrendo com isso. Estamos esperando uma solução urgente da Compesa”, diz o artesão.

A Compesa confirmou a existência de três poços na comunidade e que estava ciente que um deles está com problemas. A Companhia informou que vai mandar técnicos para fazer uma inspeção no local.




Da Redação do pe360graus.com

.

Acesse: www.olindaurgente.com.br
no Portal O Nordeste.com: www.onordeste.com

.

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Preso terceiro suspeito de envolvimento em estupro em Peixinhos

Foi preso nesta sexta-feira (26) o terceiro suspeito de envolvimento no estupro de uma adolescente de 14 anos, ocorrido no último dia 8 de dezembro, em Peixinhos, Olinda, no Grande Recife.

Washington Soares da Silva, 19 anos, foi detido após desembarcar no Terminal Integrado de Passageiros. Ele estava em São Paulo, escondido na casa de parentes, e foi convencido por familiares a se entregar para a polícia. "Conversamos com uma tia do rapaz, que veio prestar depoimento, e orientamos a família a convencê-lo a voltar, porque uma vez foragido, sempre foragido", explica o delegado Rogaciano Campos, titular do caso.

Segundo informações da polícia, Washington da Silva estavam em São Paulo desde o último dia 14. A suspeita é de que ele tenha sido o principal agressor da vítima. "Os outros dois que estão presos chegaram a dizer que foram coagidos por ele, mas não acredito nessa hipótese", diz Campos.

Os dois a que o delegado se refere são Rodrigo Cabral Batista, 23 anos, e um adolescente de 17 anos, que estão presos desde a semana passada por suspeita de envolvimento com o caso. Rodrigo Batista está detido no Centro de Triagem (Cotel), em Abreu e Lima; o menor foi encaminhado à Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac).

Após prestar depoimento, Washington da Silva será levado para exames no IML e, em seguida, conduzido ao Cotel. A prisão dele foi decretada por 30 dias. A polícia acredita que o inquérito será concluído até a próxima semana: "A gente tem elementos suficientes para solicitar a prisão preventiva dos dois e ser atendido pela Justiça, para que eles respondam ao inquérito presos. Estamos aguardando o laudo do IML que vai determinar a causa da morte da vítima e também o laudo do IC no local do homicídio", diz Rogaciano Campos.

O corpo da jovem violentada, que segundo a polícia não era conhecida dos agressores, foi achado no dia seguinte ao crime e identificado somente no Instituto de Medicina Legal. De acordo com o laudo dos peritos, ela foi morta a tijoladas. Pedaços de madeira foram encontrados nos órgãos genitais da vítima.




da Redação do pe360graus.com

Pré-reveillon em Preto Velho


SARAVAH

No próximo sábado 27 de dezembro, a festa Saravah realiza sua segunda edição do mês na sede do G.R.E.S Preto Velho, no Alto da Sé em Olinda, com início à meia noite e sem hora pra acabar. Os DJs 440 e Incidental convidam o DJ Sotero(CE) para somar seu repertório de samba rock numa noite que tem a música brasileira como prato principal a ser degustado. Saravah é expressão de força e quando se trata da festa, é expressão de movimento dos corpos ao som de um repertório estimulante, rico e competente.

Serviço:

SARAVAH

DJ 440, Incidental e DK Sotero(CE)

GRES PRETO VELHO, Alto da Sé, Olinda;

Início: meia noite

Ticket alegria: 5,00 até uma da manhã

Info: www.segundafarra.com



.

Acesse: www.olindaurgente.com.br
no Portal O Nordeste.com: www.onordeste.com

.

Batuques que geram impaciência


Barulho dos ensaios dos músicos de percussão aumenta com a proximidade do carnaval na cidade patrimônio. Foto: Jaqueline Maia/DP/D.A Press


Ensaios de grupos de maracatu na Praça da Preguiça, principalmente nos fins de semana, geram polêmica entre moradores da Cidade Alta

Marcionila Teixeira // Diario
marcionilateixeira.pe@diariosassociados.com.br

Os batuques ritmados do maracatu viraram alvo de polêmica na Cidade Alta de Olinda. Com a proximidade do carnaval, o número de grupos de maracatu costuma aumentar, assim como a impaciência de moradores da cidade patrimônio. Alguns se dizem cansados com o barulho dos ensaios, principalmente nos fins de semana. O resultado é uma lista de reclamações que cresce a cada ano na prefeitura do município.

O engenheiro Wellington Paes Barreto, 63 anos, mora na Rua 10 de Novembro e conta que muitas vezes é obrigado a se trancar em um dos quartos da casa com toda a família para assistir TV ou mesmo descansar. "Eles tocam durante todo o fim de semana e nos dias de semana também, sempre na Praça da Preguiça. É insuportável o barulho. Se eles circulassem pela cidade, acredito que não incomodariam ninguém e ainda chamariam a atenção de turistas", propôs.

Na Rua Prudente de Moraes, o economista João Caixero, 73, diz que não se sente prejudicado porque os maracatus apenas desfilam ao longo da rua onde ele mora e não se concentram para ensaios no lugar. "Eles não me incomodam, mas acho fundamental que circulem pelas ruas da cidade", completou, concordando com Wellington Barreto.

Mas não é só a altura do som nos ensaios que tem dado o que falar em Olinda. Alguns moradores se incomodam até com o ritmo. Pelo menos é o que pensa a dona-de-casa Madalena de Barros Lima, 79. "O problema é a persistência, o toque continuado, uniforme. Se pelo menos a gente pudesse acompanhar as músicas cantando, eu não ficaria tão estressada", disse a moradora da Rua do Bonfim.

Como toda manifestação cultural, os músicos dos maracatus também têm seus fãs. Outros habitantes da cidade elogiam a música e dizem que os ensaios deixam a cidade ainda mais animada. "As pessoas mais velhas são as que mais reclamam porque costumam dormir cedo. Mas eu gosto muito e até danço aqui de casa mesmo", comentou Josilene da Silva Batista, moradora da Ladeira da Sé.

A defesa - Integrante do Maracatu Badia, tradicional em Olinda, Celina Ramos, 29, acha que os moradores da Cidade Alta não têm motivo para reclamar, afinal os ensaios acontecem em áreas públicas, em uma cidade conhecida mundialmente pelo carnaval. "Há moradores que até saem de casa para nos acompanhar. Mas, para evitar problemas, procuramos ensaiar longe das casas, perto da Praça da Preguiça, por exemplo", comentou Celina, se referindo a um dos pontos de maior concentração de ensaios de maracatus na cidade e por isso mesmo alvo de críticas de moradores. Para Celina, que dá aulas de percussão junto com o marido, não há sentido em circular ao longo de todo o ensaio como propõem os moradores. "É importante tocar caminhando para ensaiar para o desfile, mas não podemos dar aula andando o tempo todo", afirmou.



http://www.diariodepernambuco.com.br/2008/12/26/urbana7_0.asp

Adolescente é assassinado em Sapucaia de Dentro

Do JC OnLine
Com informações de Cidades/JC

O adolescente Jonatan Romário Alves de Santana, de 14 anos, que morava na Rua da Divisa, Sapucaia de Dentro, em Olinda, foi assassinado por volta das 20h dessa quarta-feira (24) na Rua Jacira, na mesma localidade. Segundo a Polícia, ele tinha envolvimento com drogas e estava na casa da tia quando ocorreu o crime.

O suspeito gritou pelo nome da vítima e, quando ele saiu para atender, acabou sendo morto a tiros.



http://jc.uol.com.br/2008/12/25/not_188208.php

quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Corpo de jovem é encontrado em campo de futebol em Jardim Brasil II

O corpo de um jovem foi encontrado em um campo de futebol em Jardim Brasil II, Olinda. Felipe José da Silva, de 23 anos, foi morto com três tiros, um na cabeça, um no tórax e outro no ombro.

O homicídio aconteceu por volta das 4h30 da manhã desta quinta-feira (25). A polícia ainda não tem informações sobre o responsável pelo crime ou sua motivação.




Da Redação do pe360graus.com

Encontro de Cavalo Marinho em três noites na Casa da Rabeca


Festival foi idealizado por Mestre Salu

Para atender a um antigo sonho de Mestre Salustiano, falecido em agosto passado, Pedro Salustiano, filho do rabequeiro, estende a programação do Encontro de Cavalo Marinho e Festa de Reis, que este ano acontece em três dias na Casa da Rabeca do Brasil, em Olinda. Em sua 14ª edição, o evento começa nesta quinta (25) e segue até o sábado (27), com atrações de Pernambuco e Brasília. A entrada é franca.

Na programação, os grupos Estrela de Ouro, de Condado, com Mestre Biu de Alexandre; Boi de Ouro, de Pedra de Fogo, com Mestre Araújo; Boi Brasileiro, de Itaquitinga, com Mestre Biu Roque, a Ciranda Pernambucana, do Mestre Ferreira (de Olinda) e o Grupo Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro, de Brasília, apresentam-se na quinta-feira (25).

Na sexta (26), é a vez dos Cavalos Marinhos Boi Pintado, de Aliança, do Mestre Grimário; Coco Raízes de Arcoverde, Ciranda Nordestina, Cavalo Marinho Boi Matuto, da Família Salustiano, e Dinda Salu, numa mistura de caboclinho, maracatu, ciranda, forró.

A festa também sedia o último forró do ano do espaço, no sábado (27), tendo como atrações as bandas Sintonia Pé de Serra e Forró Serrado, e Ari do Acordeon.

SERVIÇO
14º Encontro Nacional de Cavalo Marinho e Festa de Reis
Dias 25, 26 e 27 de dezembro, a partir das 19h
Casa da Rabeca do Brasil - Cidade Tabajara, Olinda
Entrada franca e estacionamento gratuito e com segurança
Informações: 3371.8246 e 8899.1370 | www.casadarabeca.com.br



http://jc.uol.com.br/2008/12/24/not_188165.php

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Homem é assassinado a tiros em plena luz do dia em Peixinhos

Um homem foi assassinado no início da tarde desta terça-feira (23), no bairro de Peixinhos, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife.

Segundo a polícia, Almir Laurindo da Silva, de 38 anos, foi assassinado a tiros, na Avenida Nacional, mesma via onde fica a Delegacia do bairro.

De acordo com testemunhas, o homicídio foi cometido por dois homens que passavam numa moto.

A vítima chegou a ser encaminhada ao Hospital da Restauração, no centro do Recife, mas não resistiu e morreu antes de chegar ao hospital.




Da Redação do pe360graus.com

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Inscrições abertas para Réveillon na orla de Olinda

Do JC OnLine

Estão abertas até o próximo dia 30 as inscrições para quem deseja passar o Réveillon na orla de Olinda. Serão reservados 100 espaços com metragem de 3X3, 3X6, 4X4, 6X4, em um trecho que vai do colégio Atual até o Flat Quatro Rodas.

Os interessados devem comparecer à Secretaria de Planejamento, Transporte e Meio Ambiente (Seplama), na Estrada do Bonsucesso, 306, das 8h às 13h, portando cópia de identidade, CPF e comprovante de residência.



http://jc.uol.com.br/tvjornal/2008/12/22/not_172323.php

Falsa policial militar é detida por roubo no Jardim Brasil II


Do JC OnLine
Com informações da TV Jornal

Uma mulher que se passava por policial militar foi detida nessa segunda-feira (22) nas proximidades do Terminal de Ônibus de Jardim Brasil II, em Olinda, Região Metropolitana do Recife.

Uma comerciante que mora no bairro de Ouro Preto a denunciou à polícia por ter roubado um celular e outros objetos da vítima.

De acordo com a polícia, a suspeita Anaílma da Conceição Almeida trajava uma farda de soldado quando foi detida. A falsa policial militar foi levada para Delegacia de Olinda e depois, liberada.



http://jc.uol.com.br/2008/12/23/not_188065.php

Viadutos em Olinda têm obras retomadas hoje


Canteiro de obras no Complexo de Salgadinho volta a funcionar hoje, segundo o DER, após uma paralisação de quatro meses nos trabalhos. Foto: Alexandre Gondim/DP/D. A Press

O cidadão-repórter identificado como Agleal pergunta no fórum de jornalismo colaborativo do portal Pernambuco.com, empresa do grupo Diários Associados em Pernambuco, no ar há mais de um ano, quando vão começar as obras dos dois viadutos do girador do Complexo de Salgadinho, em Olinda. A obra, que havia sido iniciada em agosto, sofreu uma paralisação devido a uma exigência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que não concordou com a altura dos equipamentos. Pelo projeto original do Departamento Estadual de Estradas e Rodagem (DER), os viadutos teriam 9,5 metros de altura, mas o Iphan considerou que, desta forma, iria prejudicar a visibilidade da paisagem da colina do Sítio Histórico e solicitou uma redução para uma altura de oito metros. O projeto já sofreu alteração, as obras serão reiniciadas hoje e a previsão é que sejam concluídas em novembro de 2009.

Para esclarer ao internauta Agleal, o engenheiro do DER explica que, desde agosto, estavam sendo executadas apenas a instalação das estacas, que servem para dar sustentação às estruturas. Foram instaladas, neste período, um total de 80 estacas. Depois disso, a obra foi suspensa enquanto se aguardava a conclusão do projeto básico com as alterações. "Nós recebemos o projeto com as alterações solicitadas pelo Iphan no último dia 10 de dezembro e agora vamos acelerar as obras para concluir o viaduto no mesmo prazo anunciado anteriormente que é novembro de 2009", revelou o diretor de engenharia do DER, Luís Carlos Fernandes.

A obra, que estava orçada em R$ 19,6 milhões, terá um custo a mais de cerca de 22,5%. O motivo é que, por causa da redução na altura do equipamento, as extremidades dos viadutos, nos dois sentidos, tiveram que ser aumentadas em 70 metros de cada lado. Depois de prontos, eles vão ajudar a desafogar o trânsito no local por onde circulam cerca de 40 mil carros por dia. O complexo é a principal ligação entre os municípios do Recife, Olinda e Paulista

"Naverdade esta obra já tem um atraso de pelo menos 30 anos. Ela é de fundamental importância para a melhoria do tráfego naquela área. Por isso vamos intensificar os trabalhos", ressaltou Fernandes. Segundo ele, o próximo passo será a instalação de estacas, também fora da área do canteiro do girador, o que irá provocar alterações no trânsito. "Vai ser um período de transtornos que a população terá que entender", avisou.

Perimetral - A construção dos dois equipamentos faz parte do plano de melhoria da trafegabilidade nas estradas da Zona Norte do estado. O passo seguinte será a segunda etapa da perimetral que vai ligar o bairro de Casa Caiada ao município de Paulista. O projeto, em fase de licitação, inclui também um viaduto que vai passar sobre o Terminal Integrado de Passageiros de Paulista. Os viadutos também vão estar adaptados para receber no futuro o Veículo Leve sobre Trilho (VLT) ou sobre pneus, uma espécie de metrô que ligará os municípios de Jaboatão dos Guararapes e Paulista, dentro das obras para a Copa de 2014.



http://www.diariodepernambuco.com.br/2008/12/23/urbana8_0.asp

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Prefeitura de Olinda antecipa pagamento do salário de dezembro

A Prefeitura de Olinda antecipa para esta terça-feira (23), o pagamento dos salários de todos os servidores.

Além dos funcionários das 13 secretarias municipais, o adiantamento também contempla aposentados e pensionistas.

Com esta medida, a prefeitura beneficia um total de 8.046 funcionários, aposentados e pensionistas.

Este é o terceiro adiantamento de salários que a Prefeitura de Olinda concede neste semestre. neste semestre.




Da Redação do pe360graus.com


Acesse: www.olindaurgente.com.br
no Portal O Nordeste.com: www.onordeste.com

.

Pré-Reveillon no Pagode do Lekinho

Começam obras de recuperação do novo prédio do Iphan em Olinda

Começam na segunda-feira (29) as obras de recuperação do local onde será implantada a nova sede do Escritório Técnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Olinda, que funcionará também como “Casa do Patrimônio”.

Nesta segunda-feira (22), às 10h, haverá a assinatura do contrato das obras de estabilização estrutural de quatro imóveis da Rua do Amparo, Centro Histórico de Olinda. A solenidade terá a presença do Superintendente Regional do Iphan em Pernambuco, Frederico Almeida, da representante do Ministério da Cultura no Nordeste, Tarciana Portela, e da Prefeita de Olinda Luciana Santos.

As obras devem ser executadas no prazo de seis meses. Cerca de R$ 872 mil será destinado a esta ação por uma equipe da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Serão realizados os estudos geotécnicos das colinas históricas de Olinda, bem como o projeto de estabilização das mesmas.

Serão executados os serviços de drenagem profunda, estabilização das fundações e consolidação de alvenarias nos imóveis 59, 55, 49 e 45 da rua, a fim de garantir a segurança estrutural das quatro casas, que se encontram interditadas por apresentarem fissuras generalizadas. Em seguida haverá a adequação funcional do imóvel nº59, onde será implantado o Escritório Técnico de Olinda, que vai abrigar a “Casa do Patrimônio”.

SERVIÇO:

Assinatura do Contrato de Estabilização de Imóveis da Rua do Amparo
Dia: 22 de dezembro
Horário: 10h
Local: Rua do Amparo, nº 59, Olinda
Mais informações: 3228-3011



da Redação do pe360graus.com

.

domingo, 21 de dezembro de 2008

Coral luta para continuar existindo Canto

Sede do grupo olindense sofre com saques freqüentes e mantém teto improvisado

Tatiana Meira // Diario
tatianameira.pe@diariosassociados.com.br

O maestro Otoniel Mendes, se vivo fosse, sentiria um certo desgosto em ver o grupo que ele ajudou a fundar, em 1937, ensaiando em uma casa sem teto. A imóvel, situado no número 164 da Avenida Sigismundo Gonçalves, na entrada de Olinda, abriga, em condições precárias, os ensaios semanais do Coral São Pedro Mártir. Aos 71 anos, é um dos corais mais antigos em atividade no Brasil. Mas apesar de tanta tradição, não recebe qualquer tipo de apoio do poder público ou privado. A sede do coral, doada por Nilo Coelho, quando foi governador, foi roubada e saqueada várias vezes, os troféus e instrumentos sumiram. Mas o amor pela música é maior que os problemas estruturais. Otoniel Mendes certamente ficaria com muito orgulho em ver o coral batalhando para continuar existindo, com gente que resiste desde que o grupo se tornou misto, em 1959.

"Hoje temos 25 integrantes, que vêm aqui toda semana porque gostam de cantar. Tudo o que fazemos é com recurso próprio, mas a maior parte dos componentes é de aposentados ou desempregados", argumenta o atual maestro do coral, Paulo Sérgio Andrade. Hoje, às 19h, o coral fará um concerto gratuito na Igreja de São Pedro Mártir, em Olinda, para comemorar seu 71º aniversário. É época de Natal, mas nem só com canções natalinas foi montado o repertório. Paulo Andrade também selecionou músicas como Fascinação, Wave e Feira de mangaio. "O concerto contará com três momentos: música sacra, popular e à capela. Uma parte será orquestrada", detalha o maestro.

Criado como uma Schola Cantorum, somente com vozes masculinas executando as músicas dos atos litúrgicos da Matriz de São Pedro, em Olinda, o coral só passou a ostentar o nome da igreja em 1959. Começou a aceitar mulheres em sua composição, fazendo apresentações com a finalidade de angariar fundos para a reforma do templo católico. Algumas cantoras, como Ana Torres, estão no grupo desde esta época. "Gosto demais daqui. Só largo no dia em que Deus me levar", afirma Ana. Nomes importantes da música pernambucana também já lideraram o Coral São Pedro Mártir, como Guedes Peixoto, Givanildo Amâncio e José Renato Accioly.

Há também aqueles que desafiam a carência do orçamento doméstico, como Maria José Rodrigues, a Zeza, moradora de Ouro Preto, que integra o São Pedro Mártir há dez anos e caminhava vários quilômetros para chegar aos ensaios. "Hoje pego carona com o maestro", entrega. "Fazemos uma cota para pagar um rapaz que faz transporte escolar para trazer algumas pessoas, pois elas moram muito longe. E quando chove, cantamos segurando os guarda-chuvas, porque o teto caiu", revela Ana Mendes, filha do fundador, Otoniel. Um dos netos dele, Rafael Barrozo, 23 anos, também se juntou ao grupo, simbolizando a quarta geração da família no coral.

Para 2009, apesar da dificuldade financeira, Paulo Andrade traça perspectivas otimistas. "Vamos protestar cantando na Sé. Também queremos inaugurar um projeto para levar o coral às capelas de Olinda e vamos lançar uma maquete do projeto de reforma da sededo grupo", resume o maestro.


http://www.diariodepernambuco.com.br/2008/12/21/viver5_0.asp

Servente de pedreiro é morto a bala em Caixa D'Água

Do JC OnLine
Com informações da Rádio Jornal

O servente de pedreiro Josivaldo Gonçalves da Silva, de 24 anos, cuja residência é ignorada, foi assassinado a tiros por dois homens desconhecidos enquanto bebia na Rua do Caenga, próxima à Estrada do Caenga, em Caixa Dágua, Olinda.

Os motivos do homicídio ainda são ignorados. O corpo do servente foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML).


http://jc.uol.com.br/2008/12/21/not_187920.php

.

sábado, 20 de dezembro de 2008

Acidente de moto deixa duas pessoas feridas em Caixa D'Água

Um acidente envolvendo duas pessoas em uma moto foi registrado pelo corpo de bombeiros, na madrugada deste sábado (20), próximo à Rádio Olinda na Avenida Leopoldina, no bairro de Caixa d´Água, em Olinda, Região Metropolitana do Recife.

Welmilson Nascimento Oliveira, 17 anos, estava conduzindo a moto de placa KLR-8848, quando derrapou na pista e perdeu o controle do veículo. Ele e Jeocrécia Santos Costa, 15 anos, foram encaminhados para o Hospital da Restauração com escoriações pelo corpo e suspeita de traumatismo craniano.



da Redação do pe360graus.com

.

Moradores de Bultrins reclamam da falta de água

A Rua Prefeito Manoel Regueira, no bairro dos Bultrins, em Olinda, Região Metropolitana do Recife estão sem água há oito dias.

A Compesa alega que o abastecimento foi normalizado nesta sexta-feira (19), mas, segundo os moradores, a água ainda não chegou nas casas.



da Redação do pe360graus.com

.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Renildo mantém nomes fortes da gestão Luciana

Em anúncio concorrido nesta manhã, o prefeito eleito Renildo Calheiros (PCdoB) comunicou oficialmente a escolha dos 15 secretários e dois assessores especiais que farão parte de sua equipe. Seguiu a linha de João da Costa, no Recife, e fez poucas alterações da gestão Luciana Santos (PCdoB).

Dos 15 secretários, cinco permanecem na mesma função - Obras e Serviços Públicos, Patrimônio e Cultura, Educação, Planejamento e Gestão Estratégica, Assuntos Jurídicos - oito são considerados por Renildo como "sangue novo" (apesar de alguns terem desempenhado funções na gestão Luciana) e outros quatro serão remanejados de atuais secretárias.

A justificativa para manter os principais nomes da administração atual, segundo Renildo, é de que uma mudança poderia atrapalhar o andamento de obras e projetos. "Se a pessoa está bem, não é o caso de mexer. Em algumas situações, pode atrasar em um ou dois anos a conclusão de projetos", argumentou.

O prefeito eleito de Olinda, Renildo Calheiros, acaba de divulgar a relação do novo secretariado. Confira abaixo:

Secretaria de Saúde - Tereza Miranda
É cardiologista e atual secretária-adjunta da pasta.

Secretaria da Fazenda e Administração - Macelino Granja
É engenheiro civil e atual secretário de governo de Luciana Santos.

Secretaria de Obras e Serviços Públicos - Hilda Gomes
É a atual secretária da pasta.

Secretaria de Patrimônio e Cultura – Márcia Souto
É a atual secretária da pasta.

Secretaria de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Tecnologia - Maurício Galvão de Medeiros
É engenheiro civil, professor da Universidade de Pernambuco e empresário da rede hoteleira.

Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Diretos Humanos – Ceça Costa
É diretora de Infra-estrutura da Cehab e ex-secretária-adjunta da Fazenda e Administração da Prefeitura de Olinda na gestão de Luciana.

Chefia de Gabinete - João Alberto Costa Faria
É economista e secretário da Fazenda e Administração de Olinda.

Secretaria de Governo - Manoel Sátiro
É presidente do PR de Olinda e ex-vereador do município por três mandatos.

Secretaria de Transportes, Lazer e Juventude - Fernando Ramos
É educador físico e coordenador técnico do programa Segundo Tempo em Olinda.

Secretaria de Educação - Leocádia da Hora
É a atual secretária da pasta.

Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica - Sônia Calheiros
É a atual secretária da pasta.

Secretaria de Orçamento Participativo e Desenvolvimento Urbano - Enildo Arantes
É membro da executiva municipal do PT e vereador eleito. Quando assumir, dará lugar ao suplente Júnior Leite, na Câmara de Olinda.

Secretaria de Transporte e Controle Urbano e Ambiental - João Luiz da Silva Júnior
É auditor fiscal da Secretaria da Fazenda e vereador eleito pelo PSB.

Secretaria de Assuntos Jurídicos - César André Pereira
Está no cargo desde 2005.

Secretaria de Comunicação - Inácio França
É oficial de comunicação da Unicef e ex-secretário de comunicação de Olinda na durante a primeira gestão de Luciana Santos.

Assessoria Especial – Sidney Mamede
É presidente do PCdoB em Olinda e coordenador geral da campanha de Renildo para prefeito.

Assessoria Especial – Oswaldo Lima Neto
É o atual secretário de Planejamento, Transporte, Trânsito e Meio Ambiente da Prefeitura de Olinda.

O prefeito eleito ainda ressaltou que a questão salarial também é um problema na escolha de novos secretários. "Tem pessoas que a gente não consegue trazer porque ganha uma fortuna na iniciativa privada, e na prefeitura passa a ganhar pouco", afirmou. O salário dos secretários de prefeitura de Olinda é de R$ 6 mil, em média.



http://jc.uol.com.br/blogs/blogjamildo/canais/noticias/2008/12/19/renildo_mantem_nomes_fortes_da_gestao_luciana_38120.php

http://www.diariodepernambuco.com.br/politica/nota.asp?materia=20081219105903

.

Quase 60% do PIB estadual concentra-se em cinco municípios

Os municípios do Recife (com 33,0%), Jaboatão dos Guararapes (8,53%), Ipojuca (7,76%), Cabo de Santo Agostinho (5,11%) e Olinda (3,61%) são detentores de 58,02% do Produto Interno Bruto - PIB - de Pernambuco. As atividades em destaque, de acordo com as potencialidades de cada região, ficam por conta principalmente do setor de serviços e da indústria de transformação e do comércio. Os números constam de pesquisa, que foi comentada, ontem, pelo coordenador de Contas Municipais, Wilson Grimaldi.

Nas regiões do interior do Estado, Petrolina, Caruaru, Vitória de Santo Antão, Garanhuns e Goiana registraram maior dinamismo econômico, somando juntos 9,53% do PIB estadual. Desses municípios, Petrolina se destaca no setor da agricultura, com ênfase nas culturas da uva - maior produtor do Brasil, manga - segundo maior produtor, goiaba - maior produtor, banana e coco da baía.

Quando considerados os cinco maiores geradores do Produto Interno Bruto por setor, a agropecuária, que se concentra nas regiões de Petrolina, Santa Maria da Boa Vista, Lagoa Grande, Goiana e São Bento do Una, soma 24,82% do setor estadual. O setor da indústria, que engloba as atividades de extração mineral, transformação, serviços industriais de utilidade pública e construção civil, está concentrado nas cidades do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca e Olinda, registrando 61,01% da atividade no Estado.

Em relação aos serviços, apenas o Recife concentra 35,22% do setor, mas também os municípios de Jaboatão dos Guararapes (8,23%), Ipojuca (6,61%), Olinda (4,08%) e Caruaru (3,71%) apresentam participações relevantes. Wilson Grimaldi disse que os investimentos estruturadores atraídos para Pernambuco ainda não influenciaram os números apresentados. “Creio que os números das pesquisas futuras já trarão influência do crescimento econômico de Pernambuco, principalmente em alguns municípios”, ressaltou ele.


http://www.fisepe.pe.gov.br/cepe/materias2008/dez/exec05181208.htm

.

Recital de poesias no Mosteiro de São Bento

O cenário monumental do Mosteiro de São Bento, em Olinda (Largo de São Bento, Cidade Alta), abriga o recital Algum verso em dezembro, neste sábado, às 18h30. Com concepção e direção de Márcio Carneiro e Tania Guerra, o evento reúne poesias sobre amor e natividade, de autores como Adélia Prado, Carlos Pena Filho, Fernando Pessoa, João Cabral, Machado de Assis, Walt Withman e W.H.Auden. Os poemas serão interpretados por Márcio Carneiro e pela cantora Naara, acompanhados da musicista Helena Vieira, na flauta doce. Para ampliar a atmosfera de intimidade entre os artistas e o público, parte dos bancos do Mosteiro será colocada em outra configuração. Entrada franca.

http://www.diariodepernambuco.com.br/2008/12/19/divirtase4_0.asp

.

Bandas podem se inscrever para palco alternativo do carnaval de Olinda

Estão abertas as inscrições para o projeto cultural “Cena Musical. BR - 2009”, realizado no carnaval de Olinda. O projeto acontece há quatro anos e traz para a folia de Momo bandas de diversos estilos musicais, que se apresentam em um palco alternativo no Sítio Histórico. Na edição de 2009, a novidade é o palco do reggae, que será armado na quarta-feira de cinzas.

Os interessados devem encaminhar release e CD até o fim de dezembro para a Produção e Arte, organizadora do projeto. É dada preferência a trabalhos autorais, independente do gênero.

A Produção e Arte fica na Rua Argentina Castelo Branco, número 48, sala 9, em Ouro Preto, Olinda. Mais informações através do telefone (81) 3494-4478.



Da Redação do pe360graus.com

.

Olinda abre inscrições para os que desejam passar o réveillon na orla

Começam nesta sexta-feira (19), na Secretaria de Planejamento, Transporte e Meio Ambiente de Olinda (Seplama), as inscrições para os que desejam passar o réveillon na orla da cidade.

O interessados devem comparecer à sede da Seplama, localizada na Estrada do Bonsucesso, nº 306, das 8h às 13h, até a próxima terça-feira (30), portando cópia da identidade, CPF e comprovante de residência.

Serão reservados cem espaços com metragem de 3x3m, 3x6m, 4x4m, 6x4m, num trecho que vai do colégio Atual até o Flat Quatro Rodas. Outras informações sobre as inscrições para o réveillon podem ser obtidas através do telefone 3305.1030.



Da Redação do pe360graus.com

.

Funcionário de limpeza urbana morre atropelado em Rio Doce

Do JC OnLine
Com informações da Rádio Jornal

Um funcionário da empresa Cael Coelho de Andrade Engenharia Ltda, que presta serviço de limpeza urbana à Prefeitura de Olinda (Grande Recife), morreu após ser atropelado, no final da manhã de quinta-feira (18), pelo próprio caminhão em que trabalhava.

De acordo com a companhia de trânsito da cidade, José Vieira Sales, 38 anos, estava pendurado em uma das portas do caminhão quando escorregou e caiu. Ele foi atingido pela roda dianteira do veículo.

O acidente ocorreu por volta das 11h30 no cruzamento da Avenida México com a Rua Asa Branca, na terceira etapa de Rio Doce, em Olinda. O corpo de José Vieira foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML), no Recife.


.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Pela metade

Deu na Coluna "JC nas Ruas" de Claudia Parente no "Jornal do Commercio":

A Prefeitura de Olinda anda deixando muito calçamento pela metade. As obras da da Rua Atlântico, em Ouro Preto, foram paralisadas sem qualquer explicação. E o mesmo ocorreu na 18 de Fevereiro, em Águas Compridas. Moradores cobram a retomada dos trabalhos.

.

Motoqueiros assassinam rapaz a tiros no Jardim Brasil

Do JC OnLine
Com informações da Rádio Jornal

O jovem Cleber Oliveira Fonseca, de 24 anos, foi assassinado a tiros por dois motoqueiros não identificados, no Jardim Brasil, em Olinda, no Grande Recife. O crime aconteceu na madrugada desta quarta-feira (17).

Cleber Oliveira ainda foi socorrido para o Hospital da Restauração, no Derby, Zona Central do Recife, mas já deu entrada na unidade sem vida. O corpo do rapaz foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML).


.

Olinda inaugura Pólo Universitário de Apoio Presencial da UAB/Espaço Ciência

Da Redação do pe360graus.com

Inaugurado,na última quarta-feira (17), no Espaço Ciência, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife, o Pólo Universitário de Apoio Presencial do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

A UAB é um modelo de oferta de educação a distância prevista pelo Ministério da Educação (MEC), com a vinculação de instituições de ensino superior.

O Pólo de Apoio Presencial da UAB/Espaço Ciência - Olinda foi implantado em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Prefeitura Municipal de Olinda.

A UAB/Espaço Ciência objetiva proporcionar para professores das redes públicas de ensino o curso de especialização lato sensu de Ensino de Ciências, na modalidade à distância, que terá inicio a partir de março de 2009.

Os professores interessados em fazer a especialização no Pólo de Apoio Presencial da UAB em Olinda, devem ler o edital e realizar a inscrição no site do Espaço Ciência, até o dia 31 de dezembro.


.

Prominp prorroga prazo para inscrição virtual; presencial termina sexta

da Redação do pe360graus.com

Foi prorrogado até o próximo domingo (21) o prazo de inscrição pela internet para o quarto ciclo dos cursos de qualificação profissional do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp), que oferece 20 mil vagas em cursos de capacitação, inclusive em Pernambuco, onde 7.510 postos estão disponíveis.

Os interessados devem acessar os sites do Prominp e da Fundação Cesgranrio para se candidatar. Porém, as inscrições presenciais, feitas nos postos autorizados, mantêm a mesma data de encerramento: sexta-feira (19). No Recife, as inscrições podem ser feitas na avenida Carlos de Lima Cavalcanti, número 100, no Derby; em Ipojuca, o posto de atendimento fica na avenida Francisco Alves, 124, no Centro; no Cabo de Santo Agostinho, o endereço é rua Historiador Pereira da Costa, 311, também no Centro.

Na cidade de Escadas, o posto de inscrição fica na Biblioteca Pública Municipal, na rua Barão de Jundiá (Ladeira dos Mariquitos), no Centro. Em Olinda , os interessados podem se dirigir a dois postos: Microlins Olinda, na avenida Presidente Getúlio Vargas, em Bairro Novo; e também no anexo do Bolsa-Família, na rua Cândido Pessoa, 425, também em Bairro Novo. Por fim, em Jaboatão, a unidade Microlins que fica no centro da cidade - avenida Barão de Lucena, nº 206 - também recebe os inscritos.

A taxa de inscrição é de R$ 22,00 (nível básico) e R$ 38,00 (nível médio).

OS CURSOS
Os cursos são de nível básico e médio, em diversas categorias profissionais, como caldeireiro, soldador, jatista, eletricista montador, encarregado de elétrica, entre outros vinculadas à construção e montagem dos empreendimentos de petróleo e gás em Suape, litoral sul pernambucano.

FUNÇÃO
VAGAS DISPONÍVEIS
FUNÇÃO
VAGAS DISPONÍVEIS

Caldeireiro
1.152 vagas
Isolador
16 vagas

Eletricista de força e controle
75 vagas
Jatista
304 vagas

Eletricista montador
120 vagas
Maçariqueiro
1.040 vagas

Encanador
1.568 vagas
Mecânico ajustador
176 vagas

Encarregado de elétrica
30 vagas

Mecânico montador
592 vagas

Encarregado de estrutura
30 vagas

Montador
1.056 vagas

Encarregado de instrumentação
30 vagas

Montador de andaime
288 vagas

Encarregado de montagem mecânica
15 vagas

Pintor
256 vagas

Encarregado de pintura e isolamento
30 vagas

Soldador de estrutura
208 vagas

Encarregado de solda
60 vagas
Soldador de tubulação
448 vagas


Instrumentista montador
16 vagas



A prova será no dia 18 de janeiro do ano que vem e a previsão é de que o resultado seja divulgado no dia 3 de fevereiro, para que os cursos comecem em março. As aulas são gratuitas e os alunos desempregados recebem uma bolsa - R$ 300,00 para cursos do nível básico, R$ 600,00 para os de nível médio e R$ 900,00 para os de nível superior.

Apesar de garantir a formação na área escolhida, os cursos não asseguram o emprego nas empresas que estão se instalando em Suape. "As oportunidades de emprego para construção e montagem dos empreendimentos chegaram e essa é a hora de aproveitar esse momento", diz Antonio Sotero, secretário-executivo do fórum local do Prominp.

Dois rapazes são presos com arma e drogas em Peixinhos

Dois rapazes foram presos na manhã desta quarta-feira (17), na Vila Arraes, no bairro de Peixinhos, em Olinda. Segundo a polícia, os rapazes estavam com 61 papelotes de maconha e uma espingarda calibre 12.

Giliarde Freitas Pereira,de 18 anos, foi encaminhado para a Delegacia de Narcotráfico. O outro suspeito, menor de idade, foi levado para a Gerência de Polícia Criança e do Adolescente (GPCA).


Da Redação do pe360graus.com

AGÊNCIA DO TRABALHO: 729 vagas para esta sexta (12)

Setor de serviços lidera as vagas: mais de 200 oportunidades, com salários de até R$1200. Deficientes concorrem a 250 oportunidades, com salários de até 700

A Agência do Trabalho oferece para essa sexta-feira, 12, 729 oportunidades de emprego para as cidades de Recife, Olinda e Camaragibe. Já deficientes físicos têm 250 oportunidades. Outras vagas estão disponíveis no site www.sje.pe.gov.br.

Trabalhadores comuns: 30 para cozinheiro industrial (R$600), 20 para recepcionista atendente (R$850), 20 para supervisor de transportes (R$1200), 20 para ajudante de padeiro (R$535), 20 para auxiliar de cozinha (R$435), 20 para padeiro (R$535), 20 para açougueiro (R$600), 20 para ajudante de açougueiro (comercial - R$435), 18 para carregador e descarregador de caminhões (R$465), 15 para promotor de vendas (R$650), 10 para atendente de telemarketing (salário a combinar), 10 para operador de máquinas fixas em geral (salário a combinar), 8 para costureira em geral (R$465), 6 para costureira de máquinas industriais (R$463), 6 para vendedor pracista (R$600 a R$700) e 3 para cabeleireiro (R$415).

Mais vagas: 3 para mecânico eletricista de automóveis (R$460), 3 para vendedor de serviços (R$500), 2 para auxiliar de operação (R$444), 2 para mecânico de as condicionado (R$505), 2 para engenheiro civil (R$4000), 2 para garçom (R$455), 2 para mecânico de refrigeração (R$505), 2 para operador de telemarketing ativo (R$505), 2 para técnico de edificações (R$1500), 2 para técnico mecânico (R$800), 2 para vassoureiro (R$420), 1 para pintor de automóveis (R$700) e 1 para auxiliar de pessoal (R$800), entre outras.

Deficientes: 35 para cobrador de transportes coletivos (exceto trem - R$490), 25 para auxiliar de linha de produção (R$435), 10 para embalador a mão (salário a combinar), 10 para operador de caixa (R$430), 9 para assistente administrativo (R$453), 8 para auxiliar de cobrança (R$415), 6 para auxiliar de serviços gerais (manutenção de edifícios - R$415) e 6 para auxiliar de vendas (salário a combinar).

Mais vagas: 5 para auxiliar de serviço de copa (R$435), 5 para balconista de crediário (R$505), 5 para ciclista mensageiro (R$415), 5 para porteiro (R$415), 5 para promotor de vendas (R$700), 5 para repositor de mercadorias (R$430), 4 para caixa de loja (R$462), 4 para recepcionista atendente (R$435), 3 para auxiliar de administração (R$445), 2 para auxiliar de limpeza (R$415), 2 para empacotador a mão (R$415), 2 para pedreiro (R$660) e para técnico de apoio ao usuário de informática (R$453), entre outras.

Endereços e Horários:
Boa Vista (Rua da Aurora, 425, Boa Vista - das 07h às 18h),
Sead – Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (Rua Guilherme Pinto, 430, Graças - 08h às 17h 30),
DRT (Av. Agamenon Magalhães, 2000, Espinheiro - 08h às 17h),
Cordeiro (AV. Caxangá, 2.000, Cordeiro – 8h às 17h),
Camaragibe (Estrada de Aldeia, s/n - 07h 30 às 17h),
Olinda (Av. presidente Kennedy, 1001, Peixinhos – 07h às 17h).



Da Assessoria de Imprensa/SEJE

.

O Bem Amado vira filme e será rodado em Olinda por Guel Arraes

O diretor Guel Arraes chega com sua trupe a Pernambuco em janeiro para iniciar, no dia 20, as filmagens em Olinda da adaptação para o cinema da peça teatral O bem-amado.

Inicialmente, Guel Arraes havia escolhido a Paraíba, onde realizou Romance, sua obra mais recente para o cinema. Mas a situação de instabilidade política do atual governador Cassio Cunha Lima, que pode ter o mandato cassado, levou a produção a escolher como cenário para as filmagens o Estado de Pernambuco, que é governado por Eduardo Campos, sobrinho do cineasta.

http://jc.uol.com.br/blogs/blogjamildo/canais/noticias/2008/12/17/o_bem_amado_vira_filme_e_sera_rodado_em_olinda_por_guel_arraes_38062.php

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Emprego: Vagas exclusivas para deficientes

Segue vagas para esta quinta-feira (18).Vagas exclusivas são
para deficientes. Estou enviando arquivo anexo com muitas vagas. Pode
divulgar o que puder. Qualquer dúvida ligue para mim.
Atenciosamente
Christine Matos

Assessoria de Imprensa
Secretaria Especial de Juventude e Emprego
(81) 3183-7036/7038/7037
(81) 9488-4015/9618-1222


Ocupação Vagas Oferecidas Salário Oferecido Indicador de Deficiência
Agenciador de propaganda 2 A COMBINAR Exclusiva
Assistente administrativo 1 A COMBINAR Exclusiva
Auxiliar de administracao 2 R$ 450,00 Exclusiva
Auxiliar de biblioteca 1 R$ 430,00 Exclusiva
Auxiliar de cobranca 1 R$ 415,00 Exclusiva
Auxiliar de costureira (no acabamento) 3 R$ 420,00 Exclusiva
Auxiliar de deposito 3 R$ 430,00 Exclusiva
Auxiliar de deposito 1 R$ 466,00 Exclusiva
Auxiliar de limpeza 2 R$ 415,00 Exclusiva
Auxiliar de linha de producao 1 R$ 425,00 Exclusiva
Auxiliar de linha de producao 8 R$ 450,00 Exclusiva
Auxiliar de linha de producao 5 R$ 462,00 Exclusiva
Auxiliar de linha de producao 4 R$ 465,00 Exclusiva
Auxiliar de linha de producao 4 R$ 483,00 Exclusiva
Auxiliar de linha de producao 7 R$ 492,00 Exclusiva
Auxiliar de linha de producao 7 R$ 572,00 Exclusiva
Auxiliar de linha de producao 2 R$ 592,00 Exclusiva
Auxiliar de linha de producao 1 R$ 600,00 Exclusiva
Auxiliar de linha de producao 8 A COMBINAR Exclusiva
Auxiliar de linha de producao 5 A COMBINAR Exclusiva
Auxiliar de linha de producao 6 A COMBINAR Exclusiva
Auxiliar de servicos gerais (manutencao de edificios) 2 R$ 415,00 Exclusiva
Auxiliar de servicos gerais (manutencao de edificios) 1 R$ 445,00 Exclusiva
Auxiliar de vendas 6 A COMBINAR Exclusiva
Auxiliar tecnico de mecanica 1 R$ 1.224,00 Exclusiva
Balconista de crediario 5 R$ 505,00 Exclusiva
Caixa de bar, lanchonetes e restaurantes 1 A COMBINAR Exclusiva
Caixa de loja 3 A COMBINAR Exclusiva
Carpinteiro 2 A COMBINAR Exclusiva
Ciclista mensageiro 5 R$ 415,00 Exclusiva
Cobrador de transportes coletivos (exceto trem) 29 R$ 490,00 Exclusiva
Cobrador de transportes coletivos (exceto trem) 3 R$ 526,00 Exclusiva
Cobrador de transportes coletivos (exceto trem) 30 R$ 526,00 Exclusiva
Copeiro 2 A COMBINAR Exclusiva
Eletricista de instalacoes de predios 1 R$ 508,00 Exclusiva
Empacotador, a mao 2 R$ 415,00 Exclusiva
Mecanico de auto em geral 1 R$ 898,00 Exclusiva
Operador de telemarketing ativo e receptivo 10 R$ 415,00 Exclusiva
Operador de vendas (lojas) 1 A COMBINAR Exclusiva
Pedreiro 2 R$ 660,00 Exclusiva
Porteiro 1 R$ 415,00 Exclusiva
Porteiro 4 R$ 450,44 Exclusiva
Recepcionista atendente 1 R$ 435,00 Exclusiva
Recepcionista de crediario 3 A COMBINAR Exclusiva
Servente de limpeza 1 R$ 415,00 Exclusiva
Tecnico de apoio ao usuario de informatica (helpdesk) 2 R$ 453,00 Exclusiva
Vendedor lojista 5 R$ 505,00 Exclusiva
Vendedor lojista 2 A COMBINAR Exclusiva
Mecanico de manutencao de maquinas, em geral 1 R$ 807,03 Indiferente
Ajudante de acougueiro (comercio) 10 R$ 435,00 Não Aceita
Ajudante de padeiro 20 R$ 535,00 Não Aceita
Ajudante de padeiro 1 R$ 560,00 Não Aceita
Ajudante de pizzaiolo 1 A COMBINAR Não Aceita
Analista de contabilidade 3 A COMBINAR Não Aceita
Auxiliar contabil 1 R$ 560,00 Não Aceita
Auxiliar de compras 1 A COMBINAR Não Aceita
Auxiliar de contabilidade 1 R$ 500,00 Não Aceita
Auxiliar de escrituracao fiscal 1 R$ 500,00 Não Aceita
Auxiliar de faturamento 1 A COMBINAR Não Aceita
Auxiliar de mecanico de autos 6 R$ 614,39 Não Aceita
Auxiliar de nutricao e dietetica 1 A COMBINAR Não Aceita
Auxiliar de torneiro mecanico 1 A COMBINAR Não Aceita
Auxiliar tecnico em obras de infra-estrutura de estradas 2 R$ 600,00 Não Aceita
Balconista de pecas de auto 2 R$ 500,00 Não Aceita
Cabeleireiro 1 R$ 415,00 Não Aceita
Cabeleireiro 2 R$ 415,00 Não Aceita
Cabeleireiro 1 A COMBINAR Não Aceita
Carpinteiro 1 R$ 600,00 Não Aceita
Carpinteiro de obras 5 R$ 675,00 Não Aceita
Carregador e descarregador de caminhoes 10 R$ 465,00 Não Aceita
Chefe de Servico de Limpeza 1 R$ 800,00 Não Aceita
Consultor de vendas 5 R$ 415,00 Não Aceita
Copeiro 2 R$ 415,00 Não Aceita
Cortador de papel a guilhotina 1 A COMBINAR Não Aceita
Cortador de roupas 2 R$ 610,00 Não Aceita
Cortador de roupas 1 R$ 800,00 Não Aceita
Costureira de maquina overloque 2 R$ 475,00 Não Aceita
Costureira de maquina reta 1 R$ 465,00 Não Aceita
Costureira de maquina reta 2 R$ 475,00 Não Aceita
Costureira de maquinas industriais 20 R$ 460,00 Não Aceita
Costureira de maquinas industriais 1 R$ 465,00 Não Aceita
Costureira de maquinas industriais 1 R$ 475,00 Não Aceita
Costureira de maquinas industriais 1 A COMBINAR Não Aceita
Costureira de reparacao de roupas 1 A COMBINAR Não Aceita
Costureira em geral 2 R$ 465,00 Não Aceita
Costureira em geral 2 A COMBINAR Não Aceita
Costureira em geral 3 A COMBINAR Não Aceita
Cozinheiro geral 1 R$ 450,00 Não Aceita
Cozinheiro geral 1 A COMBINAR Não Aceita
Cozinheiro geral 1 A COMBINAR Não Aceita
Cozinheiro industrial 30 R$ 600,00 Não Aceita
Cozinheiro industrial 1 R$ 650,00 Não Aceita
Desenhista tecnico 1 A COMBINAR Não Aceita
Eletricista de instalacoes de veiculos automotores 1 R$ 869,00 Não Aceita
Eletricista de manutencao industrial 1 A COMBINAR Não Aceita
Encarregado de grafica 1 A COMBINAR Não Aceita
Encarregado de secao de controle de producao 1 R$ 550,00 Não Aceita
Engenheiro civil 1 R$ 2.500,00 Não Aceita
Engenheiro civil 2 R$ 4.000,00 Não Aceita
Estofador de moveis 3 A COMBINAR Não Aceita
Fibrador (fabricacao de fibra de vidro) 1 R$ 700,00 Não Aceita
Fresador (fresadora universal) 1 R$ 800,00 Não Aceita
Gerente administrativo 1 R$ 1.081,35 Não Aceita
Gerente industrial 1 A COMBINAR Não Aceita
Impressor de silkscreen 1 R$ 500,00 Não Aceita
Impressor multilight 1 R$ 584,00 Não Aceita
Instalador de cortinas e persianas, portas sanfonadas e boxe 1 R$ 505,00 Não Aceita
Instalador de insulfilm 1 R$ 505,00 Não Aceita
Instalador de som e acessorios de veiculos 1 A COMBINAR Não Aceita
Instalador-reparador de rede eletrica 2 R$ 500,00 Não Aceita
Lavador de roupas 1 R$ 450,00 Não Aceita
Manicure 2 R$ 415,00 Não Aceita
Manicure 2 A COMBINAR Não Aceita
Marceneiro 1 R$ 600,00 Não Aceita
Marceneiro 1 R$ 650,00 Não Aceita
Marceneiro de moveis 2 R$ 660,00 Não Aceita
Mecanico de automoveis e caminhoes 1 R$ 800,00 Não Aceita
Mecanico de manutencao de caminhao a diesel 3 R$ 614,39 Não Aceita
Mecanico de manutencao de caminhao a diesel 1 R$ 869,00 Não Aceita
Mecanico de manutencao de caminhao a diesel 1 A COMBINAR Não Aceita
Mecanico de manutencao de maquina de embalagem 1 A COMBINAR Não Aceita
Mecanico de manutencao de maquina industrial 1 A COMBINAR Não Aceita
Mecanico de maquinas pesadas (manutencao) 5 R$ 614,39 Não Aceita
Mecanico de motocicletas 1 R$ 505,00 Não Aceita
Mecanico de motocicletas 1 R$ 1.200,00 Não Aceita
Mecanico de motor a diesel 3 R$ 1.000,00 Não Aceita
Mecanico de veiculos 6 R$ 614,39 Não Aceita
Mecanico eletricista de automoveis 1 R$ 650,00 Não Aceita
Mestre de obras 1 R$ 900,00 Não Aceita
Motorista de caminhao 2 R$ 700,00 Não Aceita
Motorista de caminhao 4 R$ 900,00 Não Aceita
Motorista de caminhao 4 A COMBINAR Não Aceita
Motorista de onibus rodoviario 10 A COMBINAR Não Aceita
Nutricionista 1 A COMBINAR Não Aceita
Operador de escavadeira 2 R$ 900,00 Não Aceita
Operador de motoniveladora 6 R$ 900,00 Não Aceita
Operador de retro-escavadeira 1 R$ 800,00 Não Aceita
Operador de retro-escavadeira 3 R$ 900,00 Não Aceita
Operador de rolo compactador 3 R$ 900,00 Não Aceita
Operador de telemarketing ativo 4 R$ 415,00 Não Aceita
Operador de trator de esteira 1 R$ 900,00 Não Aceita
Operador de tratores diversos 4 R$ 900,00 Não Aceita
Padeiro 20 R$ 535,00 Não Aceita
Pasteleiro 1 R$ 700,00 Não Aceita
Pasteleiro 1 A COMBINAR Não Aceita
Pizzaiolo 1 R$ 450,00 Não Aceita
Recepcionista de hotel 2 R$ 615,00 Não Aceita
Saladeira 1 A COMBINAR Não Aceita
Soldador 8 R$ 1.600,00 Não Aceita
Supervisor de costura do vestuario 1 R$ 600,00 Não Aceita
Supervisor de transportes 30 R$ 1.200,00 Não Aceita
Supervisor de vendas comercial 1 A COMBINAR Não Aceita
Tecnico de contabilidade 1 R$ 500,00 Não Aceita
Tecnico de edificacoes 1 R$ 600,00 Não Aceita
Tecnico de edificacoes 1 R$ 600,00 Não Aceita
Tecnico de edificacoes 1 R$ 700,00 Não Aceita
Tecnico de edificacoes 1 R$ 1.500,00 Não Aceita
Tecnico de edificacoes 2 R$ 1.500,00 Não Aceita
Tecnico de refrigeracao (fabricacao) 1 R$ 650,00 Não Aceita
Tecnico eletronico 1 R$ 700,00 Não Aceita
Tecnico em manutencao de equipamentos de informatica 3 R$ 505,00 Não Aceita
Tecnico em manutencao de equipamentos de informatica 1 R$ 1.000,00 Não Aceita
Tecnico em manutencao de equipamentos de informatica 1 A COMBINAR Não Aceita
Tecnico em manutencao de equipamentos de informatica 2 A COMBINAR Não Aceita
Tecnico em secretariado 1 R$ 415,00 Não Aceita
Tecnico mecanico 1 R$ 1.100,00 Não Aceita
Vendedor pracista 3 R$ 415,00 Não Aceita
Vendedor pracista 1 R$ 505,00 Não Aceita
Vendedor pracista 3 A COMBINAR Não Aceita
Vendedor pracista 3 A COMBINAR Não Aceita


.

Caminhão de bebidas tomba Ladeira da Misericórdia mas não há vítimas

Um caminhão tombou na Ladeira da Misericórdia, em Olinda, por volta do meio-dia. O veículo fazia distribuição distribuía de bebidas em bares locais. Não houve vítimas.

Segundo informações da Companhia de Trânsito de Olinda, o caminhão estaria com carga em excesso e mal acomodada. Ainda de acordo com a Companhia, parte do carregamento foi saqueada por pessoas que estavam no local.



Da Redação do pe360graus.com

.

Ônibus do concurso Menina Fantástica em Olinda

Os dois ônibus do concurso Menina Fantástica, que estão percorrendo o Brasil em busca do novo rosto da moda nacional, chegam nesta terça-feira (16) a Pernambuco. Os ônibus recolhem inscrições, na capital e no interior, para a etapa Recife que acontece no próximo sábado (20), no Clube Português.

Um dos ônibus fica, a partir das 15h, em frente ao Shopping Paço Alfândega, seguindo depois para a pracinha de Boa Viagem às 16h30 e, em seguida, para Piedade, em frente ao Hotel Dorisol, na Bernardo Vieira de Melo, às 17h.

As candidatas do interior de Pernambuco podem se dirigir ao ônibus que fica a partir das 16h em Garanhuns, no Agreste do estado, na Praça do Relógio das Flores. Na quarta-feira (17), ele segue para Caruaru, também no Agreste, onde aporta no Pátio da Feira às 10h e às 14h segue para a Praça da Estação, em frente ao Hotel Central.

Na quarta (17), no Recife, ele estará no Shopping Tacaruna, às 10h, seguindo depois para a Praça do Carmo em Olinda, às 12h. De lá segue para o Hotel 4 Rodas, também em Olinda, e encerra o dia em frente à Igreja Matriz de Paulista, às 15h.

Os ônibus estão rodando o País equipados com internet, aparelhos de TV e camas para acomodar a tripulação de produtores e olheiros do concurso.

Podem se inscrever garotas que não sejam agenciadas e que tenham entre 15 e 24 anos. As semifinais acontecem no Recife e em São Paulo, nos dias 17 e 24 de janeiro, para selecionar as 16 candidatas que participarão da fase final, que será realizada em São Paulo de 26 de janeiro a 15 de fevereiro.

O público indicará, no Fantástico, por telefone e internet, a grande vencedora. Todas as 16 finalistas serão contratadas pela Mega Model. O concurso Menina Fantástica é realizado pela agência Mega Model Brasil e pelo Programa Fantástico, da TV Globo.



Da Redação do pe360graus.com

.

Comerciante é morto a tiros em Jardim Brasil

Do JC OnLine
Com informações da TV Jornal

Um comerciante foi morto a tiros, nesta terça-feira (16), no bairro de Jardim Brasil, em Olinda, no Grande Recife. De acordo com a polícia, os assassinos são assaltantes que rondavam a área e já teriam sido denunciados pela vítima, identificada como Cléber Oliveira Fonseca, 24 anos.

O comerciante estava na frente da loja dele, na Avenida Antônio Costa Azevedo, quando os bandidos se aproximaram em uma moto prata e atiraram várias vezes. Mesmo baleado, Cléber ainda correu cerca de 20 metros, mas caiu na Rua Luiz Magalhães.

Os dois suspeitos ainda roubaram a pochete da vítima, que estava com a carteira. Segundo a polícia, o latrocínio pode ter sido cometido por vingança, já que o comerciante teria evitado nessa segunda-feira (15) um assalto à loja dele.

Ao perceber a presença de dois suspeitos, Cléber fechou a porta e chamou a polícia. Os suspeitos foram detidos e liberados por falta de provas. Nesta terça (16), eles teriam voltado para se vingar.


http://jc.uol.com.br/2008/12/16/not_187565.php

.

Prefeitura de Olinda realiza Cadastramento Cultural até sexta

A Secretaria do Patrimônio, Ciência, Cultura e Turismo (Sepacctur) de Olinda, Região Metropolitana do Recife, cadastra artistas e grupos até a próxima sexta-feira (19). O cadastramento será feito das 9h às 19h em escolas das dez Regiões Político-Administrativas (RPA) da cidade.

O registro é uma determinação do Sistema Municipal de Cultura e pré-requisito para os que pretendem concorrer aos editais e ter acesso aos recursos do Fundo Municipal de Cultura. Podem se cadastrar pessoas, grupos e instituições ligadas à cultura ou em qualquer atividade artística há mais de dois anos.

A primeira etapa do cadastro segue calendário por RPA, para que os agentes ou grupos culturais compareçam e forneça dados gerais como área de atuação, nome e endereço (confira abaixo).

A segunda etapa será para validação do cadastro. Os agentes e grupos cadastrados deverão levar documentos comprobatórios de suas atividades culturais para a Secretaria do Patrimônio, Ciência, Cultura e Turismo de Olinda em data ainda a ser estabelecida.

CRONOGRAMA DO CADASTRO

Quarta-Feira (17)
- Escola Municipal Dona Brites de Albuquerque (RPA 07): R. Cleto Campelo, s/n - Bairro Novo (atrás do Comprebem)- Fone: 3429-7228
- Escola Municipal Monte Castelo (RPA 10): Av. São Batista, 491, Rio Doce (Após a Vila de Rio Doce) - Fone: 3491-0939

Quinta-Feira (18)
- Escola Municipal Coronel José Domingos da Silva (RPA 05): R. Dracena s/n - Quadra E9 - Ouro Preto - Fone: 3439-3437
- Escola Municipal Claudino Leal (RPA 09): Av. Potiguar s/n, Cidade Tabajara (Após a integração da PE-15) - Fone: 3437-6481

Sexta-Feira (19)
- Escola Municipal Lions Dirceu Veloso (RPA 06): R. Prof. Manoel Regueira s/n - Bultrins - Fone: 3439-4585
- Escola Municipal Duarte Coelho (RPA 08): End. Rua do Bomfim, 315 - Carmo - Fone: 3493-0405


http://pe360graus.globo.com/

.

Pousada em Olinda comercializa os artigos que fazem parte de sua decoração



A Pousada dos Quatro Cantos, em Olinda, Pernambuco, está classificada como um “hotel boutique” e vem ganhando cada vez mais espaço no mercado hoteleiro, por ser especialista em receber clientes que procuram um atendimento personalizado. Diferentemente dos grandes resorts, mas com serviços no mesmo padrão de qualidade, os “hotéis boutique” prezam pelo estabelecimento de vínculos entre os hóspedes, local e funcionários, e todos os seus artigos de decoração estão ao dispor do cliente.

“O cliente pode adquirir peças de decoração que fazem parte de nossa estrutura, como cadeiras de cinema, mobília do café-da-manhã, telas e artigos em barro, que variam entre R$ 150 e R$ 2 mil”, comenta o proprietário da pousada, Marcus Reis.

Tudo no local foi estrategicamente pensado para ser singular, a começar pela localização. A 6 km da capital pernambucana, a Pousada dos Quatros Cantos ocupa um casarão construído no século XIX, tombado pelo Patrimônio Histórico. A veia cultural olindense está cuidadosamente explícita em cada ambiente, desde o bar, restaurante, varanda, jardim até a piscina. Outro destaque do local é uma galeria de artes anexa, que oferece mais de 300 itens em artesanato, utensílios de decoração, como telas e esculturas, além de delicados e selecionados souvenires para os viajantes. Todos os produtos são assinados por artistas locais, o que imprime ainda mais personalidade ao empreendimento.



Informações: www.pousada4cantos.com.br

.

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Confira as vagas de emprego para esta quarta-feira na Agência do Trabalho

A Agência do Trabalho está com 490 vagas de emprego para esta quarta-feira
(17), nas unidades do Recife, Olinda e Camaragibe, sendo 144 oportunidades
para pessoas com deficiência. Os salários variam de R$ 415 a R$ 4.000,00.
Entre as ocupações ofertadas estão: cozinheiro industrial (66), engenheiro
civil (2), técnico em edificações (5), padeiro (40), carpinteiro de obras
(5) e motorista de ônibus rodoviário (20). Para deficientes, destaques
para auxiliar de linha de produção, com 47 vagas e Auxiliar técnico de
mecânica (salário de R$ 1.224,00). Mais oportunidades podem ser conferidas
pelo site da Secretaria Especial de Juventude e Emprego, no endereço
www.sje.pe.gov.br


Endereços e horários de funcionamento

•Boa Vista - Rua da Aurora, 425 – Recife – PE - Horário: 7h às 18h.
•Expresso Cidadão do Cordeiro – Avenida Caxangá, 2000. Recife-PE -
Horário: 8h às 20h (Segunda a Sexta-feira) e das 8 às 14h (Sábados). •DRT
– Av. Agamenon Magalhães, 2000 - Espinheiro – Recife – PE - Horário: 8h às
17h.
•SEAD - Rua Guilherme Pinto, 430 – Graças – Recife – PE - Horário: 8h às
17h30.
•Camaragibe - Estrada de Aldeia, S/N – Aldeia – PE – Horário: 7h30min às
17h.
•Expresso Cidadão de Olinda - Av.Presidente Kennedy, 1001 Peixinhos.
Horário: 8h às 20h (Segunda a Sexta-feira) e das 8 às 14h (Sábados).


.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Chico Buarque na Terça do Vinil


Devido ao grande sucesso da primeira noite e atendendo ao grande número de pedidos, o DJ 440 e a Terça do Vinil, voltam a homenagear no próximo dia 16 de dezembro, o grande CHICO BUARQUE DE HOLLANDA.

Na ponta da agulha, do Vol.01 ao disco "Para todos", vamos resgatar e relembrar os grandes sambas de Chico, desta vez com a ajuda de Chico Arruda, freqüentador, fã e conhecedor da obra desse grande sambista.

Teremos também, venda de lp's com a rapaziada da SHALON Discos Raros.


Serviço:
TERÇAS DO VINIL com DJ 440
Dia 16, pontualmente a partir das 19hs.
BODEGA DE VÉIO
Rua Amparo, 212 Amparo - Olinda - PE
Fone: (81) 3429-0185

_________________________________
Juniani Marzani - DJ 440
55 (81) 9126-7220
http://www.dj440.com.br


.

Medalha de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara

Discurso do Vereador Marcelo Santa Cruz (PT de Olinda) por ocasião da entrega da Medalha de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara ao Padre João Pubben:

É com muita emoção e distinta honra que saúdo todos os presentes, especialmente, os agraciados com a Medalha de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara no ano de 2008: Movimento Nacional de Direitos Humanos - MNDH; Comissão Pastoral da Terra – CPT; Pastoral da Juventude do Meio Popular – PJMP; Padre João Pubben;

Faz 60 anos, quando em 10 de Dezembro de 1948, Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), proclamava solenemente ao mundo a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Essa Casa Legislativa, a Primeira do Brasil, por unanimidade de seus representantes, detentores de mandatos outorgados pelo generoso povo olindense, aprovou em 8 de Novembro de 2001, a resolução 761, de nossa iniciativa, que instituiu a Medalha de Direitos Humanos Dom Helder Câmara.

Essa comenda é concedida as personalidades ou instituições que se destacam na defesa e promoção dos Direitos Humanos, cunhada em Bronze, Prata e Ouro, contendo em relevo a imagem de Dom Helder Câmara e no verso a data 10 de Dezembro de 1948, alusiva ao aniversário da Declaração Universal dos Diretos Humanos.

Meus Senhores e Minhas Senhoras: quero resgatar, como faço todos os anos, a história, vida e luta de quem empresta o seu nome, Dom Helder Câmara, na qualidade de patrono dessa medalha. Não preciso dizer que ele teve destacada atuação na fundação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB; na organização da Campanha da Fraternidade; no Movimento ano 2000 Sem Miséria, que inspirou os comitês e a bela e humanitária campanha do Betinho – Ação da Cidadania Contra a Fome e a Miséria pela Vida.

Dom Helder Câmara, é sem dúvida alguma, símbolo de uma nova igreja, e com certeza, figura humana mais completa, merecedora do Prêmio Nobel da Paz e da Utopia, Pastor da Liberdade, principal personalidade do século passado. Fazia parte do conjunto de teólogos, bispos e demais responsáveis pela direção e doutrina eclesiástica que defendia uma atuação mais abrangente da Igreja no mundo, especialmente na América Latina.

Na época em que se encontrava na direção da arquidiocese de Olinda e Recife, houve importantes experiências sociais e eclesiásticas, inspiradas no humanismo de sua fé e reflexão teológica, sendo denominado carinhosamente pelos seus amigos e seguidores de Dom: Dom Amor, da Paz e da Justiça Social;

Essa sua postura incansável na defesa dos mais necessitados e injustiçados, em um período difícil da vida nacional, quando a democracia foi golpeada, as liberdades suprimidas, as torturas e assassinatos eram praticados por aqueles que tinham a obrigação e o dever de preservá-las em defesa da ordem e da paz social.

Em dezembro de 1973, quando a Declaração Universal dos Direitos Humanos completava 25 anos, Dom Helder Câmara assim se pronunciou em palestra Houston, nos Estados Unidos da América: “quando se lê e relê a Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada, de maneira soleníssima, pela Organização das Nações Unidas, que são uma síntese dos mais altos e mais puros anseios da pessoa humana, e verifica-se que todos eles estão longe de transformar-se em realidade, conclui-se que:

- ou a Declaração é desprezada e vista como um papel a mais, entre tantas outras letras mortas;
- ou a Declaração vira carne de nossa carne, sangue de nosso sangue, pedaço de nossa alma.

Não temos o direito de simplesmente armar discussões amáveis sobre assuntos tão graves, para depois dar tudo em nada. O ideal é que, para todos nós, a manhã de hoje seja um marco.

Muitas vezes, não está no nosso alcance abalar, externamente, estruturas de opressão: mais, que, ao menos dentro de nós, uma mudança se dê, uma opção se firme, uma conversão se faça.

Tentando ajudar a boa vontade de todos nós - para que ela não se perca em desejos vagos – permiti que, entre muitos outros, focalize 3 pontos vitais para a pessoa humana e seus direito inalienáveis:

- desenvolvimento sim; mas não a preço desumano;
- segurança, sim; mais não ressuscitando a inquisição;
- tentativa de por a força moral acima da força armada;”

Dom Helder naquela ocasião apresentou algumas sugestões concretas, hoje após 35 anos, quando se comemora os 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, vale reproduzi-las:

1-"Permanecer alertas para não cair no pessimismo, que faz, maravilhosamente, o jogo dos opressores. Se nos convencermos que não há nada a fazer; que as Injustiças sempre haverão de existir; que a opressão se tornará sempre esmagadora, só nos restará cair no cinismo...

2 - Permanecer alertas para não ceder à tentação da violência que, também, faz, de modo notável, o jogo dos Opressores. Se, desejosos de ver mudadas as estruturas de opressão, partimos para a clandestinidade e para o uso das armas, seremos, facilmente, esmagados. Não esqueçamos que, do lado dos Opressores, se acham os fabricantes de armas e de guerras, os fabricantes de mortes.

3- Permanecer alertas para ser muito exigentes com a não – violência na hora de utilizar as únicas armas que os opressores jamais poderão utilizar, é preciso chegar a autenticas pressões morais libertadoras, capazes de revolver, de fato, as estruturas de opressão, em lugar de despertar desprezo e zombaria da parte dos Opressores...

4- Abrir os olhos para uma realidade maravilhosa: já existem por toda parte – dentro todos os Países, de todas as Raças, de todas as Religiões, de todos os Grupos Humanos – Minorias que desejam de verdade mesmo à custa de sacrifícios, ajudar a construir um Mundo mais justo e mais humano.

5-Ter bem presente que não se trata e não se tratará jamais de unificar estas Minorias, tão diferentes: de jovens, de adultos, de pessoas idosas; de estudantes, de trabalhadores, de cientistas, de técnicos; de brancos, de negros, de amarelos, de morenos, de peles – vermelhas.”

Prossegue Dom Helder: “é absolutamente necessário que as Minorias se unam como força da verdade e do amor, força até não aproveitada, ou empregada, no máximo, em 1% da sua capacidade.

6- A última sugestão – ajudar as numerosas Minorias que preparam dentro doa USA para em 1974, UM ANO DE JUSTIÇA. Ajudar estas Minorias – que já exitem e se acham em pleno trabalho – a documentar as mais graves injustiças internas e externas, que se comentem aqui, e isto para ajudar a conscientização dos Estados Unidos da América”.

Desta forma, Dom Helder tornou-se ícone da Paz, da Esperança e da Cidadania em todo o mundo. Plantou a semente dos direitos humanos, que germinou, tornou-se árvore frondosa, a qual tem dado bons frutos, representadas pelas entidades e personalidades, que todos anos, no dia 10 de Dezembro, recebem a medalha de Direitos Humanos Dom Helder Câmara.

Agora, permita-me reproduzir um breve histórico de cada homenageado, justificativa que embasou a escolha pelos senhores vereadores, relativa a edição 2008, da Medalha de Direitos Humanos Dom Helder Câmara:

MOVIMENTO NACIONAL DE DIREITOS HUMANOS – MNDH – é um movimento organizado da sociedade civil, sem fins lucrativos, democrático, ecumênico, supra-partidário, presente em todo território brasileiro em forma de rede com mais de 400 entidades filiadas. Fundado em 1982, constitui-se hoje na principal articulação de luta e promoção dos direitos humanos.
Esse movimento tem sua ação programática fundada no eixo LUTA PELA VIDA CONTRA A VIOLÊNCIA e atua na promoção Diretos Humanos em sua universalidade, interdependência e indivisibilidade, fundado nos princípios estabelecidos pela carta de princípios (carta de Olinda1986).
O MNDH integra a Federação Internacional de Direitos Humanos (FIBH) Fórum Nacional Defesa da Criança e do Adolescente (Fórum DCA); Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CDDPH); Fórum de Entidades Nacionais de Direitos Humanos (FENDH); Fórum Permanente de Proteção a Vítimas e Testemunhas Ameaçadas; Fórum da Reforma Agrária e Justiça no Campo; Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescentes (CONANDA); Coordenação Nacional no Programa de Proteção dos Defensores dos Direitos Humanos e coordena a Plataforma Direitos Humanos, Econômicos, Sociais e Culturais do Brasil

COMISSÃO PASTORAL DA TERRA – CPT – Foi fundada em junho de 1975. Naquele tempo, na nossa Região atuava a Pastoral Rural, que foi herdeira e continuadora dos trabalhos dos Movimentos de Ação Católica e que tinha como apoio as Comunidades Eclesiais de Base. Está presente nos Estados de Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Rio Grande do Norte, atuando nas regiões com 10 equipes que acompanham, apóiam e assessoram um grande número de grupos de base e comunidades camponesas. As atividades das Equipes são apoiadas e coordenadas pelo Secretário Regional e por uma Coordenação Colegiada, aqui em Pernambuco representado pela Sra. Marluce Melo. Desta forma, essa entidade tem trabalhado a questão da Terra, especialmente no meio Rural, levantando a bandeira da Reforma Agrária. Também tem vinculação coma Igreja Católica e sempre recebeu explicito e declarado apoio de Dom Hélder Câmara.

PASTORAL DA JUVENTUDE DO MEIO POPULAR – PJMP - Nasceu em 1978, em Recife – PE no auge no ministério pastoral de Dom Helder Câmara, como fruto das sementes jogadas pela juventude Operária Católica destruídas pela ditadura militar. Nasceu tendo como o objetivo suscitar, entre os jovens do meio popular, uma vivência da fé a partir da sua condição social e de classe. Que a juventude empobrecida se evangelize! Que os jovens do meio popular se tornem sujeito de sua própria libertação! Era o grito da PJMP no seu nascimento e tem sido o seu maior desafio.


PADRE JOÃO PUBBEN – Holandês de nascimento e cidadão Pernambucano pela vontade soberana desse generoso povo em reconhecer como seus filhos aqueles que prestam relevantes serviços na área social aos seus concidadãos. Vive em Recife/Olinda há mais de 40 anos. Acolhido por Dom Helder Câmara, escolheu atuar junto aos pobres no bairro de Dois Unidos, realizando um trabalho que tem beneficiado varias gerações, com repercussão inclusive em nossa cidade de Olinda. Além disso, talvez tenha sido o Padre mais vinculado a Dom Helder Câmara, tendo em vista que sempre celebrou missa na Igreja das Fronteiras. Era com toda a certeza o mais eficiente secretário e seguidor do Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Helder Câmara a quem empresta ao seu nome a medalhas de Diretos Humanos. Por isso, é homenageado na categoria especial, recebendo a medalha de Direitos Humanos Dom Helder Câmara, categoria ouro.

Gostaria de concluir essa minha saudação, reportando-me a parte final do pronunciamento que Dom Helder fez quando completava 25 anos a Declaração Universal dos Direitos Humanos.


“O MUNDO CAIRIA NA FRIEZA E NA MORTE, SE, UM DIA, OS SONHOS E AS UTOPIAS, ABANDONASSEM A HUMANIDADE. OS GRANDES SONHOS E UTOPIAS DE HOJE SÃO A AURORA DE AMANHÃ.”


Olinda, 10 de Dezembro de 2008
Marcelo Santa Cruz
Vereador PT-Olinda

Barracas da Feira do Troca-Troca, em Peixinhos, são desativadas

Na manhã deste domingo (14) foram retiradas barracas da Feira do Troca-Troca, em Peixinhos, Olinda. A juíza Luciana Maranhão de Araújo, da Primeira Vara da Fazenda Pública, determinou a desativação da feira.

As barracas foram retiradas por Policiais Militares e Guardas Municipais de Olinda. Foram levados do local dois caminhões com as mercadorias dos feirantes.

A Justiça argumenta que há irregularidades na feira do Troca-Troca, que acontece todos os domingos. Já os comerciantes alegam que possuem documentos que permitem a ocupação da área.



Da Redação do pe360graus.com


.

Discussão entre torcedores provoca morte de adolescente

Um discussão entre torcedores pode ter provocado a morte de um adolescente, neste domingo (14), no município de Olinda. A Polícia Civil informou que Edgley Rudnei Bezerra da Silva, de 16 anos, teria passado em frente a um bar, no Complexo de Salgadinho, em Olinda, onde aconteceu uma discussão.

Vestido com uma camisa do Sport, ele teria discutido com torcedores do Náutico que estavam participando de uma festa no local. Um desconhecido homem teria atirado contra Edgley, que morreu no local.

Luiz Carlos Nonato do Nascimento da Silva, de 21 anos, também foi atingido com um tiro no rosto e foi levado para o Hospital da Restauração, onde está internado. Ele não corre risco de morte.


Da Redação do pe360graus.com

.

Vingança: Suspeito de assassinato é morto após crime no Amaro Branco

Do JC OnLine
Com informações da Rádio Jornal

Um homem foi morto a tiros por volta das 16h30 desse domingo (14) em Amaro Branco, Olinda, na Região Metropolitana do Recife. Cerca de 30 minutos depois, outro homem, apontado como responsável pelo homicídio, foi morto no bairro dos Bultrins, localizado na mesma cidade.

A polícia suspeita de que o ex-presidiário Iranildo Barbosa de Lima, de 32 anos, conhecido como Magal, foi morto em Amaro Branco numa briga entre gangues rivais. Pouco depois, o homem suspeito de provável autor da primeira morte, identificado apenas como Cleiton, foi assassinado. A polícia acredita que o caso foi motivado por vingança.

Os corpos foram encaminhados para o Instituto de Medicina Legal (IML).


http://jc.uol.com.br/2008/12/15/not_187432.php

.

domingo, 14 de dezembro de 2008

Mais sugestões para a ceia de Natal


Mousse como sugestão de sobremesa para a ceia de Natal


Lecticia Cavalcanti
Do Recife (PE)

Hoje as sugestões são de outro grande chef, Jeff Colas, da Maison do Bomfim - charmoso restaurante, em uma das muitas ladeiras de Olinda. Naturalizado brasileiro, esse filho de franceses nasceu na África Equatorial, em Gana. Chegou ao Brasil em 1974, morou em São Paulo, Amazonas, Pantanal. E em Olinda a partir de 1986 - onde passou a administrar um pequeno Albergue no Sítio Histórico.

Aos poucos esse Albergue foi dando lugar a um restaurante de prestígio. Lá, junto com Lu, sua companheira e braço direito, oferecem aos fiéis clientes receitas francesas com toque nordestino.

CREME DE ASPARGOS VERDES E LAGOSTA (4 PESSOAS)

Ingredientes:
1 kg de aspargos frescos
500 ml de creme de leite
1 litro de caldo de galinha
Sal
Pimenta-do-reino branca (moída na hora)
Calda de lagosta
Manteiga

Preparo:
- Cozinhe os aspargos com o creme de leite e o caldo de galinha. Passe no liquidificador e tempere com sal e pimenta.
- Descasque a calda da lagosta e salteie na manteiga por uns 2 minutos. Fatie e sirva sobre o creme de aspargos.

ROBALO EM CROSTA DE BATATA (4 PESSOAS)

Ingredientes:
4 filés de robalo com pele
4 bulbos de erva-doce
½ kg de batatas
130g de manteiga
1 (colher de sopa) de pimenta-rosa
Sal e pimenta-do-reino branca (moída na hora)

Preparo:
- Limpe e corte em "jullienne" os bulbos de erva-doce. Em uma frigideira, coloque 30g de manteiga e branqueie, em fogo brando, esses bulbos. Tempere com sal e pimenta. Deixe cozinhar (tampado), por 15 minutos - até que fiquem tenros. Reserve.
- Descasque as batatas e corte em fatias finas. Enxugue. Passe no restante da manteiga derretida. Tempere com sal e pimenta. Reserve.
- Aqueça o forno em 180º. Unte uma travessa e coloque metade dos filés de robado (com o lado da pele para baixo), cubra com a erva doce, e coloque por cima os outros filés de robalo (com a pele para cima). Cubra tudo com as fatias de batatas, arrumadas sobre o peixe como escamas. Salpique pimenta rosa e leve ao forno por 30 minutos. Sirva com manteiga derretida e limão.

MEDALHÕES DE CHERNE AO CHAMPANHE

Ingredientes:
4 porções de cherne (com 180g cada)
500 ml de champanhe
1 kg de endívias
60g de manteiga
2 colheres de sopa de vinagre balsâmico
1 colher de sopa de açúcar
Sal e pimenta-do-reino branca
1 pote de caviar
300 ml de creme de leite
1 gema
Folhas de erva-doce

Preparo:
- Em uma panela, derreta 30g de manteiga e coloque as endívias (lavadas e cortadas em pedaços). Mexa e tempere com sal, pimenta, açúcar e vinagre balsâmico. Misture e deixe no fogo brando por 15 minutos.
- Em outra panela, ferva o champanhe e cozinhe os filés de peixe por 10 minutos. Escorra e coloque em cima das endívias, já arrumadas, em um prato pré-aquecido. Cubra e reserve.
- Misture a gema e o creme de leite. Reserve. Em uma panela, coloque o champanhe e deixe em fogo alto, até reduzir à metade. Retire do fogo e junte ao creme (creme de leite e gema), batendo com um batedor de arame até obter um molho espesso. Tempere com sal e pimenta. Coloque esse molho sobre os filés, decore com caviar e ramos de erva-doce.

MOUSSE TROPICAL

Ingredientes:
2 magas
6 kiwis
1 maracujá
150 g de açúcar
400 ml de creme de leite
Suco de 1 ½ limão

Preparo:
- Em uma panela, coloque suco de limão, 120 ml de água e o açúcar. Ferva em fogo brando até formar um xarope. Deixe esfriar. Em uma vasilha coloque o creme de leite e bata até ficar consistente. Derrame o xarope de limão, aos poucos, sobre o creme. Bata mais e reserve.
- Separe metade do creme e misture com as mangas (descascadas e trituradas no liquidificador). Coloque em um recipiente de vidro e leve à geladeira.
- Separe a outra metade do creme em duas porções. Na primeira junte o Kiwi (descascado e triturado). Coloque essa mistura sobre o creme de manga e leve novamente à geladeira. Na outra porção junte a polpa de maracujá (coada). Coloque sobre o creme de kiwi. Deixe tudo na geladeira. Sirva com biscoitos de amêndoas.



Lecticia Cavalcanti coordena o caderno Sabores da Folha de Pernambuco, escreve na Revista Continente Multicultural e no site pe.360graus.

Fale com Lecticia Cavalcanti: lecticia.cavalcanti@terra.com.br

http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI3390237-EI6614,00-Mais+sugestoes+para+a+ceia+de+Natal.html

.