sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Livro que retrata os 25 anos de Olinda como Patrimônio da Humanidade será lançado neste sábado

Com informações da assessoria

O lançamento do livro ‘Olinda, 25 anos de Patrimônio Cultural da Humanidade’ será neste sábado (31) às 19h30, na Livraria Cultura. Haverá também uma noite de autógrafos, aberta ao público, e um debate com o historiador Plínio Victor, autor dos textos, e os artistas plásticos Gil Vicente e Petrônio Cunha. A obra pretende ser uma análise fotográfica de Olinda nos últimos 25 anos, ou seja, o antes e o depois do título concebido pela Unesco.

As fotos, feitas antes da década de 50, são do Arquivo Público de Olinda e da Fundação Joaquim Nabuco. Já as mais recentes são do fotógrafo Hans Von Manteuffel. Elas ilustram a Cidade Patrimônio com algumas de suas maiores riquezas, em várias épocas e de diferentes ângulos.

São 170 páginas, entre fotografias e textos onde, segundo o escritor Plínio Victor, o objetivo não é contar a história, mas sim mostrá-la enquanto Patrimônio da Humanidade. Trata-se de uma homenagem à Olinda e à cultura pernambucana como um todo. Como fonte de pesquisa, o autor contou com o conhecimento do arquiteto e artista plástico Petrônio Cunha, baseou-se em artigos e teses de vários autores que vão desde a cultura popular na idade média até a Restauração Pernambucana.

O livro também apresenta seu conteúdo em espanhol. Os textos foram traduzidos por Herta Davino, especialista em metodologia de língua espanhola e mestranda em ciência da linguagem. A obra teve patrocínio cultural da Prefeitura Popular de Olinda, do Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet, Governo Federal, Chesf e Fiori e é uma realização da Publokimagem Comunicação e Marketing.


http://www.folhape.com.br/

Nenhum comentário: