quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Olinda: Barbeau comanda jam session


Olinda // Barbeau comanda jam session


O saxofonista e arranjador norte-americano Peter Barbeau é um apaixonado pela música brasileira.

Saxofonista e arranjador norte-americano promete noitada de blues com quarteto jazzístico e convidados. Foto: Alcione Ferreira/DP/D.A Press
Mas foi a linguagem universal do jazz e do blues que ele escolheu para mostrar no show que comanda hoje, a partir das 21h, no Blues Bar, em Olinda. Para a apresentação, que não terá a cobrança de couvert artístico, o instrumentista buscou uma parceria com outros profissionais, para adotar o formato de um quarteto de jazz, tocando ao lado de Fernando Rangel (baixo acústico), da pernambucana Contrabanda, e dos também estrangeiros Michael (piano) e Yohann Bremmer (percussão). Barbeau também ampliou o convite para a cantora Cat Machica, de Londres. "Vamos privilegiar os standards de jazz, com composições de Miles Davis e Thelonious Monk, mas eu amo o coco, o forró e o cavalo marinho", ressalta Peter, que está em sua segunda visita ao Brasil e desta vez vai permanecer aqui por dois meses.

A primeira vez que Peter Barbeau pisou em terras pernambucanas foi há cinco anos, quando veio estudar e conhecer melhor os ritmos locais, como o frevo e o maracatu. Ficou hospedado em Olinda, na casa do produtor francês Marc Regnier, onde funcionava um instituto de intercâmbio cultural entre artistas nacionais e internacionais. Teve contato com Silvério Pessoa, Marcos Suzano, Renata Rosa. Agora, está animadíssimo para mostrar seu trabalho e trocar experiências com profissionais daqui. Tocou na terça-feira na reunião do grupo de estudos e vivência do cavalo marinho, mantido por Helder Vasconcelos, no Bairro do Recife. E, no próximo sábado, dá uma canja no show de Aurinha do Coco.

Graduado em composição de jazz pelo Berklee College of Music, uma das mais conceituadas universidades de música dos EUA, Peter Barbeau acumula trinta anos de experiência na profissão. Nascido e criado em Minesota, ele morou por 25 anos em Taos, no Novo México, e se mudou há pouco tempo para o estado da Carolina do Norte, para ficar mais perto da ex-mulher e do filho. Lá, protagonizou um episódio curioso e teve seu rosto estampado nas capas de jornais e revistas,ao defender seus direitos como cidadão, pois estava sendo impedido de tocar seu saxofone nas ruas do centro da cidade de Wilmington. Ele conta que, numa decisão inédita, um juiz deu ganho de causa à sua defensora, a ACLU, instituição que luta pelos direitos civis e o livre arbítrio. A prática de um instrumentista levar sua música às ruas em troca de uns trocados, ou simplesmente pelo prazer de tocar, é chamada em inglês de "busking". Termina sendo mais comum na Europa, do que nos EUA, onde chega a ser proibida em alguns estados. Músicas de Peter Barbeau podem ser ouvidas no endereço dele na intenet (myspace.com/booshoomusic). (Tatiana Meira)

Serviço

Show com o saxofonista Peter Barbeau
Onde: Blues Bar, em Olinda (Rua do Bonfim, 66, Carmo)
Quando: Hoje, às 21h
Informações: (81) 8747-0727 (Roberto Lessa)




http://www.diariodepernambuco.com.br/2009/01/29/viver3_0.asp

Nenhum comentário: