quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Olinda tem 25 anos de sua história retratados em livro


Imagem: Vinícius Lins Lubambo/Divulgação

Olinda - que mistura história e arte em suas ladeiras, praças, igrejas e casarios - é inspiração para o livro Olinda 25 anos de Patrimônio Cultural da Humanidade. A obra, da Publikimagem Comunicação e Marketing, será lançada nesta quinta-feira (22), às 19h, no Convento de São Francisco, um dos mais tradicionais da cidade. Haverá ainda um lançamento no Recife: será no próximo dia 31, às 19h30, na Livraria Cultura. O historiador Plínio Victor estará autografando sua obra, na ocasião.

São 170 páginas com fotografias e textos bilíngües, em português e espanhol, que mostram a Olinda dos últimos 30 anos - antes e depois do título concebido pela Unesco. “Não se deseja contar a história, mas sim mostrá-la enquanto Patrimônio da Humanidade”, explica o escritor. As fotos, antes da década de 50, são do Arquivo Público Olinda e da Fundação Joaquim Nabuco. As imagens mais recentes são do fotógrafo Hans Von Manteuffel.

As pesquisas de Plínio Victor foram baseadas no conhecimento do arquiteto e artista plástico Petrônio Cunha, em artigos e teses que vão desde a cultura popular na idade média até a Restauração Pernambucana. Além das pesquisas históricas, o texto conta com a descrição da experiência deste paraibano, doutorando em história e integrante do grupo fundador do Núcleo de Estudos Arqueológicos (NEA) da UFPE.

Serviço

Lançamento do livro Olinda 25 anos de Patrimônio Cultural da Humanidade

Local: Convento de São Francisco

Endereço: Rua de São Francisco, s/n, Carmo Olinda/PE.
Dia: 22.01.08

Horário: A partir das 19h



Lançamento do livro Olinda 25 anos de Patrimônio Cultural da Humanidade

Local: Livraria Cultura

Endereço: Rua Madre de Deus, Paço Alfândega, s/n, Recife/PE.
Dia: 31.01.08

Horário: A partir das 19h30



Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

Nenhum comentário: