terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Passagem de ônibus na Região Metropolitana do Recife aumenta 6,14%

A nova tarifa das passagens de ônibus da Região Metropolitana do Recife foi definida nesta terça-feira (20), em reunião do Conselho Superior de Transporte Metropolitano. O aumento determinado é de 6,14% - baseado no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Com o acréscimo de 6,14%, as passagens no anel A, que custavam R$ 1,75, passam a valer R$ 1,85. As tarifas precisam ser homologadas pela Agência Reguladora de Pernambuco (Arpe). O valor final das tarifas dos demais anéis também será ajustado pela Arpe, no caso de o preço calculado não ser exato.

De acordo com Ranilson Ramos, presidente da Arpe, a agência ainda não recebeu oficialmente o pedido de reajuste nas tarifas de ônibus. "O pedido deve chegar na tarde de hoje (20) ou na quarta (21) pela manhã. Quando recebermos, temos um prazo de sete dias para homologar o aumento. Mas, se chegar hoje, devemos publicar já nesta quinta-feira (22)", afirma.

A previsão é que a nova tarifa passe a valer a partir da próxima segunda-feira (26).

AUMENTO
O percentual de 6,14% foi sugerido pelo Grande Recife Consórcio de Transporte e aprovado pelo Conselho por 11 votos a cinco. Os representantes dos estudantes sugeriram que o aumento fosse adiado para que houvesse uma maior discussão sobre o valor, mas foram voto vencido.

Nenhum representante das empresas de transporte foi ao encontro. No início de janeiro, as empresas pediram ao Governo do estado um aumento, baseado nos custos das empresas, de 29,27% - índice que não foi aceito.

Em janeiro de 2008, o aumento das passagens de ônibus foi de 8,59% e também se baseou no IPCA. Nos anos anteriores, o reajuste era definido a partir das planilhas de custo das empresas de transporte.

METRÔ
Seguindo a tendência dos ônibus, a tarifa do Metrô do Recife também deve aumentar. De acordo com a assessoria da instituição, porém, ainda não há índices definidos. A previsão é que o valor do aumento seja determinado em uma semana.




Da Redação do pe360graus.com

Nenhum comentário: