sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Pitombeira completa 62 anos hoje em Olinda


Para comemorar a data haverá uma festa na sede do bloco

Raphael Guerra

A dona de casa Maria de Fátima, de 50 anos, é uma das três costureiras das fantasias que vão fazer parte da apresentação da troça Pitombeira dos Quatro Cantos no Carnaval. O bloco completa, hoje, 62 anos de fundação, sempre com muita criatividade e alegria. Maria já participa da troça há dez anos, quando seu marido, Carlos Antônio, virou músico da orquestra. “Sempre gostei de Carnaval. Nos antigos bailes eu fazia fantasias lindas e participava também”, conta. Desde pequena, a dona de casa já acompanhava os blocos de Carnaval junto com a avó. “Ela sempre foi uma pessoa que me fez gostar de toda essa magia”’, disse. Desde a semana passada, as costureiras da troça produzem cerca de 50 fantasias que devem estar prontas até a semana de Momo.

A partir de uma brincadeira de jovens com os dorsos nus brincando pelas ruas de Olinda, foi criada a tradicional Pitombeira dos Quatro Cantos. Em princípio, apenas homens desfilavam e não usavam fantasias. Dois anos depois, elas foram inseridas. Após 16 anos, as mulheres fariam sua primeira participação efetiva no bloco. A década de 60 foi uma das mais originais e criativas do grupo.

Para comemorar o aniversário da Pitombeira, haverá uma festa na própria sede da troça, que fica na rua 27 de janeiro, no Sítio Histórico, em Olinda, a partir das 18h. Após o aquecimento, eles seguem pelas ladeiras do município arrastando os foliões. A orquestra e os passistas animarão os amantes da Pitombeira. No evento, também será apresentado o novo estandarte do grupo, além da venda de camisas do camarote VIP para o Carnaval. Este ano, o tema central da troça, que conta com cerca de 250 desfilantes, é “Passistas do Chacrinha”, em homenagem ao velho guerreiro.


PITOMBEIRA DOS QUATRO CANTOS

Lúcia Gaspar

Bibliotecária da Fundação Joaquim Nabuco

A Troça Carnavalesca Mista Pitombeira dos Quatro Cantos é uma das mais conhecidas e tradicionais agremiações do carnaval de Olinda, Pernambuco.

Foi fundada no dia 17 de fevereiro de 1947, por um grupo de rapazes da rua do Amparo e dos Quatro Cantos, que saiu pelas ruas da cidade alta com os dorsos nús, empunhando galhos de pitombeira, uma árvore frutífera nordestina, cuja safra ocorre nos primeiros meses do ano.

De 1947 até 1949, os participantes da Troça não usavam fantasias. Em 1950, o grupo desfilou fantasiado pela primeira vez, vestidos de palhaços sem máscaras.

Hoje, Pitombeira desfila (cem figurantes e doze destaques) com ricas e bem confeccionadas fantasias, disputando anualmente com seu grande rival, o Clube Carnavalesco Misto Elefantes, outra tradicional agremiação olindense, fundada em 1952.

Seu estandarte, criado em 1953, é um losango, contendo no centro um trecho da rua Prudente de Morais, nos Quatro Cantos, em Olinda e dois cachos de pitomba nas laterais. As cores da Troça são o amarelo e o preto.

Os enredos apresentados pela Troça são variados e criativos como, História da nossa história (1968); La Belle Époque (1969); Holiday on Ice (1970); Horóscopo (1974); Jogo de Pôquer (1975); Aquarelas Nordestinas (1976).

A orquestra é formada por instrumentos de sopro e percussão.

O hino da troça, de autoria de Alex Caldas, é uma das músicas mais conhecidas, tocadas e cantadas no carnaval de Olinda:

Nós somos da Pitombeira

Não brincamos muito mal

Se a turma não saísse

Não havia carnaval } bis



A turma da Pitombeira

Tem seus dedos em cada mão

E o P que tem na teste

Faz parte da confusão } bis



Pitombeira só tem dez letras

E uma significação

Pitomba é fruta besta

Se compra com qualquer tostão } bis



A turma da Pitombeira

Na cachaça é a maior

E o doce é sem igual

Como ponche é o ideal

Se a turma não saísse

Não havia carnaval



REFRÃO

Bate bate com doce

Eu também quero, eu também quero } bis



A exemplo de tantas outras agremiações que fazem o carnaval de Pernambuco, a Troça Pitombeiras dos Quatro Cantos existe e trabalha unicamente em função de sua participação no período carnavalesco.

Recife, 27 de novembro de 2006.



FONTES CONSULTADAS:

MENDONÇA, João Hélio. Pitombeira dos Quatros Cantos.Recife: Fundaj, Inpso, Centro de Estudos Folclóricos, 1979. (Folclore, n.86)

OLINDA, quero frevar: o maior carnaval do mundo. Pesquisa José Ataíde; revisão dos originais Giuseppe Baccaro e Arthur Carvalho. Olinda, PE, Programação oficial do carnaval 2002.



TROÇA Carnavalesca Mista pitombeira dos Quatro Cantos. Dispon[ivel em:

. Acesso em: 22 nov. 2006.



http://www.fundaj.gov.br/notitia/servlet/newstorm.ns.presentation.NavigationServlet?publicationCode=16&pageCode=312&textCode=7593&date=currentDate

.

Nenhum comentário: