quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Alceu abre a folia oficial em Olinda


Do Jornal do Commercio

Agora é oficial: Olinda dá início à sua programação carnavalesca na noite desta quinta-feira. O palco montado no Fortim do Queijo, que até ontem estava sob o comando da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), recebe a partir de hoje a programação gratuita da Prefeitura de Olinda. A abertura reúne três gerações da cena musical da cidade: Alceu Valença, Eddie e Orquestra Contemporânea de Olinda prometem fazer o público dançar. Os show no Polo Fortim seguem até a Terça-Feira Gorda.

Alceu Valença sobe ao palco do Fortim, às 20h, com o repertório do novo álbum, "Ciranda mourisca", lançado mês passado. Além das canções deste disco, em sua maioria regravações, ele vai entoar composições que se tornaram clássicos do Carnaval. “Minhas músicas primeiro fizeram sucesso nas ladeiras para depois tocar nas rádios”, explica o cantor.

“Formei minha personalidade cantando frevo, maracatu e ciranda. Isso sobrevive aqui em Olinda, onde você pode ouvir música de um século atrás. Mas ainda que eu cante tudo isso, meu som é moderno e eterno. Porque eu sou eterno, como Olinda”, diz Alceu antes de soltar uma risada.

Após ter participado da prévia do bloco Enquanto Isso na Sala de Justiça, que lotou o pavilhão de feiras do Centro de Convenções, a Orquestra Contemporânea de Olinda dá continuidade à agenda carnavalesca, que prevê ainda um show no domingo, no palco do Ibura. Um dos vocalistas do grupo, Maciel Salu, ressalta a importância da relação das atrações da abertura do Carnaval de Olinda com a cidade: “É muito legal estarmos ao lado de outros filhos de Olinda. É interessante tanto para a cidade quanto para o turista”, afirma o músico, que se apresenta ainda com projeto solo na segunda, no Fortim.

A noite se encerra com a banda Eddie, que faz show com faixas do novo álbum "Carnaval no inferno" e do renomado Original Olinda style. No repertório, canções próprias que partem do frevo. “ Algumas pessoas chamam de frevo moderno, eu prefiro dizer que são composições a partir do frevo”, explica Fabio Trummer, vocalista da banda. Com apresentação no domingo dentro da programação do Rec-beat, os músicos entram em turnê nacional a partir do dia 14 de março, com show marcado em Fortaleza



http://jc.uol.com.br/2009/02/19/not_192371.php

Nenhum comentário: