terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Bloco A Corda completa 15 anos despertando foliões


Bloco A Corda completa 15 anos despertando foliões em Olinda
Troça desfila nas ladeiras desde às 7h da manhã, entrando nas casas do Sítio Histórico e convocando os dorminhocos a curtir o último dia de Carnaval


da Redação do pe360graus.com

Uma das troças mais irreverentes do Carnaval Pernambucano, o Bloco Anárquico A Corda, completa 15 anos de folia este ano. Nesta terça-feira (24), a troça já está na Ladeira da Misericórdia, em Olinda, desde as 7h despertando os foliões para o penúltimo dia de festa.

A origem da agremiação é curiosa e antecipa a irreverência dos integrantes. Um grupo de jovens sonhava em criar um bloco de Carnaval, mas não tinha estandarte. A solução: pegar um pedaço de corda e sair pelas ladeiras do Sítio Histórico.

A Corda também faz uma critica bem-humorada com o Carnaval da Bahia e seus trios elétricos seguidos por foliões limitados por uma “corda”. O hino da troça é mais um grito de guerra: “pode dormir, pode cochilar, que o seu sono nós vamos atrapalhar, acorda, acorda!“

O bloco desde o início desfila na terça-feira de Carnaval, por ser o dia em que os foliões estão mais cansados. A idéia é virar a noite, não dormi e logo cedo já ir para a rua. Tudo para não perder os últimos momentos e os últimos minutos do Carnaval.

Atualmente, o Bloco sai com centenas de pessoas segurando a velha corda e empunhando seu estandarte. Apesar da algazarra que fazem, todos são muito bem recebidos pelos foliões. Isso porque a turma do A Corda só entra na casa quando recebe a permissão de seu morador.

A trupe tradicionalmente caracterizada com pijamas, camisolas e travesseiros e munidos de panelas, talheres, latas, apitos e alguns instrumentos musicais, sai às ruas e entra nas casas entoando a marchinha até as 9h30.


.

Nenhum comentário: