sábado, 21 de fevereiro de 2009

Carnaval de Olinda tem boneco gigante até de Barack Obama


O artesão Camarão ao lado do boneco gigante do presidente americano Barack Obama. Boneco vai desfilar na segunda-feira (23) na apoteose dos bonecos (Foto: Luísa Brito/G1)


Boneco do presidente americano vai participar de apoteose de bonecos.
Evento ocorre na manhã da segunda-feira (23).

Luísa Brito

Do G1, no Recife

Os tradicionais bonecos gigantes do carnaval de Olinda todo ano se renovam e trazem novos personagens para a festa. Neste ano, uma das surpresas é um boneco que representa o presidente americano, Barack Obama. Confeccionado pelo artesão Josenildo Bezerra, de 38 anos, o Camarão, o boneco deve desfilar na apoteose dos bonecos gigantes, que será realizada pela primeira vez neste ano a partir das 11h da segunda-feira (23) no Alto da Sé, no sítio histórico de Olinda.

O desfile terá um total de 30 bonecos e além de Obama contará com outros que representam personalidades da cidade e do estado Pernambucano como os cantores Antônio Nóbrega e Dominguinhos, o escritor Ariano Suassuna e também personalidades nacionais como Pelé, Jô Soares e Luciano Huck.

“Nossa proposta é materializar em forma de boneco gigante pessoas importantes do país e do mundo”, diz o produtor da apoteose Leandro Castro. Segundo ele, a proposta é dobrar o número de bonecos no próximo ano e sair com 60. O evento será animado por percussionistas e músicos tocando metais que vão interpretar canções de Alceu Valença Chico Science e outros cantores pernambucanos.

Os bonecos feitos por Camarão têm o corpo e cabeça confeccionados de fibra de vidro cobertos com massa acrílica, os braços de pano e as mãos de isopor, pois como os braços ficam em movimento durante o desfile o material tem que ser leve para não machucar os foliões.

Na manhã de sexta-feira (20), o artesão ainda estava concluindo, no seu ateliê, no bairro do Varadouro, em Olinda, cinco dos 30 bonecos que vão participar da apoteose. Entre os ainda não finalizados estava uma boneca que representa a cantora Elba Ramalho. Ela estava com o rosto pintado, mas faltavam os cabelos e o corpo. Camarão garante que tudo estará pronto até segunda-feira. “Choveu esses dias e isso atrapalhou um pouco porque o material demora mais a secar”, disse ele.

A equipe do artesão leva cerca de 25 dias para produzir cada boneco. Eles começam a trabalhar logo depois do carnaval para conseguir dar conta das encomendas para o ano seguinte. Este ano, eles produziram 38 bonecos.


http://g1.globo.com/Carnaval2009/0,,MUL1011626-16634,00-CARNAVAL+DE+OLINDA+TEM+BONECO+GIGANTE+ATE+DE+BARACK+OBAMA.html

Nenhum comentário: