quinta-feira, 26 de março de 2009

Associação dos Condutores Nativos de Olinda e Prefeitura



A Prefeitura de Olinda decide, finalmente, fortalecer os Condutores Nativos, que tão relevantes serviços vêm prestando à comunidade, dando apoio ao trabalho que vem sendo desenvolvido, nos últimos três anos, a dura penas, pela ACNO - Associação dos Condutores Nativos de Olinda.

A ACNO - Associação dos Condutores Nativos de Olinda acaba de dar o ponta-pé inicial do Projeto de Inclusão Econômica e Social dos Condutores Nativos de Olinda, pela via do Turismo Responsável e da Preservação do Patrimônio Material e Imaterial da comunidade.

Conforme anunciado anteriormente, o projeto consiste de atividades de formação, capacitação, instrumentação e empoderamento dos Condutores Nativos de Olinda e conta com a parceria do Passo do Carnaval, da Prefeitura de Olinda, do Governo do Estado, da FGF - Fundação Gilberto Freite, do IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, do ICEI - Instituto para a Cooperação Econômica Internacional da Itália, entre outros.

O evento, realizado na tarde de ontem, parte nas dependências do IPHAN - Olinda, na Igreja do Carmo, para os Condutores Nativos associados à entidade, parte nas dependências do Convento de São Francisco, para suas esposas ou mães ou outros familiares e, finalmente, à noite, no Convento, para Condutores, familiares, parceiros e autoridades do governo federal, estadual e municipal foi um sucesso absoluto, na opinião de todos os participantes.

Dando continuidade aos trabalhos, na próxima 2ª feira, dia 30, se inicia o Curso de Formação Olinda - Turismo e Patrimônio, ministrado pela FGF - Fundação Gilberto Freire.

Paralelamente, a ACNO está entabulando negociações com uma 2ª organização não-governamental internacional, uma universidade, uma consultoria e empresários locais para dar início, nos próximos dias, às seguintes atividades, integrantes do seu planejamento estratégico para os próximos anos:

- instrumentação dos Condutores Navitos, dotando-os de: crachás, chapéus, camisas, calças, meias, sapatos, embornais, squeeze bottles, cadernos de anotações

- capacitação dos Condutores Nativos em línguas (inglesa (já iniciado!) e italiana, inicialmente)

- capacitação dos Condutores Nativos em primeiros socorros, serviços de atendimento de urgência, câmbio etc.

- formação dos Condutores Nativos em economia doméstica, finanças pessoais, boas maneiras, cuidados pessoaism, oratoria etc.

- pesquisa de satisfação dos turistas com o serviço prestado pelos Condutores Nativos

- inserção de mulheres jovens e adultas, familiares ou de sua relação, no mercado de trabalho de Condutores Nativos

- inserção de idosos, familiares ou de sua relação, no mercado de trabalho de Condutores Nativos

- reorganização e reestruturação da ACNO, dotando-a de sede própria, instalações, equipamento, quadro funcional, conselho consultivo comunitário, conselho de ética, auditoria interna e externa etc.

.

Nenhum comentário: