sexta-feira, 27 de março de 2009

Carnaval de Olinda ganha lugar de destaque


Projeto torna evento Patrimônio Cultural e Imaterial de Pernambuco

Manter viva a raiz cultural e tradicional do Carnaval de Olinda e valorizar a festa multicultural do Estado. Estes são alguns dos objetivos do Projeto de Lei n0 974/09, de autoria da deputada Teresa Leitão (PT), que considera o Carnaval de Olinda Patrimônio Cultural e Imaterial de Pernambuco. A proposta foi distribuída, ontem, na Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer da Alepe. A deputada Isabel Cristina (PT) será a relatora.

O Carnaval de Olinda surgiu no início do século XX com diversas agremiações. Algumas ainda estão presentes, a exemplo dos Clubes Carnavalescos Mistos Lenhadores e Vassourinhas. A festa conseguiu preservar as mais puras tradições da folia nordestina. As ladeiras são ocupadas pela criatividade e irreverência que percorrem toda a cidade, tombada como Patrimônio Cultural da Humanidade.

“Queremos assegurar a vivência do Carnaval de Olinda, além de valorizar a festa que é um referencial para o Estado de Pernambuco”, salientou a autora da proposta e presidente da Comissão, Teresa Leitão. De acordo com a proposição, 500 agremiações são registradas oficialmente. Entre elas, os populares Clube Carnavalesco Misto Elefante, Troça Carnavalesca Mista Pitombeira dos Quatro Cantos, Bloco Carnavalesco Misto Flor de Lira e Troça Carnavalesca Mista Marim dos Caetés. Durante a reunião, ainda foram distribuídas outras 12 matérias e cinco, aprovadas.


http://www.fisepe.pe.gov.br/cepe/materias2009/mar/legi03270309.htm

Nenhum comentário: