segunda-feira, 23 de março de 2009

Doença renal é combatida em Olinda


JOSÉ Jarbas, de 70 anos, aproveitou para se examinar

JÚLIA VERAS

O técnico em eletrônica José Jarbas Lira, 70, estava passando pela praça da Preguiça, em Olinda, na manhã de ontem, quando recebeu um panfleto da Ação Comunitária de Prevenção a Doença Renal, promovida em parceria pela clínica de hemodiálise, SOS Renal, Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) e Prefeitura de Olinda. Por alguns minutos, ele interrompeu o seu passeio para conferir se possuía algum dos agravantes da doença e receber uma orientação médica adequada. “Está tudo em ordem, só a minha pressão que está um pouco alta”, comemorou. Assim como seu Jarbas, muitos transeuntes que passaram durante o dia de ontem no local se informaram sobre como evitar problemas nos rins.


Durante a ação foram oferecidos serviços de aferição de pressão, medição de glicose e de massa corpórea e distribuição de panfletos informativos, entre outros. Segundo uma das coodenadoras do projeto, Sílvia Albuquerque, há uma estimativa de que 21 milhões de pessoas terão algum tipo de doença renal no Brasil somente este ano. “Por isso, a Sociedade Brasileira de Nefrologia está realizando ações como essa em em todo o Brasil. É preciso atenção, já que, doenças renais, se não foram bem tratadas, podem levar a perda da função desse órgão”, alertou.
Ela explicou ainda que é importante que as pessoas façam regularmente um exame de sangue para ver os níveis de creatinina, uma substância que em grande quantidade pode fazer mal ao órgão. Pessoas que têm pressão alta, são diabéticas, idosos, obesos e têm parentes com o problema têm maiores chances de desenvolver a doença. “O check-up deve ser anual, mas as pessoas que apresentam esses agravantes devem fazê-lo com maior frequência, de até três meses”, ensina.


Saiba mais
Como saber se você tem uma doença renal:
Inchaço
Pressão alta
Sangue na urina
Cólica Renal
Dor ou ardor para urinar, urina mal-cheirosa ou turva
Palidez e fraqueza sem motivo

http://www.folhape.com.br/

Nenhum comentário: